Foto: Município de Viseu @Andrea Couceiro
As principais celebrações dos Santos Populares estão intimamente ligadas aos dias de Santo António, São João e São Pedro. Celebram-se, respetivamente, a 13, 24 e 29 de junho.
Aqui entre nós, há muita animação e todos os Santos ajudam!
Todos os Santos Populares
Fazem parte da nossa tradição,
Festejamos com alegria
Santo António, São Pedro e São João.
Nestes dias, a tradição manda organizar grandes arraiais com fogueiras, marchas, arcos e balões a encher de cor os animados bailaricos. Não faltam a bela da sardinha assada no pão ou na broa, o caldo verde e bom vinho a acompanhar.
Ouvem-se os martelinhos e no ar…há cheiro de manjerico a pairar!

# DIA 13 JUNHO | DIA DE SANTO ANTÓNIO
Santo António, Santo António,
Que bonito que és
Vamos comprar-te um manjerico
E no Centro de Portugal, pô-lo a teus pés.
Nascido em Lisboa, Santo António foi na verdade batizado com o nome Fernando de Bulhões. Escolheu o nome António quando ingressou na Ordem Franciscana. Padroeiro de pescadores, grávidas, marinheiros, viajantes, agricultores, idosos, entre outros, é o nosso Santo casamenteiro, dedicado a pregar as escrituras, que tão bem conhecia. E é a 13 de junho que se celebra o Dia de Santo António.
Conheça as atividades programadas por esta altura no Centro de Portugal.
Venha celebrar connosco!

# DIA 24 JUNHO | DIA DE SÃO JOÃO
Em Dia de São João,
No Centro de Portugal queremos estar,
Com alegria e sem medo,
A fogueira vamos saltar.
Sabia que quem saltar a fogueira na noite de S. João, em número ímpar e no mínimo três vezes, fica protegido de todos os males, durante todo o ano? Lenda ou superstição, verdade ou não, o 24 de junho marca a data em que São João Batista nasceu. Coincide com o solstício de verão, o dia com o maior número de horas de luz solar do ano. E são muitas as festividades que acontecem em honra deste Santo padroeiro, na véspera e neste dia.
Junte-se a nós. Porque “Em dia de São João, lança-se um balão e comem-se sardinhas no pão”. Assim manda a tradição!

# DIA 29 JUNHO | DIA DE SÃO PEDRO
A São Pedro vamos cantar
Com júbilo no seu dia
No Coração de Portugal vamos desejar
A todos, paz, saúde, amor e alegria.
São Pedro é o Santo Padroeiro dos pescadores, dos viúvos e viúvas. Guardião das chaves do Reino dos Céus, é também o Santo Patrono dos porteiros. Na véspera e no dia 29 de junho, este que foi o primeiro Papa da Igreja Católica, abre as portas a muita animação. Saiba tudo e festeje connosco!

»» ABRANTES
Festas de Abrantes | 07 a 14 de junho
+ INFORMAÇÕES
. Festival Folclore (Tramagal) | 03 junho
. Bairrada (Fontes) | 08-11 junho
. Festas Lamacheira (Tramagal) | 10 e 17 junho
. Chainça (Abrantes e Alferrarede) | 23-24 junho
. Casais de Revelhos (Abrantes e Alferrarede) | 23-24 junho
. Atalaia (Aldeia do mato e Souto) | 23-25 junho
. Motolamacheira (Tramagal) | 24 junho
. Dia da Freguesia (Tramagal) | 24 junho
. Vale das Mós (S. Facundo e Vale das Mós) | 24 e 25 de junho
+ INFORMAÇÕES

Tradições e história de festejos de Santos Populares em Abrantes
“De entre os três santos populares, o S. João era o mais venerado na região de Abrantes. No dizer de Ernesto Veiga de Oliveira, o S. João é um santo “casamenteiro e até brejeiro”. Com uma função eminentemente festiva, extrovertida e popular, os festejos de S. João apresentam um simbolismo acentuado, relacionado com ervas, água e fogo, que assumem nessa noite poderes mágicos e profiláticos. “ Talvez por influência de portuenses a viver na região, como refere Gaspar no artigo da Revista Zahara nº 1.
Existe um costume multissecular de ornamentação das fontes na noite de São João (23 para 24 de junho) nas aldeias sul do concelho de Abrantes. Como refere Ernesto Oliveira “E em muitas partes – por exemplo, em terras de Abrantes – as fontes são ornamentadas, nesta ocasião, com verduras, flores, bandeirolas, etc.”
De acordo com o artigo da Revista Zahara nº 12 de Rosa Barralé, em Vale de Açor, a fonte naquela aldeia apenas surgiu em 1950, foi ornamentada com um pequeno painel de azulejos de Santo António com o Menino ao colo, passou também a ter a sua festa na noite de S. João. Todos os anos, depois do dia de trabalho, na noite de 23 para 24 de junho, é que a mocidade ia colher marcela e murta e fazia estrutura dum arco com troncos de pinheiros novos. Revestiam-no, de murta e marcela, enfeitavam-no com papéis e fitas coloridas e queimavam o restante, no largo da fonte, numa atmosfera de alegria, perfume, fumo e algazarra. (…)
Em redor da fogueira, juntavam-se novos e velhos, uns para saltarem e dançarem, outros para verem e outros para guardarem as filhas de algum rapaz mais atrevido ou pretendente de quem não gostavam.
Muitos dos jovens nem se chegavam a deitar, porque dizia a tradição que a água ficava benta até ao nascer do sol. Por isso regavam-se com o crivo do regador, todos os animais domésticos, as flores dos jardins e punham-se ao ar roupas de vestir e da cama, enfim, praticamente tudo o que houvesse em casa. Também se tomava banho, prática pouco frequente em tempos idos.
Ainda antes de nascer o sol, também se podia ir ralhar com as árvores que não davam fruto, infligindo-lhes alguns golpes de podoa no tronco, ao mesmo tempo que, de mau modo e de voz irada, as ameaçavam de serem cortadas se não carregassem no ano seguinte. E, ainda estão vivas pessoas que ralharam ou ouviram ralhar e dizem que as vezes dava resultado.
Do livro de Gaspar, J. “Dos três santos populares, o São João, era o mais venerado em Água das Casas (aldeia no norte do concelho). Mandava a tradição que, ao longo do mês de junho, com os dias maiores, depois de as crianças regressarem da escola, fossem apanhar (erva de) S. João e também murta selvagem. Era uma verdadeira disputa, para ver quem conseguia a maior fogueira junto da sua fonte pública. Os gaiatos do Barro, do Cabeço e do Casal carregavam sacas e sacas destas ervas perfumadas.
No dia 23, a tarefa era outra: lavar, limpar e caiar as fontes, em que os habitantes adultos também se envolviam e, por outro lado, ir buscar um pinheiro (quanto maior melhor), não sendo necessário pedir ao dono do pinhal, que aceitava resignado o prejuízo. Enfeitava-se o pinheiro e a fonte, com fitas e papéis coloridos e, ao serão, acendia-se a fogueira, que miúdos e graúdos saltavam com entusiasmo. Os mais idosos aproximavam-se do fumo cheiroso, sendo que as mulheres mais idosas não tinham pejo em levantar as saias, para receber as virtudes desta bênção purificadora.
Sem que o percebêssemos, o S. João tinha também essa função de aproximar os jovens adolescentes. Havia quem cantasse:
S. João casai-me cedo
Enquanto sou rapariga
Que o milho cavado cedo
É o que dá melhor espiga
Por vezes, fazia-se uma brincadeira que, aos olhos do século XXI, será um pouco cruel, mas que funcionava como um divertimento para as populações. Punha-se um gato dentro de um cântaro de barro, que era preso no topo do pinheiro de S. João, sendo todo o tronco da árvore forrado com erva de S. João e colmo. A dada altura, lançava-se o fogo às ervas, que ia ardendo progressivamente, até queimar o cordel que prendia o cântaro, provocando a sua queda. Quando a bilha se despenhava no chão, o bicho fugia desnorteado, o que levava os populares ao rubro.”
Na freguesia de Vale das Mós realizam-se as Verbenas de São João a 24 de Junho, onde enfeitam as fontes com flores.
Gaspar, José, Traços da Sociabilidade em Abrantes – Um retrato na transição da I República para a Ditadura Militar, Revista Zahara nº 1, CEHLA, maio 2003
Rosa Barralé, Vale de Açor II Tradições para recordar, Revista Zahara nº 12, CEHLA, novembro 2008
Gaspar, José, Água das Casas: Memórias de uma comunidade, Água das Casas : Centro Social, Cultural, Recreativo e Desportivo de Águas das Casas, 2015
[1] Ernesto Veiga de Oliveira, Festividades Cíclicas em Portugal
»»» ALCOBAÇA – SÃO MARTINHO DO PORTO
Festas de Santo António – São Martinho do Porto | 09 a 18 de junho
São Martinho do Porto ao longo da Marginal
. Feira tradicional com vendedores e carrosséis
. Sardinha assada e frango assado
. Palco com Animação Musical todos os dias
»»» ALVAIÁZERE
41ª FAFIPA | 09 a 13 de junho
A FAFIPA – Feira Agrícola, Florestal, Industrial, Pecuária e Artesanato, está de regresso a Alvaiázere de 9 a 13 de junho com um cartaz repleto de artistas de renome nacional.
Concertos, espetáculos, mercado de produtos regionais, animação de rua, passeio equestre, marchas populares, jogos tradicionais, tasquinhas e cicloturismo estão entre as atividades previstas no decurso da FAFIPA.
Esta edição integra os nomes de Diogo Piçarra e Matias Damásio como cabeças de cartaz que atuam nos dias 9 e 10, respetivamente. Dia 11 será a vez d’ OS RED acompanhados da Sociedade Filarmónica Alvaiazerense de Santa Cecília estarem em palco evidenciando a vitalidade desta associação que celebra o centenário este ano.
Terá ainda lugar o Duo Nova Onda e Sara Santini, no dia de abertura; John Mitchell e o DJ Hugo Rafael no dia 10; O Duo D’Arromba e a fechar o DJ Salito no dia 11; dia 12 a atuação das Marchas Populares, seguida do Grupo Musical Só Ritmo. No dia 13 de junho, último dia do certame e feriado municipal, está prevista uma sessão solene, seguida de atuação de Ranchos Folclóricos.
+ INFORMAÇÕES

»»» ARRUDA DOS VINHOS
Festas Populares de Santo António | 07 a 12 de junho
As Festas decorrem no Jardim Municipal de Arruda dos Vinhos, organização da Junta de Freguesia de Arruda dos Vinhos.
// Quarta-feira (07.06)
20H30 » Arraial com Nuno Carvalho
// Quinta-feira (08.06)
20H30 » Arraial com Banda Turno da Noite
// Sexta-feira (09.06)
20H30 » Arraial com Nuno Pinto
22H00 » Afonsinhos
00H00 » DJ Macarroni
// Sábado (10.06)
18H00 » Demonstração de ginástica pelo Oeste Clube de Ginástica
19H30 » Apresentação de carro de rali – Jorge Luís
20H30 » Arraial com Nuno Pinto
22H00 » Puro Acaso
00H00 » Duo Romântico Fábio & Afonso – DJ Set
// Domingo (11.06)
10H30 » Caminhada de Santo António
18H00 » Corrida de Touros Mista (bilhetes à venda nos locais habituais)
20H30 » Concerto da Banda da Santa Casa de Arruda dos Vinhos
22H00 » Arraial com Bento Silva Band Secadegas
// Segunda (12.06)
19H00 » Marchas Populares
20H30 » Sardinhada & Porco no Espeto
21H00 » Arraial com Raúl & Eu
TODOS OS DIAS: Tasquinhas pelas associações arrudenses

»» BATALHA
Festa de Santo António na Rebolaria – Batalha
Em junho celebram-se os tradicionais festejos em honra de Santo António. As festas contam com a realização de Missa e Procissão. Haverá serviço de restaurante e bar, quermesse, jogos tradicionais, música e muita animação.
Festa de Santo António na vila de São Mamede – Batalha
Em junho, decorre na vila de São Mamede, a festa em honra de Santo António, sendo celebrada uma eucaristia, seguida de procissão. Às 17h00 realiza-se a tradicional entrega do pão de Santo António.
Festa em honra de São João Baptista | Quinta do Sobrado – Batalha
Junho é um mês especialmente devotado às festas dos santos populares. São festas de cariz popular e religioso que enaltecem os usos, costumes e tradições do povo.
No último fim de semana de junho decorrem na localidade da Quinta do Sobrado, os tradicionais festejos em honra de São João Baptista, não faltará animação.
»»» CADAVAL
Feira Franca de S. João no Cadaval
Realiza-se no dia 24 de junho, a Feira Franca de S. João no Campo da Feira da Vila do Cadaval., organização e gestão da responsabilidade da Câmara Municipal.
A feira de S. João, cuja origem se perde no tempo, tinha lugar durante os dias 24 e 25 de junho, conforme descrevem algumas publicações da 1ª metade do século XX.
É considerado um evento com tradição no município, onde os visitantes podem adquirir produtos diversos, desde têxteis a malas e calçado, ferramentas, cutelaria a árvores, bacelos, flores, bem como artesanato e enchidos, mas também um local de tradição.
»»» CARREGAL DO SAL
Marchas de S. João e São Pedro
São João – Noite de 23 de junho
São Pedro – Noite de 01 de julho
As Marchas saem à rua para festejar o S. João e o São Pedro, no concelho de Carregal do Sal!
A localidade de Oliveira do Conde acolhe anualmente o desfile e atuação das várias Marchas dos Santos Populares do Concelho reunindo, nos últimos anos, as Marchas de Oliveira do Conde, Marchas de Fiais da Telha e Marchas de Beijós que após desfile por algumas ruas da localidade, apresentam as respetivas coreografias no Cantinho da Ribeira.
Habitualmente, a coletividade responsável por esta articulação – Grupo Recreativo e Cultural Zés Pereiras de Oliveira do Conde – convida uma Marcha extra concelho e, em 2023, já está confirmada a participação da Marcha de Santa Clara (Coimbra) para a noite de São João.
+ INFORMAÇÕES
»»» CASTELO BRANCO
Monforte da Beira: Festejos de S. João Batista | 23 e 24 de junho
O São João de Monforte da Beira é único no país, a sua essência remota a tempos imemoriais com uma forte componente de religiosidade popular, festa pagã aliada à figura bíblica de São João Batista. Monforte da Beira uma Freguesia tipicamente rural que antes da mecanização agrícola o trabalho do campo era realizado com a ajuda de burros e bestas, daí os festejos de São João Batista realizarem-se ainda nos tempos de hoje com esta envolvente animal. As gentes desta terra realizavam promessas porque os filhos iam para a guerra ou por pestes na agricultura.
Os preparativos para os dias 23 e 24 de junho tem início cerca de 15 dias antes com a confeção em forno de lenha das tradicionais broas de São João. O povo oferece géneros alimentares ou dinheiro à família que “dá o São João” para ajudar à festa, cuja retribuição desta generosidade é um cesto de bolos. No dia 23 o São João é colocado à janela da casa da família onde o povo ao toque do adufe e os sinos a replicar dão-se os vivas ao São João à família organizadora do evento e ao povo de Monforte da Beira.
Pelas 22:00 o São João saí a cavalo mais o “ belo acompanhamento “ homens e mulheres montados a cavalo e em burros formam um cortejo para a volta da noite onde todas as ruas da Freguesia têm fogueiras, terminada a volta inicia o arraial até de madrugada.
Dia 24, a volta da manha percorre as ruas da Freguesia onde muitos colocam uma fita com dinheiro na bandeira em forma de pagamento de promessas. Terminada a volta a bandeira é recolhida sempre pela janela, retirado o dinheiro a família a pé com a bandeira na mão vai a casa dos festeiros do ano anterior e todos vão assistir à missa.
Pelas 17:00 outra volta a cavalo pelas ruas da freguesia em direção ao campo da devesa para as tradicionais corridas a pé ou a cavalo com a oferta de um galo aos vencedores.
Pelas 19:00 em frente da porta da Igreja Matriz dá-se a passagem de testemunho aos festeiros do ano seguinte que organizam o arraial à sua porta na noite do dia 24 para o dia 25 de junho. A bandeira fica todo o ano em casa da família que promove a festa no ano seguinte saí apenas nas procissões do Corpo de Deus e na de 15 de agosto, Festa de Nossa Senhora da Ajuda, padroeira de Monforte da Beira.
+ INFORMAÇÕES
»»» CONSTÂNCIA
Por ocasião dos Santos Populares, a iniciativa A Praça ConVida, que decorre mensalmente em Constância, vai trazer à Avenida das Forças Armadas e Praça Alexandre Herculano, um desfile e atuação de marchas populares.
Agendada para a próxima sexta-feira, 30 de junho, a partir das 21h30, a iniciativa A Praça ConVida, integra um desfile de marchas na zona ribeirinha da vila, seguida de atuação na Praça Alexandre Herculano, das seis marchas: a Marcha da Universidade da Terceira Idade do Tramagal, a Marcha da Escola dos Sorrisos (Centro de Apoio a Idosos de Rio de Moinhos), a marcha do Grupo Popular de Constância, a marcha da Santa Casa da Misericórdia de
Constância, a marcha do Rancho Folclórico os Camponeses de Malpique, e a marcha da Junta de Freguesia de Montalvo. A iniciativa conta também com a participação da Banda da Associação Filarmónica Montalvense 24 de Janeiro.
Registe-se que A Praça ConVida é um evento que decorre mensalmente, na Praça Alexandre Herculano, em Constância, tendo como objetivo aliar a promoção da cultura à dinamização do Centro Histórico da Notável Vila de Constância.
»»» COVILHÃ
As Marchas Populares regressam à cidade lã | 17 e 24 de junho
As Marchas Populares vão animar novamente a cidade da Covilhã, a festa volta às ruas com um número recorde de participantes, num total de 10 grupos: do Grupo Desportivo Águias do Canhoso, CCD Oriental de São Martinho, Junta de Freguesia do Tortosendo, CCD Académico dos Penedos Altos, Grupo Recreativo Vitória de Santo António e Grupo Desportivo da Mata.
As Marchas saem da Marquês de Ávila e Bolama e vão subir a Av. Conde da Coriscada em direção à Praça do Município.
As Marchas Populares Cidade da Covilhã são uma das maiores festas do concelho.

»»» ESTARREJA
As Festas vão ser bonitas! De 02 a 13 de junho, junte-se a esta celebração maior!
Festividades com um sabor especial, as Festas de Santo António, da Cidade e do Município de Estarreja são sinónimo de cultura local, tradições e memórias, convívio e forte participação da comunidade. Trazem mais colorido, animação e alegria à cidade!Este ano, Tiago Silva, Carlão, Marisa Liz e José Cid são os nomes bem conhecidos do público que estão no cartaz das Festas de Estarreja!
+ INFORMAÇÕES

»»» FIGUEIRA DA FOZ
São João – Festas da Cidade
Na Figueira da Foz São João sem sardinha assada a pingar no pão não tem o mesmo sabor. Na edição deste ano do S. João – Festas da Cidade da Figueira da Foz, a Festa da Sardinha vai decorrer no lado sul do Mondego, no Portinho da Gala, na freguesia de São Pedro, de 9 a 11 de junho. A seguir a Feira das Freguesias, de 15 a 25, na praça João Ataíde, é uma montra do melhor que a gastronomia figueirense tem para oferecer.
»»» FIGUEIRA DE CASTELO RODRIGO
O Baile de São João vai animar Figueira de Castelo Rodrigo no próximo dia 24 de junho. Este baile é uma organização dos Bombeiros Voluntários Figueirenses. Marque já e divirta-se!

»»» FIGUEIRÓ DOS VINHOS
As Festas de São João esperam por si no concelho de Figueiró dos Vinhos, com muita alegria e animação, como manda a tradição!
De 23 a 25 de junho, não falte!

Figueiró dos Vinhos: Terra de História, Terra de Arte, Terra de Sonhos para todos…
A história do território figueiroense, desde as primeiras comunidades aí estabelecidas, remonta ao séc. X a.C. sendo a sua organização sob a forma de concelhia consolidada no fim do séc. XV d.C. O seu primeiro Foral, concedido por D. Pedro Afonso, data de 1174 d.C. tendo sido renovado em 1204 e, por último, em 1514 por D. Manuel I, aquando da revisão dos Municípios Portugueses.
Conhecido num passado longínquo como Figueiral, pela existência de inúmeras figueiras e excelentes vinhas, Figueiró dos Vinhos foi terra concedida a nobres por prestações de serviços à corte, tornando-se, por isso, ao longo da sua história, rico em edifícios e estruturas que ainda hoje perduram e são sobejamente conhecidos pelos figueiroenses: o Pelourinho da Bola (Aguda – séc. XVI), o Solardo Capitão Manuel Godinho e Sá (1681), a Torre da Cadeia Comarcã (1506); a Cruz de Ferro (1816); a Fonte das Freiras (1691), o Convento de Nossa Senhora do Carmo (1598), e entre outros mais, a Igreja Matriz cujo patrono deu origem à grande festa anual e Dia do Concelho.
Dia do Concelho e São João: a génese
Figueiró dos Vinhos tem uma grande tradição ancestral de celebrações religiosas, como evidencia o vasto património religioso existente nas freguesias do concelho. Ao longo do tempo perdeu-se o costume de algumas dessas festividades, outras perduraram, adaptadas aos novos tempos, mas imbuídas de história e cultura. E é, precisamente, esta cultura religiosa que origina a maior festividade dos figueiroenses: o Dia do Concelho, comemorado a 24 de junho, dia de São João Baptista, patrono da Igreja Matriz. O edifício, Monumento Nacional desde 1922, tem origem no séc. XIII, sob a evocação de Santa Maria, sendo, assim, o núcleo mais antigo da organização social urbana do município. No séc. XIV surge com a designação de São João Baptista, perpetuada até aos dias de hoje e impulsionadora do feriado municipal, cuja comemoração, este ano, acontecerá entre 23 e 25 de junho.
A comemoração em honra de São João Baptista inspirou, também, o pintor naturalista José Malhoa (1855-1933) à execução da tela “O Batismo de Cristo”(1904). O pintor, que residiu parte da sua vida em Figueiró dos Vinhos, pintou e ofereceu a obra à Igreja Matriz, onde ainda hoje se encontra.
Tradições Religiosas e Profanas
Além das tradicionais e ancestrais comemorações religiosas adjacentes ao culto de São João Baptista, o concelho comemora o seu Feriado Municipal com as Cerimónias Oficiais (Hastear da Bandeira e Sessão Extraordinária da Assembleia Municipal) e com um programa cultural e festeiro aliado às tradições portuguesas dos Santos Populares.
As Festas do Concelho contemplam, tradicionalmente: Tasquinhas, Expo-Associações, Festival de Concertinas, Provas Desportivas (Hipismo, entre outras), Djs, concertos, “Sabores de Figueiró” (iniciativa gastronómica do Município) e, a “tradição mãe”, que nunca pode faltar, as Marchas Populares realizadas pelos Bairros do concelho, a Sardinha Assada e o Fogo de Artifício.
+ INFORMAÇÕES
Site Figueiró dos Vinhos
Youtube – São João Festas do Concelho
Facebook – São João 2023
»»» GÓIS
As Marchas Populares regressam à Capital do Ceira
Desde 1957 que o Município de Góis celebra os santos populares com o desfile das marchas populares e, este ano, não é exceção. Neste evento, contamos com a participação, como parceiros, da Junta de Freguesia de Góis, o CLDS 4G – Góis Solidário I+, a Junta de Freguesia de Vila Nova do Ceira, a Palavra Renovada A.C.R., a Associação de Juventude de Vila Nova do Ceira, a Associação de Juventude de Góis, a Cooperativa Social e Agro – Florestal de Vila Nova do Ceira e a Rádio Clube de Arganil.
Em Góis, as comemorações populares, estarão divididas em diversos momentos, nomeadamente:
. Arraial e Procissão da Marcha do Pé Salgado – Góis | 13 junho
. Desfile das Marchas Populares de Góis (Marcha de Vila Nova do Ceira, Marcha do Pé Salgado, Marcha do Pombal, Marcha de S. Paulo e Marcha do Terreirinho) pelas Ruas da Vila de Góis, seguido de Arraial no Parque de Lazer do Cerejal com sardinhada e animação musical | 17 junho
. Arraial da Marcha de Vila Nova do Ceira | 28 de junho

»»» GUARDA
Santos da Guarda fazem a festa no mês de junho!
Na Guarda, de 8 a 25 de junho, há música e animação porta sim…porta sim! Os santos populares voltam a fazer a festa nas ruas ao longo do mês de junho pelos bairros da cidade mais alta, este ano com um novo recorde de participação com 14 bairros envolvidos. Por isso, junho na Guarda é sinónimo de muita animação com os bailaricos e os arraiais populares impregnados pelos aromas da sardinha assada e do rosmaninho e onde não vai faltar o tradicional Caldo de Grão da Guarda.
A festa dos Santos da Guarda é feita primeiramente nos bairros de 8 a 21 de junho. Com os bailaricos, as tasquinhas, e a boneca dos Santos Populares e outros festejos locais na rua, e, finalmente, com a Festa de Encerramento na Praça do Município, nos dias 23,24 e 25 de junho onde não vai faltar a feirinha de Artesanato, Animação, Comes e Bebes, Concertos, Bonecas dos Santos Populares, Marchas populares e o Concurso do Caldo de Grão, prato tradicional da Guarda, muito popular nesta época festiva.
Tal como já referido esta será a edição mais participada de sempre com 14 bairros a fazer a festa. Participam em 2023: São Domingos, Guarda Gare, S. Vicente, Torrão, Pinheiro, Lameirinhas, Sequeira, Bonfim, Bairro da Caixa, Alfarazes, Luz, N. Sra. Fátima, Galegos e Mileu. Destes 14, dois participam nas marchas populares: Bairro da Luz e Sequeira. O Marchódromo estará montado junto aos Paços do Concelho, e por ali desfilarão ainda duas marchas convidadas, a saber: a Marcha da Bica e a Marcha da Banda Bingre Canelense.
O Caldo de Grão da Guarda volta a ser destaque nestes Santos da Guarda com 11 bairros a disputar a “concha prateada”. Concorrem: Bonfim, B. São Domingos, B. da Caixa, Torrão, Pinheiro, Sequeira, Alfarazes, Luz, B.N. Sr.ª de Fátima, Galegos e Mileu.
Ainda na Praça do Município vão ficar em exposição, durante toda a festa de encerramento, as Bonecas dos Santos Populares dos bairros do Bonfim, Torrão, Sequeira, Alfarazes, Luz, B. N. Sr.ª Fátima, Galegos e Mileu.
De referir ainda a realização da Feira anual de S. João que decorrerá no dia 24 na zona de Estacionamento do PURD e que este ano contará ainda, paralelamente, com um forte programa de animação musical, de jogos tradicionais e até com a recriação histórica da Atribuição da Carta de Feira de S. João à Guarda, uma encenação dinamizada pela Associação Hereditas que recorda a criação da feira por carta régia em 25 de março de 1255 por D. Afonso III.

»»» ÍLHAVO
Festas de Nossa Senhora dos Campos
Dias 02 e 03 de junho, o lugar de Nossa Senhora dos Campos prepara-se para celebrar quem lhe dá no nome: Nossa Senhora dos Campos.
+ INFORMAÇÕES
Esta localidade, implantada em plena Mata Nacional das Dunas da Gafanha, antiga Colónia Agrícola da Gafanha, festeja de forma muito campestre, à semelhança da sua identidade, estes dias…. Tendo por epicentro a Capela de Nossa Senhora dos Campos, aproveite para conhecer a estátua do colono, o santuário mariano de Schoenstatt e a própria Mata Nacional.
+ INFORMAÇÕES

Barra em Festa
A festa em honra de São João Batista é anualmente celebrada na Praia da Barra tendo o seu ponto alto na noite dedicada a este santo – 23 de junho.
Segundo uma designação antiga, que remonta à edificação da própria capela da Praia da Barra, o santo percursor da chegada de Cristo à Terra é denominado entre nós como S. João Batista do Banho Santo. Assim sendo, a Paróquia da Sagrada Família da Praia da Barra celebra também a bênção dos banhistas, do mar e da praia, em agradecimento a Deus os dons do sol, da areia, das águas do mar e da ria, bem como o dom das férias, ao que se seguem o tradicional o arraial com música ao vivo e sardinhada no Largo de São João, nas proximidades da capela.
Mas, como festa nunca é demais, a Associação dos Amigos da Praia da Barra, aproveita para nos fazer desfrutar das festas populares em pleno, a partir do Largo de São João, na Barra…
Datas das Sardinhadas e Arraiais:
- 8, 9, 10 e 11 de junho – Santo António
- 16, 17 e 18 de junho – Barra em Festa
- 23, 24 e 25 de junho – São João
- 30 de junho, 1 e 2 de julho – São Pedro

Festival Rádio Faneca | 16 a 18 de junho
Rádio Faneca é a designação mais popular e mais conhecida do público das antigas Cabines de Som que animaram, durante várias décadas e num período em que a televisão ainda não se tinha afirmado em Portugal, o espaço mais urbano de Ílhavo aos domingos à tarde – centrado no Jardim Henriqueta Maia. Eram então emissões radiofónicas, com altifalantes pendurados nas árvores, que ofereciam momentos de confraternização e levavam os residentes e vizinhos das redondezas a sair de casa, em torno de uma emissão de música, de discos pedidos e publicidade. A comunidade apropriava-se do espaço público passeando, conversando, namorando, enquanto outros petiscavam pevides e tremoços comprados nas bancas das vendedeiras que animavam o jardim.
Atualmente convoca as memórias da vivência do centro histórico e dá-lhes novos sentidos e significados, procurando recontar histórias e pluralizar memórias. Tendo como palcos o centro urbano e as casas de uma comunidade pró-ativa no festival desde o primeiro dia, o Rádio Faneca reúne vários domínios da produção e da atividade artísticas.
+ INFORMAÇÕES
» PROGRAMA COMPLETO | + INFORMAÇÕES

São Pedro | 30 de junho, 1 e 2 de julho 2023
O Dicionário Onomástico-Etimológico da Língua Portuguesa refere que uma das possíveis origens para a palavra “cale” será canal. E fará todo o sentido a aplicação da mesma para o topónimo Cale da Vila, povoação da Gafanha da Nazaré, a mais próxima ao Porto Bacalhoeiro e por onde se terá iniciado a urbanização desta atual cidade, associada à construção naval, inicialmente, à pesca e às secas do bacalhau, posteriormente.
A Capela de Cale da Vila (onde também se inicia a procissão de Nossa Senhora dos Navegantes em meados do mês de setembro), foi construída em 1978 e tem por orago São Pedro, ele próprio um pescador, como não poderia deixar de ser.
»»» MANTEIGAS
Marchas de São João
Em 1992 um grupo de amigos juntou-se para celebrar o São João e manteve a sua atividade informal até novembro de 1998, data em que foi oficiado o «Grupo Popular, Cultural e Recreativo da Praça da Louça».
Todos os anos o Grupo junta-se para festejar, entre outras datas, o São João, com marchas infantis e seniores.
A celebração junta cerca de 48 marchantes acompanhados por músicos das bandas filarmónicas e procura representar os temas mais tradicionais, costumes e profissões locais.
As marchas de São João percorrem o centro da vila de Manteigas, terminando com a atuação na Praça da Louça, seguidas de arraial popular.
»»» MARINHA GRANDE
Festa em honra de Santo António – Picassinos | 16, 17 e 18 de junho
Picassinos, concelho da Marinha Grande, estará em festa em honra do seu padroeiro, Santo António, já nos próximos dias 16, 17 e 18 de junho.
Do programa religioso há a destacar a Missa e procissão das velas a N. Sra. De Fátima na sexta-feira, dia 16, às 20:30 e no Domingo, dia 18, às 15:00 a missa solene seguida de procissão em honra de Santo António, com a participação da Filarmónica Recreativa Pataiense e da Fanfarra dos Bombeiros Voluntários da Marinha Grande.
Destaca-se a animação musical e lúdica, que alegrará o arraial durante os três dias de festa, a presença do Duo Rute e Davide na sexta-feira, no sábado o organista Nuno André e mais tarde NintendoNada Cover Band animarão a noite, e no domingo a atuação do Duo Renascer.
Não poderiam faltar ainda na festa, durante os três dias, o serviço de bar com porco no espeto, café d’avó e as deliciosas filhoses e a quermesse, bem como o restaurante, com serviço de jantares no sábado e domingo.
»»» MIRA
Santos Populares e Marchas em Mira e na Praia de Mira | 23 e 30 de junho 2023
Marcando o início do Verão, das noites grandes e quentes, da alegria dos festejos dos Santos Populares, as Marchas saem novamente à rua para deslumbrar com um espetáculo de qualidade e grande adesão e participação dos mirenses.
Nos últimos 2 sábados de junho, criações artísticas enchem de expectativa quem se desloca à Praia de Mira e a Mira respetivamente. A criatividade e novidade dos temas têm trazido muita riqueza cultural ao Município. O encanto dos figurinos, os arcos, as coreografias, as músicas, as letras, tudo traz uma magia especial a estas noites, fabricadas habilmente por mãos e mentes geniais.

»»» NAZARÉ
Festas de Santo António da Pederneira
17 e 18 de junho 2023
Largo Bastião Fernandes – Pederneira – Nazaré
As magníficas Festas de Santo António regressam à Pederneira num fim de semana que se espera cheio de alegria. Para além das festividades religiosas da procissão e da missa em honra a este Santo Patrono, não faltará muita animação. Fique atento às novidades!
+ INFORMAÇÕES

»»» ÓBIDOS
. Festa e Feira de Sto. António em Olho Marinho | 12 e 13 de junho 2023
Festa religiosa e arraial popular bem como quinquilharias e artigos diversos
. Festa e Feira de Sto. António em A-da-Gorda | 13 de junho 2023
Festa religiosa e arraial popular, quinquilharias e doces tradicionais
. Festa de S. Pedro em Óbidos | 29 de junho de 2023
Festa religiosa e bandas de música
»»» PEDRÓGÃO GRANDE
Festa de Santo António em Peso Fundeiros | 10 a 13 de junho
A festa realiza-se, anualmente, em honra do padroeiro no dia 13 de junho ou no domingo mais próximo (sendo que nesse domingo realiza-se missa seguida de procissão onde saem todos os santos da capela, os tradicionais leilões, quermesse, ranchos folclóricos e concertinas). As festividades contam com o empenho da Associação de Melhoramentos, Cultura e Recreio de Pesos Fundeiros, Pesos Cimeiros, Vale de Álvares e Tojeira que neste dia brinda os populares com sardinha assada e peixe do rio (achigã). Este ano a festa conta com 3 dias de festividades (10, 11 e 13 de junho).
Capela de Santo António: Capela de pequenas dimensões, com destaque para o alpendre que antecede a porta do anexo situado à direita da capela. Foi construída por vontade popular num sítio denominado Cabeço de Santo António no lugar de Pesos Fundeiros próxima da albufeira da barragem do Cabril.
Festa de São João em Vila Facaia | 23 e 24 de junho
A comemoração do São João é considerada de extrema importância para a agenda tradicional de todos os habitantes da Freguesia de Vila Facaia.
Em todas as aldeias da Freguesia é colocado um arco de São João junto a cada fonte principal, de forma a assinalar a celebração desta festa popular.
Em Vila Facaia, esta tradição é comemorada na noite de 23 para 24 de junho. A população junta-se para deliciar uma bela sardinhada e febras assadas, é ainda acesa a tradicional fogueira de São João e a noite termina com um baile.
Capela de S. João: Situa-se em frente à sede da Junta de Freguesia de Vila Facaia. É um templo religioso de pequenas dimensões, simples sem aspetos arquitetónicos de realce.

»»» PENALVA DO CASTELO
Arraial dos Santos Populares em Esmolfe – Penalva do Castelo | 17 de junho – 20h00
A iniciativa é um convívio aberto a todas as pessoas que queiram aparecer para festejar os Santos Populares. Do programa faz parte a sardinha assada, o caldo verde e animação musical.
Org: Casa do Povo de Esmolfe

Festa de S. João na Ínsua | 24 de junho – 18h00
A Festa de S. João é uma tradição da localidade de Ínsua. Realiza-se anualmente no dia de S. João (24 de junho). Se o dia 24 coincidir com um dia da semana, a comemoração passa para sábado mais próximo. Do programa faz parte a Eucaristia, Baile animado, Bar com sardinha assada, caldo verde e carne grelhada. A noite termina com o desfile das Marchas Populares.
A festa é organizada pela Paróquia de S. Genésio da Ínsua.


Marchas Populares do Agrupamento de Escolas de Penalva do Castelo | 30 junho – 21h00
As Marchas populares do Agrupamento de Escolas de Penalva do Castelo realizam-se, em parceria com a Câmara Municipal, no dia 30 de junho, pelas 21h00, na Praça do Antigo Mercado. Esta comemoração assinala o encerramento do Ano Letivo, em Penalva do Castelo.
É uma noite de convívio muito agradável que envolve toda a comunidade educativa e os alunos da educação pré-escolar e do 1.º ciclo do Agrupamento.
O desfile sai da EBI de Ínsua acompanhado por um carro com músicas alusivas aos Santos Populares. As crianças, engalanadas com seus arcos e balões, abrilhantam a noite, dançando as marchas com alegria e graciosidade.
Do programa também faz parte a realização de uma feira de produtos regionais trazidos pelas crianças.
É uma noite cheia de luz e cor, com muita música e animação.
Desfile Marchas Populares | 08 de julho – 21h00
O desfile de Marchas Populares de Penalva do Castelo, promovido pela Câmara Municipal de Penalva do Castelo, realiza-se anualmente no início do mês de julho, na Antiga Praça do Mercado de Penalva do Castelo.
Conta com a participação de várias Associações, Instituições e grupos do concelho, num total de cerca 600 participantes.
As marchas são acompanhadas musicalmente pela Banda Musical e Recreativa de Penalva do Castelo (a Banda mais antiga do concelho que comemora em 2023, 198 anos).
O desfile atrai e anima os muitos visitantes que se deslocam ao concelho para assistir a este espetáculo tão bonito e colorido. Os trajes, arcos, balões, coreografias e letras são concretizadas pelos Grupos, Instituições e Associações participantes. Esta iniciativa pretende incentivar a criatividade, imaginação e o espírito de associativismo na comunidade, bem como promover o convívio entre gerações.
»»» PORTO DE MÓS
Festas de São Pedro
Porto de Mós prepara-se para receber mais uma edição das grandes Festas São Pedro, entre os dias 24 de junho e 2 de julho, este ano subordinada ao tema da Solidariedade!
Ponto de encontro de amigos e familiares, a festa em honra do patrono do concelho de Porto de Mós, São Pedro, é dedicada sobretudo à comunidade, às suas gentes, usos, costumes e tradições, sendo um arraial popular que prima pela união de gerações!
Rico e repleto de animação, o programa de 2023 promete grandes momentos culturais, desportivos e gastronómicos, não fossem as Tasquinhas um dos principais pontos de atração das Festas.
Aliás, a vertente gastronómica das Festas São Pedro tem vindo a ter um papel cada vez mais marcante no seu programa, quer pela diversidade, quer pela qualidade das Tasquinhas, asseguradas pelas associações do concelho, que garantem a melhor tradição local à mesa. Dos tortulhos de Mira de Aire à Morcela do Alqueidão da Serra, as opções são infindáveis!
“Cozinha de demonstração” tem sido outra das apostas, trazendo chefes de renome para recriar aquilo que Porto de Mós tem de melhor nos usos, costumes e produtos locais, já para não falar dos famosos coscorões, que movem multidões que aguardam, ansiosas, pelo doce quentinho, saboroso e crepitante que o açúcar e a canela adornam no final.
Este ano as Festas acolherão, novamente, o popular programa da TVI “Somos Portugal”, dando-se a conhecer ao país e ao mundo, no dia 25 de junho, entre as 14h00 e as 20h00, fazendo-se, por isso, estender até ao Parque Almirante Vítor Trigueiros Crespo.
Destaque, ainda, para as Marchas de São Pedro, na Avenida de Santo António; para o Festival de Folclore, para a Procissão de São Pedro, o Picadeiro, os Espetáculos Equestres, a Feira de Artesanato e de Comércio, a Feira de Divertimentos e para os momentos altos do cartaz onde ressoam os nomes sonantes da música portuguesa: Beatriz Rosário, Jorge Guerreiro. Tanya, Linda Martini, D.A.M.A, Papillon e Nininho Vaz Maia.
No final, o espetáculo pirotécnico convida a regressar à vila, a adorar o castelo e a viver, uma vez mais, a festa!
Entradas gratuita para todos os visitantes.

»»» PROENÇA-A-NOVA
Festa do Município de Santo António
Em junho, destaca vai para a Festa do Município e o Dia do Município que se assinala no dia de Santo António, a 13 de junho.
Os festejos acontecem no Parque Urbano Comendador João Martins que espera muita animação!
O concelho de Proença-a-Nova é rico em festas populares nas aldeias, e embora sempre em honra a um santo ou ligadas às tradições locais, realizam-se entre julho e agosto, associadas ao regressos dos emigrantes às suas raízes.
Proença-a-Nova espera por si!

»»» SARDOAL
Programa Santos Populares FUS 2023
O evento realiza-se no coração da Vila de Sardoal, este ano na Nova Sede da FUS, na Rua Gil Vicente.
A Marcha FUS surgiu em 2013, com pequenos e graúdos, espalham alegria, música por onde passa.
São dias em que a comunidade se junta genuinamente, todos os dias a partir das 19h00, para celebrar os Santos Populares com muita animação, sardinhada, comida, bebida, marchas, música ao vivo e a tradicional fogueira.
. 12 de junho | Santo António
. 23 junho | São João
23h00 – Música ao Vivo
. 24 de junho | São João
21h30 – Desfile Marchas Populares
23h00 – Música ao Vivo
. 28 de junho | São Pedro
»»» SÃO PEDRO DO SUL
Festas da Cidade | 26 de junho a 02 de julho
Este ano, as Festas da Cidade realizam-se de 26 de junho a 2 de julho, no Parque Urbano das Nogueiras, em S. Pedro do Sul.
No dia 29 de junho, dia de São Pedro, celebra-se o Feriado Municipal de S. Pedro do Sul. Durante a semana ocorrem as tradicionais Festas da Cidade.
Este é o principal evento anual do concelho, que inclui restauração, diversões, atuação de grupos e artistas da terra, mostra de folclore, Dj’s e muito mais. Nas Festas da Cidade realizam-se ainda as Marchas Populares com as freguesias do concelho.
Um evento para todas as idades que enche o Parque da Cidade com muita cor e animação. Junte-se a nós!
»»» SÁTÃO
No concelho de Sátão pela altura dos Santos Populares, realizam-se um pouco por todo o concelho as celebrações a comemorar os Santos.
Fique atento e venha festejar os Santos em Sátão!
»»» SEIA
Marchas Populares desfilam em Seia na noite de São João
Na noite de 23 de junho a cidade ganha um novo brilho com as Marchas Populares, um dos eventos mais emblemáticos do concelho.
A tradição das marchas populares regressa a Seia, este ano com oito marchas em palco.
Os pequenos marchantes do Centro Escolar de Seia e do Jardim de Infância da Santa Casa da Misericórdia são os primeiros a desfilar, não antes de serem recebidos, como manda a tradição, na praça dos Paços do Concelho.
A estes juntam-se as marchas adultas que, em maior número, engrandecem esta festa marcadamente popular. Colorindo as ruas da cidade, as marchas de Loriga, Travancinha, “Os Viriatos” (Arrifana), Vozes em ½ Ponta, São Romão e do Agrupamento de Escolas de Seia vestem orgulhosamente esta noite o fruto do trabalho de largos meses de empenho e dedicação.
Depois da receção no largo da Câmara (20h30), o desfile segue pelas ruas da cidade até ao palco do Anfiteatro Municipal, onde as marchas se apresentam para a atuação principal, que começa às 21h.
Entretanto, como a ocasião assim o pede, não faltarão oportunidades para degustar os pitéus típicos da época (sardinha, febras, entre outros) e adquirir o simbólico manjerico no Parque Municipal da cidade. As barraquinhas abrem às 17h e convidam ao convívio pela noite dentro que, de resto, será animado ao som do Grupo Caravela Musical.
As marchas populares são promovidas pelo Município de Seia, em estreita parceria com as comissões das marchas populares, que trabalham todo o ano para brilhar nesta noite, contando com o apoio e colaboração das respetivas juntas de freguesia.

»»» SEVER DO VOUGA
Santos Populares animam Sever do Vouga
Em junho, mês dos Santos Populares, mantém-se o costume, muito antigo, de festejar de maneira muito própria, as noites de Santo António, S. João e S. Pedro. Um dos rituais é saltar a fogueira, organizam-se bailes tipicamente populares, e um pouco por toda a parte assam-se as sardinhas…
Depois de terminado o arraial, era habitual a rapaziada, durante a noite ou já de madrugada, “roubar” vasos e outros objetos, colocando-os a engalanar os cruzamentos.
Desta forma obrigavam os seus legítimos donos a levantarem cedinho para localizarem os seus objetos e assim os trazerem de volta.
Era também habitual fazerem lindas cascatas, onde entre verdes e musgos era colocado a imagem tradicional do S. João “a mijar em bica”, uma capelinha de madeira com uma sineta a tocar, um malho e uma fila de imagens, tudo movido pela ação da água.
No S. João da Cruz ainda se mantém a tradição de se fazer a cascata e o arco, a cumprir a tradição.
Para além do S. João da Cruz, merece referência e destaque o S. João em Cedrim do Vouga, onde o Santo é venerado e muito festejado.
Outros locais onde os santos populares são festejados:
. S.to António – Sequeiros (Silva Escura)
. St António – Nespereira de Cima (Rocas do Vouga)
. St António – Sóligo (Pessegueiro do Vouga
. S. João – Cedrim do Vouga
. S. João – Cruz (Sever do Vouga)
. S. João – Cristelo (Pessegueiro do Vouga)
. S. João – Lourizela (Couto de Esteves)
. S. João – Rocas do Vouga
. S. Pedro – Parada (Couto de Esteves)

»»» SOURE
Festa em Honra de Santo António – Fonte da Relva, Soure | 09 a 12 de junho
Festa de Santo António – Degracias, Pombalinho | 18 de junho
Festa em Honra de Santo António – Valada, Gesteira/Brunhós | 18 de junho
Festa em Honra de São João Batista – Paleão, Soure | 22 a 26 junho
Festa em Honra de São João – Formigal, Vinha da Rainha | 23 de junho
Festa em Honra de Santo António – Piquete, Gesteira/Brunhós | 24 de junho
Festa em Honra de São Pedro – Casal de São Pedro, Figueiró do Campo | 01 julho
»»» TÁBUA
. Festa Santo António – Espariz | 13 de junho
A Festa de Santo António é realizada no mesmo local onde se situa a capela que lhe é dedicada, a Capela de Santo António.
A organização cabe à Fábrica da Igreja / Comissão de Festas.
. Festa de Santo António, Mouronho – Pereira | 13 de junho
A festa tem lugar no mês de Junho, dia de Santo António, em Pereira.
Fábrica da Igreja / Comissão de Festas.
Festa de Santo António, Carapinha – Moita da Serra | 13 de junho
A festa em honra do Santo António realiza-se por volta do dia 13 de Junho.
. Festa de S. João, S. João da Boa Vista | 24 de junho
No dia 24 de junho, celebra-se a Festa dedicada a S. João organizada pela Fábrica da Igreja / Comissão de Festas.
»»» TONDELA
Marchas de Santo António – Avenida Ao Tom D’ella | 17 de junho – 21h30
As Marchas de Santo António, em Tondela, são uma iniciativa cultural do Município de Tondela com mais de duas décadas de existência, e que é já um marco no concelho, atraindo um vasto público com milhares de pessoas de várias faixas etárias.
O evento, que integra parte do associativismo local, acontece no mês de junho e este ano ocorrerá no dia 17, pelas 21h30.
Nesta edição desfilarão na Avenida Ao Tom D’ella, 12 instituições apoiadas musicalmente pela Banda da Sociedade Filarmónica Tondelense ficando a apresentação das marchas a cargo de Fanny, apresentadora de televisão e estrela de vários reality shows.

»»» TORRES NOVAS
Festa de Santo António – Riachos | 07 a 13 de junho
Centro Paroquial de Riachos (Tel: 249 830 770)
Apoio: Junta de Freguesia
Festa de Santo António – Bairro de Santo António, Torres Novas | 09 a 13 de junho
Tem como referência o padroeiro do bairro que, durante muitos anos, foi o mais populoso e afastado do núcleo central. A festa reflete um certo bairrismo e afirmação em relação à vila. Marchas populares e muita animação no programa!
Org: Comissão de Festas de Santo António
Festival de Folclore – Riachos | 10 Junho, às 21h00
Rancho Folclórico “Os Camponeses” de Riachos
O Festival promove atuações de Ranchos de várias regiões do país
Festa em Honra de Santo António – Vale da Serra, Pedrógão | 10 e 11 de junho
Fábrica da Igreja de Santa Maria da Serra e São João Batista de Pedrógão – Comissão de Vale da Serra
Festa dos Santos Populares – Pousos, Paço | 17 de junho
Org: Sociedade Recreativa de Pousos
Marchas das Festas Populares – Meia Via | 24 de junho
Comissão de Festas Divino Espírito Santo
Festa de S. João – Outeiro Pequeno, Assentis | 25 de junho (Almoço)
Centro Recreativo e Social do Outeiro Pequeno
»»» TORRES VEDRAS
Arraial no Mercado Municipal de Torres Vedras | 7 de junho, 19h00 à 01h00
O arraial em comemoração aos Santos Populares ocorrerá na Praça Sr. Vinho, no Mercado Municipal de Torres Vedras, já no próximo dia 7 de junho.
Este é um evento festivo que promete muita alegria e diversão, que terá início às 19h00 e se estenderá até à 1h00.
Durante o evento, os torrienses poderão desfrutar dos tradicionais petiscos, dos operadores do Mercado Municipal de Torres Vedras e como manda a tradição, visitar a quermesse dinamizada pela Associação de Apoio Quatro Corações. Além disso, a animação estará garantida a partir das 21h00 com a presença de Ivo Electrónico, que trará música e entretenimento para alegrar a noite.
No próximo dia 7 de junho, traga a sua família e amigos e da sardinha à rifa, da bifana ao majerico, venha ao mercado municipal, que tem o arraial mais bonito!
+ INFORMAÇÕES
XIX Edição Tasquinhas de Ponte do Rol | 7, 8, 9 e 10 de junho
Varatojo em Festa – 9 a 13 de junho
Rua do Vime, Largo da Festa junto ao Convento de Varatojo – Varatojo
+ INFORMAÇÕES
Tradicionais festejos em honra de S. João Baptista | 22, 23, 24, 25 e 26 de junho
Assenta – Torres Vedras
+ INFORMAÇÕES
Arraial São João em Santa Cruz | 23 e 24 de junho, 19h00 às 00h00
A Sealand e o Movimento Santa Cruz Viva organizam no dia 23 e 24 de junho o Arraial de São João pelo segundo ano consecutivo. Petiscos, quermesse e música ao vivo prometem animar o Largo Jaime Batista da Costa durante dois dias.
+ INFORMAÇÕES
Santos Populares | Encosta São Vicente | 23 de junho, 19h00 às 00h00
Arraial de Santos Populares, um momento de convívio e animação para os residentes da Encosta de S. Vicente e aberto à restante comunidade, no Edifício “Somos Comunidade”, em Torres Vedras.

»»» VILA NOVA DE PAIVA
Na união de freguesias de Vila Nova de Paiva, Alhais e Fráguas há uma capela na povoação de Alhais (de Baixo), que serviu de igreja paroquial durante a restauração da igreja, e na qual se faz a invocação de Santo António, a quem se faz a principal festa.
Todas as celebrações têm o seu lado religioso com missa e procissão mas também musica popular, ranchos, concertinas e bandas filarmónicas.
Senhora do Perpétuo Socorro em Pendilhe | 03 e 04 de junho

. Corpo de Deus em todas as Paróquias | 08 de junho
Grande destaque para os tapetes de flores em Vila Cova à Coelheira
. Festas de Santo António nas localidades de Fráguas, Alhais e Vila Cova à Coelheira | 17 e 18 de junho
.
Festas de S. Pedro em Lousadela – Queiriga | 01 e 2 de julho
. Festa dos Santos populares em Vila Nova de Paiva | 30 de junho e 01 de julho

»»» VILA VELHA DE RÓDÃO
. 4 de junho | Feira das Cerejas e I Encontro das Associações do Concelho de Vila Velha de Ródão (Vila Velha de Ródão)
. 10 e 11 de junho | Festa de Sto. António, Vila Velha de Ródão (Alfrívida)
. 17 e 18 junho | Festa de Cristo Rei, Vila Velha de Ródão (Amarelos)
. 17 de junho | Tradicional Peixada do Povo, Vila Velha de Ródão (Sarnadinha)
. 23, 24 e 25 de junho | Feira dos Sabores do Tejo 2023 (Vila Velha de Ródão)

A Feira dos Sabores do Tejo está de regresso a Vila Velha de Ródão nos dias 23, 24 e 25 de junho de 2023, para mostrar o que de melhor se faz na região.
Organizado pelo Município de Vila Velha de Ródão, este é um evento destinado a toda a família, com atividades e propostas culturais para todas as idades: desde concertos, teatro, artes performativas, gastronomia, artesanato, e muito mais!
À semelhança dos anos anteriores, para animar as noites de festa, o certame conta com uma programação diversificada e inclusiva, com grandes nomes da música portuguesa como cabeças de cartaz, como é o caso de Nininho Vaz Maia, Marisa Liz, Ana Moura, Bispo, Kura, I Love Baile Funk e Petter Nox.
Mantém-se igualmente a aposta na presença de expositores de elevada qualidade e de espaços de restauração que ofereçam aos visitantes a possibilidade de usufruir de uma oferta gastronómica variada. Tal como nas edições anteriores, os produtos e os produtores locais estarão em destaque no stand Terras de Oiro.

»»» VISEU
Desfile e Concurso das Marchas dos Santos Populares | 17 de junho
As Marchas dos Santos Populares de Viseu saem à rua no mês onde os santos e as tradições são celebrados. O habitual cortejo das marchas infantis, juvenis e seniores enche de cor, animação, música e coreografias harmoniosas o centro da cidade, atraindo milhares de pessoas.
»»» VOUZELA
Vouzela vai celebrar o São João com um arraial popular, no dia 24 de junho, que inclui marchas, sardinha assada, caldo verde e música.
O arraial começa às 17h e às 19h30 irão desfilar, pela Av. João de Melo até à Praça da República, as marchas intergeracionais das freguesias. Estarão presentes as marchas de Cambra, Carvalhal de Vermilhas, Fornelo do Monte, Queirã, Ventosa e São Miguel do Mato, num total de cerca de 250 marchantes.
Para além da música, bebidas, petiscos e marchas, a iniciativa contará também com o envolvimento do comércio local que terá horário alargado até às 22h.
A entrada é livre e a diversão garantida.
Divirta-se.
Aqui entre nós, todos os Santos ajudam!
Artigo em permanente atualização. Agradecemos todos os contributos ou sugestões para: comunicacao@turismodocentro.pt