No dia 27 de setembro, celebra-se o Dia Mundial do Turismo. Este ano, a Organização Mundial do Turismo escolheu o tema “Turismo e Investimentos Verdes”.

O tema “Turismo e Investimentos Verdes” é de extrema importância para o futuro do Turismo, pois destaca a necessidade de conciliar o crescimento do setor com a proteção do meio ambiente.

O Turismo é uma importante fonte de receita para Portugal. Em 2022, gerou receitas de 21,1 mil milhões de euros, o que representou 17,1% do Produto Interno Bruto (PIB) de Portugal.
Este número representa um aumento de 10,5% em relação a 2021, ano em que o turismo foi fortemente afetado pela pandemia de COVID-19.
E de acordo com dados do Turismo de Portugal, em 2022 o Turismo no nosso país assegurou 800 mil postos de trabalho, sendo que os setores que mais empregam no turismo são a hotelaria (35,1%), a restauração (22,3%) e o transporte (14,5%).

No entanto, o turismo também pode ter um impacto negativo no meio ambiente. É por isso importante que o turismo seja desenvolvido de forma sustentável para garantir a preservação dos recursos naturais e o bem-estar das comunidades locais.

Ilustração: Cláudia Joaquim

A Organização Mundial do Turismo (OMT) destaca, assim, a necessidade de mais investimentos direcionados para as pessoas, para o planeta e para a prosperidade, salientando a importância de encontrar soluções inovadoras que promovam e sustentem o crescimento económico e a produtividade, convergindo para as metas da sustentabilidade.
Por outro lado, este dia visa salientar a imprescindibilidade da realização de investimentos que beneficiem as pessoas (apostando na educação e competências), o planeta (incidindo em infraestruturas sustentáveis e acelerando a transformação ecológica) e a prosperidade (promovendo a inovação, a tecnologia e o empreendedorismo).
O Dia Mundial do Turismo 2023 faz um apelo à comunidade internacional, aos governos, instituições financeiras multilaterais, parceiros de desenvolvimento e investidores do setor privado, no sentido de todos se unirem em torno de uma nova estratégia de investimento em turismo.

Alguns exemplos de investimentos verdes no Turismo incluem:

. Infraestruturas sustentáveis: construção de hotéis, resorts e outros empreendimentos turísticos que sejam eficientes em termos energéticos e de recursos naturais.
. Gestão sustentável dos recursos naturais: redução do consumo de água e energia, gestão de resíduos e proteção da biodiversidade.
. Promoção do Turismo Sustentável: sensibilização dos turistas para a importância da sustentabilidade.

Os investimentos verdes no Turismo podem contribuir para:

. A redução das emissões de gases de efeito estufa;
. A conservação dos recursos naturais;
. A melhoria da qualidade de vida das comunidades locais.

O Turismo Sustentável é uma oportunidade para garantir um futuro próspero e sustentável para o setor.

O que pode fazer para celebrar o Dia Mundial do Turismo 2023?

Aqui estão algumas ideias:

. Visite um destino turístico sustentável;
. Apoie empresas turísticas que praticam a sustentabilidade;
. Divulgue a importância do Turismo Sustentável.

Ao celebrar o Dia Mundial do Turismo, ajude a construir um futuro mais sustentável para o setor!

Comemorações do Dia Mundial do Turismo 2023 no Centro de Portugal

O Centro de Portugal, com uma rica herança cultural e natural, tem muito para oferecer a quem procura um destino sustentável.

Para celebrar este dia, o Turismo do Centro de Portugal preparou um interessante programa de atividades.

Conheça o programa completo. Venha celebrar o Dia Mundial do Turismo no Centro de Portugal!

Apresentação do sistema de monitorização das Rotas Âncora do Centro de Portugal

Segunda-feira, 25 de setembro, 15h00
Aldeia do Poço | Condeixa-a-Nova

Insere-se nas Comemorações do Dia Mundial de Turismo a realização de uma conferência de imprensa, no âmbito do projeto Centro Sustentável, que servirá para a apresentação do sistema de monitorização das Rotas Âncora do Centro de Portugal.

O sistema de monitorização integra um conjunto de contadores automáticos colocados em algumas das principais rotas turísticas da região Centro de Portugal.
Os dados recolhidos serão integrados no Observatório do Turismo Sustentável do Centro de Portugal.

A apresentação do sistema ira decorrer na Aldeia do Poço, concelho de Condeixa-a-Nova, no dia 25 de setembroDia Nacional da Sustentabilidade.

Participam na apresentação Raul Almeida, presidente da Turismo Centro de Portugal, Nuno Moita, presidente da Câmara Municipal de Condeixa-a-Nova, Sílvia Ribau, Chefe do Núcleo de Estruturação, Planeamento e Promoção da Turismo Centro de Portugal e Pedro Pedrosa, da A2Z, em representação da empresa parceira do projeto.

Rede de Turismo Industrial do Centro de Portugal: Assinatura da Declaração de Compromisso de novos aderentes

Quinta-feira, 28 de setembro, 15h00
Museu das Duas Rodas
Centro de Alto Rendimento
Sangalhos | Anadia

Realiza-se uma conferência de imprensa, no próximo dia 28, no Museu das Duas Rodas, em Sangalhos, Anadia, em que será assinada a Declaração de Compromisso de novos aderentes da Rede de Turismo Industrial do Centro de Portugal.

Vão assinar a Declaração de Compromisso os parceiros identificados no decorrer do ano de 2023, no âmbito da estruturação da futura Rede Portuguesa do Turismo Industrial, desenvolvida a nível nacional, sob a coordenação do Turismo de Portugal e Entidades Regionais e Direções Regionais de Turismo. 

Esta Declaração de Colaboração, celebrada entre a Entidade Regional de Turismo Centro de Portugal, Municípios e o/ou parceiros do Turismo Industrial, visa:

. Confirmar o interesse e empenho das Partes na implementação das boas práticas e critérios de conformidade associados aos serviços de Turismo Industrial, de acordo com o Guia de Boas Práticas desenvolvido pelo Grupo Dinamizador da Rede Portuguesa de Turismo Industrial;

. Confirmar o empenho da Entidade Regional de Turismo Centro de Portugal e dos Municípios/empresas em apoiar, no que for possível, o trabalho de qualificação e promoção dos serviços de Turismo Industrial do Parceiro;

. Confirmar a disponibilidade dos Parceiros em colaborar com a Entidade Regional de Turismo Centro de Portugal, os Municípios e outros parceiros de Turismo Industrial no desenvolvimento de iniciativas que concorram para a estruturação e promoção da rede regional e nacional, sempre que tal for possível;

. Confirmar a partilha mútua, através da Entidade Regional de Turismo Centro de Portugal, com o Grupo Dinamizador da Rede Portuguesa de Turismo Industrial, da informação relevante para os Municípios e para os Parceiros, incluindo o seu envolvimento em iniciativas de âmbito regional e nacional relacionadas com o Turismo Industrial;

. Confirmar o entendimento de que a participação dos Parceiros em iniciativas de promoção nacional e internacional da oferta de Turismo Industrial, realizadas pelo Turismo de Portugal e/ou pelas estruturas regionais, implica a assunção da implementação dos Critérios de Conformidade constantes do Guia de Boas Práticas;

. Confirmar que a Entidade Regional de Turismo Centro de Portugal, os Parceiros e os Municípios designarão interlocutores para o acompanhamento e concretização de iniciativas, de âmbito regional e nacional, no âmbito do Turismo Industrial;

. Confirmar que a Entidade Regional de Turismo Centro de Portugal, os Parceiros e os Municípios disponibilizarão, de forma articulada, informação clara e atualizada sobre a oferta de Turismo Industrial, nos respetivos websites.

A sessão será presidida pela Presidente do Município de Anadia, Maria Teresa Cardoso, seguida de intervenções da Diretora do Departamento de Dinamização da Oferta e dos Recursos do Turismo de Portugal, Teresa Ferreira, e da Chefe do Núcleo de Estruturação, Planeamento e Promoção da Turismo Centro de Portugal, Sílvia Ribau

O Presidente da Turismo Centro de Portugal, Raul Almeida, encerrará a sessão, seguindo-se uma visita ao espaço museológico que acolhe esta ação.

E ainda, outras atividades que marcam a data…

LEIRIA

Leiria é um destino turístico com muito para oferecer, incluindo uma programação especial para o Dia Mundial do Turismo.

27 de SET | Quarta-feira – 15h00
. Entradas gratuitas nos espaços museológicos da cidade
. Possibilidade de visitas guiadas gratuitas a partir do Posto de Turismo em colaboração com o Município de Leiria (horários a definir)    
                 
30 de SET | Sábado – 15h00
. Encontro Malharia no Posto de Turismo de Leiria 

GOUVEIA

Ação de capacitação “Sistemas de incentivo, Programas de Sustentabilidade e Boas Práticas”

No dia 27 de setembro – Dia Mundial do Turismo, o Municipio de Gouveia organiza, em parceria com o Turismo Centro de Portugal, a ação de capacitação “Sistemas de incentivo, Programas de Sustentabilidade e Boas Práticas”.

A atividade é destinada aos empresários do sector turístico e irá decorrer no auditório da Biblioteca Municipal Vergílio Ferreira, a partir das 17 horas, tendo como objetivo apoiar o investimento e o empreendedorismo no setor do turismo.

A sessão vai contar com intervenções de Gonçalo Castro Gomes e Viriato Dias, do Apoio ao Investimento Turístico do Turismo Centro de Portugal, que vão dar a conhecer os atuais sistemas de incentivo, os programas de Sustentabilidade e também alguns exemplos de boas práticas no setor.

O evento é gratuito, sendo, no entanto, necessário proceder a inscrição prévia através do preenchimento do formulário ou presencialmente no Posto de Turismo de Gouveia, sito no Jardim da Ribeira ou, alternativamente, através do email: turismo@cm-gouveia.pt ou dos contactos de telefone: 238 083 930 / telemóvel: 962 033 099.

ABRANTES


Entradas gratuitas nos Museus de Abrantes, Artes e Ofícios ao vivo no Posto de Turismo e percurso sonoro pelo centro histórico

Esta quarta-feira, 27 de setembro, comemora-se o Dia Mundial do Turismo e para assinalar a data vai haver entradas gratuitas nos Museus de Abrantes (MIAA, Panteão dos Almeida e MDF) e realiza-se, às 19h, o percurso sonoro (audiowalk) “Tudo como dantes. Quartel General em Abrantes” pelas ruas do centro histórico da cidade. No Posto de Turismo de Abrantes, nos dias 27, 28, 29 e 30, haverá artes e ofícios ao vivo.

No Dia Mundial do Turismo, 27 de setembro, aproveite para visitar ou revisitar os Museus de Abrantes que terão entrada gratuita neste dia. Faça o audiowalk “Tudo como dantes. Quartel General em Abrantes”. Os interessados em realizar o percurso sonoro pelo centro histórico de Abrantes, que se irá realizar às 19h, partindo da Biblioteca Municipal António Botto, deverão inscrever-se através do e-mail turismo@cm-abrantes.pt .

O Posto de Turismo de Abrantes será também paragem obrigatória, entre os dias 27 e 30 de setembro, das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00. Por esta altura, os artesãos de Abrantes irão mostrar ao vivo como produzem as suas peças e darão e conhecer o seu processo criativo. Costura criativa, bijuteria e brinquedos, retalhos, trabalhos em junco, cerâmica, encadernações, barro, tecelagem, bonecos em pasta de papel são alguns dos tipos de artesanato que poderá ver ao vivo.

No dia 27 de setembro, irá ainda realizar-se a 1ª reunião do Conselho Municipal do Turismo, no auditório da Biblioteca Municipal de Abrantes, a partir das 15h30. O Conselho Municipal do Turismo é um órgão que se pretende assumir como um fórum de debate, auscultação e consulta junto das entidades com responsabilidades diretas ou indiretas no sector do turismo.

CONSTÂNCIA

Entradas gratuitas no Museu dos Rios e das Artes Marítimas e no Jardim Horto de Camões

A 27 de setembro celebra-se o Dia Mundial do Turismo, data que Constância vai assinalar com entradas gratuitas no Museu dos Rios e das Artes Marítimas e no Jardim Horto de Camões.
Com esta iniciativa o Município e a Associação Casa-Memória de Camões pretendem promover dois espaços emblemáticos da vila, nomeadamente o património ligado aos rios e às artes marítimas e a cultura camoniana.

Museu dos Rios e das Artes Marítimas
A celebrar os seus 25 Anos, o Museu dos Rios e das Artes Marítimas tem por missão recolher, estudar, valorizar e divulgar a memória dos tempos em que Constância era um dos mais importantes portos do Médio Tejo e a sua economia assentava no transporte fluvial, na construção e reparação navais, no comércio e na pesca.
Estas atividades, bem como a Festa de Nossa Senhora da Boa Viagem, organizada pelos marítimos da vila todos os anos pela Páscoa, estão documentadas nos diversos núcleos da exposição permanente do Museu, através de miniaturas de barcos, redes de pesca, objetos de uso quotidiano, utensílios, ferramentas, fotografias e uma pequena oficina de calafate com um barco em fase de construção inicial. Muito visitado por turistas e alunos das escolas, o Museu dos Rios e das Artes Marítimas proporciona uma viagem ao encontro de uma Constância diferente da que conhecemos hoje, com uma outra relação com os rios que lhe marcaram o sítio onde nasceu e cresceu.

Jardim-Horto de Camões
O Jardim-Horto, desenhado pelo arq.º Gonçalo Ribeiro Teles, foi inaugurado pelo Presidente da República, dr. Mário Soares, em 1990. Reúne grande parte da flora referida por Camões na sua obra, num total de 52 espécies. No seu interior o visitante pode apreciar ainda o Jardim de Macau, o Planetário de Ptolomeu no Auditório ao ar livre e um painel de azulejos que apresenta as partes do mundo que Camões percorreu, de Lisboa a Macau, passando por África e pela Índia. A enorme esfera armilar, a maior de Portugal, assinala os 500 anos dos Descobrimentos Portugueses, que o épico imortalizou em Os Lusíadas, e o caráter universalista da nossa cultura.
É, sem dúvida, um dos mais vivos e singulares monumentos erguidos no mundo a um poeta.

COVILHÃ

Visita Guiada Gratuita

O Museu de Lanifícios da Universidade da Beira Interior assinala o Dia Mundial do Turismo com a realização, pelas 18h00, de uma visita guiada gratuita.
Nesse dia, é prolongado o horário de abertura e convidada toda a comunidade para uma visita à Real Fábrica de Panos e à Real Fábrica Veiga.
Será, também, uma última oportunidade para ver a exposição “Peninsulares”, inserida nos 4ºs Encontros Ibéricos de Arte Têxtil Contemporânea, patente até 30 de setembro.
Para participar é apenas necessária a inscrição para o e-mail: muslan@ubi.pt

ÍLHAVO

Visita ao Farol da Barra e Casa Gafanhoa

Farol da Barra, em Ílhavo, é o mais alto do país, e um dos mais altos do Mundo. É daqui que às quartas-feiras à tarde, pode apreciar a vista da geografia aérea da entrada da barra da Ria de Aveiro.
Um bom programa para o Dia Mundial do Turismo que calha precisamente este ano, à 4ª-feira! Para uma tarde em cheio, visite também a Casa Gafanhoa, antiga habitação de lavradores, recuperada e convertida em museu municipal.

27 SET, quarta-feira 

. 14h00, 14h45, 15h30, 16h15, 17h00 | Visita ao Farol.  Praia da Barra – gratuito. 
. 14h00 ~ 17h00 | Visita à Casa Gafanhoa. Gafanha da Nazaré – gratuito.  

Farol da Barra

OLIVEIRA DO HOSPITAL

Para assinalar o Dia Mundial do Turismo, o Município de Oliveira do Hospital sugere várias formas para viver momentos sustentáveis e celebrar o Turismo no concelho.

PENICHE

“O papel do turismo nas estratégias de sustentabilidade dos territórios”

O aspirante Geoparque Oeste celebra este ano o Dia Mundial do Turismo em parceria com as entidades Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar, CiTUR, Turismo de Portugal, Accessible Portugal, Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste e a Cátedra UNESCO de Geoparques, Desenvolvimento Regional Sustentado e Estilos de Vida Saudáveis, num evento que pretende debater o papel do turismo no desenvolvimento dos territórios.

No dia 27 de setembro, o evento terá lugar na Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar, em Peniche, às 15h00 e será dividido em duas partes. Primeiramente, as entidades parceiras e convidados irão debater a temática “O papel do turismo nas estratégias de sustentabilidade dos territórios” e, seguidamente, o aspirante Geoparque Oeste irá apresentar a sua plataforma de promoção turística VisitGeoparqueOeste, assim como a Rota Turística Acessível.

Programa

15h00 | Abertura da Sessão
15h20 | Início da mesa redonda
16h45 | Lançamento da Plataforma VisitGeoparqueOeste 
17h10 | Lançamento da Rota Turística Acessível
17h30 | Encerramento

Entrada livre

SÃO PEDRO DO SUL

Atividades Dia Mundial do Turismo

Quarta-feira | 27 de setembro

Participe na comemoração do Dia Mundial do Turismo em S. Pedro do Sul.
Caminhada, visitas guiadas, atuação do grupo “Vozes de Manhouce” e apresentação do Plano Estratégico de Desenvolvimento do Turismo de S. Pedro do Sul
Informações | Posto de Turismo das Termas | postodeturismo@cm-spsul.pt

SÁTÃO

Visita ao Parque Ambiental da Alameda – Eduarda Encarnação Rodrigues

No dia 27 de setembro, celebra-se o Dia Mundial do Turismo, que este ano tem como tema “Turismo e investimentos verdes”, procurando assinalar a importância do turismo e do seu valor cultural, económico, político e social, para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.
 Destaca-se o investimento em projetos direcionados para as pessoas, para o planeta, incentivando o investimento em infraestruturas sustentáveis, na procura de uma transformação ecológica.
O Município de Sátão assinala, assim, a data e convida-o a visitar o Parque Ambiental da Alameda – Eduarda Encarnação Rodrigues, um espaço que protege o ambiente e promove a eficiência de recursos, contribuindo para o bem-estar da população.

Ao longo do ano, realizam-se aqui diversos workshops/ oficinas, bem como atividades lúdicas pedagógicas direcionadas para os alunos do concelho.

SERTÃ

Cerimónia de Assinatura do Protocolo de Colaboração | Dia Mundial do Turismo

No próximo dia 27 de setembro, Dia Mundial do Turismo, os Municípios da Sertã, Ferreira do Zêzere e Figueiró dos Vinhos vão assinar um protocolo de colaboração, numa cerimónia que decorrerá no Edifício dos Paços do Concelho da Sertã, às 18 horas. O protocolo visa o desenvolvimento de projetos assentes na obra dos pintores naturalistas Alfredo Keil, José Malhoa e Túllio Victorino, marcando o arranque da colaboração dos três municípios e abrindo caminho a diversas ações e à criação de projetos de desenvolvimento turístico-cultural.

Os três municípios partilham um território histórico-cultural comum, marcado pelo vale do rio Zêzere, que foi procurado, ao longo de séculos por vários artistas para inspiração e cenário de muitas obras, como é o caso do movimento pictórico naturalista. Alfredo Keil, José Malhoa e Túllio Victorino souberam interpretar, valorizar e ampliar o território através da sua arte, não só no concelho onde cada um se fixou, mas também nos concelhos vizinhos, na sequência dos fortes laços de amizade que criaram.

A cerimónia de assinatura do protocolo contará com a presença dos Presidentes das Câmaras Municipais de Sertã, Ferreira do Zêzere e Figueiró dos Vinhos e decorrerá no Dia Mundial do Turismo. Refira-se que esta efeméride é celebrada desde 1980 pela Organização Mundial do Turismo, com o objetivo de chamar a atenção para o papel do turismo na comunidade internacional e para a forma como influencia os valores sociais, culturais, políticos e económicos de todo o mundo.

ESTARREJA

“A Ria e os Novos desafios do Turismo Sustentável”

Ligados pelos canais da Ria de Aveiro, os municípios de Estarreja, Ovar e Murtosa continuam a unir esforços na estratégia de promoção e valorização do território através da campanha “Ria Adentro”. No âmbito das comemorações do Dia Mundial do Turismo, no dia 29 de setembro convida-se à reflexão sobre a “A Ria e os Novos desafios do Turismo Sustentável”, numa tertúlia agendada para as 21h00, no Centro de Interpretação de Construção Naval, na Ribeira D’Aldeia, em Pardilhó – Estarreja. 

A sessão moderada por Adriana Rodrigues, Chefe do Núcleo de Comunicação, Imagem e Relações Públicas da Turismo Centro de Portugal, reúne um conjunto de entidades públicas – Municípios, Turismo do Centro, Turismo de Portugal e Universidade de Aveiro – agentes económicos locais e o fundador da primeira empresa portuguesa a dedicar-se inteiramente à área da economia criativa e turismo, para uma conversa sobre a sustentabilidade no turismo, e cujo conceito tem em conta não só as necessidades dos visitantes, do setor e das comunidades, mas também os seus impactes ambientais, económicos e sociais. No fundo, tal como refere o manifesto por um turismo sustentável da Turismo do Centro, defendendo um “turismo mais sustentável, inclusivo e resiliente”.

Em comemoração do Dia Mundial do Turismo assinala-se ainda a união dos municípios da Ria que lançaram em 2020 a campanha “Ria Adentro”, com o objetivo de promover os seus territórios e potenciar o que os une mais intrinsecamente.

Artigo em atualização.
Todos os contributos são bem-vindos: comunicacao@turismodocentro.pt