É bem conhecida a dimensão descentralizadora do Cistermúsica – Festival de Música de Alcobaça que ao longo dos últimos anos vem alargando o seu âmbito geográfico de norte a sul do país. Assim, o Cistermúsica prossegue com mais uma série de apostas além das suas fronteiras originais que voltam a fazer do distrito de Coimbra um dos seus mais familiares destinos.

É já hoje, 17 de julho, que Mário Marques e Gonçalo Pescada, duo de saxofone e acordeão, levam o seu Tributo a Piazzolla, às 18h30, ao Museu Nacional de Machado de Castro em Coimbra. Este concerto resulta de uma parceria com a Universidade de Coimbra desde 2018 e insere-se na linha programática Redes Cistermúsica, que tem promovido um trabalho pioneiro de coesão cultural e territorial e que, neste caso, contribui também para a afirmação da rede Lugares Património Mundial do Centro.

Gonçalo Pescada e Mário Marques

No próximo sábado, dia 24 de julho, às 21h30, será a vez do Mosteiro de Lorvão em Penacova acolher o Alma Ensemble que interpretará um programa dedicado a Josquin des Prez, intitulado Josquin e os seus Contemporâneos em Portugal. A apresentação integra a Rota de Cister, programação dedicada aos mosteiros cistercienses que tem o patrocínio da Fundação Millennium BCP, sendo fruto de uma parceria com o Município de Penacova, desde 2015.

Alma Ensemble

Consulte aqui a Programação do Cistermúsica.