Connosco, a sua lista de Natal está pronta!
Não temos renas que voam, mas pouco falta.
Temos verdadeiros e genuínos presentes feitos de gargalhadas e temos a mais inspiradora música que conta a verdadeira e aconchegante história de Natal.
Mantenha o espírito no Centro de Portugal!

1 | ALDEIAS REVIGORANTES

Procure o aconchego, a serenidade e o charme irresistível das Aldeias do Centro de Portugal. Temos tantas, cada uma com a sua identidade e o seu encanto. Em redor do maciço central da Serra da Estrela existem 9 Aldeias de Montanha, todas com os seus costumes e tradições genuínas. Envoltas pelas serras da Lousã e do Açor e pelos rios Tejo e Zêzere, as 27 Aldeias do Xisto  apaixonam o nosso olhar assim que se avistam à distância. E, nas Beiras, há 12 Aldeias históricas onde a ancestralidade é anfitriã.
Pequenos paraísos rurais que vão fazê-lo sentir-se relaxado, seguro e revigorado.

2 | PASSADIÇOS LIBERTADORES

Equipe-se para a caminhada e parta à descoberta dos Passadiços do Centro de Portugal. Entre paisagens de cortar a respiração, a beleza imponente da serra e a maresia do oceano, todos eles levam a um destino único e propiciam uma experiência inesquecível.  

 3 |  BALOIÇOS DE DIVERSÃO

Traga a máquina fotográfica e o tripé e vá viver e registar momentos memoráveis nos muitos baloiços panorâmicos que estão espalhados um pouco por todo o Centro de Portugal.  Pode encontrá-los no topo de montanhas, junto aos rios, em praias e até em cidades. Seja em família, a dois ou sozinho, viverá momentos divertidos para mais tarde recordar.

4 | TERMAS & SPAS RELAXANTES

Mergulhe nos oásis de paz e relaxamento que são as estâncias termais e os spas do Centro de Portugal. Há refúgios relaxantes destes espalhados um pouco por todo o nosso território e que cumprem todas as normas da DGS, permitindo-lhe um usufruto em plena segurança e livre de preocupações. Acorde cedo e sinta estas águas cheias de qualidades terapêuticas na sua pele, antes de tomar um belo pequeno-almoço. A sua mente e o seu corpo agradecerão. 

5 | MUSEUS QUE CONTAM HISTÓRIAS

E que tal tirar um dia para viajar pelos salões de um museu? Há tantas viagens que nos esperam lá: viagens pelo tempo, pela memória, pela cultura, pela inspiração e pelo espanto. Há museus que nos oferecem bilhetes para todas elas. Como o Museu do Caramulo, onde pode andar, lado a lado, com pinturas de Picasso e automóveis clássicos, desde modelos caricatos de meados do século XIX, a carros de corrida dos anos 30 e 40, incluindo o primeiro modelo da Ferrari que surgiu em Portugal, o 166 MM. Caso tenha predileção por outros meios de transporte, arranque, a todo o vapor, até ao Entroncamento, ao Museu Nacional Ferroviário, onde tem à sua disposição uma das melhores coleções de património ferroviário da Europa. E já que falamos nisso e estamos no Natal, lembra-se daquele embrulho colorido debaixo da árvore, num dos Natais da sua infância, que escondia uma pistas de comboios elétricos? Então mantenha essa recordação bem acesa durante a viagem até Vagos, ao Museu do Brincar, e prepare-se para viver momentos de grande nostalgia perante a extraordinária coleção de brinquedos de antigamente. Não vai apenas para ver, não faltam atividades interativas, como explorar castelos, mansões vitorianas e acampamentos de índios, “beber chás” em casas de bonecas e, claro, ver locomotivas a percorrer linhas intermináveis. Para acentuar ainda mais a viagem nostálgica, vai encontrar lá o único Pai Natal certificado da Península Ibérica.

6 | UMA SERRA CHAMADA ESTRELA

Haverá algo mais divertido do que as brincadeiras na neve no Inverno? Vistam os quispos, os gorros, as luvas e os cachecóis e rumem à montanha mais alta de Portugal continental, onde vos espera um manto branco que é tanto um deleite para os olhos como um palco para inúmeras brincadeiras. Descidas em trenós, corridas com tobogãs, lutas com bolas de neve; e, caso sejam todos principiantes, porque não uma aula de ski ou snowboard em família? Nunca esquecerão a partilha dos momentos divertidos dessa estreia, trambolhões incluídos. No final de uma tarde de alegre azáfama, deliciem-se com as iguarias da região, visitem as lojas recheadas de produtos artesanais incríveis e, claro, usufruam de uma estadia maravilhosa nesta montanha única.

7| ILUMINAÇÕES DE NATAL COM UM BRILHO SEM IGUAL

Natal é luz, luzes e iluminação. É a época das ruas cintilantes, cheias de vida, cor, alegria e animação. Este ano, apesar de atípico, não é exceção. Por isso, sempre com os devidos cuidados, é uma excelente altura para conhecermos as cidades e as aldeias mais felizes e genuínas do Centro de Portugal. Aqui, nestes territórios onde a tranquilidade é reinante, as tradições mantêm-se intactas, desde os presépios animados ao maior e mais pequeno Pai Natal do nosso País. E são estas as luzes que marcam a diferença, as luzes do verdadeiro espírito natalício. Mantenha o espírito sempre com um brilho nos olhos!

8 | RUAS INSPIRADORAS E VIBRANTES

Há ruas no Centro de Portugal que são autênticas galerias de arte. Percorrê-las é um convite ao espanto e ao fascínio, enquanto se testemunha a mistura entre o talento artístico e edifícios antigos que escondem incontáveis histórias e vivências. Nas ruas de Leiria, Coimbra, Covilhã, Estarreja e Viseu, há fachadas inteiras de prédios e casas nos centros históricos que são autênticos quadros. Porque não imortalizar esses olhares de admiração numa fotografia? Mas há mais instantes fotográficos a registar pelas ruas do Centro. Em Aveiro há paredes com obras do artista VHILS; em Águeda há escadas de mil cores e ruas, becos e vielas cheias de instalações artísticas; Nas Caldas da Rainha há a rota Bordalliana, uma rota cultural dedicada a Bordallo Pinheiro, com várias peças espalhadas pelas ruas da cidade a retratar personagens como o famoso Zé Povinho, o Padre Cura, rãs, gatos, sardões, caracóis, folhas de couve, entre outros.
Quem sabe se uma destas visitas não inspira ou desperta um talento artístico adormecido dentro de si?

9 | FAUNA E FLORA EM TODO O SEU ESPLENDOR

Uma família dentro de um jipe, a explorar as estradas de montanha que serpenteiam pela encantadora Serra da Lousã e a ver veados no seu habitat natural? Conseguem imaginar o quanto divertido e memorável seria esse plano? Não imaginem, vivam-no ao vivo e a cores. A Green Deer tem mais de 20 anos de experiência a explorar a serra e a observar os hábitos da espécie e, por isso, garante sempre o avistamento de veados. Depois podem verificar-se avistamentos bónus, como raposas, javalis, ginetas ou esquilos, mas os veados são garantidos. A atividade está certificada com o selo Clean & Safe, de forma a poderem experienciá-la em total conforto e segurança. Também nessa região, podem fazer uma visita ao Parque Biológico da Serra da Lousã, onde vão poder passar uma tarde a passear por um mundo cheio de verde (com mais de quatro mil espécies de flora) e a ver inúmeros animais selvagens, como os ursos, muflões, lobos e linces, que vivem tranquilamente num ambiente protegido e o mais próximo possível do seu habitat natural.
Muitos são os Agentes de Animação Turística detentoras do Selo Clean & Safe atribuído pelo Turismo de Portugal, que poderão ajudar na prática de atividades Turismo, como é o caso da Aventuras Forte(s) – Turismo de Natureza.
Não hesite em contactá-los!

10 | UMA AVENTURA NA ESTRADA N2

Quando está a ver um filme cuja ação decorre na famosa Route 66, nos Estados Unidos, quais são as sensações e sentimentos que lhe são despertados? Desejo de aventura? Liberdade? Espontaneidade? Vontade de partir numa Roadtrip? Seja qual for a sua resposta, sabia que não precisa de atravessar o Atlântico para viver tudo isso? Nós temos a nossa própria Route 66; a estrada N2, que atravessa Portugal de Norte a Sul, incluindo três regiões do Centro, Viseu-Dão-Lafões, Coimbra e Médio Tejo. Do que está à espera para viver essa aventura? Faça as maltas, atire-as para a bagageira do carro, arranque e entregue-se a à sedutora espontaneidade de ter uma estrada só para si, que atravessa um território cheio de serras e planícies, rios, florestas, castelos, lendas e histórias sem fim.

Festas Felizes!


Artigos relacionados:
»»» Natal no Centro de Portugal. Mantenha o Espírito.
»»» 
Carta ao Pai Natal da Filha de um Empresário Turístico.»»» O Pai Natal anda às compras no comércio local, no Centro de Portugal.
»»» 
10 Sugestões de presentes de Natal originais e sustentáveis.
»»» 
10 Sugestões para um Natal com gosto a Centro de Portugal.
»»» 
10 Iguarias que não podem faltar à mesa de Natal, no Centro de Portugal.
»»» 10 Sugestões de Vouchers de Experiências únicas no Centro de Portugal.
»»» 10 Sugestões de Destinos Clean & Safe para (re)visitar nas férias do Natal, no Centro de Portugal.
»»» 
10 Tradições e eventos mais emblemáticos do Centro de Portugal.