No dia 28 de julho, a vila de Luso recebe as I Jornadas de Natureza, Saúde e Bem-estar, um evento que pretende abordar as novas tendências na área das atividades baseadas na natureza e os seus impactos na saúde e bem-estar das pessoas, mas também o seu aproveitamento no contexto turístico, e na sensibilização e valorização das florestas.

Jornadas de natureza, saúde e bem-estar cartaz

Este evento, promovido pela Destinature – Agência para o Desenvolvimento do Turismo de Natureza, com o apoio do Turismo Centro de Portugal, Grande Hotel de Luso e a Fundação Mata do Bussaco, será o primeiro realizado em Portugal com enfoque nos Banhos de Floresta e na Terapia de Floresta, duas atividades baseadas na natureza cujos benefícios para o bem-estar e saúde humanas que começam a ganhar tração no campo científico. 

As I Jornadas de Natureza, Saúde e Bem-estar têm um programa dividido em duas partes. O evento é gratuito, mas de inscrição obrigatória.

De manhã, no auditório do Grande Hotel de Luso, três grupos de especialistas abordarão a temática das jornadas em várias vertentes: 

“Banhos de Floresta – a nova tendência de bem-estar” – Alex Gesse – Forest Therapy Hub – e João Diniz – Grande Hotel de Luso – irão conversar sobre o potencial dos Banhos de Floresta como prática de bem-estar e do seu potencial para o turismo. 

“A Natureza como Catalisador de Saúde e Qualidade de Vida” –  Karine Silva – Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar, Universidade do Porto – e Maria do Carmo Cachulo, Fundação Portuguesa de Cardiologia, moderadas por Luís Fareleiro, Glamhealth, irão abordar a componente científica das atividades de natureza e o trabalho a desenvolver para fundamentar a floresta como fonte de saúde e bem-estar.

“Trilhos de Futuro: Turismo & Natureza” – Neste painel composto pelo Presidente da Destinature, Paulo Fernandes, e por um representante do Turismo de Portugal será abordado o Turismo de Natureza como fator de atração e valorização do turismo na Região Centro do país.

A terminar, Isabel DamascenoPresidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro e Isabel Ferreira, Secretária de Estado da Valorização do Interior, encerrarão os trabalhos com uma conversa sobre a importância estratégica da floresta no desenvolvimento e promoção da Região Centro do país.

Conheça aqui todo o programa das I Jornadas da Natureza, Saúde e Bem-Estar.