Leiria recebe em 2021, a edição Portuguesa da AR&PA BIENAL IBÉRICA DE PATRIMÓNIO CULTURAL

Assumindo um carácter híbrido, a AR&PA conta este ano com uma dimensão física e uma dimensão digital. Assim, e pela primeira vez, terá uma plataforma digital com programação a decorrer de Junho a Outubro de 2021, online mas também no território da Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria. A dimensão física centrar-se-á na cidade de Leiria, durante quatro dias: de 14 a 17 de outubro.


Como sempre, a AR&PA conta com uma alargada área de EXPOSITORES do sector (presença digital e física) e com uma extensa PROGRAMAÇÃO associada: seminários, cursos, atividades de Educação Patrimonial, concertos, performances, workshops de Artes & Ofícios, visitas e roteiros, exposições, concursos digitais e muito mais.

AR&PA 2021 será também o palco da 1ª edição dos PRÉMIOS PATRIMONIO.PT.

# EUSOUPATRIMONIOLEIRIA​

Call to action para produção e partilha de selfies com o património da região de Leiria, aberto a todos. Tire uma selfie com o Património – seja ele um mosteiro, uma rua histórica, uma banda filarmónica ou um um doce conventual – e partilhe-a através de #eusoupatrimonioleiria !

As fotografias são publicadas nos canais da Bienal AR&PA.


# PATRIMÓNIO À JANELA

​Numa evocação ao Património natural e construído do concelho da Batalha, a Musica, Dança, Poesia, Literatura, Pintura e Artes Plásticas vão unir-se num espetáculo onde a projecção multimédia promove uma ligação entre o espectador, o local e o conteúdo artístico.​ Espetáculo itinerante, com entrada livre e transmissão online, que será apresentado em todas as freguesias do concelho da Batalha.​

  • 09 de julho | 21h00 – Praça Mouzinho de Albuquerque, Batalha
  • 10 de julho | 21h00 – Largo da Praça da Fonte, Reguengo do Fetal

# INSTAHERITAGE

Integrada na programação cultural da AR&PA Bienal Ibérica de Património Cultural 2021, vai decorrer a ação participativa INSTAHERITAGE ao longo de cinco sábados entre julho e agosto, na Região de Leiria.

Um conjunto de instagrammers profissionais de renome acompanha um grupo de jovens apaixonados por fotografia e por redes sociais em deambulações por património selecionado da Região de Leiria, para captarem a essência e a identidade do património local.

O tema em foco no InstaHeritage é o património local – seja ele de natureza arquitetónica, artística, arqueológica, histórica, natural ou outra – de cada um dos 10 municípios da CIM Região de Leiria (Alvaiázere, Ansião, Batalha, Castanheira de Pera, Figueiró dos Vinhos, Leiria, Marinha Grande, Pedrógão Grande, Pombal e Porto de Mós).

Ao longo das 10 masterclass2 instagrammers profissionais partilharão com o grupo de jovens dicas e sugestões para as fotografias, assim como, também estará presente um técnico especializado de cada município envolvido, que fará um enquadramento ao património a visitar.

O InstaHeritage compõe-se de 3 momentos:

  • #1 Realização de 10 masterclasses-deambulações fotográficas por património, mediante inscrição prévia e limitadas a 10 participantes em cada grupo/visita. As inscrições são gratuitas e decorrem no período de 28 de junho a 12 de agosto.
  • #2 Seleção de fotografias para uma exposição. Os trabalhos fotográficos resultantes das masterclasses serão divulgados nas redes sociais e na plataforma digital da AR&PA 2021, sendo então sujeitos a uma seleção que visa integrar uma exposição a inaugurar em outubro, na galeria da Biblioteca Municipal de Leiria.
  • #3 Realização de concurso com votação pública para eleger o melhor trabalho fotográfico. No dia 17 de outubro, será divulgado o trabalho vencedor, após uma votação in loco na galeria e, simultaneamente, online nas redes sociais e na plataforma do evento.

VIAGENS AO CENTRO DA TERRA E DO PATRIMÓNIO

Tendo como cenário o espectacular património local, quatro concertos em diferentes localizações icónicas do município de Porto de Mós, trazidos pelo projecto KHYTAR 12.6 e pelo Cistermúsica 2021.​

KHYTAR 12.6

As Guitarras bem temperadas (integrado no 39º Festival Música em Leiria).

Promovendo uma atitude inclusiva no que respeita à observação das diversas tipologias musicais, a importância da criação e valorização do património musical português norteiam este projeto em que a partilha de experiências entre músicos consagrados, amadores e público proporcionam momentos únicos. Um diálogo efetivo entre diferentes áreas e géneros musicais, esbatendo fronteiras que apenas teoricamente são estanques, bem como desenvolvendo soluções inovadoras na apresentação das propostas musicais, conferindo-lhes uma leitura de inequívoca contemporaneidade.

  • ​19 de junho | 19h00 – Praça da República, Porto de Mós
  • 4 de setembro | 20h00 – Grutas de Mira de Aire

Promoção: Câmara Municipal de Porto de Mós, Orfeão de Leiria, Grutas de Mira de Aire, Junta de Freguesia de Mira de Aire, CIMRL

CISTERMÚSICA 2021

A Fórnea e a lagoa do Arrimal: espaços naturais como palco de momentos musicais únicos, de comunhão com a natureza e a cultura. O histórico festival Cistermúsica sai do Mosteiro de Alcobaça e chega assim a um outro património relevante – a Serra de Aire e Candeeiros. Os concertos serão acústicos, de forma a não causarem impacto negativo nos espaços.

  • 11 de julho | 17h00 – Fórnea, Porto de Mós
    com The Postcard Brass Band
  • 18 julho | 17h00 – Lagoa do Arrimal, Porto de Mós
    Tributo a Piazzolla e Galliano com Gonçalo Pescada e Mário Marques

Promoção: Câmara Municipal de Porto de Mós, Banda de Alcobaça / Academia de Música de Alcobaça, PNSAC, União de Freguesias de Alcaria e Alvados, União de Freguesias de Arrimal e Mendiga, CIMRL


PATRIMÓNIO BANDS

Leiria foi designada pela UNESCO, em 2019, como Cidade Criativa na área da música e entendemos a Música como uma muito rica e importantíssima expressão de património cultural, em especial quando falamos na participação dos mais jovens no consumo e na vivência de património. ​

As bandas filarmónicas da Região de Leiria, trazendo em si a dimensão de património cultural vivo e intergeracional, constroem a programação PATRIMONIO BANDS. Um conjunto de atuações participativas, dinâmicas e de conexão com espaços patrimoniais de dez municípios da região de Leiria, harmonizadas e intercaladas com a intervenção de um especialista da área do património em cada espaço a envolver (seja este património construído ou natural).​

  • De julho a setembro  (datas a anunciar em breve)

Parceiros: Associação de Filarmónicas de Leiria, Musicalmente, CIMRL


# P de PATRIMÓNIO

Formação online, com temáticas a abordar o património da região de Leiria em cruzamento com diversas disciplinas.

  • setembro  (datas a anunciar em breve)

Parceiro: Plano Nacional das Artes


# PRÉMIOS PATRIMÓNIO

No âmbito da AR&PA Bienal Ibérica de Património Cultural 2021, são lançados os PRÉMIOS PATRIMONIO.PT, com o objectivo de distinguir as boas práticas no sector do Património, galardoando projetos, entidades e profissionais nacionais promovidos tanto por entidades públicas, como privadas.

Divididos em 6 CATEGORIAS, os Prémios contemplam um JÚRI NACIONAL E INTERNACIONAL e são o resultado de uma parceria da Spira – revitalização patrimonial | patrimonio.pt, com a colaboração do Turismo de Portugal e da rede europeia Herifairs.

As candidaturas decorrem de 1 de Junho a 8 de Setembro de 2021.

Formulário de INSCRIÇÃO, REGULAMENTO e toda a informação acerca do Prémios disponíveis em www.bienalarpa.pt/premios-patrimonio-pt A cerimónia de entrega dos Prémios decorre aquando da AR&PA Bienal Ibérica de Património Cultural 2021, no dia 16 de Outubro, no Teatro José Lúcio da Silva em Leiria.

Siga as Redes Sociais do Evento:

PATRIMÓNIO.PT

Facebook | Instagram | Youtube | Twitter | Site

SPIRA

Facebook | LinkedIn | Site

Participe. Mais informações, aqui.