O Centro de Portugal é uma região diversificada de tradições e costumes bem enraizados na cultura do país. A época natalícia não é exceção e há inúmeros rituais que se mantêm bem vivos ano após ano. Há tradições que se repetem do litoral ao interior, como o presépio, a árvore enfeitada, o Pai Natal, a troca de prendas à meia-noite e, o bacalhau ou o peru, na ceia de Natal.

E há também tradições típicas que só aqui se podem vivenciar. Viaje connosco imbuído no espírito natalício e fique a conhecer os eventos programados para esta quadra, e as tradições do Natal, no Centro de Portugal. Sim! Porque a nossa região tem o maior e o mais pequeno Pai Natal, tem o maior Presépio e o maior madeiro de Natal de Portugal.

Aprenda também a fazer as filhós de Natal de Proença-a-Nova, uma saborosa e antiga tradição que não pode faltar às mesas do Centro de Portugal! “Deus te acrescente, Agora e Sempre!”.

BOAS FESTAS NO CENTRO DE PORTUGAL!

Os mais emblemáticos…

PENAMACOR

1| Penamacor Vila MadeiroO Maior Madeiro de Natal de Portugal
É em Penamacor que se acende o maior madeiro de Natal de Portugal. O Madeiro consiste numa grande fogueira que é feita no adro da igreja, onde a população se reúne depois da Missa do Galo. Mais que uma grande festa, é uma tradição local que fomenta o encontro entre várias gerações de Penamacorenses, recebidos todos os anos pelos jovens que celebram 20 anos. As várias atividades, desde o abate das árvores à sua disposição no adro da igreja, passando pelo convívio no campo, pelo interminável cortejo de tratores que transportam os gigantescos troncos no dia 8 e pela festa da Imaculada Conceição, culminam no atear do Madeiro, na noite de 23 para 24 de dezembro. Além de dar a conhecer os rituais desta genuína tradição, há um caloroso acolhimento dado pela população, que abre as portas das próprias habitações ou de familiares e amigos, com tasquinhas e vendas de artesanato, onde podem encontrar lembranças da festa do Madeiro para levar. De 7 a 25 de dezembro, Penamacor é Vila Madeiro!
+ INFO

Esta imagem tem um texto alternativo em branco, o nome da imagem é vila-madeiro-2020.jpg


SABUGAL

2| ‘Sabugal Presépio’ – O Maior Presépio Natural
A recriação do Presépio de Belém, no Largo da Fonte, ocupando cerca de 1100 metros quadrados é o grande destaque de uma quadra com inúmeras tradições, costumes, ícones e simbolismos. Para a recriação são usados elementos recolhidos na natureza, como troncos de castanheiros, heras e musgos, que servem de base à construção efetuada a uma escala onde os visitantes têm a perceção de fazer parte do Presépio, como sendo elementos ou personagens do mesmo. A não perder de 9 de Dezembro a 7 de janeiro.
+INFO

Esta imagem tem um texto alternativo em branco, o nome da imagem é sabugal-presepio-2020.png

SEIA

3| Aldeia de Cabeça – “Uma aldeia genuína. Por mãos de gente genuína”
Uma proposta genuína que devido à pandemia Covid-19, foi infelizmente adiada para 2021. Inspirada nos valores do Natal, onde se vive de forma simples e autêntica, a Aldeia Natal convida habitualmente os visitantes a percorrer as pitorescas ruas da aldeia, que ostentam uma decoração criativa e ecológica. Os enfeites são concebidos em exclusivo pelos seus moradores, usando materiais retirados da natureza, os quais também abrem as portas das suas casas, transformando a aldeia e as suas ruas num verdadeiro mercado de Natal. Coloque já na sua agenda uma visita a esta aldeia no Natal 2021!
+ INFO


PROENÇA-A-NOVA

4| Aprenda a fazer as Filhós de Natal de Proença-a-Nova!
O Município de Proença-a-Nova continua a programar algumas atividades segundo as normas sugeridas pela DGS, sendo exemplo disso, o Mercado dos Sabores de Natal, que decorrerá, caso nada dite o contrário, em dois fins de semana de dezembro (dias 12 e 13 e dias 19 e 20), no Mercado Municipal e espaços envolventes.
As habituais cozinhas ao vivo, assim como a animação teatral com o tema da época, terão lugares limitados na assistência e existe a possibilidade de serem transmitidas online.
Enquanto espera para participar nestas atividades, aprenda a fazer as filhós de Natal de Proença-a-Nova, uma saborosa e antiga tradição que não pode faltar às mesas do Centro de Portugal! “Deus te acrescente, Agora e sempre!”.
+INFO

Esta imagem tem um texto alternativo em branco, o nome da imagem é Filhos-Proenca-a-Nova.jpg

ÁGUEDA

5| Águeda é Natal com o maior e mais pequeno Pai Natal do mundo!
Ao maior Pai Natal do Guinness junta-se, agora, o mais pequeno Pai Natal do mundo! Após três anos a zelar sozinho pelo Natal de Águeda, o maior Pai Natal do Mundo tem uma companhia à sua altura! Este é um dos destaques das festividades de Natal em Águeda, com quase 50 dias de ruas cintilantes, repletas de um genuíno espírito natalício! Venha (re)descobrir a magia do Natal em Águeda!
Ah! E não se esqueça: a Câmara de Águeda oferece Pinheiros de Natal ecológicos!
+ INFO

Esta imagem tem um texto alternativo em branco, o nome da imagem é Agueda_Natal.jpg

MARINHA GRANDE

6| Presépio Tradicional da Marinha Grande é um dos maiores da Região.
O Presépio de Filipe Ferreira regressará por mais um ano ao Edifício da Resinagem, no Centro Histórico da Marinha Grande. Aquele que é um dos maiores presépios tradicionais da região, comemora a sua 20ª edição. O Presépio ocupará uma área de cerca de 40 metros quadrados e será composto por mais de um milhar de peças, onde se incluem inúmeras peças e acessórios criados pelo autor, compondo uma verdadeira aldeia em miniatura, mantendo sempre no centro da representação a essência desta data, o Nascimento de Jesus.
+ INFO

Esta imagem tem um texto alternativo em branco, o nome da imagem é Presepio-de-Filipe-Ferreira_01.jpg

ÓBIDOS

7| Óbidos Vila Natal é tradição.

A Rota dos Sabores – Delícias de Natal tem como objetivo promover o território e a economia local, tentando implementar e alavancar dinâmicas, tão essenciais nestes tempos difíceis de pandemia. Visa fomentar as tradições gastronómicas do Natal de cada freguesia do concelho de Óbidos. Esta é uma das atividades do Natal + Ativo.


Serão vários os momentos, em família, ou com amigos, para celebrar o Natal (em segurança). Desta forma, a Vila Natal de Óbidos é celebrada de forma digital, com muitas atividades e videos na sua plataforma online!
+ INFO

Esta imagem tem um texto alternativo em branco, o nome da imagem é natal-em-obidos.jpg


ALENQUER

8| Alenquer “Vila Presépio de Portugal
Alenquer é desde há muito conhecida como vila Presépio. Pela disposição do seu casario em encosta, por ter sido Alenquer a acolher o primeiro convento Franciscano no país (sendo a representação da Natividade uma criação de S. Francisco), por ter sido em Alenquer que foi encontrado o primeiro registo de um presépio, em 1569 no Convento de Santa Catarina da Carnota. Mas foi a partir de 1968 que essa designação se consolidou, com a construção do Presépio Monumental na encosta da vila, uma homenagem de Alenquer às vítimas da Grande Cheia e a todos os que contribuíram para a reconstrução da Vila Baixa e das localidades do concelho afetadas pela catástrofe.

Assente nesta tradição, e na continuidade do conceito criado em anos anteriores, as celebrações de Alenquer, Presépio de Portugal projetam-se sempre com um leque colorido e variado de atividades envolvidas pelo espírito da solidariedade, acessibilidade e alegria, procurando transformar toda a época natalícia em Alenquer numa grande festividade.
Durante três semanas, um enorme leque de eventos associados ao Natal e ao “Cantar e Pintar dos Reis” surpreende os visitantes, proporcionando momentos únicos de lazer e diversão a todas as famílias e, especialmente, aos mais novos.
+ INFO

Esta imagem tem um texto alternativo em branco, o nome da imagem é Vila-Alenquer-scaled.jpg

PENELA

9| Penela Presépio, um dos maiores eventos de Natal da Região Centro
O “Penela Presépio” é um dos maiores eventos de Natal da região centro que anualmente, costuma atrair milhares de pessoas ao cimo da encosta, decorada com o casario branco e encimado pelo Castelo Medieval do Séc. XI. A 13ª edição foi cancelada. Predominarão em Penela, a música de rua, as iluminações de Natal e a realização de atividades concelhias, dinâmicas e interativas, apostando nas novas tecnologias e nas redes sociais com o objetivo de promover o território e o comércio local. “Penela Presépio” regressa em 2021. Festas felizes!
+ INFO

Esta imagem tem um texto alternativo em branco, o nome da imagem é Penela-Natal-2020.jpg

AVEIRO

10| Boas Festas em Aveiro
A grande abertura do “Boas Festas em Aveiro” começou a 30 de novembro, com a ligação da iluminação de Natal, no Centro Histórico. Nesta época natalícia são vários os eventos destinados à família, com um cinema em Drive-in, concertos e muito mais. De 30 de novembro a 11 de janeiro. Em Janeiro, há ainda grande destaque às Festas de São Gonçalinho. Boas Festas em Aveiro!
+ INFO

Esta imagem tem um texto alternativo em branco, o nome da imagem é boas-festas-aveiro.jpg

Há mais Natal no Centro de Portugal…

ALMEIDA

Árvore de Natal gigante ilumina época natalícia

De forma a sentir este espírito natalício nesta época tão especial, o Município de Almeida brinda com uma árvore de Natal gigante, que será o grande ponto de atração e que promete surpreender moradores, turistas e visitantes que passam por Almeida nesta quadra festiva. Deixe-se iluminar e venha visitar a maior árvore do concelho.
+ INFO


BELMONTE

De 01 de dezembro de 2020 a 06 de janeiro de 2021, não deixe de ver a magia do Natal nas montras do Concelho de Belmonte. Aqui, o Natal rima com Comércio Tradicional! Boas compras e Boas Festas!
+INFO

Esta imagem tem um texto alternativo em branco, o nome da imagem é 6-Vista-Norte-nocturna-da-Vila-de-Belmonte.jpg

BOMBARRAL

Um Natal e Pêras
Este ano, o Município do Bombarral decidiu celebrar o Natal de uma forma original, um Natal e Pêras é o titulo dado ao Programa de Natal desde ano que conta com animação natalícia pelas ruas da cidade incluindo desfiles de Natal com o Pai Natal. O programa está em vigor de 1 a 20 de dezembro, e não vai querer perder!
+INFO

Esta imagem tem um texto alternativo em branco, o nome da imagem é 20122_poster_natal_e_peras.jpg

CALDAS DA RAINHA

Caldas, Rainha do Natal
A Árvore de Natal gigante situada na Praça 25 de Abril ilumina toda a cidade com os seus raios de luz e encantamento. Com o seu esplendor dos 33 metros de altura, é uma das maiores Árvores de Natal de Portugal. Não vai faltar animação, até ao dia de Natal. Toda a programação a ser lançada brevemente.
+ INFO


Esta imagem tem um texto alternativo em branco, o nome da imagem é Caldas-da-Rainha.jpg

CADAVAL

Cadaval Cativa
O Natal chega ao Cadaval já dia 1 de dezembro com as tradicionais iluminações natalícias. Mas não fica por aí…animações em Live Streaming não irão faltar neste cartaz repleto de animação.
+ INFO

Esta imagem tem um texto alternativo em branco, o nome da imagem é cadaval-cativa.jpg

CASTELO BRANCO

Natal Branco
Castelo Branco vai assinalar este ano a época de Natal com um conjunto de iniciativas e atividades de animação. De sorteios no comércio tradicional, para quem compra produtos regionais, à decoração de janelas, é um Natal colorido a não perder!
+ INFO


COIMBRA

Luzes sobre a Baixa
Tendo em conta a época que atravessamos, este ano não haverá uma programação natalícia, no entanto a iluminação festiva pelas ruas da cidade vai ser ligada mais cedo e reforçada, chegando este ano a mais nove locais, destacando as zonas de comércio tradicional.
+ INFO

Esta imagem tem um texto alternativo em branco, o nome da imagem é coimbra-natal.jpg

CONSTÂNCIA

Natal em Constância
Para manter uma das mais belas tradições de Natal, o Município de Constância está a promover uma mostra (on line) de presépios, visando promover e preservar esta antiga tradição cultural do seu povo. Um pouco por todo o concelho, quer seja em casa, no jardim ou no local de trabalho, os Presépios marcam presença nesta época natalícia.
+ INFO

Esta imagem tem um texto alternativo em branco, o nome da imagem é Mostra_Presepios.jpg

ESTARREJA

Natalim – Um Mundo de Sonhos que não tem fim!
A partir de dia 28 de novembro, o Natal vai espalhar-se cheio de luz e cor pelas ruas, pelas praças, pelos edifícios de Estarreja: a cidade inaugura as iluminações de Natal. Este ano o Natal é especial em Estarreja. Há um programa a descobrir repleto de atividades e sonhos sem fim até dia 6 de janeiro!
+ INFO

Esta imagem tem um texto alternativo em branco, o nome da imagem é natal-em-estarreja.jpg

FIGUEIRA DA FOZ

Comboio de Natal
Que tal conhecer e visitar o comércio local no Comboio de Natal? E as decorações natalícias das grandes avenidas? Este é um dos destaques no programa da quadra natalícia da Figueira da Foz. Não vão faltar certamente as castanhas quentinhas nem tão pouco os doces tão apreciados pelos mais pequenos.
+INFO

Esta imagem tem um texto alternativo em branco, o nome da imagem é Comboio-Figueira-da-Foz.jpg

GUARDA

Guarda, Cidade Natal
Este ano, Guarda volta a ser A Cidade Natal de uma forma reinventada. De 27 de novembro a 6 de janeiro, haverá iluminação e música natalícia nas ruas da Guarda e decorações da época no centro histórico. Na Praça Luís de Camões (Praça Velha) estará uma árvore gigante (16 metros de altura) rodeada por presépios e junto à monumental Sé da Guarda, um presépio muito especial, em ferro: o do escultor guardense Rui Miragaia. Ainda na “Praça Velha”, um photopoint para a tradicional selfie da “Guarda, A Cidade Natal”. Porque na Guarda, o Natal brilha sempre mais alto!
+ INFO

Esta imagem tem um texto alternativo em branco, o nome da imagem é Guarda_Natal-2020.jpg

LEIRIA

Leiria Cidade Natal
A cidade Natal de Leiria apresenta a todos os seus munícipes e visitantes uma iluminação natalícia que dá um brilho mágico à cidade. Este ano dedicado à solidariedade foi criado o Leiria Christmas Market que não quererá perder! Numa panóplia de atividades, o programa deste ano inclui ainda o Comboio de Natal também irá alegrar as ruas da cidade.
+ INFO

Esta imagem tem um texto alternativo em branco, o nome da imagem é Leiria-Cidade-Natal.png

MONTEMOR-O-VELHO

Castelo Mágico – Um Natal Digital
O castelo de Montemor-o-Velho, um dos ex-líbris da região de Coimbra, será, durante o mês de dezembro, a casa dos sonhos de Natal. Este ano, o Nico e os amigos têm a missão difícil, mas divertida, de trazer a Magia do Natal até tua casa com o Natal Digital. Serão 25 dias de atividades mágicas (digitais!) para toda a família. Videos mágicos com receitas, truques de magia, presentes e contos de Natal para um Natal em família!
+ INFO

Esta imagem tem um texto alternativo em branco, o nome da imagem é castelo-magico-natal-2020.png

PENICHE

Um Mar de Natal
O aproximar da época natalícia num ano atípico, faz com que nos adaptemos à nova realidade e nos reinventemos. Este ano, “Um mar de Natal” decorre de 28 de novembro a 6 de janeiro, e celebra-se online. Para os mais pequenos, foi criada a Oficina do Natal online, onde estes poderão experienciar diversas atividades que passam pelo desenho, pintura, reciclagem/reutilização, origami, música, dança, culinária e ciência. Haverá lugar ainda para outras atividades outras atividades online, tais como: teatro, comédia, atividade física, concertos e exposições, entre outros.
+INFO

Esta imagem tem um texto alternativo em branco, o nome da imagem é um-mar-de-natal.jpg

PINHEL

Pinhel de Natal
Natal é Natal e em Pinhel, Natal é onde a magia acontece. O “Pinhel de Natal” terá luz, através das iluminações natalícias que irão acender-se no dia 1 de dezembro, mas também o tradicional “Carrossel Parisiense”, este ano instalado no “Bosque Encantado” (Parque Municipal da Trincheira), música de vários géneros e outras animações com destaque para a “Chegada do Pai Natal”, o “Desfile de Mascotes”, a Banda Itinerante Os Ajudantes do Pai Natal, e ainda a tradicional “Fogueira de Natal”. Muita fantasia, música e animação são os ingredientes a não perder!
+ INFO

Esta imagem tem um texto alternativo em branco, o nome da imagem é pinhel-de-natal.jpg

POMBAL

O Natal na Cidade
A magia do Natal dá um brilho especial à cidade de Pombal, que se enche de luz e cor. O programa de atividades contempla todas as idades, com muitas horas de animação, espetáculos, exposições e um mercado de Natal!
+INFO

Esta imagem tem um texto alternativo em branco, o nome da imagem é pombal-natal-2020.jpg

PORTO DE MÓS

Natal Encantado
De 1 de dezembro a 7 de janeiro, o “Natal encantado” do Juncal, Mira de Aire e Porto de Mós, celebra este ano, esta quadra tão especial, com uma exposição de Árvores de Natal e Presépios como principais atrações, com o mote “Pinheiro Amigo, Natal Feliz!”
+INFO

Esta imagem tem um texto alternativo em branco, o nome da imagem é porto-de-mos-natal-2020.png

TORRES VEDRAS

Este Natal, Torres Vedras é sua…
O Natal faz-se de partilha, emoção e magia! Para tornar esta época ainda mais especial, o município de Torres Vedras preparou um programa que convida toda a família a vivenciar o espírito natalício que se faz sentir nas ruas de Torres Vedras e Santa Cruz. Entre 10 de novembro e 6 de janeiro, o programa “Este Natal…Torres Vedras é sua!” leva a magia do Natal até si, com música, teatro, oficinas, dança, leitura e cinema.
+ INFO

Esta imagem tem um texto alternativo em branco, o nome da imagem é tvedras.jpg

VILA DE REI

Cinquenta e uma montras de estabelecimentos comerciais do Concelho de Vila de Rei vão estar decoradas com a temática natalícia, entre os dias 1 de dezembro de 2020 e 9 de janeiro de 2021, convidando as famílias a visitarem o comércio tradicional. Vai querer perder?
+ INFO

Esta imagem tem um texto alternativo em branco, o nome da imagem é conc_montras2020-vila-de-rei-scaled.jpg

VISEU

Viseu Natal
As luzes de Natal que preenchem as ruas da cidade-jardim e nesta época, trazem de volta o imaginário da infância. O apelo ao turismo local está no mote das animações natalícias de “Viseu Natal”, apoiando os eventos e o comércio local, como escolha segura.
+INFO

Esta imagem tem um texto alternativo em branco, o nome da imagem é viseu-natal.png

Todos os eventos carecem de confirmação pelas autarquias.

Em atualização.

Artigos relacionados:
»»» Natal no Centro de Portugal. Mantenha o Espírito.
»»» 
Carta ao Pai Natal da Filha de um Empresário Turístico.

»»» O Pai Natal anda às compras no comércio local, no Centro de Portugal.
»»» 
10 Sugestões de presentes de Natal originais e sustentáveis.
»»» 
10 Sugestões para um Natal com gosto a Centro de Portugal.
»»» 
10 Iguarias que não podem faltar à mesa de Natal, no Centro de Portugal.
»»» 10 Sugestões de Vouchers de Experiências únicas no Centro de Portugal.
»»» 10 Sugestões de Destinos Clean & Safe para (re)visitar nas férias do Natal, no Centro de Portugal.
»»» O papel de uma aconchegante Passagem de Ano no Centro de Portugal.