“A alegria é a coisa mais séria da vida”

Almada Negreiros


A Primavera já chegou e até ao verão a paisagem ganha vida e cor, os dias ficam mais longos e as noites mais amenas. É a estação da renovação da natureza mas é também a época do renascimento daquilo que deve florescer e crescer dentro de nós. No Centro de Portugal também comemoramos a Primavera e agradecemos o dom da vida.

É tempo de renascimento. É tempo de aproveitar todos os momentos, com os amigos, com a família, com a natureza ou, simplesmente, consigo mesmo. A primavera é sinónimo de alegria e, como dizia Almada Negreiros, “a alegria é a coisa mais séria da vida”.

Diz a História que no dia do Equinócio de Primavera – que no Hemisfério Norte se realiza a 21 de março – os povos celtas realizavam a Festa da Fertilidade em homenagem à Deusa Oster, senhora da Fertilidade, cujo símbolo é o coelho.

No Centro de Portugal também comemoramos a Primavera e agradecemos o dom da vida. Aqui não faltam propostas e sugestões para sair de casa e fazer tranquilas caminhadas, longos passeios de bicicleta ou aventurar-se numa Road Trip pelas estradas da região. As sugestões são muitas e as propostas de roteiros desenhadas por especialistas também podem ajudar.

Afonso Cruz escritor e ilustrador propõe um roteiro espiritual: Experiências Espiritual by Afonso Cruz, um roteiro para percorrer sem pressa, num fim de semana ou em três dias, numa semana ou em duas. Entre as muitas sugestões, o autor propõe: “Levar um livro para ler, partir com tempo, descobrir o charme resistente da Figueira da Foz, do mar à serra, o encontro do Mondego e dos seus arrozais. Mergulhar no Património menos óbvio de Tomar e da Batalha, caminhar e passear, contemplar e respirar.”

A cantora e compositora Rita Red Shoes criou um roteiro intimista Experiências Cultura by Rita Red Shoes, no qual propõe regressar aos locais onde foi feliz. Locais únicos, cheios de vida e de silêncios preciosos e que vão desde a Pampilhosa da Serra, às Aldeias de Xisto, a Leiria, Cidade Criativa da Música, à Covilhã ou à Serra da Estrela.

Chefe Diogo Rocha preparou as Experiências Gastronomia e Vinhos by Diogo Rocha onde propõe uma viagem gastronómica e vínica pela região Centro de Portugal. Não há tempo contado ou hora marcada. É um roteiro pelo coração do país, pelos seus encantos e pelos seus segredos, para percorrer e saborear com calma.

A apresentadora Iva Lamarão guia-nos pelas suas cidades, memórias e recordações. No seu roteiro Experiências Lifestyle by Iva Lamarão não faltam azulejos e pão de ló de Ovar mas tem também praia e sol. A apresentadora passa por Aveiro e pelas suas ruas movimentadas, pela arte urbana e pela arte nova, e repousa o olhar numa reserva natural. Aprecia a fina porcelana da Vista Alegre e a cerâmica portuguesa da Bordallo Pinheiro. E segue para Coimbra, num passeio pelo fado e pela tradição, por uma das mais bonitas bibliotecas barrocas da Europa e por jardins que contam histórias de amor.

A atleta profissional de bodyboard e campeã mundial Teresa Almeida desenhou as Experiências de Desporto by Teresa Almeida, um convite à prática desportiva onde não falta adrenalina: Kitesurf na Lagoa de Óbidos em dias de vento, Wakeboard na Lagoa AzulFerreira do Zêzere ou downhill pelas serras que circundam aldeias do xisto, são algumas das propostas deste roteiro.

Viajou de bicicleta e a pé pelo mundo, liderou expedições e trekkings nos Himalaias, Marrocos e Patagónia, mas mora na aldeia do xisto de Ferraria de São JoãoPenela, e foi daqui que desenhou a Experiências Natureza by Pedro Pedrosa. O seu percurso tem serras e vales, cascatas e rios, trilhos e percursos pedestres, aldeias do xisto e aldeias históricas, artes manuais, uma estrada à beira-mar pela região Centro, uma ecopista por paisagens rurais e uma geomorfologia única feita de calcário, xisto e granito. Tanta diversidade concentrada num pedaço de território. Pedro Pedrosa leva-nos pela mão a lugares onde se respira devagar.

Road Trip pela Beira Baixa

Ao longo de 232 quilómetros de estradas, o Road Trip Beira Baixa é um convite à descoberta dos concelhos de PenamacorIdanha-a-NovaCastelo Branco, Vila Velha de RódãoProença-a-Nova e Oleiros.

Rica em História, beleza natural e charme rural, a região da Beira Baixa é um verdadeiro museu ao ar livre. Venha percorrer as suas estradas e aventure-se pelos seus trilhos, redescobrindo pedaços da história coletiva em cada árvore, cada aldeia, cada museu e cada prato.

Road Trip pelo Médio Tejo

Faça-se à estrada na Road Trip Médio Tejo e percorra um itinerário de 197 quilómetros que começa em Ferreira do Zêzere, segue para Abrantes, passa pelo Entroncamento e Tomar e termina em Ourém.

O rio é o protagonista desta região. Terra de encontros, entre o passado e o futuro, entre memórias e sonhos, entre desejos e concretizações.
Aqui, magníficas albufeiras, barragens e praias fluviais com características ímpares para a prática de desportos radicais, convidam a momentos de pura adrenalina e aventura.

Entre as muitas atracões desta imensa região venha conhecer as surpreendentes Gravuras Rupestres que remontam ao Paleolítico e ao Neolítico.

Road Trip Médio Tejo

Road Trip na Região Oeste

Road Trip Oeste propõe uma viagem ao longo de 153 quilómetros que começa na Nazaré, percorre AlcobaçaÓbidosPeniche, o arquipélago das Berlengas, a Serra de Montejunto e termina em Alenquer.

Viajar pela região oeste no Centro de Portugal é ficar a conhecer as magníficas paisagens deste território, colorido com o verde das hortas, perfumado com o aroma dos pomares e banhado pela brisa do atlântico.
Mas o Oeste guarda também tesouros universais como os monumentos Património Mundial da Humanidade, o bom vinho e boa aguardente, a vila onde a literatura é rainha,  vestígios de vida jurássica ou o Jardim Budha Eden ou Jardim da Paz, o maior jardim oriental da Europa.

Vista Panorâmica de Óbidos

Road Trip na Região de Coimbra

Prepare-se para conhecer a região berço das mais queridas tradições de Portugal. A Região de Coimbra é o destino perfeito para se deixar envolver pelos segredos da natureza, percorrer a memória das mais bonitas histórias do nosso País e descobrir os tesouros do Baixo Mondego.

Viajar pela Região de Coimbra é recuar no tempo e descobrir encantos únicos de paisagens seculares e tradições que até hoje permanecem pela mão e resiliência das suas gentes. Em Coimbra, percorremos os troços da antiga muralha, descobrimos recantos e estórias de reis e rainhas, celebramos o conhecimento e admiramos a grandiosidade da Universidade de Coimbra, Alta e Sofia, Património Mundial da UNESCO.

Acompanhados pelo maior rio exclusivamente português, seguimos viagem da nascente à foz, onde recuperamos energias em extensos areais. No caminho, deixamo-nos surpreender pelos encantos de paisagens naturais, pontuadas por aldeias feitas de xisto e de História, seguimos os trilhos da romanização e a Rota dos Castelos e Muralhas do Mondego e paramos para degustar algumas das melhores iguarias da região, envoltas em estórias sem fim.
Numa Road Trip com 329 quilómetros venha (re)visitar Arganil, Cantanhede, Condeixa-a-Nova, Figueira da Foz, Góis, LousãLuso, Mealhada, Mira, Miranda do Corvo, Montemor-o-Velho, Mortágua, Oliveira do Hospital, Pampilhosa da Serra, Penacova, Penela, Soure, Tábua e Vila Nova de Poiares.

Coimbra

Road Trip na Região de Leiria

Road Trip Região de Leiria tem início nas Serras de Aire e Candeeiros e término em Pedrógão Grande, passando pela Batalha, Leiria e Marinha Grande. Apanha a Estrada Atlântica em São Pedro de Moel e termina em Pedrógão Grande, numa distância de 167 quilómetros por toda a região.
Região de Leiria respira natureza e nós tiramos partido do melhor que esta tem para oferecer. As Serras são autênticas montras de todo o território, as suas grutas fazem-nos descer ao interior da Terra e descobrir tesouros que nos ficarão, para sempre, gravados na memória. O Património Mundial da Humanidade é celebrado num monumento que assinala um dos acontecimentos mais relevantes da História de Portugal: o Mosteiro da Batalha.
Pelo caminho mergulhamos em idílicas lagoas, fazemos quilómetros acompanhados pelo rebentar das ondas e aventuramo-nos na rota de um dos mais bonitos rios do país.
Só assim, completamente emergidos no que a Região de Leiria tem para nos oferecer, podemos dizer que a descobrimos realmente.

Leiria

Road Trip Serra da Estrela

Ao longo de 315 quilómetros, a Road Trip da Serra da Estrela é um convite à descoberta de aldeias históricas, reservas e parques naturais, cidades-montanha, povoações serranas e paisagens de perder a respiração. Em Figueira de Castelo Rodrigo não vai ficar indiferente às Amendoeiras em Flor.
Terra pura, de selvagem encanto, viu nascer as pedras de um país novo, uma nação que se fortaleceu com o granito de castelos e muralhas e à sombra dos quais floresceu e se multiplicou. A Serra da Estrela é a memória viva dos nossos antepassados e é deste teto nevado do nosso país que brilha também a natureza autêntica, afeiçoada aqui e ali pelos séculos e a mão humana.
Dos seus tesouros, esperam-nos os queijos, a cereja, o azeite, o mel, os vinhos e uma mesa sempre farta, de aromas e sabores únicos. Esta é uma terra fria mas de coração quente, ou não fosse a mestria da lã também herança valiosa das comunidades serranas.
Parta à descoberta desta região única e percorra as estradas idílicas que o levarão a aldeias históricas, reservas e parques naturais, cidades-montanha, povoações serranas e a muitos museus e monumentos que justificam, só por si, uma visita, em qualquer altura do ano.

Road Trip pela Região da Ria de Aveiro

Com 170 quilómetros este percurso, a Road Trip Ria de Aveiro começa em Ovar, cidade-museu vivo do azulejo, segue para Salreu e continua até à Costa Nova e à Praia da Vagueira. Passa por Ílhavo e Aveiro e termina na Cascata da Cabreira, em Sever do Vouga.
No lugar onde a terra encontra o mar e se transforma em ria há um universo de estórias, sabores e tradições, trazidas até hoje pelas memórias das suas gentes.
Da viagem pelos onze municípios da Região de Aveiro poderá, por isso, esperar um equilíbrio singular entre a natureza e a urbanidade, entre o património histórico e a cultura popular, ou mesmo entre os sabores salgados do mar e da ria e os irresistíveis doces herdados de saberes-fazer seculares. Deixe-se embalar pelos moliceiros, perca-se nos museus, apaixone-se pelos parques, lagoas e paisagens que nos tiram o fôlego… Recupere energias à mesa e, acima de tudo, não tenha pressa de voltar a casa.

Aveiro

Road Trip pela Região de Viseu Dão Lafões

Com uma paisagem dominada pela grandeza montanhosa da serra, a região de Viseu Dão Lafões é o destino de eleição para quem procura aliar a diversão ao ar livre com uma sensação de bem-estar total. Deixe-se levar por montes e vales verdejantes para descobrir ribeiras secretas e conhecer o charme rural das aldeias que pontuam a paisagem.
Embarque na Road Trip Dão Lafões e percorra 205 quilómetros de estradas que o levam do cume dos montes, onde nascem águas termais revitalizantes, e descubra também jardins cuidadamente embelezados. Acompanhe-nos pelas terras que viram nascer Viriato e alguns dos melhores néctares da região do Dão.

Partir numa viagem espiritual pela Rota das Carmelitas

O percurso começa no Carmelo de Santa Teresa, em Coimbra, junto do memorial da Irmã Lúcia e termina no Santuário de Fátima. Ao longo de 111 km percorremos seis concelhos – Coimbra, Condeixa-a-Nova, Penela, Ansião, Alvaiázere e Ourém – rodeados de espaços bucólicos que inspiram os sentidos e libertam a mente. A Rota das Carmelitas é um itinerário espiritual percorrido, todos os anos,  por centenas de peregrinos.

Tratando-se de uma experiência solitária ou em grupo, as motivações desdobram-se nas vivências e no percurso de vida de cada um. Mas a chegada ao Santuário traduz-se num sentimento coletivo de comoção, compaixão e libertação que permanece, para sempre, na memória de quem já vivenciou esta experiência.

Mapa para viaturas de apoio à Rota Carmelita

Descobrir a Luz no Santuário de Fátima

Na dimensão religiosa, o Santuário de Fátima é o símbolo máximo do Culto Mariano em Portugal. Centenas de Peregrinos chegam a Fátima após completarem os caminhos cuidadosamente escolhidos. As etapas são longas, mas cada peregrino cumpre o percurso de acordo com o seu tempo, respeitando o seu limite pessoal. É daqui que partimos à descoberta dos Altares Marianos no Centro de Portugal.

Santuário de Fátima
Colunata, Santuário de Fátima

Estar em conexão com a Natureza

As paisagens do Centro de Portugal estão recheadas de montanhas, destinos imponentes e deslumbrantes, com um encanto que varia consoante as estações. Sejam pintados de branco ou de verde, nos seus cumes sentimo-nos no topo do mundo, damos liberdade ao olhar para se perder na distância, enquanto o sol, as nuvens e as estrelas parecem estar ao nosso alcance. Rodeada pela Natureza, aqui encontra os melhores sítios para se desconectar e Escutar o Silêncio, Tocar o Céu e Ver as Estrelas ou Estar mais perto da Natureza.

Contemplar um jardim à beira-rio

Situada numa colina verde, com vista privilegiada sobre a confluência de dois rios – o Zêzere, que nasce no vale glaciar da Serra da Estrela, com o Tejo – Constância é o oásis das vilas ribeirinhas no Centro de Portugal.

 A tranquilidade do rio, associada à beleza da paisagem, convidam ao lazer, quer em modo ativo ou simplesmente em modo contemplativo. Diz a história que foi esta serenidade que ao longo dos séculos atraiu poetas e escritores que aqui imortalizaram, através da escrita, figuras marcantes da História de Portugal. Em Constância, Luís de Camões permanece imortalizado num jardim evocativo, desenhado e construído em sua memória: o Jardim-Horto de Camões.

Continuando à beira-rio, exatamente a 9 quilómetros de Constância, mas já em Vila Nova da Barquinha, próximo do emblemático Castelo de Almourol, descobrimos o magnífico Parque de Escultura Contemporânea de Almourol. Aqui, a natureza e a arte fundem-se num espaço sublime da autoria dos arquitetos paisagistas Hipólito Bettencourt e Joana Sena Rego, que conquistou o Prémio Nacional de Arquitetura Paisagista, na categoria “Espaços Exteriores de Uso Público”, em 2007.

Ao longo de sete hectares, mesmo junto ao Rio Tejo, encontramos os nomes mais representativos da escultura contemporânea portuguesa dos últimos anos: Alberto Carneiro, Ângela Ferreira, Carlos Nogueira, Cristina Ataíde, Fernanda Fragateiro, Joana Vasconcelos, José Pedro Croft, Pedro Cabrita Reis, Rui Chafes, Xana e Zulmiro de Carvalho são os autores das esculturas que compõem o Parque de Escultura Contemporânea Almourol.

Neste espaço, com acesso à Internet via wireless, existem também uma galeria de exposições, loja, ateliês artísticos, biblioteca, alojamento temporário para criadores, equipamentos desportivos, espaços lúdicos para as crianças e percursos ribeirinhos, tudo enquadrado numa envolvente natural de rara beleza, a escassos metros do Tejo.

Jardim de Torres Novas
Jardim Torres Novas

(Artigo em permanente atualização. Agradecemos todos os contributos ou sugestões para: comunicacao@turismodocentro.pt)