Venha conhecer o Centro de Portugal e desvendar os Caminhos da Fé.

Os Caminhos de Fátima e Santiago irão proporcionar-lhe um contacto com a cultura e a religiosidade de um povo e a descoberta de trajetos e recantos onde a natureza impera.
Venha desvendar a Herança Judaica, testemunho da importância desta religião na cultura e história do País.
Caminhe em harmonia com a natureza, aproveite para se conhecer melhor.
Deixe-se guiar pelo “espírito do lugar” e viva experiências e sensações inesquecíveis.

Altares Marianos

A especial devoção a Santa Maria, pelos portugueses, manifesta-se na construção de Igrejas que Lhe são dedicadas ao longo do território que foi sendo reconquistado aos mouros.
O reconhecimento dos monarcas à Virgem está patente nos Mosteiros de Alcobaça e Santa Maria da Vitória (Batalha), que mostram a Sua relevância na história de Portugal.
Ainda na Idade Média, surgem os primeiros Santuários, como os de Nossa Senhora do Pranto (Dornes) e Nossa Senhora da Nazaré.
Por todo o Centro de Portugal encontra sinais da devoção mariana, seja em modestas capelas perdidas no alto dos montes, em imponentes mosteiros e catedrais ou em igrejas paroquiais, como a Igreja de Belmonte, onde poderá contemplar a imagem de Nossa Senhora da Esperança que, segundo a tradição, terá acompanhado o navegador Pedro Álvares Cabral ao Brasil. 
Incontornável para a Região, para o País e para o Mundo, é o Santuário de Fátima onde acorrem anualmente milhares de peregrinos para prestar homenagem à Virgem do Rosário, fazendo memória do ciclo de aparições marianas aos três Pastorinhos – Lúcia, Francisco e Jacinta.
As cerimónias do 13 de maio, pela sua intensidade devocional, são um acontecimento a não perder.

Caminhos de Santiago

O Caminho Português de Santiago de Compostela estende-se do Sul ao Norte do País, atravessando campos e povoações que ao longo dos séculos se habituaram a acolher peregrinos.
No território Centro de Portugal o peregrino, do latim per ægros “aquele que atravessa os campos”, é convidado a desfrutar os caminhos jacobeus entre formosas paisagens, vivenciando a cultura de cada local.
Cada etapa é única e, sempre ao seu ritmo, o caminhante termina a sua viagem com a tão desejada e emocionante chegada à Catedral de Santiago de Compostela que, segundo a tradição, foi erguida no local de sepultura do Apóstolo Santiago.
O Caminho trará um sentimento de paz, muitas experiências vividas e, claro, descobertas que permanecerão na memória de cada viajante.

Herança Judaica

Anterior à expansão do Cristianismo e ao nascimento do Reino, a presença judaica no território tem mais de dois milénios.
Ao longo dos tempos o convívio entre judeus, muçulmanos e cristãos, gerou uma sociedade aberta e respeitadora.
Após as perseguições, sobretudo do séc. XVI, o culto judaico manteve-se na clandestinidade, só vindo ao conhecimento público muito recentemente.
Foi lento o reencontro com essa identidade, sendo hoje possível visitar locais onde se pode conhecer e viver o Portugal Judaico.

Saiba mais sobre os CAMINHOS DA FÉ e oriente-se com o MAPA CAMINHOS DA FÉ.