DO LEGADO À CONTEMPORANEIDADE
O Turismo Centro de Portugal convida-vos a participar na iniciativa nacional “À descoberta do Turismo Industrial” que decorre de 08 a 14 de abril de 2022, através da realização de atividades que proporcionam a descoberta do património industrial ou da indústria viva e que caracterizam e diferenciam o território Centro de Portugal.
O legado histórico e patrimonial relacionado com a indústria está patente em coleções de tecidos, cerâmica e vidro, produtos incontornáveis e verdadeiras fontes de inspiração.
Desde o vidro à cerâmica, à indústria dos lanifícios, à metalomecânica, aos plásticos, ao setor agroalimentar, à indústria das duas rodas, às cervejeiras artesanais, à extração mineral, às rochas ornamentais, à produção manual de pranchas de surf, entre outras, o Centro de Portugal possui uma oferta turística diversificada e diferenciadora no que respeita ao produto Turismo Industrial.
A arte contemporânea, sinónimo de tradição e de trabalho manual e de autor, possui a ambição comum de reinterpretar as memórias de um passado ligado às diversas valências da indústria.
O Turismo alimenta-se da senda histórica e da vivência comunitária de outros tempos, consciente da necessidade de preservar todo um património material e imaterial inerente à indústria.
O setor do Turismo ressurge com um conceito de viagem diferente do até então, onde o visitante tem preocupações ao nível da sustentabilidade, acreditando-se que haverá uma tendência para a procura de destinos menos turísticos e com uma oferta de produtos diferenciadores.
Adaptada às novas exigências e à necessidade de diversificar a oferta turística da região, a indústria viva e o património industrial abriram portas para visitas guiadas, em que se contam histórias de paredes e de máquinas. Contam-se histórias de outros tempos e experiencia-se uma nova forma de conhecer o território Centro de Portugal.
A Turismo Centro de Portugal convida-vos a participar na iniciativa nacional “À descoberta do Turismo Industrial” que decorre de 08 a 14 de abril de 2022, através da realização de atividades que proporcionam a descoberta do património industrial ou da indústria viva e que caracterizam e diferenciam o território Centro de Portugal.
As atividades que integram esta Agenda são dirigidas a todos, incluindo famílias que, nesta semana desfrutam das férias da Páscoa, e que poderão assim, usufruir de experiências autênticas e originais de Turismo Industrial.
Esta iniciativa pretende ser um momento privilegiado de contacto com os produtos e processos produtivos, distintos na tradição e na modernidade. Contribuir para a diversificação da oferta dos territórios e estimular a atividade turística em todo o país, é também um dos objetivos da iniciativa.
Ouvir a nossa história narrada pela indústria é conhecer, compreender, valorizar a nossa identidade e autenticidade.
Partamos, então, À Descoberta do Turismo Industrial!