Belmonte: Vila Medieval, terra de Judeus e cidade berço de Pedro Álvares Cabral

Pelas ruas de Belmonte e nas fachadas das suas casas descubra a história dos últimos judeus secretos sefarditas e encante-se pelo local que acolhe a última comunidade Cripto-Judaica da Península Ibérica.

O Castelo de Belmonte, do qual resta a Torre de Menagem e um largo que permite descer por calçada romana em direção à antiga judiaria, é o ponto de partida perfeito para descobrir esta Aldeia Histórica, tão rica de influências externas. Espreite pela janela manuelina do Monte da Esperança, onde está situado o Castelo, e admire a localização privilegiada, com vista para a Cova da Beira e Serra da Estrela.

Património Judaico

São várias as marcas deixadas neste território. Da enigmática Torre de Centum Cellas à Villa Romana de Fórnea, às marcas judias no granito das casas da rua Direita e Fonte da Rosa, reviva a história de uma comunidade que se viu obrigada a ser secreta.

Não deixe de visitar o cemitério judaico, a Sinagoga Bet Eliahu e a judiaria são locais de culto, estudo e convívio para a comunidade Judaica que aqui mais tempo resistiu.

No museu Judaico dá-se a conhecer a cultura, a arte e ofícios aqui praticados desde o século XIII. Muitas das peças que aqui pode ver estiveram escondidas ou dissimuladas durante séculos em virtude das perseguições da Inquisição.

Vila em festa

Assista aos eventos de Belmonte e participe em visitas guiadas ao património natural e cultural. A Festa das Luzes relembra a Libertação de Jerusalém; estar na Feira Medieval é uma deliciosa viagem à Idade Média com trajes a rigor, artesanato e sabores regionais; visitar o Museu dos Descobrimentos é partir à descoberta do Brasil com Pedro Álvares Cabral, “filho” de Belmonte.

Neste regresso ao passado que dá vida a Belmonte, passe pela Igreja de Santiago (Monumento Nacional que recorda o apóstolo peregrino) e pela capela da família Cabral, com várias gerações influentes na História de Portugal.

Atualmente, De Belmonte para o resto do mundo, continue no Centro.