A Carta Europeia de Turismo Sustentável é uma iniciativa da EUROPARC (Federação de Parques Nacionais da Europa), e tem como principal promover e desenvolver o turismo de uma forma sustentável nas áreas protegidas e classificadas da Europa.

A crescente procura da Natureza para atividades de recreio e lazer ao ar livre, tornam os espaços protegidos os novos destinos turísticos. Desta forma, e tendo em conta a importância da preservação no nosso património natural e paisagístico a CETS atua no desenvolvimento de regiões de forma sustentável para que, como destino turístico, possam criar atividades e infra-estruturas com critérios de sustentabilidade que visam um progresso económico, social e ambiental.

As sinergias concentram-se em definir estratégias entre as áreas protegidas e os seus parceiros, sempre com base na valorização, preservação e sustentabilidade, sem pôr em risco as gerações futuras e que se comprometem a desenvolver um turismo de qualidade, promotor da atividade económica, respeitoso e compatível com a conservação do meio ambiente e o bem-estar da população local.

Também os encontramos aqui, no Centro de Portugal.

Gata-Malcata, Terras do Lince

Gata-Malcata/Terras do Lince, marca turística atribuída ao território raiano localizado no interior da região Centro de Portugal, fazendo parte da fronteira mais antiga da Europa. O território CETS Gata-Malcata/Terras do Lince integra uma rede de áreas protegidas e classificadas, composta por uma Reserva Natural da Rede Nacional de Áreas Protegidas, por um Sítio de Importância Comunitária, uma Zona de Proteção Especial da Rede Natura 2000 e por um Geopark.

Saiba mais aqui.


Montanhas Mágicas


As Montanhas Mágicas® abrangem as serras da Freita, Arada e Arestal, pertencentes ao maciço da Gralheira, e a serra do Montemuro, inserida no maciço com o mesmo nome. Certificado desde 2013 como destino sustentável, engloba quatro destinos da Rede Natura 2000 e um geoparque da Unesco, com uma inigualável biodivesidade sendo um destino de excelência para os amantes da natureza. Desta forma, a distinção abrange as serras da Freita, Arada, Arestal e Montemuro e os Municípios de Arouca, Castelo de Paiva, Castro Daire, Cinfães, São Pedro do Sul, Sever do Vouga e Vale de Cambra.

Saiba mais sobre estes espaços mágicos: