As férias de Natal são mais divertidas a explorar lugares autênticos, a conhecer a biodiversidade do território a criar novas experiências.

No Centro de Portugal o Natal é um convite à descoberta deste imenso território. Mas essa descoberta vai ser guiada pelos mais novos. As nossas sugestões começam num passeio pelo Património Industrial do Centro de Portugal, onde descobrimos o Museu Nacional Ferroviário. Seguimos viagem e fazemos uma paragem nos magníficos Museus, continuamos nas Cidades Criativas da UNESCO no Centro de Portugal e terminamos nos Centros de Ciência Viva.

Venha daí conhecer as nossos propostas!

#1 Conduzir uma locomotiva no Museu Nacional Ferroviário

É o mês mais aguardado do ano e um pretexto para levar os mais pequenos a conhecer outros locais e participarem em atividades que trabalhem a imaginação e a criatividade. Nesta quadra natalícia as crianças, os jovens e os pais têm oportunidade de aceder a diversas experiências, usufruindo e descobrindo o Museu Nacional Ferroviário através de várias atividades pensadas para os mais novos, sempre com o objetivo de sensibilizar a comunidade e os mais jovens para a preservação e valorização do património histórico, cultural e tecnológico ferroviário português.

Museu Nacional Ferroviário

Durante o mês de dezembro, o Museu Nacional Ferroviário proporciona visitas temáticas, nas quais ficará a conhecer não só locomotivas e carruagens, mas também a importância dos ferroviários na construção e evolução do caminho de ferro ao longo dos tempos.

Poderá conduzir uma locomotiva elétrica no simulador de condução ferroviária, no troço entre o Entroncamento e Pombal. Participar no Traincatcher,  um jogo que permite descobrir de forma diferente a história dos comboios e da ferrovia em Portugal através da coleção do museu, percorrendo os seus diversos espaços, recolhendo pistas, cumprindo provas, respondendo a questões e resolvendo desafios. Poderá ainda visitar os bairros ferroviários do Entroncamento, ficando a conhecer a história e os projetos futuros deste património edificado.

Traincatcher – Museu Nacional Ferroviário

Com o objetivo de proporcionar ainda mais diversão, animação, convívio e conhecimento, nos dias 17 e 18 de dezembro, o museu está de portas abertas, com entrada livre, e haverá atividades, e surpresas de Natal, para toda a família.

Embarca já nesta viagem! Para saberes mais fica atento às redes sociais

Marcação: 249 130 382 | servicoaocliente@fmnf.pt

Visitas Temáticas – Museu Nacional Ferroviário

#2 Construir um Presépio no Museu Cargaleiro

A pensar na festividade que se aproxima, o Museu-Fundação Manuel Cargaleiro propõe um desafio para as famílias, tendo como recurso a modelagem em barro, que irá resultar num presépio. Em plena época natalícia, são muitas as abordagens possíveis de construção e de decoração deste elemento tão identitário – que são os presépios – promovendo a expressão plástica entre todos os participantes.

Depois de aprendidas algumas técnicas de modelação o desafio é criar um presépio pelas mãos das famílias tornando-o original e único.

O barro é uma matéria natural que depois de moldado pode ter uma função decorativa e utilitária. A criatividade, a imaginação e a capacidade de se expressar livremente, são algumas das características dos oleiros e ceramistas. Nesta atividade, orientada pelo ceramista João Robalo, em parceria com a equipa do Serviço Educativo, as famílias vão ter oportunidade de dar asas à imaginação para modelar as principais figuras do presépio. A atividade, limitada a 25 participantes, requer marcação prévia.

Data: 11 de dezembro | 10:00 – 13:00

Marcação: 272 337 394 | museu.cargaleiro@cm-castelobranco.pt

Museu Manuel Cargaleiro

#3 Pintar uma Peça em Porcelana na Vista Alegre

O Museu da Vista Alegre, que preserva o legado da empresa fundada por José Ferreira Pinto Basto em 1824, conta a história da Vista Alegre, dá a conhecer a evolução da fábrica ao longo de 200 anos.

Alinhado com as novas tendências, o novo museu pretende mostrar a história da fábrica, divulgar a evolução estética da produção de porcelana e a sua importância na sociedade portuguesa nos séculos XIX e XX, através de um dos mais completos espólios museológicos do género, que conta com mais de 30.000 peças. 

Oficina de Pintura Vista Alegre

Integrado num contexto industrial e natural de características únicas, o Museu da Vista Alegre disponibiliza diversas propostas de lazer e descoberta para famílias e visitantes individuais no Sítio Industrial da Vista Alegre. Visitas Guiadas ao Museu e Bairro Operário, Trilho das Personagens que inclui uma ficha de exploração do museu, destinada a crianças entre os 6 e os 12 anos de idade e Oficinas de Olaria e Pintura.

As “Oficinas Feito por Si” convidam as famílias a experimentar a pintura de peças em porcelana com tintas acrílicas ou cerâmicas, assim como, a modelação de pasta de porcelana. No final da atividade o participante levará as peças feitas por si.

Oficina de Decoração de Natal: 11 de dezembro | 15:00 – 16:00

Marcação: 234 320 628 | museu@vistaalegre.com 

#4 Participar no Atelier dos Duendes em Tomar

O “Tomar, O Centro Mágico do Natal”, que vai decorrer de 1 a 24 de dezembro na Praça da República em Tomar, é um evento de natal direcionado para os mais novos.

Ao som da música de Natal, as crianças vão descobrir um Atelier dos Duendes, onde podem escrever uma carta ao Pai Natal. Serão surpreendidas pela Casa do Pai Natal onde, recebidas pela Mãe Natal, podem até ganhar um presente do Pai Natal.

Informações: 249 329 823 | turismo@cm-tomar.pt

#5 Conhecer uma Vila Medieval

De 30 de novembro a 31 de dezembro, a Biblioteca e o Museu Municipal de Óbidos, vai dinamizar um programa, com várias sugestões, dedicadas aos mais novos. Com o tema Óbidos Vila Natal – O Brilho, estes espaços vão propor um conjunto de atividades que abordam o conceito de Brilho no pensamento, na palavra, na pintura e na escultura.No dia 20 de novembro são divulgadas ao público. 
Saiba mais …

Informações: 262 959231 | posto.turismo@cm-obidos.pt

Óbidos Vila Natal 2022
Óbidos Vila Natal 2022

#6 Embarcar numa Viagem Mágica à Tribo dos Hérmios

A época de Natal no Museu do Pão é mágica. Para além do acender das luzes, que confere a este espaço um encanto único, o mês de dezembro é recheado de atividades e muita animação, no interior e no exterior do museu.

Museu do Pão

Parta à descoberta do “ Mundo Encantado dos Hérmios”, um espaço dedicado a ensinar o Ciclo do Pão de uma forma divertida e pedagógica onde os duendes da tribo dos hérmios, protetores dos primeiros habitantes dos montes Hermínios, convidam os mais novos a embarcar numa viagem mágica, cheia de movimento, luz, cor e fantasia. No final da visita cada criança tem a oportunidade de criar uma peça em massa de pão que levará consigo. Mas há mais surpresas para descobrir!

Enquanto percorrem o museu, os mais novos, têm também, a importante missão de descobrir os 10 Hérmios que por aqui se escondem. “Duendes à Solta” é a atividade que estimula a atenção e que, no final, terá uma recompensa que varia consoante o número de duendes encontrados.

O Mundo Encantado dos Hérmios – Museu do Pão

No exterior, crianças e adultos são convidados a andar no carrossel do Museu do Pão. Mandado construir de propósito sobre a temática do pão – ao mesmo construtor do carrossel da Torre Eiffel, em Paris – esta atração, que presta homenagem às memórias de infância dos visitantes.

Mas antes de terminar a visita, o museu oferece ainda a oportunidade de se juntar à equipa do atelier e criar alguns dos mais icónicos doces desta época festiva.

Reserve já os dias 1 e 2 de dezembro para participar no atelier “Boneco de Gengibre”, uma experiência única para as crianças, mas onde todos podem descobrir como este famoso biscoito é feito. Com dois horários disponíveis: das 10h15 às 12h30 e das 15h00 às 17h15.
Inscrição gratuita, mas obrigatória estando, limitada às vagas existentes.

Para fechar esta quadra em grande, de 20 de dezembro a 1 de janeiro o Museu do Pão convida os visitantes a dar asas à imaginação e criar uma recordação natalícia para levarem para casa.

Marcação: museu@museudopao.pt 

Carrocel do Museu do Pão

#7 Conhecer o Museu e a Pintura de Grão Vasco

Em pleno centro histórico de Viseu, o Museu Nacional Grão Vasco está situado no antigo Paço dos Bispos de Viseu, mesmo junto à Catedral. Fundado em 1916, e remodelado entre 2001 e 2003, do acervo do museu fazem parte um conjunto notável de pinturas da autoria de Vasco Fernandes – 1475-1542 – o célebre Grão Vasco, e do seu colaborador principal, Gaspar Vaz.

Deixe-se surpreender por este espaço e venha conhecer centenas de obras de arte, vivendo experiências emocionantes com os mais novos.

Visitas guiadas

Grão Vasco, um pintor inovador – 13 + anos
A pintura portuguesa de quinhentos foi influenciada pela arte e pelos artistas da Flandres mas também de Itália. Que contributo tiveram estas influências na pintura antiga do Museu? E quais as características da obra de Vasco Fernandes?
Esta visita incide sobre a coleção de pintura renascentista, identificando as suas características e analisando o contexto em que foi produzida.

Viagem ao Oriente no séc. XVI – 6 aos 14 anos, seniores
A expansão portuguesa nos séculos XV e XVI permitiu pôr em contacto civilizações que se desconheciam, revelando aos diferentes povos o ‘exótico’ do outro. Nesta visita explora-se a arte dos descobrimentos mas também este período da história e suas consequências a nível mundial, estimulando os sentidos e conhecendo diferentes “tesouros”.

À volta do Retábulo | Padrão e Perspetiva – 16 +
Partindo da representação do pavimento ladrilhado presente nalgumas pinturas deste retábulo, exploram-se os conceitos de padrão e perspetiva, sua introdução e influência na arte.

Saiba mais …

Marcação: 3232 422 049 | mngv@mngv.dgpc.pt

Museu Nacional Grão Vasco

#8 Entrar no Mundo da Ciência no Exploratório

Férias + Ciência = Exploratório! A fórmula é simples e promete dias muito divertidos!

Com o tema “A Ciência não vai de Férias” o Exploratório Centro de Ciência Viva de de Coimbra propõe para esta quadra atividades, divertidas e didáticas, pensadas para os mais novos – dos 6 aos 12 anos.
Estes programas, que estão relacionados com as exposições e as muitas atividades desenvolvidas no Exploratório, consitem em jogos, experiências, histórias ou sessões de filmes no Hemispherium.

Saiba mais

#9 Fazer um Workshop Ovos Moles em Aveiro

Aprender a fazer ovos moles respeitando a tradição é a proposta da Oficina do Doce, no centro da cidade de Aveiro.

Informações: 234 098 840 | geral@oficinadodoce.com

Oficina do Doce

#10 Conhecer os Morcegos – Carsoscópio

Na Praia Fluvial dos Olhos de Água do Alviela, junto à maior nascente cársica do país, encontra-se o Centro Ciência Viva do Alviela: dedicado ao património natural, à divulgação científica, às questões ambientais, a sensibilizar o público e a motivá-lo à descoberta da ciência na região.
A oferta educativa do centro inclui visitas presenciais acompanhadas pela equipa do centro, visitas virtuais com interação em direto connosco, atividades experimentais no Centro Ciência Viva, as famosas noites dos morcegos e outras saídas de campo no Maciço Calcário Estremenho.
Saiba mais …

Centro de Ciência Viva do Alviela

Saiba mais em outros eventos no Centro de Portugal