15 NOVEMBRO 2018
Agentes de viagens europeus reuniram-se no Centro de Portugal
AGENTES DE VIAGENS ESPANHÓIS, PORTUGUESES E HOLANDESES ESCOLHERAM REGIÃO PARA ENCONTROS E CONGRESSOS, EM DOIS MOMENTOS DIFERENTES
Representantes de agências de viagens espanholas e portuguesas passaram três dias no Centro de Portugal, na 2.ª Cimeira Ibérica da Aliança das Agências de Viagens. A delegação foi liderada por Pedro Costa Ferreira, presidente da APAVT (Associação Portuguesa das Agências de Viagens e Turismo), e Rafael Gallego Nadal, presidente da CEAV (Confederação Espanhola de Agências de Viagens).

Entre domingo, dia 11 de novembro, e terça-feira, dia 13, os profissionais das agências de viagens tiveram oportunidade de conhecer melhor a região, ao mesmo tempo que realizaram reuniões conjuntas de trabalho.

No domingo, os visitantes jantaram em Ílhavo, onde ficaram alojados. A segunda-feira foi passada em Aveiro. De manhã, antes da primeira reunião de trabalho, foram recebidos pelo presidente da Câmara Municipal, José Ribau Esteves. Na ocasião, Pedro Machado, presidente do Turismo Centro de Portugal, deu as boas-vindas e fez uma breve apresentação da região. À tarde, descobriram a cidade, com um passeio urbano em barco moliceiro, uma visita à Salina da Noeirinha e uma visita à Oficina do Doce, para verem como são feitos os ovos-moles. Houve ainda tempo para os agentes de viagens conhecerem a Praia da Barra e a Costa Nova.

A terça-feira foi dedicada a Coimbra. Os visitantes visitaram os espaços mais nobres da Universidade de Coimbra, passearam de barco no Rio Mondego, conheceram o Café Santa Cruz e assistiram ao um espetáculo de fado.

“Esta cimeira ibérica de agências de viagens é uma evidência de que o Centro de Portugal consegue atrair cada vez mais eventos internacionais. Este ano há inúmeros exemplos, desde eventos desportivos a congressos e reuniões de negócios. A capacidade logística e hoteleira da região permite-lhe ser um destino muito interessante para organizações como esta. Além do mais, os participantes ficam muito satisfeitos com as condições que encontram e encantados com o que veem da região, o que nos enche de orgulho”, sublinha Pedro Machado, presidente do Turismo Centro de Portugal.

Esta foi a segunda Cimeira Ibérica da Aliança das Agências de Viagens, depois de a primeira ter acontecido em julho, na região espanhola de Castela e Leão.

Aliança das Agências de Viagens foi criada em abril, entre as associações APAVT e CEAV, com o objetivo de desenvolver posições conjuntas face aos desafios enfrentados pelo setor, além de impulsionar a promoção turística entre Portugal e Espanha nos seus respetivos mercados.

 

Congresso de operadores turísticos holandeses no Centro de Portugal é “excelente oportunidade para o país”

Associação Holandesa de Agências de Viagens e Operadores Turísticos (ANVR) escolheu o Centro de Portugal para o seu congresso anual, que decorreu entre 15 e 18 de novembro, em Aveiro.

Um total de 236 participantes discutiram a atualidade do setor do seu país. Entre estes estão as principais agências de viagens, as companhias aéreas e os media holandeses, naquela que constitui uma oportunidade única de promoção do Centro de Portugal, e de todo o país, no mercado dos Países Baixos.

A escolha do Centro de Portugal como local de organização deste congresso partiu de um desafio lançado pela APAVT (Associação Portuguesa das Agências de Viagens e Turismo) à sua congénere holandesa ANVR (Associação Holandesa de Empresas de Viagens), para que esta organização acontecesse no nosso país. Como em 2017 o Centro de Portugal é o “Destino Preferido” da APAVT, a associação apresentou esta região como local para o encontro e, com o apoio da Agência Regional de Promoção Turística do Centro de Portugal, a proposta foi aceite.

Os trabalhos estão sediados no Centro de Congressos de Aveiro, embora incluam sessões em Coimbra, Ílhavo e Sangalhos, possibilitando que os delegados conheçam um pouco das potencialidades da região. Além das sessões de trabalho, os congressistas vão ter a oportunidade de experimentar produtos turísticos como o walking, o cycling ou o canoying, na Ria de Aveiro e no Rio Mondego, assim como experimentar uma degustação de ostras e uma sessão de wine touring na Bairrada.

A sessão de abertura do congresso contou com a presença de Pedro Machado, presidente da Agência Regional de Promoção Turística do Centro de Portugal, Filipe Silva, vogal da direção do Turismo de Portugal, Pedro Costa Ferreira, presidente da APAVT, e José Ribau Esteves, presidente da Câmara de Aveiro, entre outras individualidades.

Na ocasião, Pedro Machado destacou o facto de que este congresso evidencia a “predisposição do Centro de Portugal para captar eventos e congressos durante todo o ano, o que permite à região ser competitiva durante o ano inteiro, e não apenas em determinadas épocas”. “O Centro de Portugal tem potencialidades para atrair todo o tipo de turistas e durante todo o ano, com uma oferta que vai desde a natureza ao património”, acrescentou. Por outro lado, disse, “a escolha da região mostra que a Agência Regional de Promoção Turística do Centro de Portugal privilegia a relação com os operadores privados” e demonstra a abertura do Centro de Portugal a mercados externos, como os países da Benelux.

Na sua intervenção, Filipe Silva realçou a estratégia do Turismo de Portugal em posicionar o país como um destino privilegiado para o turismo de negócios e eventos, disponível 365 dias por ano.

Esta é uma fantástica oportunidade de promoção para o Centro de Portugal e para o país, num mercado onde a nossa quota ainda é muito baixa”, considera Pedro Costa Ferreira. “Quando a ANVR aceitou a nossa proposta de vir para Portugal e tivemos de escolher um destino, em poucos minutos decidimos que seria o Centro de Portugal. Em menos minutos ainda, tivemos uma resposta positiva por parte da Agência Regional de Promoção Turística do Centro de Portugal. A grande capacidade de diálogo entre o Centro de Portugal e as agências de viagens possibilita que as decisões a este nível sejam rápidas”, acrescenta.

Se achou este artigo interessante, partilhe-o.
Outras Notícias
7 NOVEMBRO 2017
Alteração ao Programa Valorizar
Foi publicado hoje o Despacho Normativo n.º 19/2017 que determina a Alteração ao Programa Valorizar....
31 JANEIRO 2018
Turismo aproxima Centro de Portugal das regiões espanholas
O Centro de Portugal e cinco regiões espanholas vão ser promovidos em 2018 como um destino comum em mercados e feiras de turismo internacionais...
31 JANEIRO 2018
Turismo no Centro de Portugal cresceu 20% em novembro
A atividade turística no Centro de Portugal registou um crescimento muito acima da média nacional em novembro de 2017...