Serra da Estrela, o cenário ideal…

BALOIÇO DA ALDEIA VELHA – Aldeia Velha, Sabugal

Como Chegar ?
Coordenadas GPS: 39.609942, -7.971460

No alto da Serra do Homem de Pedra, nasceu o Baloiço da Aldeia Velha, panorâmico e cujo formato irreverente é um doa mais icónicos do mundo. O baloiço, em forma do forcão (relembrando a tradição antiga da capela arraiana), proporciona de uma vista ampla e desafogada sobre o vale envolvente da cidade da Guarda, estendendo-se pela Serra da Estrela.
Curioso?

BALOIÇO DE CHÃO DE FORCA – Vilar Maior, Sabugal

Como Chegar ?
Coordenadas GPS: 40.47634, -6.93333

É no Chão da Forca que encontramos o Baloiço Panorâmico de Vilar Maior. A estrutura deste baloiço configura as iniciais do nome da localidade, antiga vila medieval. É daqui que também conseguimos avistar a cidade da Guarda e a Serra da Estrela.
Venha apreciar o pôr do sol deste local.

SEIXOS TOWER SWING – Seixo do Côa, Sabugal

Como Chegar ?
Coordenadas GPS: 40.46464, -7.02622

Estando localizado junto à Torre da Igreja da aldeia, Seixo´s Tower Swing é um baloiço panorâmico simples de madeira. A maravilhosa paisagem que o rodeia deslumbra cada visitante que por aqui passa.

BALOIÇO DO PENALOBO – Penalobo, Sabugal

Como Chegar ?
Coordenadas GPS: 40.39592, -7.20285

É aqui que encontramos mais um Baloiço panorâmico, na Zona de Lazer do Mosqueiro, em Penalobo. Em forma de cabeça de lobo, com um coração no centro, este convida quem o visita a deixar-se apaixonar pela vista sobre a natureza. Um baloiço criado pelo Centro Recreativo e Cultural de Penalobo que tem por ideia principal homenagear o lobo, animal mítico, que deu origem à denominação da localidade de Penalobo, e dos seus habitantes ‘Falupos’.
Inesquecível.

BALOIÇO DA EIRINHA – Bendada, Sortelha

Como Chegar ?
Coordenadas GPS: 40.37394, -7.25385

A aldeia da Bendada sempre foi reconhecida pela sua dedicação e amor pela música, em 2020 a sua banda filarmónica celebrou 150 anos, e foi, como forma de celebração que foi criado este tão característico baloiço panorâmico em forma de notas musicais, pela Junta de Freguesia da Bendada. Localizado na ‘Eirinha’ onde antigamente se tocava a alvorada, em dias de festa, este baloiço dá a quem o visita a possibilidade de desfrutar da bela vista que se divide entre a Serra da Estrela e a Serra da Gardunha sempre ao som do silêncio tranquilizador de toda a sua envolvente.
Deixe-se embalar.

BALOIÇO DA MACHOCA – Sabugal

Como Chegar ?
Coordenadas GPS: 40.29124, -7.02188

Reconhecida pelas suas únicas paisagens, a Reserva Natural da Serra da Malcata tem agora uma nova atração para quem a visita: o Baloiço da Machoca. A paisagem que o envolve é única e maravilhosa, é possível, através desse tão belo local deslumbrar os olhares com um pôr-do-sol único com vista para a serra e para a barragem do Sabugal. Um baloiço simples que permite sentir toda a tranquilidade e paz que a Serra transmite!


BALOIÇOS DA RAPA – Celorico da Beira

Como Chegar ?
Coordenadas GPS: 40.573389, -7.335167

Erguido num alto rochoso no topo da Serra da Lomba, é um local deslumbrante e com uma paisagem única,do lado nascente com vista para o Vale do Mondego e o outro virado, a poente, avistando-se a Vila de Celorico da Beira. Encontra-se junto a um mjarco geodésico, o que o torna ainda mais interessante.
Já visitou?

Baloiços do Rapa - Serra da Lomba
Fonte: Aldeias de Montanha


(Artigo em permanente atualização. Agradecemos todos os contributos ou sugestões para: comunicacao@turismodocentro.pt)