Acontece nos dias 1 e 2 de julho, no NEW HAND LAB na Covilhã a Conferência Internacional Estruturas de Criatividade, promovida pela Direção Geral de Cultura do Centro e com o apoio da Turismo Centro de Portugal.

A Direção Regional de Cultura do Centro pretende continuar a promover uma discussão alargada sobre o papel da cultura no desenvolvimento dos territórios. Em 2019, de 11 a 13 de Julho, em Idanha-a-Velha, teve lugar uma conferência internacional que discutiu os principais desafios e estratégias a desenvolver com vista à competição, que se avizinha em Portugal, para selecionar a Capital Europeia da Cultura 2027.

Em 2021, o debate irá centrar-se na criação de condições necessárias para o fomento e otimização das estruturas facilitadoras da criatividade nos territórios e junto das comunidades, com vista à promoção de ecossistemas culturais e criativos alargados e resilientes. As temáticas a abordar englobam a formulação de estratégias e políticas culturais, o papel da educação e formação e os modos de gestão e desenvolvimento de espaços criativos.

A conferência pretende promover e debater visões e experiências nacionais e internacionais, colocando a cultura no centro do debate do desenvolvimento territorial e societal, sendo dirigido a operadores culturais e criativos, incluindo autoridades locais e regionais e o setor privado, assim como todos os atores envolvidos no planeamento regional e local.

A sessão de abertura do evento aconteceu esta manhã e contou com a presença de Suzana Menezes, Diretora Regional de Cultura do Centro, Vítor Pereira, Presidente da Câmara Municipal da Covilhã, Pedro Machado, Presidente da Turismo Centro de Portugal, Isabel Damasceno, Presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro e Ângela Ferreira, Secretária de Estado Adjunta e do Património Cultural.

Consulte o programa do evento.

Assista em direto.