As férias de Natal são mais divertidas a explorar lugares autênticos, a conhecer a biodiversidade do território e a criar novas experiências.
No Centro de Portugal o Natal é um convite à descoberta deste imenso território. Mas essa descoberta vai ser guiada pelos mais novos. As nossas sugestões começam num passeio pelo Património Industrial do Centro de Portugal, onde descobrimos o Museu Nacional Ferroviário. Seguimos viagem e fazemos uma paragem nos magníficos Museus, continuamos nas Cidades Criativas da UNESCO no Centro de Portugal e terminamos nos Centros de Ciência Viva.
Venha daí conhecer as nossas propostas!
1| Descubra o universo mágico da LEGO®
Exposição Universo Mágico da LEGO®
De 30 de novembro a 5 de janeiro, no Solar do Vinho do Dão, em Viseu, crianças e adultos são convidados a mergulhar no universo mágico da LEGO®, que aqui se traduz em construções impressionantes e personalizadas. Os amantes das grandes sagas cinematográficas, como o Harry Potter, o Mundo Jurássico ou o Star Wars, terão aqui uma oportunidade única de explorar estes mundos fantásticos, construídos com mais de um milhão de peças. Nesta altura especial, também o Natal aqui estará em exposição, com uma vila própria, inteiramente dedicada à quadra.
A exposição poderá ser visitada entre as 10 e as 19 horas, ininterruptamente, durante os fins de semana de 30 de novembro a 5 de janeiro. Os bilhetes poderão ser adquiridos no local, sendo que as crianças com menos de 3 anos de idade têm entrada gratuita. A partir dessa idade, o preço é de 3,5 euros por pessoa.
Outras propostas para visitar Viseu com as Crianças em família e muitas atividades enquadradas na programação de natal – que começa a 29 novembro e termina a 6 de janeiro. Ao som das músicas de Natal, aqui, todos são convidadas a participar em inúmeras oficinas & histórias e os mais novos vão ficar surpreendidos com espetáculos que ligam as coloridas personagens circenses às míticas personagem natalícias.
Oficina do Pai Natal e a Rota dos Presépios são os lugares de paragem obrigatória.

2 | Entre no encantado do Natal na Magic Land
Magic Land no Parque Verde
O Magic Land está de volta a Coimbra, desta vez no Choupalinho, no Parque Verde do Mondego. Este parque temático de Natal, que teve sua primeira edição em 2023, promete ser ainda maior e mais emocionante.
O evento começou no dia 15 de novembro e vai até o dia 2 de janeiro de 2025. O Magic Land oferece uma variedade de atrações para todas as idades, incluindo uma Casa do Pai Natal, uma pista de gelo ecológica, insufláveis gigantes, um carrossel parisiense, um snow slide, um comboio de Natal, uma fábrica de brinquedos, animadores interativos e muito mais.
Além das atrações, o Magic Land também conta com um Mercadinho de Natal, onde os visitantes podem encontrar produtos artesanais e iguarias típicas da época festiva. As tasquinhas de food truck completam a experiência, oferecendo deliciosos petiscos para todos.
3 | Conheça o Maior Presépio natural em Portugal
O Presépio do Sabugal é maior presépio natural de Portugal e pode ser visitado de 7 de dezembro a 8 de janeiro. Numa Quadra com inúmeras tradições, costumes, ícones e simbolismos, o Presépio tem um lugar de destaque na casa de todos os que acreditam no verdadeiro sentido do Natal – o Nascimento do Menino Jesus.

4 | Divirta-se em Óbidos Vila Natal
Este ano, o Natal chega a Óbidos e invade a Escola de Feiticeiros. Aqui, haverá muitas poções mágicas, vassouras voadoras, animais fantásticos, atividades radicais no gelo, bonecos de neve, receitas de herbologia, feiticeiros, animação, espetáculos e o Pai Natal.
Nesta edição, a Vila de Óbidos será uma escola de feiticeiros, onde os alunos viajam de comboio, jogam Quadball no Gelo, escorregam até às profundezas da Rampa Gelada e perdem-se no Labirinto Encantado.
5 | Conhecer os Segredos da Cavalaria Medieval no CIBA
Situado a 3 km do Mosteiro da Batalha, o Centro de Interpretação da Batalha Aljubarrota – está instalado no Campo Militar de São Jorge, no concelho de Porto de Mós, exatamente no local onde a 14 de Agosto de 1385 Portugueses e Castelhanos travaram uma das mais importantes batalhas da História de Portugal.
Nestas férias de natal, aventure-se, em família ou com os amigos participando nas muitas atividades relacionadas com a época que o CIBA reserva para si e fique a conhecer o espaço interativo que descodifica a os acontecimentos de 1385, naquela que é uma das batalhas mais conhecidas dos manuais de história em Portugal.
6 | Descobrir os Morcegos no CARSOférias
O Centro de Ciência Viva do Alviela – Carsoscópio promove mais uma edição das CARSOférias de Natal com atividades científicas destinadas a crianças dos 6 aos 11 anos. Cada dia com um tema diferente, aqui as crianças são convidadas a conhecer e a explorar as exposições do CCVA, a fazer atividades experimentais e a descobrir a geologia e a biologia da envolvente do Centro Ciência Viva.

7 | Brincar aos Maquinistas no Museu Nacional Ferroviário
É o mês mais aguardado do ano e um pretexto para levar os mais pequenos a conhecer outros locais e participarem em atividades que trabalhem a imaginação e a criatividade. Nesta quadra natalícia as crianças, os jovens e os pais têm oportunidade de aceder a diversas experiências, usufruindo e descobrindo o Museu Nacional Ferroviário .
É aqui que está a “La Liliputienne”, a locomotiva brinquedo encomendada e oferecida pelo rei de França Louis Philippe, padrinho do Infante D. Luís, à família real portuguesa.
Durante o mês de dezembro, o Museu Nacional Ferroviário proporciona visitas temáticas, nas quais ficará a conhecer não só locomotivas e carruagens, mas também a importância dos ferroviários na construção e evolução do caminho de ferro ao longo dos tempos. Poderá ainda visitar os bairros ferroviários do Entroncamento, ficando a conhecer a história e os projetos futuros deste património edificado.
INFORMAÇÕES:
museu@fmnf.pt
Tel:+351249130382

8 | Oficinas de Natal no Museu-Fundação Cargaleiro
Através de uma programação diversificada de atividades composta por visitas orientadas, oficinas pedagógicas e percursos temáticos em formato de atelier, o Serviço Educativo pretende estimular a interação com os diversos públicos e com o acervo, e missão do Museu.
MARCAÇÃO PRÉVIA | Cada atividade é limitada a 24 participantes por dia.
museu.cargaleiro@cm-castelobranco.pt
Tel.: 272 337 394
9 | Oficinas de Pintura na Vista Alegre
Marcação: 234 320 628 | museu@vistaalegre.com
10 | Participar num Atelier de Massa de Pão
A época de Natal no Museu do Pão é mágica. Para além do acender das luzes, que confere a este espaço um encanto único, o mês de dezembro é recheado de atividades e muita animação, no interior e no exterior do museu.
Parta à descoberta do “Mundo Encantado dos Hérmios”, um espaço dedicado a ensinar o Ciclo do Pão de uma forma divertida e pedagógica onde os duendes da tribo dos hérmios, protetores dos primeiros habitantes dos montes Hermínios, convidam os mais novos a embarcar numa viagem mágica, cheia de movimento, luz, cor e fantasia.
No exterior, crianças e adultos são convidados a andar no carrossel do Museu do Pão. Mandado construir de propósito sobre a temática do pão – ao mesmo construtor do carrossel da Torre Eiffel, em Paris – esta atração, que presta homenagem às memórias de infância dos visitantes.
Mas antes de terminar a visita, as crianças são convidados a participar na atividade “Dê Cor ao Seu Natal” onde vão criar uma peça natalícia – com massa especial colorida – para a decoração da Árvore de Natal de suas casas.
Aprender a Fazer Ovos Moles
Aprender a fazer ovos moles respeitando a tradição, no centro da cidade de Aveiro. A proposta é da Oficina do Doce, e o objetivo é aprender a fazer ovos moles respeitando a tradição. De forma simples e entusiasta, o workshop partilha o percurso da iguaria, desde a origem nos conventos católicos no século XVI, até aos dias de hoje. Ao longo do ano, recebe escolas, mas também empresas e grupos de amigos e famílias, ávidos para aprender, preparar e, claro, degustar um genuíno Ovo Mole de Aveiro! É necessário reservar esta experiência, no site da Oficina do Doce.
INFORMAÇÕES:
geral@oficinadodoce.com
Tel.: 234 098 840

(Artigo em permanente atualização. Agradecemos todos os contributos ou sugestões para: comunicacao@turismodocentro.pt)