Aveiro é romântica, natural e muito doce

Experimente esta cidade litoral como se fosse a sobremesa no final de uma refeição. Porque doçura não lhe falta! Ela é romântica na ria, natural na paisagem e muito doce em qualquer recanto.

 

Renda-se, pois, aos encantos de Aveiro. Perca-se no cenário deslumbrante dos moliceiros cujas cores refletidas na ria dão à cidade uma vida e uma alma única. Encontre-se numa visita aos museus ou durante o passeio tradicional de moliceiro pela ria apenas para se perder, novamente, nas histórias contadas sobre a sua origem ou numa simples visita às praias.

 

A partir do centro

A dois ou em família, comece por navegar nas águas da ria a bordo de um moliceiro. Estes barcos típicos, ornamentados por pinturas garridas, serviram outrora para a apanha do moliço, uma planta aquática utilizada como adubo na agricultura. Hoje, contam histórias da vida da cidade, encantando quem as ouve. Um bom embalo para uma visita romântica.

Aqui e ali avista bonitos edifícios e, nas pontes que atravessam a ria, encontra as estátuas representativas de profissões antigas.

 

A parceira do ramo e o fogueteiro especializados nos dias de festa, a salineira e o marnoto no apoio à produção do sal – uma das principais atividades da cidade desde a sua origem. Para conhecer todo o processo, visite o Ecomuseu. Vai gostar!

 

Continue a sua visita pelo Convento de Jesus, em talha dourada, onde se encontra o Museu de Aveiro e o túmulo em mármore da Princesa Santa Joana. Admire os edifícios em Arte Nova, os painéis de azulejos da estação de comboios com os seus motivos regionais e a Igreja de São Domingos.

E se tiver curiosidade para saber mais sobre as gentes da Ria de Aveiro visite Ílhavo, apenas a 6 km da cidade de Aveiro. Conheça a Fábrica e Museu da Vista Alegre para saber mais sobre a produção da porcelana artística desta icónica marca portuguesa. Já no Museu Marítimo de Ílhavo testemunhe a forte ligação deste povo ao mar e à Ria de Aveiro. O Aquário dos Bacalhaus e o Navio-Santo André (situado junto ao Jardim Oudinot no Forte da Barra), integrados neste museu, merecem, igualmente, a sua visita.

Aveiro de ‘buga’

Pegar numa “buga” é uma boa opção, para quem gosta de pedalar. Estas bicicletas, disponíveis na cidade gratuitamente, levam-no onde quiser chegar. Experimente ir do Cais dos Moliceiros ao Fórum Aveiro, o famoso centro comercial ao ar livre.

Entre o centro da cidade e a zona lagunar das salinas, o Campus Universitário de Santiago é outro dos pontos de interesse da cidade, pois representa a investigação de alta qualidade que se faz nas universidades portuguesas, nas áreas da ciência e tecnologia. É palco de conferências e espetáculos, tem na biblioteca a arquitetura de Álvaro Siza Vieira e noutros departamentos o estilo de Arquitetos de idêntico reconhecimento, qualidade e originalidade.

Aveiro ao Natural

Ainda no centro da cidade, a Praça do Peixe é um dos lugares de convívio e restauração que não pode perder. O seu sabor nasce de dia e fica ainda mais apurado à noite. Não se esqueça de deixar espaço para a sobremesa, mas o prato principal pode variar entre o bacalhau, o peixe fresco (que tal experimentar uma das diferentes pratos de enguias?) ou o leitão. Para sobremesa, uma das três: ovos moles, tripas ou raivas. Acompanhadas de um chá ou de um licor de Aveiro, abrem o apetite para voltar com saudade.

E se no fim da refeição precisar de um bom passeio a pé bem perto desta praça está a Ponte do Botirão. Trata-se duma curiosa ponte pedonal circular, uma espécie de rotunda que permite atravessar alguns dos canais da ria de forma pouco usual.

Se é adepto das praias e espaços naturais, a Reserva Natural das Dunas de São Jacinto, uma zona de 700 hectares rica em fauna e flora que lhe permite praticar o birdwatching, a praia da Costa Nova com as suas casas pintadas às riscas vermelhas, azuis ou verdes, a praia da Barra com o mais alto farol de Portugal (ao qual pode subir por 288 de graus e ter uma vista panorâmica compensadora), bem como a praia da Torreira que mantém viva a pesca artesanal, podem ser os lugares perfeitos para assistir ao pôr-do-sol ou praticar atividades náuticas como o surf, o windsurf e a vela.

 

Termas da Curia

Para viver um momento só seu, de relaxamento e cura, a uma distância de 30 km da cidade, as Termas da Curia são uma referência a ter em conta no panorama do termalismo nacional. Dê tempo a si mesmo, à sua saúde e bem-estar, desfrutando de um merecido repouso. Com banhos de imersão, massagens, duches, tratamentos estéticos, calores húmidos e muitas outras opções, vai sentir-se mais centrado em si, o que permite uma maior revitalização do corpo e, até, da mente.

Aveiro merece ser sentida com tempo, pelo que ficamos à sua espera!