Centro de Portugal
AQUI ENTRE NÓS, TODOS OS CAMINHOS VÃO DAR À BTL
16 a 20 MAR. 2022 | PAVILHÃO 1
| STAND 1A03 | FIL LISBOA

No âmbito promocional das potencialidades turísticas da região Centro de Portugal, o TURISMO DO CENTRO participa no maior certame turístico profissional do país, a Bolsa de Turismo de Lisboa – BTL’22, a decorrer na Feira Internacional de Lisboa – FIL, de 16 a 20 de março. Visite-nos!


A Turismo Centro de Portugal estará presente na BTL 2022, com um stand próprio e em estreita parceria com as suas Comunidades Intermunicipais, Empresários e Instituições. Pretende-se, deste modo, aproveitar esta grandiosa montra turística para dar destaque a alguns dos principais produtos do Centro de Portugal, os quais estão em linha com as novas tendências do consumidor, em particular, a Natureza, o Ecoturismo, o Enoturismo, o Turismo Industrial, o Nomadismo Digital e o Bem-estar.

São grandes as expetativas quanto à BTL´22!

Podcast “Aqui Entre Nós…Todos os Caminhos vão dar à BTL”

Nesta edição do Podcast “Aqui Entre Nós”, Sílvia Ribau, chefe do Núcleo de Estruturação, Planeamento e Promoção da Turismo Centro de Portugal, conta todos os pormenores da participação da Turismo Centro de Portugal na BTL’22.


Na BTL 2022, sem pressa de voltar a casa, irá iniciar uma viagem memorável pelo CENTRO DE PORTUGAL.

Poderá partir à descoberta da RIA DE AVEIRO e dos seus canais. Deixar-se embalar pelos moliceiros. Admirar a exuberância das casas Arte Nova, os padrões diversificados das fachadas de azulejo ou as riscas coloridas dos palheiros.
Em
VISEU DÃO LAFÕES, poderá passear por fabulosos centros históricos e subir ao cume de montes com águas termais revitalizantes.
Na
SERRA DA ESTRELA, caminhos pastoris o levarão a judiarias e castelos de fronteira.
Despertará os seus sentidos numa viagem inspiradora pelos concelhos da
BEIRA BAIXA, terra de tradições e saberes seculares que abraça o futuro.
Irá maravilhar-se no
MÉDIO TEJO com magníficas albufeiras, barragens e um santuário mariano.
Na
REGIÃO DE LEIRIA, mosteiros e igrejas, praias, grutas e pinhais emanam História e libertam pura energia, que o deixarão sem fôlego.


Contamos consigo no Stand 1A03 , do Pavilhão 1 – Destinos Nacionais da FIL, na BTL em Lisboa.
Esperam por si muita animação e várias surpresas que o deixarão espantado, maravilhado e relaxado!
Não acredita? Espere para ver!
Apenas lhe deixamos uma dica: “Experimenta Paisagem”!


O stand do Turismo Centro de Portugal vai ser uma animação!

Juntam-se a nós:

/// 5 PROJETOS INSTITUCIONAIS
# Centro de Portugal Film Commission
# AccessTUR Centro de Portugal
# Universidade de Coimbra
# Rota da Lã – UBI
# 8 Estações Náuticas do Centro de Portugal

/// TERMAS DO CENTRO DE PORTUGAL
# PROVERE – Termas Centro

/// 3 PROJETOS ALDEIAS
# Aldeias Históricas de Portugal
# Aldeias do Xisto
# Aldeias de Montanha

/// 5 COMISSÕES VITIVINÍCOLAS
# Comissão Vitivinícola Regional do Tejo (CVR Tejo)
# Comissão Vitivinícola Regional do Dão (CVR Dão)
# Comissão Vitivinícola Regional da Beira Interior (CVRBI)
# Comissão Vitivinícola Regional da Bairrada (CVRB)
# Comissão Vitivinícola da Região de Lisboa (CRVLisboa)

/// 6 COMUNIDADES INTERMUNICIPAIS
# Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro
# Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria

# Comunidade Intermunicipal Viseu Dão Lafões
# Comunidade Intermunicipal da Beira Baixa
# Comunidade Intermunicipal das Beiras e Serra da Estrela
# Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo

/// 16 EMPRESAS
# Portugal Green Travel 
# DTravel
#
Portugal Outdoor Alliance
# Incrível Odisseia
# Praia das Rocas
# Grutas de Mira de Aire
# Fundação Adfp
# Aqua Village Health Resort & Spa
# D. Abade
# Exe Wellington
# Grande Hotel de Luso/Termas de Luso
# Hotel dos Templários
# Hotel Rural Quinta da Conchada
# Alegre Hotels/Pedro Leitões
# Casas da Lapa

# Casas de Alpedrinha

Veja onde nos encontramos todos!


PROGRAMA CENTRO DE PORTUGAL

Preparámos um programa recheado de ações técnicas focalizadas nos profissionais, bem como, dias de muita animação dirigida aos operadores turísticos presentes e ao público em geral. Ora veja!


PASSATEMPO “TODOS OS CAMINHOS VÃO DAR À BTL”

O Turismo do Centro de Portugal promove o Passatempo “Todos os Caminhos Vão Dar à BTL”, na sua página de Instagram, de 09 a 13 de março.
O enfoque será a partilha de fotografias e de pequenos vídeos captados na região Centro de Portugal. Quer saber mais?
Faça já o download do regulamento abaixo, e habilite-se a ganhar 5 bilhetes duplos profissionais (10 bilhetes no total) que dão acesso à BTL.


WORKSHOP TURISMO INDUSTRIAL

O Turismo de Portugal, em colaboração com o Grupo Dinamizador da Rede Portuguesa de Turismo Industrial, onde o Turismo Centro de Portugal se inclui, organiza o “Workshop Turismo Industrial” que decorre no Auditório BTL CULTURAL, Pavilhão 2, FIL – Lisboa, no dia 18 de março, das 11h00 às 13h00.
Por esta ocasião, será igualmente apresentada a programação da agenda nacional da Semana “À Descoberta do Turismo Industrial”, iniciativa que irá decorrer de 08 a 14 de abril.
Participe! + INFOS

Venha até ao Centro de Portugal!

Entre em grandiosos monumentos e deixe-se invadir por impressionantes testemunhos da História de um povo valente e corajoso. Sinta paz e reconforto em lugares de fé que contam histórias de aparições divinas e milagres. Relaxe em praias de areia fina e dourada, banhadas por um mar prateado com cheiro a maresia, ou mergulhe em águas doces e frescas das praias fluviais. Respire no cimo das serras e montanhas e deslumbre-se com paisagens de tirar o fôlego. Descanse em pitoresca e encantadoras Aldeias do Xisto, Aldeias Históricas ou de Montanha cujo ambiente rústico promete oferecer-lhe um sossegado e merecido descanso. Nas Termas de águas terapêuticas, encontre saúde e bem-estar.

São oito as sub-regiões que compõem a maior e mais diversificada região turística de Portugal. Aqui entre nós, as boas experiências nunca acabam!

Comecemos pela RIA DE AVEIRO, um território sem igual

Desde os edifícios exuberantes da cidade de Aveiro e Estarreja à incrível biodiversidade que habita o ecossistema da ria, esta região não para de surpreender. 

A vibrante cidade de Aveiro inspira gerações de grandes mestres da arquitetura que usam a sua paisagem urbana como uma tela em branco, espalhando a sua criatividade nas suas casas, museus e monumentos.

Reconhecida internacionalmente como a cidade-museu da Arte Nova em Portugal, Aveiro oferece-lhe a oportunidade única de ver a arte ganhar vida nos mais belos edifícios do País. Mantenha os olhos bem abertos ao pormenor para apreciar o ferro forjado em formas encantadas de flores e arabescos na Casa do Major Pessoa, os varandins e apontamentos florais da fachada do Edifício da Casa dos Ovos Moles e a estrutura imponente do Museu da Cidade.

A icónica Universidade de Aveiro e o Lago da Fonte Nova são exemplos vivos de como os tempos modernos foram também uma fonte de inspiração para os grandes arquitetos do nosso tempo.

Nesta cidade à beira-ria, os artistas urbanos uniram-se para resgatar o maior tesouro da cidade: os seus históricos edifícios. Em Aveiro, o mundialmente aclamado VHILS deseja-lhe as boas-vindas com um rosto deslumbrante esculpido numa parede em frente à Estação Ferroviária.

Viaje por esta região e deixe-se encantar pela sua elegância e serenidade.

Seguimos viagem para VISEU DÃO LAFÕES, destino de eleição

Aqui Entre Nós - Todos os Caminhos vão dar à BTL_Viseu Dão Lafões

Com uma paisagem dominada pela grandeza montanhosa da serra, esta região é o destino de eleição para quem procura aliar a diversão ao ar livre com uma sensação de bem-estar total. Conheça o charme rural das aldeias que pontuam a paisagem desenhada pelos por montes e vales verdejantes.

Viseu, a Cidade Jardim dá-lhe as boas-vindas com o seu património histórico e cultural único. Conheça a região que inspirou Viriato a defender a Lusitânia dos Romanos e deixe-se encantar pelo seu charme rústico. Apesar de não se conhecer ao certo o lugar de nascimento deste celebrado chefe dos Lusitanos, sabe-se que foi algures nesta região que este guerreiro nasceu e lutou e, em sua honra, a Cava de Viriato ergue uma estátua sobre uma antiga fortaleza. Um passeio por esta cidade animada revela-lhe o melhor da arte urbana nacional com trabalhos inspiradores de artistas como AKA Corleone, Lord Mantraste e Mariana, a miserável.

Propícia ao ecoturismo, os densos pinhais e montes vertiginosos reinam sobre a paisagem abundante desta região. Perca-se pelos trilhos nas montanhas da relaxante Serra do Caramulo e usufrua das propriedades terapêuticas das águas termais. Se procura uma beleza indiscritível da serra com a sensação de bem-estar total, esta é a sua região.

É em Viseu Dão Lafões que encontra a maior ecopista do país: a Ecopista do Dão, antiga linha ferroviária entre Santa Comba Dão e Viseu com os seus 49 Km de pura beleza. Não vai querer perder!

E como seria de esperar, a gastronomia é também bastante sugestiva. Aqui, sente-se à mesa para desfrutar de uma gastronomia rica, diversificada e verdadeiramente ímpar, acompanhada de um excelente vinho do Dão.

Quando o calor aperta, mergulhe nas águas refrescantes dos rios e praias fluviais, que são perfeitas para um dia bem passado na tranquilidade da natureza. Na zona citadina, o Parque Aquilino Ribeiro é o refúgio perfeito do calor com as suas sombras verdes bastante convidativas!

Partir à descoberta da região Viseu Dão Lafões é percorrer um roteiro de experiências, repletas de costumes e vivências.

A SERRA DA ESTRELA é uma das zonas mais fascinantes do país

A região da Serra da Estrela é o cenário ideal para passar uns dias em perfeita comunhão com a natureza, onde se pode perder por vales e montanhas verdejantes ou descobrir as propriedades terapêuticas de termas relaxantes. Aqui, encontra a tranquilidade e o silêncio intenso das montanhas e das cidades serranas.

Explore os mais de 300km de trilhos do Parque Natural da Serra da Estrela de caminhos pedestres e cicláveis (walking & cycling) e descubra as nascentes dos maiores rios portugueses, os deslumbrantes vales glaciares de Loriga e Manteigas, ou as mais fascinantes espécies de aves que nidificam aqui.

No inverno, a Serra da Estrela é o único lugar em Portugal onde se pode divertir na neve com os seus esquis, trenós ou snowboard. Já no verão, as praias fluviais da região são o destino mais óbvio, mas o Parque Natural da Serra da Estrela oferece-lhe ainda 25 lagoas para um refúgio refrescante. Calce as botas e prepare-se: está na hora de explorar.

Não deixe de visitar Belmonte, uma das mais belas Aldeias Históricas de Portugal. Tem outras onze para descobrir. Percorra as ruas e casas desta vila medieval e descubra a herança judaica dos últimos judeus sefarditas em Portugal. Visite ainda as Aldeias de Montanha, onde vivem homens e mulheres de costumes e tradições genuínas.

Aqui, a natureza é verdadeiramente generosa e oferece-lhe as nascentes mais frescas, cujas águas contêm propriedades terapêuticas e relaxantes. O Aquadome nas Termas de Unhais da Serra, em pleno Parque Natural da Serra da Estrela, é o primeiro mountain spa do país e um dos maiores da Europa. As Termas do Cró oferecem-lhe o perfeito escape ao stresse do dia a dia com águas medicinais e um ambiente de bem-estar único. A estância Longroiva Termas é especialmente indicada para o tratamento de problemas reumáticos. As Termas Caldas de Manteigas, no coração da região hidrotermal de montanha, são as mais indicadas para tratar patologias respiratórias. Seja qual for o motivo que o traz às águas terapêuticas da Serra da Estrela, a verdade é que não há quem melhor combine o cuidado medicinal com uma paisagem de cortar a respiração.

É aqui que nascem os mais saborosos petiscos da cozinha portuguesa tal como o afamado e apetitoso Queijo Serra da Estrela.


Experimente a Paisagem na BEIRA BAIXA

Rica em História, beleza natural e charme rural, a região da Beira Baixa é um verdadeiro museu ao ar livre. Exemplo disso é o “Cortiçada Art Fest – Festival de Experiências Artísticas na Paisagem, promovido pelos municípios de Oleiros, Proença-a-Nova e Sertã.

Percorra as suas estradas e aventure-se pelos seus trilhos, redescobrindo pedaços da nossa História coletiva em cada árvore, cada aldeia, cada museu, cada prato.

Castelo Branco, também conhecida como a “Capital da Beira Baixa”, apresenta um riquíssimo património que remonta à Idade Média. Caminhe pelas estreitas ruas da zona histórica, por onde se faz sentir a vida da cidade. E porque tradição e modernidade coabitam nesta cidade beirã, conheça as exposições e auditórios do Centro de Cultura Contemporânea que acolhem diversos artistas modernos.

Quando precisar de um momento de repouso, procure os vários espaços verdes da cidade. O Parque da Cidade é o lugar perfeito para uma pausa refrescante com as suas fontes e espelhos de água. Já o Jardim do Paço Episcopal conjuga arbustos perfeitamente aparados com magníficas esculturas naquele que é um dos mais extraordinários jardins barrocos portugueses.

Em Idanha-a-Nova, cidade da música pela UNESCO, aproveite uma tarde de sol, no Parque Urbano Comendador João Martins. E quando precisar de se refrescar, as praias fluviais da região oferecem-lhe o melhor de dois mundos: um recanto resguardado e uma vista deslumbrante.

Em Idanha-a-Nova, não perca a oportunidade de fazer a Rota dos Fósseis, pelo Parque Iconológico de Penha Garcia, local de culto para paleontólogos e cientistas de todo o mundo.

Se é o sossego rural que procura, nada melhor que descobrir os cantos e recantos das mais bonitas aldeias históricas de Portugal onde o tempo parece que parou. Mas é precisamente aqui que a sua aventura continua. Suba pela encosta até ao topo de Monsanto e deixe-se encantar pela “Aldeia mais portuguesa de Portugal” ou descubra as ruínas de Idanha-a-Velha, cujas pedras de granito contam histórias dos seus tempos romanos.

As encantadoras Aldeias do Xisto são também um excelente destino para os viajantes curiosos que procuram os lugares mais pitorescos do País. Conheça o seu vasto património religioso e deixe-se envolver pelo charme inato em cada uma destas aldeias e refresque-se nas suas fontes e nascentes de água pura.

No Parque Natural do Tejo Internacional, são os animais e as plantas que reinam sob os vales profundos e o silêncio tranquilo da natureza. Já na Reserva Natural da Serra da Malcata, cada passo que dá é uma nova oportunidade de encontrar animais raros e uma serenidade inabalável. E não nos esqueçamos do Geopark Naturtejo da Meseta Meridional onde poderá explorar 16 geomonumentos por entre vales e montes à beira do Rio Tejo. Entre eles, destaca-se a magnífica paisagem do monumento natural das Portas de Ródão, local privilegiado para a observação de aves e para todos os admiradores da natureza.

Mas se o que procura é sentir a adrenalina a subir, não perca a oportunidade de fazer paraquedismo ou skysurf a partir do Aeródromo das Moitas, em Proença-a-Nova. Qualquer que seja a atividade que escolher, vai sentir-se nas nuvens.

Quando a aventura lhe abrir o apetite, delicie-se com petiscos regionais como o cabrito ou o borrego da Beira, a tigelada, ou os fabulosos queijos da região. Aproveite a ocasião para adquirir o afamado azeite da Beira Baixa (DOP).

A REGIÃO DE LEIRIA é uma região por e para descobrir

É difícil encontrar uma região com um património histórico, religioso, cultural e natural tão rico como aquele que encontramos na Região de Leiria. Entre a serra e o mar, a ciclovia da Estrada Atlântica, praias, grutas, castelos e um magnífico Mosteiro, Património Mundial da Humanidade. Uma coisa é certa: aqui, há muito para explorar e se deixar encantar! O mais difícil é saber por onde começar. Mesmo dentro das cidades, não é difícil escapar à agitação urbana e encontrar um refúgio na natureza. Os diversos parques e jardins urbanos que pontuam as paisagens urbanas, oferecem-lhe agradáveis sombras e uma vista de verde sem fim.

Em Leiria, viaje entre o passado e o futuro visitando as suas mais antigas igrejas enquanto aprecia as irreverentes instalações de arte urbana que espalham a criatividade pela cidade.

Não muito longe daqui, percorra os claustros do Mosteiro da Batalha, Património Mundial da Humanidade que conta a história de uma vitória. Este excecional conjunto arquitetónico resultou do cumprimento de uma promessa feita pelo rei D. João I, em agradecimento pela vitória em Aljubarrota, batalha travada em 14 de agosto de 1385, que lhe assegurou o trono e garantiu a independência de Portugal.

De cidades históricas ou vidreiras, como a Marinha Grande, lugar de Turismo Industrial, passamos aos percursos pedestres das Serras de Aire e Candeeiros que o desafiam a descobrir lugares, paisagens e animais únicos. O Pinhal de Leiria, a Mata do Urso e a Serra de Sicó são outras das zonas da região que disponibilizam um conjunto de percursos pedestres que guiam os seus aventureiros ao encontro do património natural e cultural local. E se quer mesmo sentir-se como um explorador, as Grutas da Moeda, Santo António, Alvados e Mira de Aire, são paragens obrigatórias no seu passeio.

Nos meses de mais calor, refresque-se com um mergulho apetecível nas praias oceânicas ou fluviais da região, ricas em iodo e em paisagens deslumbrantes. E se acha que a água aqui é muito fresca, os parques aquáticos são uma ótima alternativa. Pode encontrar diversão para toda a família com piscinas, escorregas e muita animação.

A riqueza do património natural, cultural e religiosa desta região torna-a uma das mais apetecíveis para os viajantes mais curiosos. Mas a gastronomia regional ultrapassa todas as expectativas. Delicie-se com a Morcela de Arroz, a Sopa do Vidreiro, o Arroz de Marisco, a Feijoada de Chocos, o Cabrito assado ou guisado, a Caldeirada de Borrego, a Friginada, o Leitão da Boa Vista e as Migas serranas. O Arroz de Sarrabulho e os Torresmos são considerados reis, em Pedrógão Grande. Em Alvaiázere, são os chícharos, uma leguminosa semelhante ao tremoço de gosto macio e refinado. O chícharo é uma verdadeira surpresa para quem o experimenta com bacalhau, javali, coelho, veado ou outras carnes de caça, e até em doces!

Termine a sua aventura com uma Brisa do Lis, umas Cavacas do Reguengo de Fetal, um Pudim da Batalha ou um Biscoito do Louriçal, entre muitas outras doces tentações. E que dizer do saboroso queijo do Rabaçal ou dos queijinhos de cabra, do pão de trigo e da broa de milho cozidos em forno de lenha? Bom apetite!

Respire fundo e relaxe no MÉDIO TEJO

Conheça uma das mais belas regiões do nosso país, entre o passado e o futuro, entre memórias e sonhos, entre desejos e concretizações, aqui encontra magníficas albufeiras, barragens e praias fluviais com características ímpares para a prática de desportos radicais que convidam a momentos de pura adrenalina e aventura.

Descanse em belíssimas Aldeias do Xisto, que o convidam ao merecido sossego. Admire lendários castelos e um convento templário, Património Mundial da Humanidade.

Aqui encontra testemunhos de um passado marcado pelos vestígios dos cavaleiros Templários e toda a sua história, com fortes referências neste território, que permitem aos mais apaixonados ou mesmo curiosos pela temática, embrenhar-se pelo fascínio de conhecer e visitar os espaços que remontam a essa época. Falamos, entre outros, do Castelo de Tomar que alberga no seu interior o magnífico Convento de Cristo, e do castelo de Almourol.

Esta é a região com maior influência da Ordem do Templo, em comendas, castelos, vestígios materiais e imateriais da sua herança, entre os séculos XII e XIV, onde se sente a mística dos Templários, numa atmosfera especial e repleta de segredos por revelar.

Alimente o corpo, a mente e o espírito numa região que pretende ser a luz do mundo. Rume a Fátima Altar do Mundo, um dos Santuários Marianos mais importantes do Mundo. Reconhecido como um dos mais estimados locais dos roteiros de espiritualidade de todo o mundo, a cidade de Fátima é dos destinos mais procurados em Portugal. Visite a imponente Basílica da Santíssima Trindade ou a Basílica neoclássica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima onde se encontram os túmulos de Lúcia e seus primos Francisco e Jacinta. A Capelinha, bem no coração do Santuário, assinala o local das Aparições aos Pastorinhos.

Os amantes da vida selvagem podem explorar a Reserva Natural do Paúl do Boquilobo que alberga a mais importante colónia de garças do território português, entre outras espécies raras de aves. Nas margens da Barragem de Castelo do Bode existem Cable Parks, estâncias de Wakeboard reconhecidas a nível mundial que farão as delícias dos mais radicais.

Nesta viagem pelos encantos naturais da região suba até ao Pico da Melriça, em Vila de Rei, onde encontrará o Centro Geodésico de Portugal. Aproveite para visitar o Museu da Geodesia e sinta-se o centro do país.

Todo o encanto desta região se descobre nos parques, serras, praias fluviais, rios, percursos pedestres, locais impares para atividades de lazer, recreio e desporto, cujo pano de fundo são as paisagens de uma natureza imponente.

Delicie-se ainda com sábios saberes e genuínos sabores, divididos entre carnes e peixes do rio, regados com vinhos das melhores castas regionais que espelham toda a arte e engenho de bem receber. Do rio chega a inspiração perfeita para confecionar o Arroz de Lampreia, a Açorda de Sável, a Fataça frita, o Achigã grelhado e o Ensopado de Enguias. Da serra, surgem irresistíveis aromas e paladares: a nutritiva Sopa de couve com feijão, as Sopas de Verde, os Maranhos ou Bucho recheado e a Morcela de Arroz. Quanto à doçaria, destacam-se os Queijinhos do Céu e as Fatias de Tomar, a Palha de Abrantes, as Tigeladas, os Torrados, os Bolos de Massa Lêveda, os Beija-me depressa, os Pastéis de Feijão, as Limas, as Castanhas, os Mulatos, o Doce de Pão, entre muitas outras doces iguarias. A acrescentar a estes manjares dos deuses, urras de alegria vão para o clima que fortalece as castas das vinhas plantadas e nos presenteia com algumas das mais saborosas colheitas de vinho, preciosos néctares de Baco.

Demasiados valiosos para serem só nossos, estes lugares mágicos e únicos merecem a visita de todos. Venha conhecê-los e vivê-los connosco.
O Centro de Portugal espera por si, de 16 a 20 de MAR. na BTL 2022!

Aqui Entre Nós…todos os caminhos vão dar à BTL!

Para além destas 6 sub-regiões que poderá conhecer no stand da Turismo Centro de Portugal, deixamos o convite para que visite e conheça também as Regiões de Coimbra e do Oeste! Prometemos que não se vai arrepender! Poderão encontrá-las no Pavilhão 2 deste certame.

A OESTE, o mar azul e salgado e muito mais…

Repleta de sol e bom tempo, a região Oeste é uma constante caixa de surpresas que lhe oferece um pouco de tudo: museus e monumentos fascinantes, uma gastronomia deliciosa com sabor a mar, lugares cheios de história e os alguns dos melhores destinos de surf do mundo.

Aqui, não precisa de se arriscar por trilhos perdidos para descobrir os maiores tesouros do património histórico, cultural e religioso do Oeste. A Rota dos Castelos e Fortalezas leva-o numa viagem ao passado percorrendo a memória dos lugares que defenderam o Reino de Portugal como o Forte de Peniche e o Castelo de Óbidos.

Mas se o que procura é explorar o melhor da arte nacional, deixe que a Rota do Barroco e a Rota do Gótico guiem a sua aventura pelo Oeste de Portugal. Para conhecer e participar nas mais antigas tradições regionais, a Rota da Cerâmica, a Rota dos Moinhos e a Rota do Vinho são as suas melhores opções. E não se esqueça da Rota dos Mosteiros onde poderá deixar-se levar pelo encanto dos mais belos mosteiros em Portugal, como o de Alcobaça, Património Mundial da Humanidade pela UNESCO.

As matas da região Oeste convidam ao descanso ao ar livre com paisagens simplesmente deslumbrantes. Os amantes da observação de aves terão dificuldade em escolher por onde começar a sua aventura na natureza, se na Lagoa de Óbidos ou na Serra de Montejunto, onde mais de 115 espécies de aves podem ser avistadas durante o ano.

E para os apaixonados do mar, existe um mundo de atividades náuticas e aventura para descobrir. Mergulhe nas águas límpidas das Berlengas, um verdadeiro santuário para a prática do mergulho e também da pesca. No Porto de Recreio de Peniche, Nazaré e na Baía de S. Martinho do Porto encontra várias embarcações e para os mais corajosos, existem várias escolas dos mais variados desportos de mar.

Peniche (Supertubos), Santa Cruz e Nazaré são referências obrigatórias para os apaixonados do surf, onde já se desenvolvem importantes provas ao mais alto nível internacional. Praias como as de Santa Rita, Areia Branca, do Baleal, Foz do Arelho são outras localidades com excelentes condições para a prática de desportos de ondas. A Lagoa de Óbidos é um espaço que apresenta condições de exceção para a prática de canoagem, vela, remo e windsurf e Stand Up Paddle. Se nunca experimentou nenhuma destas modalidades, são várias as escolas que o poderão ajudar a iniciar-se nestes desportos.

Se o surf não for muito a sua onda, pode sempre optar por um passeio à beira-mar e descobrir as tradições locais. Não terá de caminhar muito até encontrar alguns barcos no areal. Não estranhe: trata-se do Museu Vivo do Peixe Seco. A tradição de secar o peixe ao sol nasceu da necessidade de preservar algum peixe para dias de escassez. Hoje, poderá descobrir as memórias piscatórias em três núcleos: o estendal de secagem do peixe; o Centro Interpretativo, onde se descobrem as técnicas e as estórias; e a zona de preparação do pescado onde, ainda hoje, o peixe é preparado para o processo de secagem. Dependendo das condições climatéricas, ainda será possível encontrar peixeiras a vender peixe seco.

Se procura o antídoto perfeito contra o stresse, nada melhor que passar uns dias a relaxar nas termas e spas da região. As Termas do Vimeiro, Hospital Termal e as Termas das Caldas da Rainha oferecem programas de termalismo clássico com diversas terapias relaxantes

Perca-se nas livrarias encantadas da vila medieval de Óbidos, descanse no ambiente oriental do Parque Budha Eden, pratique o seu hobby preferido nos melhores campos de golfe do país ou delicie-se com doces regionais irresistíveis como as cavacas das Caldas, os pastéis de feijão de Torres Vedras e os doces conventuais de Alcobaça.

Deixemo-nos encantar pela REGIÃO DE COIMBRA

O berço das mais queridas tradições de Portugal, é o destino perfeito para se deixar envolver pelos segredos da natureza, percorrer a memória das mais bonitas histórias do nosso País e descobrir os tesouros do Baixo Mondego. Percorra bosques encantados, perca-se em aldeias pitorescas e nade em praias refrescantes. Conhecer a região de Coimbra é deixar-se levar pelo seu encanto único e pitoresco.

Visitar Coimbra é fazer a História ganhar vida, participando nalgumas das mais antigas tradições do País e descobrindo os tesouros do nosso passado. Desde as ruínas de Conímbriga ao mais percorrido Caminho Português de Santiago que por aqui passa, à anual Serenata naquela que é conhecida como a Cidade dos Estudantes, os viajantes mais curiosos têm aqui uma oportunidade única para participar em todos estes rituais seculares, visitar deslumbrantes monumentos e descobrir lugares mágicos.

Em Coimbra, a mais antiga universidade do país, a imponente Sé Velha, o Jardim Botânico e o majestoso Mosteiro de Santa Clara são paragens obrigatórias durante o seu passeio.

Para reviver o trágico amor de Inês e Pedro, perca-se nos trilhos encantados do Jardim da Quinta das Lágrimas onde, segundo reza a lenda, o sangue derramado por D. Inês terá deixado uma mancha avermelhada nas pedras da Fonte das Lágrimas, visível ainda hoje.

A sua aventura continua por Piódão, a aldeia presépio. Visite esta e outras Aldeias do Xisto, igualmente encantadoras e cujo ambiente rústico promete oferecer-lhe o seu descanso merecido.

E porque viajar em família ainda é mais divertido, encontrará aqui também muitas atividades para entreter os seus pequenos exploradores! Dê largas à sua imaginação no mundo mágico do Portugal dos Pequenitos ou passe um dia em família no animado Exploratório – Ciência Viva Coimbra. Aqui, a diversão não tem idade. É em família que o convidamos a descobrir a Serra do Açor, ideal para percursos pedestres ou cicláveis (walking & cycling) por entre paisagens verdejantes. As praias fluviais da região apresentam excelentes infraestruturas e a Praia Artificial das Rocas, em Castanheira de Pera, é perfeita para as famílias.

A região de Coimbra também convida a um passeio à beira-mar, e para isso nada melhor do que aproveitar as praias refrescantes da Figueira da Foz ou quem sabe um passeio pela deslumbrante praia de Quiaios cujo areal se estende por quilómetros ao longo da costa contra um pano de fundo verdejante e montanhoso.

Já sabe, quando lhe abrir o apetite, nada melhor que um saboroso leitão da Bairrada acompanhado por um agradável vinho ou espumante, típicos desta região.


Centro de Portugal…um país dentro do País!


// HORÁRIO PROFISSIONAIS
# Dia 16 MAR. 4ª feira: 10h00 às 19h00
# Dia 17 MAR. 5ª feira: 10h00 às 19h00
# Dia 18 MAR. 6ª feira: 10h00 às 23h00
# Dia 19 MAR. Sábado: 12h00 às 23h00
# Dia 20 MAR. Domingo: 12h00 às 20h00
* No horário profissional, não é permitida a entrada a menores de 16 anos

// HORÁRIO PÚBLICO GERAL
# Dia 18 MAR. 6ª feira: 17h00 às 23h00
# Dia 19 MAR. Sábado: 12h00 às 23h00
# Dia 20 MAR. Domingo: 12h00 às 20h00

+ INFOS BTL 2022
# Programa Hosted Buyers
# Condições de Acesso BTL 2022 (Covid-19)