29 OUTUBRO 2019
AHRESP vai certificar os melhores restaurantes da Região de Aveiro
  • Programa “SELEÇÃO Gastronomia e Vinhos” já selecionou os restaurantes de eleição nas Comunidades Intermunicipais de Viseu Dão Lafões e Região de Coimbra.

  • Segue-se a Região de Aveiro, onde a AHRESP vai realizar três Sessões de Esclarecimento gratuitas.

AHRESP – Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal de Portugal vai avançar para a certificação dos melhores restaurantes da Região de Aveiro. A iniciativa, que tem o apoio do Turismo Centro de Portugal, do Turismo de Portugal e da Comunidade Intermunicipal (CIM) da Região de Aveiro, insere-se no programa “SELEÇÃO Gastronomia e Vinhos”, que já certificou estabelecimentos de restauração dos territórios de Viseu Dão Lafões e Região de Coimbra.

O programa “SELEÇÃO Gastronomia e Vinhos” foi criado com o propósito de afirmar o património gastronómico português como produto turístico, convertendo-o num elemento diferenciador da oferta turística e num produto estratégico e competitivo para as empresas e para o país.

Para poderem exibir nas suas instalações uma placa distintiva e um diploma do programa, os estabelecimentos selecionados necessitam de cumprir uma extensa lista de requisitos, que vão desde a formação e o desempenho dos colaboradores às boas práticas de higiene e segurança alimentar, passando pela acessibilidade e segurança. A qualidade e origem das matérias-primas, o empratamento e apresentação final do prato, a execução culinária e a apreciação aromática e degustativa são igualmente elementos preponderantes na avaliação dos estabelecimentos candidatos.

Este programa é um instrumento promocional muito importante para os restaurantes, porque certifica a alta qualidade da sua oferta, atraindo mais visitantes, e incentiva outros restaurantes a elevar a fasquia da sua oferta”, afirma Ana Jacinto, secretária-geral da AHRESP.

A AHRESP vai organizar sessões de esclarecimento na Região de Aveiro, para dar a conhecer aos restaurantes as vantagens de se candidatarem ao programa SELEÇÃO. As sessões de esclarecimento vão ter lugar em Ovar (31 de outubro, 16h00, Escola de Artes e Ofícios), Sever do Vouga (5 de novembro, 16h00, Auditório da Biblioteca Municipal) e Aveiro (18 de novembro, 16h00, Auditório da Biblioteca Municipal).

As inscrições nas sessões de esclarecimento são gratuitas e podem ser efetuadas no website da AHRESP, em https://ahresp.com/o-associado/o-programa-selecao-gastronomia-e-vinhos

Melhores restaurantes de Viseu Dão Lafões e Região de Coimbra já foram distinguidos

A certificação dos melhores restaurantes da Região de Aveiro segue-se às distinções dos melhores estabelecimentos das CIM Viseu Dão Lafões e Região de Coimbra.

Viseu Dão Lafões foi o primeiro território a receber o programa SELEÇÃO, em 2016 e 2017. No total, inscreveram-se 44 restaurantes, dos 14 concelhos desta CIM, tendo 30 recebido o diploma. A cerimónia de entrega, presidida pela secretária de Estado do Turismo, teve lugar no Teatro Viriato, em Viseu.

Seguiu-se a Região de Coimbra, em 2018 e 2019. Aqui, receberam a distinção 85 restaurantes, representantes dos 19 municípios. Os diplomas foram entregues numa cerimónia no Convento São Francisco, em Coimbra, igualmente na presença da secretária de Estado do Turismo. Foi também distribuído um guia de bolso com os restaurantes contemplados.

Os restaurantes já distinguidos no programa SELEÇÃO são os seguintes:

Região Viseu Dão Lafões
Aguiar da Beira – O Tenreiro.
Carregal do Sal – Hotel Restaurante Salinas.
Castro Daire – Rodízio Beirão.
Mangualde – Hotel Rural Mira Serra; Valério.
Nelas – Hotel Urgeiriça; Zé Pataco.
Penalva do Castelo – Casa da Ínsua.
Santa Comba Dão – A Lampreia; Nova Cidade; O Chafariz.
São Pedro do Sul – Camponês; S. Tiago; Telheiro da Ana.
Tondela – 3 Pipos.
Vila Nova de Paiva – O Trapalhão.
Viseu –  Casa Arouquesa; Cervejaria Antártida; Dux Palace; Forno da Mimi & Rodízio Real; Mesa da Sé; Mesa de Lemos; Montebelo Viseu Hotel & SPA; Muralha da Sé; Quinta da Magarenha; Rodízio do Gelo; Santa Eulália; Santa Luzia.
Vouzela – Mira Serras; Quinta da Cavada.

Região de Coimbra
Arganil – A Grelha.
Cantanhede – Cabana do Pastor (Murtede); Faisão (Tocha); Feiticeiro da Cidade (Cantanhede); Júlia Duarte (Murtede); Marquês de Marialva (Cantanhede); O Verdadeiro Pingão (Ançã).
Coimbra – A Taberna; Albatroz; Cervejaria Praxis; Cervejaria Via Lusitânia; Cordel Maneirista; D. Duarte II; Dom Espeto; Dux Petiscos e Vinhos; Dux Taberna Urbana; Fangas Maior; Fangas Mercearia & Bar; Fornos de São Domingos; Janelas do Mondego; Munich; Munich Dois; Nacional; Napolitano; Neptuno; Norton; O Açude; O Garfinho à Portuguesa; O Pipo; O Trovador; Panorama – Hotel D. Luís; Pedro & Inês – Quinta das Lágrimas; Piscinas do Mondego; Refeitro da Baixa; Sete; Solar do Bacalhau; Tasca de Santana; Temudus Dois; Toscana.
Condeixa-a-Nova – Bairradino dos Leitões; O Paço da Vila; O Regional do Cabrito; Pousada de Condeixa; Restaurante .Come; Tinella.
Figueira da Foz – Bijou; Caçarola Dois; Casa Marquinhas (Lavos); Fernando’s Hideaway; O Marégrafo; O Peleiro (Paião).
Lousã – Casa Velha; O Burgo; O Tó dos Frangos; Sabores da Aldeia (Candal); Villa Lausana.
Mealhada – Churrasqueira Rocha; O Castiço; Octávio dos Leitões (Ventosa do Bairro).
Mira – Alpendre Tapas & Bar; Keep Calm; Real.
Miranda do Corvo – Museu da Chanfana; Zé Padeiro.
Montemor-o-Velho – Dona Raquel; Manjar do Tojal (Pereira); Patinhos (Carapinheira).
Mortágua – Aldeia Sol; Lagoa Azul.
Oliveira do Hospital – Cristina (Aldeia Formosa), João Brandão (Aldeia das Dez); L’Artista (Catraia de S. Paio); O Gouveia (Lajeosa); Olea – Museu do Azeite (Bobadela).
Pampilhosa da Serra – O Buke – Villa Pampilhosa Hotel.
Penacova – Piscinas.
Penela – D. Sesnando; HD Duecitânia (Ponte do Espinhal).
Soure – Aroma & Delícia.
Tábua – Verdelhão.
Vila Nova de Poiares – A Estrela da Mó; A Grelha.

 

Se achou este artigo interessante, partilhe-o.
Outras Notícias
7 NOVEMBRO 2017
Alteração ao Programa Valorizar
Foi publicado hoje o Despacho Normativo n.º 19/2017 que determina a Alteração ao Programa Valorizar....
31 JANEIRO 2018
Turismo aproxima Centro de Portugal das regiões espanholas
O Centro de Portugal e cinco regiões espanholas vão ser promovidos em 2018 como um destino comum em mercados e feiras de turismo internacionais...
31 JANEIRO 2018
Turismo no Centro de Portugal cresceu 20% em novembro
A atividade turística no Centro de Portugal registou um crescimento muito acima da média nacional em novembro de 2017...