Centro de BTT em Manteigas
No coração do Parque Natural da Serra da Estrela está a vila de Manteigas. Localizada em pleno vale glaciar do rio Zêzere, Manteigas é um lugar privilegiado, com paisagens de rara beleza natural, onde se pode passear em comunhão com a natureza e aproveitar o ar puro, bem-estar e tranquilidade do meio ambiente.
E que melhor forma de conhecer a Serra da Estrela, senão a pedalar?
O Centro de BTT de Manteigas foi criado para os praticantes e desportistas de todos os níveis que pretendem pedalar na Serra. O Centro pretende apoiar e dar condições adaptadas às diferentes características de cada praticante, para que o desporto possa ser praticado em segurança.
Nos 150 quilómetros de trilhos, existem 5 percursos enquadrados de acordo com níveis de dificuldade, categorizados em fácil, difícil, acessível e muito difícil. Para cada rota está disponível a informação dos quilómetros, tempo médio para fazer o percurso, o desnível acumulado e o mapa do trilho.
Conheça as Rotas
Rota da Lapa (Fácil)
Um percurso circular, de 7,5kms e de 1h a 1h30 de duração, que segue em direção a Manteigas e volta ao Centro de BTT.
Rota do Sameiro (Moderado)
Um percurso 14,5kms com uma duração de 1h30 a 2h30. De início tranquilo, passa por Leandres e segue paralelo ao Rio Zêzere até ao Skyparque. O regresso faz-se pela margem oposta.
Rota do Vale Glaciar (Difícil)
Percurso circular, de 23,6kms com duração prevista de 3h a 4h. Destinado a praticantes experientes, tem como objetivo principal a descida do Vale Glaciar. Inicia-se em direção a Leandres, passa por Poios Brancos em direção à Serra de Baixo, Lagoa Seca, Covão D´Ametade, até descer todo o Vale Glaciar do Rio Zêzere até Manteigas.
Rota do Corredor dos Mouros (Difícil)
Rota circular, para praticantes experientes. Tem uma duração prevista de 3h a 4h para 33,8kms de percurso. Rota onde se segue paralelo ao Rio Zêzere para chegar ao Miradouro da Azinha para apreciar a vista ímpar sobre todo o Maciço Central. De trilhos mais técnicos, e com mais aventura e adrenalina ao máximo com o single-track do Pandil. Atenção: levar água suficiente, uma vez que não há postos de abastecimento.
Rota das Penhas Douradas (Muito difícil)
Uma rota exigente para uma aventura única. São 65,4kms com 6h a 8h de duração. Primeira metade idêntica à Rota do Corredor dos Mouros, passa por Cruz da Jogadas, Covão da Ponte onde se vê o Rio Mondego, subindo até à nascente do rio, o Mondeguinho e Penhas Douradas. Atenção: levar água e alimentação adequada para a exigência da prova.