Repleta de sol e bom tempo, a região Oeste é uma constante caixa de surpresas que lhe oferece um pouco de tudo: museus e monumentos fascinantes, uma gastronomia deliciosa com sabor a mar, lugares cheios de história e alguns dos melhores destinos de surf do mundo.

Escolha a sua Rota

Aqui, não precisa de se arriscar por trilhos perdidos para descobrir os maiores tesouros do património histórico, cultural e religioso do Oeste. Atravessando as terras desta região, encontrará rotas especialmente criadas a pensar em si.

A Rota dos Castelos e Fortalezas leva-o numa viagem ao passado percorrendo a memória dos lugares que defenderam o Reino de Portugal como o Forte de Peniche e o Castelo de Óbidos.

Mas se o que procura é explorar o melhor da arte nacional, deixe que a Rota do Barroco e a Rota do Gótico guiem a sua aventura pelo Oeste de Portugal. Para conhecer e participar nas mais antigas tradições regionais, a Rota da Cerâmica, a Rota dos Moinhos e a Rota do Vinho são as suas melhores opções. E não se esqueça da Rota dos Mosteiros onde poderá deixar-se levar pelo o encanto dos mais belos mosteiros em Portugal, como o de Alcobaça.

Desporto ao Ar Livre

Numa região tão rica como esta seria um desperdício passar todo o seu tempo entre quatro paredes. As matas da região Oeste convidam ao descanso ao ar livre com paisagens simplesmente deslumbrantes.

Os amantes da observação de aves terão dificuldade em escolher por onde começar a sua aventura na natureza. No fino areal da Lagoa de Óbidos, cada passo que dá é uma nova oportunidade de encontrar animais raros. Já na Serra de Montejunto, explore ao ritmo da natureza e vá ao encontro de mais de 115 espécies de aves que por aqui passam durante o ano.

E se preferir acompanhar a observação de aves com um pouco de desporto, porque não passar uns dias na Nazaré ou em Peniche? É verdade: um dos melhores destinos de surf do mundo é também uma das melhores regiões para observar aves migradoras da Europa!

Aventura no Mar

E para os apaixonados do mar, existe um mundo de atividades náuticas e aventura para descobrir.

Mergulhe nas águas límpidas das Berlengas, um verdadeiro santuário para a prática do mergulho e também da pesca. Com visibilidade frequente a 50 metros, as paisagens submarinas vão de navios afundados a aviões da II Guerra Mundial.

No Porto de Recreio de Peniche, Nazaré e na Baía de S. Martinho do Porto encontra várias embarcações e para os mais corajosos, existem várias escolas dos mais variados desportos de mar.

Peniche (Supertubos), Santa Cruz, e Nazaré são referência obrigatória para os apaixonados do surf, onde já se desenvolvem importantes provas ao mais alto nível internacional. Praias como as de Santa Rita, Areia Branca, do Baleal, Foz do Arelho são outras localidades com excelentes condições para a prática de desportos de ondas.

A Lagoa de Óbidos é um espaço que apresenta condições de exceção para a prática de canoagem, vela, remo e windsurf e Stand Up Paddleboarding. Se nunca experimentou nenhuma destas modalidades são várias as escolas que o poderão ajudar a iniciar-se nestes desportos.

Um Refúgio Encantado

Se procura o antídoto perfeito contra o stress, nada melhor que passar uns dias a relaxar nas termas e spas da região. As Termas do Vimeiro, Hospital Termal e as Termas das Caldas da Rainha oferecem programas de termalismo clássico com diversas terapias relaxantes. E os spas da região conjugam o luxo e o conforto com as melhores tecnologias para criar um ambiente de bem-estar total.

Quando quiser explorar a região, o que não lhe faltam são passeios e atividades relaxantes. Perca-se nas livrarias encantadas de Óbidos, descanse no ambiente oriental do Parque Budha Eden, pratique o seu hobby preferido nos melhores campos de golfe do país ou delicie-se com doces regionais irresistíveis como as cavacas das Caldas, os pastéis de feijão de Torres Vedras e os doces conventuais de Alcobaça. Quando precisa de um momento para si, o Oeste é o seu destino de eleição.

Oeste Todo o Ano

E se precisa de um motivo especial para visitar esta região, ao longo do ano são vários os momentos que chamam os viajantes mais curiosos ao Oeste português. Logo no início, é em Torres Vedras que se festeja o Carnaval como deve ser! Uma das tradições mais antigas da região torna-se também um momento de celebração que atrai entusiastas de todas as idades.

No Verão, não perca a oportunidade única de passar um dia de sol nas Berlengas. Para além da sua praia paradisíaca, o arquipélago é também um verdadeiro santuário ecológico e abriga uma biodiversidade incrível de espécies protegidas. Mas o seu roteiro de Verão não fica por aqui. Da Praia de S. Martinho do Porto (Alcobaça) à Praia da Formosa (Torres Vedras) delicie-se com extensos areais e mar a perder de vista.

E no final do ano, quando o vento passa a ser frio e as folhas amareladas tombam no chão, venha refugiar-se no mundo mágico e encantador do Natal em Óbidos.

A pitoresca vila reveste-se de decorações alusivas a esta época festiva do ano e dá-lhe as boas-vindas na sua Aldeia de Natal.

Seja qual for o motivo que o leva a procurar uns dias longe da agitação citadina, uma coisa é certa: a melhor altura para visitar o Oeste de Portugal, é sempre!