Hoje, no programa da manhã da Rádio Regional do Centro, na rubrica “Às sextas-feiras, com Pedro Machado”, o presidente do Turismo Centro de Portugal, faz uma breve análise da semana.

Pedro Machado começa por dar a conhecer aos ouvintes o projeto Dark Sky cuja apresentação ocorre hoje, em Pampilhosa da Serra.

O projeto Dark Sky consiste em podermos observar as estrelas nas melhores condições possíveis, consideradas as melhores do mundo, num momento calmo e sereno a olhar para céu e contemplar. O projeto foi desenvolvido num conjunto de premissas localizadas num território com condições extraordinárias e foi desenvolvido em parceria conjunta de 18 municípios que integram 3 Comunidades Intermunicipais diferentes: CIM Coimbra, CIM Beiras e Serra da Estrela e CIM Leiria. Estes são considerados novos produtos e novos desafios que se apresentam como uma oportunidade única devido às suas condições naturais excecionais.

Outro dos assuntos abordados pelo presidente da Entidade Regional do Centro, está relacionado com Marcas por Portugal, ” tanto passado, tanto futuro”, um projeto criado para distinguir a “sociedade civil” das demais. Estas marcas representam um conjunto de cidadãos, atualmente representadas por cerca de 1000 pessoas, com as mais diversas atividades profissionais que de alguma forma querem valorizar a marca Portugal.

A marca Portugal é composta por um conjunto muito significativo de sub-marcas, querendo este movimento conquistar um lugar de referência para Portugal, que já é uma das 10 melhores marcas do mundo, este grupo visa englobar várias outras marcas que acrescentam valor à marca Portugal, criando efeitos multiplicadores para o nosso país.

Este movimento assenta em 3 objetivos principais: promover a transição de uma economia de produção para uma economia cujas marcas de valor possam valorizar ainda mais, como é o caso do Azeite nacional, onde há uma necessidade permanente de incutir valor ao produto. Outro dos objetivos é aumentar o valor dos produtos e serviços prestados por Portugal, onde apresenta essa qualidade e, por último, atrair cidadãos do mundo inteiro para estudar, viver e investir em Portugal, como uma marca credível, e onde possam mobilizar a sociedade, criando riqueza sustentável para a marca Portugal.

Pedro Machado, termina a sua participação deixando as suas sugestões para este fim de semana, desafiando os ouvintes a conhecer o Centro de Portugal, a sair de casa em segurança, desfrutando das praias oceânicas e fluviais em segurança. Uma outra sugestão incidiu na participação em Fajão, hoje, no Projeto Dark Sky, que poderá conhecer em detalhe aqui.

Ouça e veja aqui o programa da Manhã da Rádio Regional do Centro.