Centros de Alto Rendimento – O sucesso nunca vem só

É no conhecimento e no detalhe da técnica que está a diferença entre ganhar ou perder.

O desempenho de elite e o sucesso desportivo só pode ser obtido através da qualidade e empenho dos praticantes, e do apoio do conhecimento e das condições que se providenciam para que o talento seja exponenciado.

Cada Centro de Alto Rendimento (CAR) é um pólo desportivo com as infraestruturas e equipamentos desportivos necessários para promover a excelência do treino e performance dos atletas, com o apoio da investigação e conhecimento de várias disciplinas, como a medicina, psicologia, fisioterapia e nutrição.

Centro de Alto Rendimento de Surf de Peniche

É perto das praias de Supertubos e da Baía, do Molhe Leste e do Baleal, que se treinam os surfistas de elite e alta competição.

A localização de Peniche para o CAR de Surf, foi escolhida de acordo com as condições naturais ímpares para os desportos de ondas.

Afinal, Peniche é a capital da onda em Portugal.

O CAR de Peniche tem instalações para promover a componente técnico-desportiva, uma área residencial para 30 pessoas entre atletas e técnicos, uma área social com espaço de refeições e zona comercial, e outra administrativa.

Centro de Alto Rendimento da Nazaré

O CAR da Nazaré é também dedicado aos atletas dos desportos de ondas.

Situa-se perto da já conhecida Praia do Norte, onde o surf de ondas gigantes deu a conhecer a Nazaré ao mundo. Tem uma disposição em “L” para proteção dos ventos do norte, e vista panorâmica sobre o mar.

É composto por uma área residencial para 30 pessoas, uma área desportiva, área comum ou social, e área administrativa.

Centro de Alto Rendimento de Anadia

A 20 quilómetros de Aveiro está o CAR de Anadia, um espaço dedicado às modalidades de Ciclismo, Esgrima, Judo, Ginástica, Trampolins e Desportos Acrobáticos. É composto por uma pista coberta com 250m para ciclismo, e uma área polivalente de 1100m2.

A área residencial e centro de estágio tem 16 quartos para 32 pessoas entre técnicos e atletas.

Centro de Alto Rendimento das Caldas da Rainha

Caldas da Rainha, a capital nacional do badminton, é onde se situa o CAR dedicado à mesma modalidade.

É constituído por 2 recintos de jogo cobertos, um com 5 campos de badminton, e um outro complementar de apoio e aquecimento com 2 campos.

Entre outros espaços, as instalações incluem sala de musculação e cardiofitness, 3 estúdios de treino específico, vestiários e balneários.

Centro de Alto Rendimento de Montemor-o-velho

Com moderno equipamento técnico dedicado ao treino de alto rendimento para os desportos náuticos de canoagem, natação de águas livres, remo e uma pista de atletismo para triatlo, o CAR de Montemor-o-Velho inclui ainda instalações de apoio como balneários, centro médico, hangares e armazéns, bem como áreas de alojamento para estágios, e restauração.

Centro de Alto Rendimento de São Jacinto

Localizado no município de Aveiro, próximo da Reserva Natural das Dunas, na praia de S. Jacinto, que dispõe decondições naturais excelentes para a prática de surf. Apesar de ser uma área pouco divulgada para a prática de surf.

São Jacinto já foi palco de campeonatos da Europa e do Mundo.

Tem um dormitório para 30 pessoas, uma zona de restauração com cozinha e área de refeições, salas para formação, espaço de massagens, e área técnico-administrativa.

O Centro de Portugal contribui assim com 6 Centros de Alto Rendimento, o que revela uma aposta forte no futuro do desporto nacional.

Com as condições providenciadas e o aperfeiçoamento do treino, os atletas nacionais têm melhores condições para conseguir erguer a bandeira portuguesa no contexto internacional.