O Centro de Portugal é um território que deve estar aberto a todos os que desejam conhecê-lo, sem discriminar as limitações de cada pessoa. Por isso, a Turismo do Centro aderiu de forma entusiasta ao projeto AccessTUR – Centro de Portugal, promovido pela Accessible Portugal.

Este projeto continua a desenvolver ações, que incidem no Turismo Acessível e que contribuem para uma sociedade mais inclusiva. A ação mais recente é a diponibilização, gratuita, de formações online no Centro de Portugal. As formações abordam dois temas: Cidadania Inclusiva e Educação Inclusiva.

A Formação em Cidadania Inclusiva é dirigida a toda a sociedade civil, desde o comércio ao atendimento público. A Formação em Educação Inclusiva é destinada aos agrupamentos escolares e aos técnicos municipais da área da Educação.

1. FORMAÇÃO EM CIDADANIA INCLUSIVA

O Turismo Acessível é uma ferramenta de inclusão. Se prepararmos os destinos para os turistas, estamos a prepará-los para quem os habita. Assim, conhecer as condições de acessibilidade necessárias para atender com qualidade, nos seus diferentes produtos e serviços, pessoas com diferentes tipos de limitações, contribui para a igualdade de oportunidade para todas as pessoas.

As questões da inclusão são cada vez mais prementes e, atualmente, são um tema essencial na sociedade. Não pode haver inclusão sem acessibilidade, e a formação em Cidadania Inclusiva é mais importante do que nunca. Mais do que a simples instalação de rampas e corrimãos, trata-se de receber pessoas que, apesar da sua diversidade funcional, desejam vivenciar experiências tão enriquecedoras quanto qualquer outra pessoa. É uma questão de dignidade, e atualmente é essencial contar com uma equipa motivada e com competências específicas para recebê-las de forma acolhedora.

Objetivo da formação: Pretende-se que os formandos desenvolvam competências e conhecimentos para o apoio e assistência a prestar a pessoas com necessidades específicas em matéria de mobilidade, orientação e comunicação.

Público-alvo: Todas as pessoas, singulares e coletivas da sociedade civil.

Programa:
Número previsto de horas: 7 horas
Módulo 1 – O que significam as palavras?
Módulo 2 – Atendimento Inclusivo
Módulo 3 – Emergências
Módulo 4 – Avaliação das condições de acessibilidade

INSCRIÇÕES


2. FORMAÇÃO EM EDUCAÇÃO INCLUSIVA


Devemos trabalhar para ter uma sociedade mais inclusiva, onde todos fazem falta. É nas crianças que devemos investir para que se tornem “Guardiões da Inclusão”. Mas os seus professores precisam de ferramentas para fazer este caminho com eles, na desmistificação de preconceitos, na criação de empatia pela diversidade, no conhecimento da diversidade funcional e na sua enorme riqueza.

Objetivo da formação: Pretende-se que os professores do Ensino Básico e todos os profissionais de Educação adquiram conhecimentos relacionados com a deficiência. Estas competências, habitualmente do foro da Educação Especial, são uma mais-valia para todos. 

Público-alvo: Professores do ensino regular (Básico), pessoal auxiliar, técnicos da educação e toda a comunidade escolar interessada na temática.

Programa:
Número previsto de horas: 25 horas
Módulo 1 – Enquadramento da temática da deficiência ao longo dos tempos e a visão da sociedade sobre a mesma 
Módulo 2 – Contexto normativo e conceitos fundamentais
Módulo 3 – A deficiência e as suas diferentes vertentes (motora, visual, auditiva, intelectual) 
Módulo 4 – Materiais disponíveis 
Módulo 5 – Avaliação das condições de acessibilidade

INSCRIÇÕES


O PROJETO ACCESSTUR – CENTRO DE PORTUGAL 

O AccessTUR – Centro de Portugal é um projeto de promoção do turismo acessível e inclusão social, promovido pela Accessible Portugal e com o apoio da Turismo do Centro. Decorreu durante 39 meses, entre 2019 e 2022, em 90 municípios de 7 Comunidades Intermunicipais (CIMs) do território: CIM Beira Baixa, CIM Beiras e Serra da Estrela, CIM Região de Aveiro, CIM Região de Coimbra, CIM Médio Tejo, CIM Oeste e CIM Viseu Dão Lafões.

O projeto teve como objetivos a qualificação da oferta e da procura turística, a desmistificação dos preconceitos e estereótipos sobre as pessoas com deficiência ou algum tipo de característica diferenciadora / necessidades especiais e o desenvolvimento do potencial turístico da região Centro.

Durante o projeto, foram realizadas visitas técnicas nos territórios, para levantamento das condições de acessibilidade, além de ações de formação, sensibilização nas escolas, identificação e promoção de 43 itinerários turísticos acessíveis e produção de guias de promoção da oferta de turismo acessível, entre outras atividades.

Depois de concluído o projeto, o AccessTUR prossegue com ações de formação e de sensibilização, de que são exemplos as formações online para uma Educação Inclusiva e para uma Cidadania Inclusiva.

O AccessTUR – Centro de Portugal disponibiliza igualmente Guias Práticos de Acessibilidade, destinados a Alojamentos Turísticos, Eventos e Animação Turística.

BONS EXEMPLOS NO CENTRO DE PORTUGAL

A Turismo Centro de Portugal, no âmbito do projeto AccessTUR – Centro de Portugal, disponibilizou um conjunto de materiais turísticos, com vista a ampliar o acesso à informação turística para todos. 

Assim, os postos de informação turística de Aveiro e Leiria dispõem de mapas táteis, em relevo, cor/tinta e braille de cada uma das cidades. Estes espaços estão dotados de piso podotátil direcional, desde a entrada dos edifícios até ao atendimento, e de quiosques interativos em formato tablet, onde se encontra contemplada diversa informação, que está disponível em turismodocentro.pt, para que os visitantes possam descarregar de acordo com as suas necessidades específicas e com os seus produtos de apoio. 

Mais concretamente, são textos preparados para descarregar e imprimir em braille, nos idiomas Português, Inglês, Espanhol e Francês; Vídeos em Língua Gestual Portuguesa e Sinais Internacionais; Informação em Áudio, Escrita Simples e Escrita Pictográfica, nos quatro idiomas.

Os flyers em escrita simples e pictográfica também estão disponíveis em formato impresso, para que o visitante possa ficar portador dos mesmos. Existe uma versão genérica, e versões editadas para as cidades de Aveiro, Coimbra e Leiria, nos quatro idiomas.

Este foi o primeiro passo dos muitos que, certamente, a Turismo Centro de Portugal fará para garantir um acolhimento inclusivo a todos os visitantes.

+ INFORMAÇÕES


Veja o filme promocional “Venha conhecer o coração de Portugal” desenvolvido no âmbito do Projeto AccessTUR – Centro de Portugal, pela Accessible Portugal. Contou com o apoio do POISE, do Turismo Centro de Portugal e das várias Comunidades Intermunicipais da região.