Festival Elementos à Solta vai transformar a Aldeis do Xisto de Cerdeira numa obra de arte ao ar livre

Em julho, a arte vai andar “à solta” na aldeia da Cerdeira, na Serra da Lousã. Desde workshops criativos, exposições interativas, música e teatro ao vivo, há muito para descobrir!

A 700m de altitude, escondida num vale da Serra da Lousã, fica a aldeia da Cerdeira, rodeada pela natureza e beleza das montanhas. É neste cenário idílico que decorre a 14ª edição do Elementos à Solta – Art Meets Nature, um festival único do seu género que celebra o encontro das artes com a natureza.

Após uma pausa em que o mundo parou, o tema deste ano centra-se na “Reconstrução do Mundo”, inspirado na poesia de Sophia de Mello Breyner. Por
isso, os artistas convidados deste ano têm um desafio em mãos: repensar e reconstruir um mundo à mão, à medida de todos os nossos sonhos. Este ano,
artistas das mais variadas áreas irão expor as suas obras: desde a cerâmica à arte em madeira, papel, têxtil, vidro, azulejo e metal. Estarão presentes nomes
como Ana Rita Albuquerque, Carolina Garfo, Vânia Costa, entre muitos outros.

Inspirados pelo tema, estes artistas estarão no festival a partilhar a sua arte e saber com todos os interessados. As suas obras também andarão “à solta” pela aldeia, para que todos as possam conhecer e explorar.

festival elementos à solta cerdeira

Neste evento com entrada gratuita, a programação promete satisfazer todos os participantes, desde os artistas aos mais novos. Os dias serão preenchidos com instalações de arte interativas, espetáculos de teatro, marionetas e apresentação de filmes. À noite, a música invade a aldeia com a cantora de jazz e fadista Cristina Branco com João Paulo Esteves da Silva (sábado) e os ritmos africanos de Kimi Djabaté (sexta-feira).

No sábado, irão decorrer workshops criativos para todas as idades, onde os participantes poderão experimentar o barro na roda de oleiro, criar o seu próprio
azulejo, fazer uma escultura em cerâmica, montar um forno a partir do molde do próprio pé ou construir um colorido papagaio de papel. A inscrição nos workshops é obrigatória através da página do evento.

Para completar a experiência, é ainda possível desfrutar de um almoço/jantar servido na Taberna das Artes (mediante reserva), num ambiente incrível envolto pela natureza e criatividade.

O evento conta com o apoio da Câmara Municipal da Lousã e da ADXTUR.