O Centro de Portugal é uma região diversificada de tradições e costumes bem enraizados na cultura do país. A época natalícia não é exceção e há inúmeros rituais que se mantêm bem vivos ano após ano. Há tradições que se repetem do litoral ao interior, como o presépio, a árvore enfeitada, o Pai Natal, a troca de prendas à meia-noite e o bacalhau, o peru ou o polvo assado, na ceia de Natal.

E há também tradições típicas que só aqui se podem vivenciar. Viaje connosco imbuído no espírito natalício e fique a conhecer os eventos programados para esta quadra, e as tradições do Natal, no Centro de Portugal. Sim! Porque a região tem o maior e o mais pequeno Pai Natal, tem o maior Presépio e o maior madeiro de Natal de Portugal. E tanto mais!
Aprenda também a fazer filhós, uma saborosa e antiga tradição que não pode faltar às mesas do Centro de Portugal! “Deus te acrescente, agora e sempre!”.

Boas Festas no Centro de Portugal!

Os mais emblemáticos, entre tantos outros…

1 | PENAMACOR

Penamacor Vila Madeiro” – O Maior Madeiro de Natal de Portugal
É em Penamacor que se acende o maior madeiro de Natal de Portugal. O Madeiro consiste numa grande fogueira que é feita no adro da igreja, onde a população se reúne depois da Missa do Galo.
Mais que uma grande festa, é uma tradição local que fomenta o encontro entre várias gerações de Penamacorenses, recebidos todos os anos pelos jovens que celebram 20 anos. As várias atividades, desde o abate das árvores à sua disposição no adro da igreja, passando pelo convívio no campo, pelo interminável cortejo de tratores que transportam os gigantescos troncos no dia 08 e pela festa da Imaculada Conceição, culminam no atear do Madeiro, na noite de 23 para 24 de dezembro.
Além de dar a conhecer os rituais desta genuína tradição, há um caloroso acolhimento dado pela população, que abre as portas das próprias habitações ou de familiares e amigos, com tasquinhas e vendas de artesanato, onde podem encontrar lembranças da festa do Madeiro para levar.
Em dezembro, Penamacor é Vila Madeiro!

SAIBA MAIS


2 | SABUGAL

Sabugal Presépio” – O Maior Presépio Natural de Portugal
‘Sabugal Presépio’ – O Maior Presépio Natural de Portugal é um evento que se afirma como marca identitária do concelho e através do qual o Município do Sabugal convida residentes e visitantes a deixarem-se envolver pelo espírito natalício e a surpreenderem os sentidos com a recriação do Presépio de Belém.
O Presépio é construído com recurso a materiais recolhidos na natureza, tais como troncos de castanheiros, heras e musgos. Esta recriação contempla diversas cenas bíblicas relacionadas com a Natividade, a uma escala em que os visitantes se sentem como parte integrante do mesmo.
Junto do “Sabugal Presépio” pode encontrar o Mercadinho de Natal, com exposição e venda de artesanato e produtos locais, atividades, e muita animação.
São inúmeras as atividades para toda a família: atelier infantil, pista de gelo, passeio de burro ou charrete, animação de rua e muita alegria.

Madeiro nas Aldeias
O Madeiro vem agitar o sossego da generalidade das aldeias do concelho. Os dias que antecedem a Consoada são pautados pelo corrupio de jovens que se juntam nos adros das igrejas ou outros locais, para em conjunto criarem uma fogueira que os orgulhe, para após a Consoada, ao toque dos sinos da igreja toda a aldeia se reunir, dar início ao Madeiro. Este é um momento de reencontros de pessoas que por vezes passam muito tempo sem se ver, também o ponto de encontro e partida para correr as adegas.

Correr as Adegas
Depois de muitos rodopios em frente ao madeiro, de forma espontânea e aleatória alguém convida a população para ir à sua adega, onde de antemão deixara uma mesa posta, pronta a acolher a multidão, coberta de doces típicos do Natal, frutos secos, alguns salgados, queijo, fumeiros, e claro, o vinho caseiro e a jeropiga não podem faltar. Degustadas as iguarias e a “pinga”, a procissão regressa ao madeiro, de onde irá partir de novo, em direção a nova adega. Este cortejo quase sempre dura até aos primeiros raios de sol.

Missa do Galo

SAIBA TUDO


3 | SEIA

Aldeia de Cabeça, a mais ecológica do país
Visitar uma “festa genuína feita por mãos de gente genuína”, é o convite dos habitantes da Aldeia de Cabeça, em tempo de Natal. Não são mais de 100 pessoas, mas com enorme espirito natalício, transformam esta época numa festa gigante.
Inspirada nos valores do Natal, aqui se vive de forma simples e autêntica esta quadra festiva. Os enfeites são concebidos à mão, em exclusivo pelos seus moradores, com materiais retirados diretamente da natureza. As luzes utilizadas são LED. É que a Aldeia Cabeça de Natal é, desde 2011, a primeira aldeia a implementar medidas verdadeiramente sustentáveis.
Os habitantes orgulham-se de abrir as portas das suas casas aos visitantes, transformando a aldeia e as suas ruas num verdadeiro mercado de Natal. Por isso, se quer fugir do óbvio na hora de trocar presentes, nesta Aldeia de Montanha encontra soluções ecológicas e originais. Prove também as iguarias locais e ouça grupos de música tradicional e coros infantis. Coloque já na sua agenda uma visita a esta aldeia. O espírito de Natal vive aqui.

SAIBA MAIS


4 | PROENÇA-A-NOVA

Aprenda a fazer as Filhós de Natal de Proença-a-Nova
A maior parte das aldeias de Proença-a-Nova ainda mantém a tradição do madeiro que é aceso na Véspera de Natal: segundo a tradição, para aquecer o Menino Jesus recém-nascido. Mas há outras, e uma delas é deliciosa!
Em Proença-a-Nova, o Município continua a programar algumas atividades como o Mercado dos Sabores de Natal, que decorre habitualmente no Pavilhão Municipal. O evento promove os produtos gastronómicos associados a esta época, em especial as filhós, e apresenta propostas de artesanato e produtos locais que podem fazer parte da mesa de Natal e dos presentes que se costumam trocar.
As habituais cozinhas ao vivo ensinam a fazer filhós, através de uma saborosa e antiga tradição que não pode faltar às mesas do Centro de Portugal!
“Deus te acrescente, agora e sempre!”.

SAIBA TUDO


5 | ÁGUEDA

Águeda é Natal” com o Maior e Mais pequeno Pai Natal do mundo!
“Águeda é Natal” transforma a cidade num palco gigante de luz e sonhos. O Maior e Menor Pai Natal do Mundo, espaços encantados e iluminações natalícias estão de regresso para mais uma edição de um dos eventos mais aguardados do ano.
Águeda mantém dois dos seus grandes ícones como atrações deste Natal, o Maior e o Menor Pai Natal do Mundo!  
Em 2016, a implementação do “Maior Pai Natal do Mundo”, no Largo 1º de Maio, com cerca de 21 metros e 250 mil leds a iluminá-lo, veio dar uma nova imagem a Águeda e ao seu Natal. A iniciativa ganhou uma dimensão que bateu recordes, aumentando a afluência de visitantes e tornou-o num evento de excelência, sendo-lhe atribuído o Guinness World Records de Maior Pai Natal.
Ao longo de 3 anos, este Pai Natal gigante brilhou sozinho mas, em 2018, juntou-se o “Mais Pequeno Pai Natal do Mundo”, uma nano-escultura que apenas pode ser contemplada através de microscópio. O “homem das barbas brancas” cabe no buraco de uma agulha e está exposto no Posto de Turismo de Águeda. Esta obra de arte única, do tamanho de um ponto final, foi desenvolvida pelo artista Willard Wigan, o criador das obras mais pequenas do mundo, de acordo com o Guinness World Records.
Cá fora, as várias decorações e os famosos guarda-chuvas coloridos dão lugar ao branco, vermelho, dourado e verde, e fazem brilhar as ruas da cidade. Outras iluminações transformam o Parque de Alta Vila num parque encantado, com luz, cor e magia.
No Mercadinho de Natal, há propostas para os mais gulosos e está ainda disponível uma feira de artesanato. Entre a programação prevista, são muitas as atividades dedicadas a esta época, como animações de rua, espetáculos musicais, eventos culturais, exposições e muitas diversões, como os carrosséis.
Além de toda a envolvente do evento, Águeda tem tradições que remontam a tempos antigos, sendo uma delas o Bolo de Santa Eulália, conhecido localmente como “ o bolo de Natal de Águeda”. Os ingredientes? 200g de manteiga, 300g de farinha, 300g de açúcar, 1 colher de chá de fermento em pó, 5 ovos, 80g de nozes picadas, 50g de pinhões, 50g de amêndoa palitada, 80g de passas, 2 colheres de sopa de vinho do Porto. Para enfeitar: geleia de marmelo, fios de ovos, groselhas ou cerejas.
Venha (re)descobrir a magia do Natal em Águeda!

SAIBA MAIS


6 | MARINHA GRANDE

Presépio Tradicional da Marinha Grande é um dos maiores da Região
Um dos maiores Presépios tradicionais da região regressa ao centro histórico da Marinha Grande, no Edifício da Resinagem, até dia 08 de janeiro de 2023.
A autoria é de Filipe Ferreira, um contabilista de 33 anos que dedica parte dos seus tempos livres a criar peças para este grande Presépio Tradicional onde, com a colaboração de Vítor Lopes, José Paulo Ferreira e José Augusto Ferreira, retrata, além da centralidade do Nascimento de Jesus, muitos usos, costumes e tradições portuguesas.
Nesta edição, o Presépio ocupará uma área de cerca de 60 m2, com 1500 figuras, centenas de acessórios e outras peças criadas pelo próprio autor.
Como tem sido habitual, novidades não faltarão. Este ano, o destaque vai para a área mais rural, nomeadamente com a representação de um olival com a apanha da azeitona e também da ceifa do trigo e posterior malha na eira.
A água continua com uma forte presença com diversas cascatas e fontes de água que trazem vida ao Presépio, bem como, dezenas de elementos com movimento que lhe dão um especial encanto. É o caso dos soldados nas muralhas, do burro com a nora, dos rebanhos de ovelhas, das galinhas a picar o milho, dos homens a jogarem às cartas, do oleiro a moldar o barro ou do parque infantil com os baloiços, do lago com os patos, dos lenhadores a serrar a lenha, ou ainda, do homem a assar um porco no espeto. Não são esquecidos os Reis Magos a chegar ao estábulo, entre muitas outras figuras, onde claro, o Menino Jesus, São José e Maria são os principais protagonistas.

SAIBA TUDO


7 | ÓBIDOS

Óbidos Vila Natal é tradição
De 30 de novembro a 31 de dezembro, as magnificas muralhas da vila medieval de Óbidos escondem um mundo encantado!
É o Óbidos Vila Natal que regressa com muita alegria, animação, espetáculos, jogos, diversões, magia e uma novidade: o Lenho de Natal.
Não faltará também uma divertida rampa de gelo, um comboio, um carrossel, uma Aldeia do Presépio Português e um maravilhoso Chalet do Pai Natal, entre tantos outros divertimentos.
Qual o tema da festa? Brilho de Natal! E quem lhe vai dar vida são os visitantes acompanhados de frenéticos duendes, renas e bonecos de neve.
Já vem a caminho? Feliz Natal!

+ SAIBA MAIS


8 | ALENQUER

Alenquer, Presépio de Portugal
Alenquer é desde há muito conhecida como vila Presépio. Pela disposição do seu casario em encosta, por ter sido Alenquer a acolher o primeiro convento Franciscano no país (sendo a representação da Natividade uma criação de S. Francisco), e por ter sido em Alenquer que foi encontrado o primeiro registo de um presépio, em 1569 no Convento de Santa Catarina da Carnota.
Mas foi a partir de 1968 que essa designação se consolidou, com a construção do Presépio Monumental na encosta da vila, uma homenagem de Alenquer às vítimas da Grande Cheia e a todos os que contribuíram para a reconstrução da Vila Baixa e das localidades do concelho afetadas pela catástrofe.
Assente nesta tradição, e na continuidade do conceito criado em anos anteriores, as celebrações de Alenquer, Presépio de Portugal projetam-se sempre com um leque colorido e variado de atividades envolvidas pelo espírito da solidariedade, acessibilidade e alegria, procurando transformar toda a época natalícia em Alenquer numa grande festividade.
Quando aqui estiver, repare nos desenhos azuis e vermelhos pintados nas paredes de algumas casas. Integrado no programa de Natal, o “Pintar e Cantar os Reis” é uma tradição que os Alenquerenses, com muito orgulho, mantêm viva. Vale a pena apreciar!
Durante três semanas, um enorme leque de eventos surpreende os visitantes, proporcionando momentos únicos de lazer e diversão a todas as famílias, especialmente aos mais novos. É assim Alenquer. É assim o Presépio de Portugal!

+ SAIBA TUDO e AQUI


9 | PENELA

Penela Presépio
O “Penela Presépio” é um dos maiores eventos de Natal da região Centro de Portugal. Anualmente, atrai milhares de pessoas ao cimo da encosta, decorada com o casario branco, encimado pelo seu castelo medieval do século XI. O tradicional presépio português é a principal atração. Inclui personagens, episódios bíblicos e locais históricos, com mais de 370 figuras.
Aqui, são esperados muitos momentos de animação: peças de teatro, malabarismo, ilusionismo e uma viagem no comboio de Natal. Predominarão ainda em Penela, a música de rua, as iluminações de Natal e a realização de atividades concelhias.
Faça uma viagem única pelas maravilhas de Penela em tempo de Natal e tenha umas festas verdadeiramente felizes!

+ SAIBA MAIS

Penela Presépio


10 | AVEIRO

Boas Festas em Aveiro
Antes de falarmos do recheado e animado programa “Boas Festas em Aveiro”, há tempo de abordar uma curiosidade e tradição: “O Tempo das Esteirinhas”. A época das festividades natalícias e de fim de Ano em Aveiro, desde há muito, que são um ciclo festivo prolongado. Dizia-se, por estas bandas, designadamente no bairro da Beira-Mar (o bairro típico de pescadores e marnotos), que era o Tempo das Esteirinhas.
“A Senhora da Conceição abre os armários” – rezava o velho provérbio aludindo ao início deste ciclo das festas de confraternização da família, decorria até princípios de Janeiro: Véspera da Senhora da Conceição (véspera do feriado que celebra a Imaculada Conceição, 8 de Dezembro); Véspera de Natal; Véspera do Ano-Bom (Ano Novo); Véspera dos Reis; Véspera de São Gonçalinho.
João Sarabando, autor do livro “Cagareus e Ceboleiros Aveiro – usos e costumes”, explica, que talvez, e por não encontrar razão mais plausível, advenha do diminutivo de esteira. Esta era colocada no chão da cozinha onde, ao centro, sobre uma toalha ou um pano muito limpo, fumegava a comida, e a família se sentava ao seu redor. O seu diminutivo, esteirinha, referia-se assim a uma refeição melhorada, própria, dos dias diferenciados.
Nos nossos dias, o programa “Boas Festas em Aveiro” reúne um conjunto de atividades para celebrar a quadra natalícia, a Passagem de Ano e as Festas de São Gonçalinho, em família ou em reunião com amigos. O evento prolonga-se até ao dia 10 de janeiro, tradicionalmente conhecida como “a segunda-feira de São Gonçalinho”.
Do vasto programa constam a Inauguração da iluminação de Natal e o Desfile de Pais Natal em Barco Moliceiro, Espetáculos de Natal, um Espetáculo de vídeo mapping, Concertos de Boas Festas, Natal e Artes de Rua, os Mercados de Natal, os Contos encantados e Exposições nos Museus de Aveiro e Galerias Municipais.
Na mesa de Natal das famílias da região de Aveiro, as iguarias regionais não faltam. O bacalhau cozido, o leitão à bairrada, as rabanadas, os bilharacos e os Ovos-Moles são o destaque. Também nos restaurantes aderentes à iniciativa “Aveiro Sabores com Tradição”, é perfeita e rica a montra de sabores da cozinha regional. São criados menus atrativos de pratos típicos a oferecer nas suas ementas, os sabores identitários da cozinha tradicional aveirense.
Na loja Estação, há provas e degustações de Vinho Licoroso Bairrada com o afamado Ovo Mole de Aveiro.
Em janeiro, o grande destaque vai para as Festas de São Gonçalinho.
Boas Festas em Aveiro!

+ SAIBA MAIS AQUI E AQUI

Continue a sua viagem de Natal no Centro de Portugal…

BOAS FESTAS!