O World Press Cartoon é o salão de referência no mundo do humor gráfico de imprensa nas áreas de cartoon editorial, caricatura e desenho de humor.

Tem lugar no próximo dia 17 de julho a 16ª edição dos prémios do World Press Cartoon, em que vão ser conhecidos os nove vencedores das três categorias premiadas: Cartoon Editorial, Desenho de Humor e Caricatura, no Centro Cultural e de Congressos das Caldas da Rainha. Esta edição conta uma vez mais com o apoio da Câmara Municipal das Caldas da Rainha.

A entrega dos prémios vai contar com um espectáculo de música e humor e com a presença de vários autores premiados. A animar a noite estarão os catalães Chapertons, Housch-Ma-Housch e Victor Minasov, The Baloon Man. A música estará a cargo da orquestra ligeira Monte Olivett, constituída por músicos da cidade.

Os trabalhos premiados integram uma exposição que será inaugurada nessa mesma noite, após o espectáculo, também no Centro Cultural e de Congressos. São 311 caricaturas, cartoons editoriais e desenhos de humor que fazem a história de todo um ano, olhares de diferentes culturas, obras em que os cartoonistas retratam e criticam o andar do mundo com a acutilância do sorriso. Estão representadas publicações de 49 países.

Os trabalhos expostos foram seleccionados por um júri internacional que reuniu nas Caldas da Rainha em abril e que integrou, para além do director do salão, o português António Antunes, Christine Traxeler de França, Jugoslav Vlahovic da Sérvia, Leonardo Gutierrez da Venezuela e João Alpuim Botelho de Portugal.

A exposição estará aberta ao público, com entrada livre, entre os dias 17 de julho e 17 de outubro.