Faça juras de amor eterno no Dia de São Valentim. Invista em gestos e declarações, porque o Dia dos Namorados está a chegar e sugestões românticas não vão faltar no Centro de Portugal.
Declare-se no Centro de Portugal, a 14 de fevereiro, no Dia dos Namorados. Porque aqui…o amor acontece!
Mergulhe na água tépida de uma piscina interior enquanto o frio fica lá fora. Desfrute de uma massagem, faça uma caminhada na natureza, programe um jantar especial onde será recebido com champanhe, morangos e chocolate. Observe as estrelas. Aqui o esperam os locais mais românticos e os mais perfeitos programas, desenhados para namorar. É que no Centro de Portugal, tudo é preparado ao detalhe para receber os casais enamorados, no Dia de São Valentim.
No campo, na cidade ou junto ao mar, relaxe com a sua cara metade ao mesmo tempo que desfruta de programas especialmente concebidos para os amantes.
Quem nunca ouviu falar de Romeu e Julieta, Cleópatra e Marco António, Dom Quixote e Dulcineia? Deite um olhar mais atento àquelas estrofes d’Os Lusíadas pela qual Luís de Camões imortalizou a história apaixonante e apaixonada entre D. Pedro e D. Inês de Castro.
Descubra os melhores sítios para namorar, beijar ou fazer o seu pedido de casamento. Viva momentos especiais em ambientes intimistas e glamourosos.
Passeie de mãos dada pela cultura e história da região numa verdadeira ode à paixão. Tenha uma estadia memorável!
Surpreenda a sua cara-metade com sabores do Centro de Portugal
Delicie-se com os melhores doces, queijos e outros produtos regionais típicos do Centro de Portugal.
Descubra os melhores sítios para dormir como um rei, comer como um abade e brindar como Baco e acompanhe com os melhores vinhos! Dos tintos de cor rubi, aos espumantes borbulhantes, passando pelos brancos refrescantes que aquecem o corpo e a alma, os Vinhos do Centro de Portugal são perfeitos para usufruir com os que mais gosta.
Vinhos de excelência que vão ao encontro dos gostos mais exigentes, espaços de modernidade e os pontos de degustação inacreditáveis, vistas deslumbrantes sobre a vastidão das vinhas, banhadas pelo sol e pela brisa do Atlântico. Marque uma prova de vinho e deliciem-se juntos! Visite as caves, passeie pelas vinhas no dia mais romântico do ano!
Passeie pelos percursos e passadiços do Centro, conheça baloiços fantásticos e faça um piquenique
Vista roupa confortável, escolha uma toalha especial, umas almofadas que tornem o ambiente aconchegante, use aquelas cestas de bracejo e as peças de louça da Bordallo Pinheiro ou da Vista Alegre… Usufrua do momento! Visite antes e depois, um dos percursos pedestres, os passadiços e os baloiços do Centro de Portugal.
Subscreva o nosso Podcast e parta à aventura!
Subscreva o Podcast “Aqui Entre Nós…o Centro de Portugal” e descubra vários roteiros para preparar um dia romântico e inesquecível.
Com o Dia dos Namorados à porta, este episódio é dedicado à mais famosa história de amor no nosso país: o romance trágico entre D. Pedro I e D. Inês de Castro, que repousam no Mosteiro de Alcobaça. Ouça-o já!
Desfrute de uma massagem a dois
Aproveite a oportunidade para relaxar e desfrutar de uma massagem a dois nas Termas do Centro de Portugal. Descontraia ao lado de quem ama. Esqueça tudo o que se passa lá fora e cultive o amor que há entre os dois!
Tire muitas fotos e registe momentos de pura felicidade
Prepare uma caixa de fotografias, com os momentos felizes que já viveram e com a promessa de muitos mais. Um presente diferente, inovador, e que pode ajudar a organizar os milhares de registos fotográficos que guarda no cartão da sua máquina fotográfica, no telemóvel ou no computador. Dê vida a estes registos, materializando essas memórias. E não se esqueça: as melhores, serão, de certeza vividas no Centro de Portugal. Deixamos o desafio para que partilhe algumas connosco, no Instagram da Turismo do Centro e as identifique em #centro_de_portugal!
Surpreenda a sua cara-metade com os melhores chocolates do Centro de Portugal
É, por excelência, o presente que mais associamos ao Dia dos Namorados: o chocolate! Assim como as flores, é certo!
Conheça aqui algumas sugestões de alguns dos melhores chocolates tradicionais da região, e faça desde já a sua encomenda.
# Feitoria do Cacao – COMPRAR AQUI
# Chocolateria Delícia I Viseu – COMPRAR AQUI
# Cacao di Vine – COMPRAR AQUI
# Feitoria do Chocolate
# Bombons do Lis
# Chocolateria Prazer e Vício
# Chocolataria Equador Coimbra
# Bombondrice Caldas da Rainha
# Chocolicor
# Ginja Mariquinhas
Leia um bom livro e viaje pela região
Ouvir a voz dos que mais gostamos, tranquiliza a ajuda a fortalecer os vínculos. Escolham livros, contos ou poemas para lerem um para o outro, ou mesmo um romance para lerem juntos, alternando quem lê. Os livros são uma ótima forma de o inspirar a viajar, dando-lhe a conhecer locais que ainda não teve oportunidade de visitar! Eis uma forma de viajar sem sair do local!
Deixe-se inspirar na escolha do seu próximo destino com os Roteiros do Centro de Portugal. Vai gostar de ler a “Uma Viagem – Romance pela Gastronomia e Vinho do Centro de Portugal”. Esse mesmo abaixo. Faça já o download!
Leia a Rota “Dê Lugar ao Amor”
E porque Alcobaça é uma terra de paixões e é de amor que aqui hoje tratamos, percorra a Rota “Dê Lugar ao Amor“. Encontre locais e recantos onde a paixão acontece! Clique na imagem abaixo e descarregue este magnifico roteiro.
iNature – Romance na Natureza
E porque a natureza é propícia ao amor, no próximo dia de São Valentim, surpreenda a sua cara metade com uma experiência romântica na natureza de uma das Áreas Classificadas do Centro de Portugal.
Veja as sugestões do iNature.
Ofereça natureza e crie o ambiente ideal para o romance!
Museu Damião de Góis abre as portas a um jantar em Dia dos Namorados
O Município de Alenquer oferece-lhe a possibilidade de juntar a sua cara-metade e realizar o chamado “Jantar com o Damião”, no Dia de São Valentim, a 14 de fevereiro.
Esta é mais uma forma de celebrar a personalidade alenquerense, num local histórico, e num evento que integra a extensa programação do ‘Alenquer, Terra de Damião de Góis’. Esta arranca já esta sexta-feira, 2 de fevereiro, e estende-se até ao dia 29 do próximo mês.
O jantar de excelência ocorre a partir das 20 horas no Museu Damião de Góis e das Vítimas da Inquisição e integra vários momentos de degustação com a respetiva harmonização, com um custo total de 35€. A reserva da presença é feita através do preenchimento do formulário.
O repasto serve também de mostra à gastronomia da região, já que os pratos e vinhos incidem no que de melhor se faz por terras de Alenquer.
Veja algumas sugestões de programa para o Dia dos Namorados no Centro de Portugal:
# Praia D’El Rey Golf & Beach Resort
# D. Gonçalo Fátima Hotel & Spa
# Colmeal Countryside Hotel
# Casa de São Lourenço
# Hotel Quinta das Lágrimas
# Sapientia Boutique Hotel# AquaVillage Health Resort & Spa# Eurostars Hotels# Bacharéis Charming House # Malibu Foz
# Lisotel Hotel & Spa
# Octan Lousã
# Monte Real Termas & Spa
# Montebelo Mosteiro de Alcobaça
# Your Hotel & Sap Alcobaça
# Palácio São Silvestre Boutique Hotel
# Grande Hotel do Luso
# Casino da Figueira da Foz
# Cordel Restaurante
# Noiva do Mar
# Aldeias do Xisto
# Aldeias de Montanha
# Aldeias Históricas de Portugal
Encontre muitas outras propostas…
E porque não preparar “a dois”, alguns dos doces mais românticos do Centro de Portugal?
“Amores da Curia” de onde vêm e como fazê-los?
Os “Amores da Curia” são pasteis em forma de coração, de uma massa folhada muito fina recheada de ovos moles e polvilhados com açúcar pilé. Esta delicada iguaria surgiu pela mão de uma alemã que veio para Portugal ainda muito jovem. Emilia Wissmann desenvolveu este sofisticado doce para contentamento dos clientes que pernoitavam no Palace da Curia, no Grande Hotel da Curia e no Palace Hotel do Buçaco, bem como para os visitantes do Parque e das Termas da Curia. Muitos deles eram casais de namorados, que na época, durante os passeios românticos os consumiam ao lanche. E assim se batizaram os pastelinhos de Amores da Curia, este finos pastéis que nos transportam a uma época marcada pelo romantismo e as vivências sociais desta localidade.
Saiba aqui onde pode comprá-los. E porque não confecioná-los para oferecer à sua cara-metade no Dia de São Valentim? Ou fazê-los e saboreá-los a dois? Espreite a receita!
Ingredientes
• 500 grs. de massa folhada ver
• 0vos moles q.b.
Para os ovos moles
• 8 gemas de ovos
• 3 chávenas de chá de açúcar
• 1 chávena de chá de água
Confeção
Leve ao lume 2 dl de água com 500 gramas de açúcar, um pau de canela e umas gotinhas de essência de baunilha. Deixe ferver durante 4 a 5 minutos, até fazer ponto de fio. Retire do lume e deixe arrefecer. Bata ligeiramente as gemas e pouco a pouco leve novamente ao lume brando, mexendo sempre até engrossar. Estenda a massa folhada, e com a ajuda de um corta-massas, corte corações com meio centímetro de espessura. Coloque a massa num tabuleiro, polvilhado com farinha, e leve ao forno, pré-aquecido a 180 graus, durante 20 minutos. Deixe arrefecer e recheie com os ovos moles. Unem-se aos pares. Pincele os pastéis com clara de ovo para melhorar a aderência do açúcar, e polvilhe-os com açúcar em pó.
Os “Beija-me depressa” exaltam o romantismo de Tomar
É agora altura de pedir um “Beija-me depressa”. Dizem que podia ser um poema. É um doce de Tomar que faz despertar o romantismo, e mais uma sugestão para adoçar o seu Dia dos Namorados.
Depois de uma visita ao Convento de Cristo e de um passeio a pé pela Mata do Sete Montes, onde poderá imaginar o passado e a bravura dos cavaleiros Templários que aqui viveram, continue de mãos dadas e entre numa das excelentes pastelarias da cidade. Saiba mais sobre a história deste doce que tem ainda mais saída em ocasiões especiais, como o Dia de São Valentim.
Ingredientes
225 g de açúcar
1 colher de sopa de manteiga
12 gemas
2 colheres de sopa de farinha de trigo peneirada
Água q.b.
Óleo para untar
Açúcar de confeiteiro para polvilhar
Confeção
Leve a lume brando o açúcar com água (o suficiente para cobrir o açúcar). Deixe ferver até atingir o ponto de pérola. Retire do lume, misture a manteiga à calda e deixe amornar. Adicione as gemas, uma a uma, mexendo a cada adição e em seguida coloque a farinha aos poucos, misturando muito bem. Leve de novo a lume brando, sem ferver, até obter ponto de estrada. Coloque essa massa numa travessa untada com óleo e deixe-a repousar de véspera. No dia seguinte, com as mãos oleadas, faça bolinhas com a massa, polvilhe-as com açúcar de confeiteiro e coloque em forminhas de papel.
Apaixone-se no Centro de Portugal!
Artigo em constante atualização.
Tem alguma sugestão de prenda ou programa para o Dia dos Namorados no Centro de Portugal? Teremos todo o gosto em divulgá-los aqui! (comunicacao@turismodocentro.pt)