Iniciativa decorre durante o festival Jardins Efémeros, entre 3 e 12 de julho.

Todos os turistas que durmam em Viseu, entre os dias 3 e 12 de julho, vão ter à sua espera no quarto uma planta, que podem levar para casa. A oferta prende-se com a realização do festival Jardins Efémeros, que se realiza durante aquelas datas na cidade de Viriato.

A planta escolhida foi uma tradicional “suculenta” e está inserida numa maquete de papel, que contém um poema, em português e inglês, alusivo a Viseu e aos seus jardins. Recorde-se que Viseu adotou o mote de Cidade-Jardim durante o ano de 2021.

A iniciativa junta a organização dos Jardins Efémeros, o Teatro Viriato, a ARPTCP – Agência Regional de Promoção Turística Centro de Portugal e a AHRESP – Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal.

Jorge Loureiro, vice-presidente da AHRESP, explica os contornos desta iniciativa. “A ideia foi apresentada pela organização dos Jardins Efémeros e desde a primeira hora que a AHRESP e a ARPTCP aderiram, com grande entusiasmo. A ARPTCP adquiriu os 3.000 exemplares da planta, que vão estar à espera dos visitantes em todos os quartos de alojamento do concelho de Viseu, durante os 10 dias do festival. Como Viseu é este ano a Cidade-Jardim, esta oportunidade surge na altura certa”, diz. “A aceitação por parte dos empresários de alojamento turístico foi imediata, pelo que esta ação reúne todas as condições para ser um grande sucesso”, acrescenta Jorge Loureiro.

Pedro Machado, presidente da ARPTCP, destaca o carácter inovador da iniciativa. “Vivemos uma fase da atividade turística em que, por força da pandemia ainda em curso, todas as ações que promovam o destino são bem-vindas. Por vezes, as ideias mais simples são aquelas que perduram na memória e estou certo de que esse será o caso da oferta desta planta”, considera Pedro Machado.

A nona edição dos Jardins Efémeros, evento multidisciplinar que se realiza entre 3 e 11 de julho, em Viseu, tem como mote “A Palavra e as Linguagens”. A edição deste ano do festival contempla oito categorias: Artes Visuais, Arquitetura, Som, Cinema, Pólis, Oficinas, Mercados e Teatro & Dança.

Mais informações em https://jardinsefemeros.pt.