Hoje, no programa da manhã da Rádio Regional do Centro, na rubrica “Às sextas-feiras, com Pedro Machado”, o presidente do Turismo Centro de Portugal, faz uma breve análise da semana.

Pedro Machado começa por referir a importância da Conferência Internacional Cultura que está a decorrer na Covilhã, promovido pela Direção Regional Cultura do Centro, onde onde se atribuiu um galardão às “Empresas Gazela”, destacadas por crescimentos rápidos no seu exercício económico dos anos transatos, reconhecendo ainda o seu empenho.
Este ano, 19 empresas gazela e empreendedores foram destacados no Centro de Portugal.

Outros dos assuntos abordados no Programa da Manhã, que todas as sextas feiras conta com Pedro Machado, foi a Cooperação Transfronteiriça, que se desenvolve deste 2017, tendo em conta o posicionamento perante os mercados internacionais.
Espanha continua a ser um dos principais mercados externos para Portugal, sendo o mercado ibérico muito importante para a retoma turística do Centro.

O presidente da Entidade Regional do Centro de Portugal refere que, em 2019, viajaram para a Península Ibérica, mais de 87 milhões de turistas internacionais. Partindo de 2019 como ano de referência, criou-se a Campanha Conjunta Centro, Alentejo e Extremadura Espanhola.

Foram desenvolvidos produtos específicos do Centro do Alentejo, incidindo no turismo ativo, turismo de natureza, turismo cultural e turismo de gastronomia prevendo conciliar com a Região da Extremadura Espanhola, procurando atrair um mercado internacional mais abrangente para o território ibérico, ativando desta forma os corredores turísticos.

Para esta campanha de parceria, essencialmente digital, estão a ser criadas novas palavras que visam aproximar ambos os territórios, como por exemplo o “obrigracias” (uma junção entre o “Obrigado”, em português e o “Gracias”, obrigado em espanhol) para uma unificação de produto.

O presidente da Entidade Regional do Centro de Portugal faz, ainda, um breve comentário sobre as decisões do último Conselho de Ministros, relembrando as novas regras consideradas e apoios concedidos.

Pedro Machado, termina a sua participação no programa deixando três sugestões para este fim de semana: primeiramente sugere uma visita à Covilhã, convidando os ouvintes a conhecer o Wool Festival. Sugere ainda uma passagem pelas Festas da Cidade de Coimbra, convidando os ouvintes a conhecer a História da Rainha Santa Isabel e, por ultimo, Pedro Machado convida os ouvintes a participar nas atividades lúdicas associadas ao Congresso da Região de Aveiro, que poderá encontrar aqui.

Ouça e veja aqui o programa da Manhã da Rádio Regional do Centro.