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Lugares Património Mundial do Centro
Que projeto é este?
A operação Lugares Património Mundial do Centro desenvolve um programa integrado de valorização turística dos recursos únicos e de excelência, sediados na região Centro e inscritos na lista Património Mundial da Humanidade da UNESCO: o Mosteiro de Alcobaça, o Mosteiro da Batalha, a Universidade de Coimbra – Alta e Sofia e o Convento de Cristo em Tomar, em conformidade com a Estratégia Turismo Centro 2020, a qual integra uma proposta de alinhamento das opções estratégicas da ERTCP com as prioridades de investimento previstas no Programa Operacional Regional do Centro 2014-2020.
Este processo atua tendo em conta o reconhecimento da importância da cultura na atratividade e competitividade turística dos territórios – apresentando um programa cultural em rede, de cariz artístico e pedagógico, que dinamiza, valoriza e favorece os lugares património; e a necessidade de criar referências regionais de excelência turística que motivem e inspirem a restante oferta turística regional, valorizando-a e contribuindo para o desenvolvimento da Região Centro enquanto destino turístico – qualificando o acolhimento turístico, criando e reforçando uma rede comunitária e um produto turístico integrado de excelência.
Que objetivos pretendemos alcançar?
- Contribuir para a afirmação da Região Centro como destino turístico de excelência reforçando a sua atratividade e contribuindo para o crescimento do número de visitantes, para a sua fidelização e aumento da sua estada média;
- Criar uma rede patrimonial da Região Centro, que una as cidades detentoras de monumentos classificados como Património Mundial, de forma a possibilitar ao visitante uma perceção abrangente e integradora dos lugares patrimoniais, enquanto espaços histórico-culturais que se articulam e se compreendem em conjunto;
- Reforçar a percepção dos recursos patrimoniais enquanto lugares de contemplação, mas também de fruição cultural, atraindo novos públicos nacionais e internacionais, através da oferta de experiências mais estimulantes, estruturadas e permanentes;
- Convocar e envolver os agentes privados e públicos do tecido institucional, cultural, turístico, social e económico dos territórios envolvidos, para a realização de ações em parceria, desenvolvendo projetos inovadores que promovam a coesão social e o sentimento de pertença;
- Criar e implementar um produto turístico integrado de valorização e animação do património mundial com recurso a processos de produção artística em rede e de envolvimento e participação ativa das comunidades locais.
Quais os elementos inovadores deste processo?
Esta rede de Lugares Património Mundial e a sua inscrição numa região com as características de diversidade e completude da região Centro de Portugal, protagoniza uma extraordinária oportunidade para a criação de diálogos entre o património cultural da região Centro e expressões de património imaterial, nacionais e internacionais, reconhecidas pela UNESCO. Para a ativação desta rede, dos seus respetivos territórios, e do cumprimento do seu papel para melhoria da oferta turística regional e nacional, é fundamental a criação de ferramentas e processos inovadores, desenhados à medida de todos e de cada um, através de:
- o desenvolvimento de um programa de comunicação em rede baseado num conceito comum e agregador, que complementa a oferta turística e gera um produto mais atrativo, qualificando a experiência dos visitantes e contribuindo para a atração dos lugares patrimoniais;
- a aposta em ferramentas digitais, promovendo uma transição da comunicação offline para a comunicação online, central e decisiva no atual contexto do mercado turístico, e permitindo a utilização de ferramentas amigas do ambiente;
- a segmentação de públicos, na medida em que estabelece ferramentas e meios de comunicação e promoção adequados aos perfis de públicos e audiências a alcançar, suportado numa estratégia de customização e relação bidirecional com os utilizadores, melhorando a experiência online e reforçando a eficácia da comunicação;
- a opção por uma estratégia de ativação de marca ajustada ao calendário de eventos e à interação com mediadores e prescritores do produto.
Património da Humanidade do Centro de Portugal: uma linguagem comum
Legar exige, mais do que produtos ou obras, inovar. Inovar, através de uma marca que marca, porque traduz a legibilidade de um território que, a partir da sua rede nuclear de lugares classificados como da Humanidade, se abre a toda a diversidade patrimonial, populacional, cultural, paisagística, gastronómica e ambiental da Região Centro de Portugal. Inovar, trazendo esta marca para o centro da rede, tornando-a presente em toda e relação com a Comunidade envolvente e com a Comunidade turística, relacionando-se com aquela em continuidade e interagindo com esta antes, durante e após a sua viagem até nós.
Novas relações turísticas, renovadas relações com a comunidade
A rede Lugares Património Mundial do Centro constitui-se como um vetor inspirador para todo o território da região, que, através da qualificação da experiência para a qual convidam os visitantes, permita multiplicar aquilo que é essencial para a sobrevivência e para a melhor vivência de todos os territórios: a qualidade e a especificidade do efeito prescritor que quem experimenta, quem vivencia e por isso regressa por mais tempo, transmite aos que ainda não nos conhecem e, assim, ficam a desejar conhecer-nos.
Fazemos agora, e pela primeira vez na Região Centro, aquilo que o futuro exige de nós: mapear e coser uma rede entre os sítios Património da Humanidade da UNESCO da Região Centro, baseada num conceito comum e agregador, que complementa a oferta turística e gera um produto turístico mais atrativo, qualificando a experiência dos visitantes. Uma rede jamais fechada em si, e antes aberta a toda a região, na sua ampla diversidade, através de parcerias com estruturas do território.
A Rede Lugares Património Mundial do Centro, no mesmo movimento que reforça a ancoragem local de cada ícone patrimonial da região, fortalece a sustentabilidade futura de toda a região.
A operação Lugares Património Mundial do Centro é promovida e coordenada pela Entidade Regional de Turismo do Centro de Portugal em colaboração com os municípios de Alcobaça, da Batalha, de Coimbra e de Tomar, a Universidade de Coimbra e em parceria com o Ministério da Cultura, através da Direção Geral do Património Cultural e da Direção Regional de Cultura do Centro. Este projeto conta, ainda, com a parceria estratégica da Comissão de Coordenação e de Desenvolvimento Regional da Região Centro, sendo um projeto financiado no âmbito do programa Centro 2020.
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