Hoje, no programa da manhã da Rádio Regional do Centro, na rubrica “Às sextas-feiras, com Pedro Machado”, o presidente do Turismo Centro de Portugal, faz uma breve análise da semana.

Pedro Machado começa por mencionar a Entrega de Prémios e a Celebração de Mérito, Memória e o Empreendedorismo na Região Centro de Portugal, que decorreu no Hotel Quinta das Lágrimas, em Coimbra. O momento de celebração que aconteceu ontem, contou com a presença da secretária de Estado do Turismo, Rita Marques, bem como de Manuel Machado, presidente da Câmara Municipal de Coimbra.

Ontem, celebrou-se a marca “Centro de Portugal”, que atualmente é reconhecida nacional e internacionalmente, num evento apresentado por Adriana Rodrigues, responsável pelo Núcleo de Comunicação, Imagem e Relações Públicas do Centro de Portugal.

O evento, cuja transmissão ocorreu em live streaming na página do Facebook do Turismo Centro de Portugal, contou com três momentos distintos na celebração desta marca.

No primeiro grande momento da noite, a título póstumo foram homenageados Jorge Coelho (político, gestor e empresário), Carlos Bernardes (presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras), João Ataíde das Neves (deputado, secretário de Estado e presidente da Câmara Municipal da Figueira da Foz) e António Almeida Henriques (secretário de Estado e presidente da Câmara Municipal de Viseu). Foi um momento de delicada homenagem e um momento de recordação das obras que ficaram, reafirmando a sua importância nos últimos anos no Centro de Portugal, e trazendo à memória, não apenas as personalidades e a sua obra, mas a sua influência direta no futuro da região.

A segunda parte foi dedicada aos Prémios de Mérito e aos Prémios das Teses Académicas e Empreendedorismo.
Os projetos premiados, nomeadamente os Prémios José Manuel Alves, apresentaram propostas e modelos de negócio cujas ideias são passíveis de se colocar no ativo e concretizar. A Tese Académica premiada, direciona-se para modelos de gestão dos destinos turísticos.

A terceira e última parte do evento foi dedicada ao reconhecimento de organizações ou personalidades, como foi o caso da Federação Portuguesa das Confrarias Gastronómicas que tem feito um trabalho notável ao longo dos anos; e a Associação Rota da Bairrada que junta 8 municípios numa rede cooperativa (Águeda, Anadia, Aveiro, Cantanhede, Coimbra, Mealhada, Oliveira do Bairro e Vagos). Por último, foram homenageados o Chef Diogo Rocha, que conquistou a primeira Estrela Michelin no Centro de Portugal e José Cid, que esteve presente, atuando ao vivo.

Reveja o evento que aconteceu em direto.

O presidente da Entidade Regional de Turismo do Centro de Portugal fez ainda uma breve referência à “bazuca” económica que chegará a Portugal dentro de alguns dias, tendo em vista ajudar o Estado e as empresas, dinamizando a economia.

Pedro Machado, termina a sua participação deixando as suas sugestões para este fim de semana, desafiando os ouvintes a conhecer o Centro de Portugal, a sair de casa em segurança, a aproveitar o calor, e a desfrutar das praias oceânicas e fluviais.

Ouça e veja aqui o programa da manhã da Rádio Regional do Centro.