Gastronomia & Vinhos/Ria de Aveiro/Aveiro

Doçaria Regional do Centro de Portugal

No Centro de Portugal, prepara-se para conhecer alguma da doçaria mais deliciosa do nosso país. Um verdadeiro regalo para o paladar e um pequeno pecado para a alma.

Em particular a doçaria conventual, doces intemporais com grande tradição em Portugal, que transpuseram o convento para serem preservados e perpetuados pelas gerações vindouras até à doçaria contemporânea, onde se assumem como iguarias de consumo obrigatório, quer na doçaria do Centro, quer na de todo o país.

Por isso, venha connosco descobrir a doçaria regional típica do Centro de Portugal e deleite-se com os magníficos doces que encontramos desde o litoral até ao interior do país.

Do litoral para o interior

Na Ria de Aveiro, não pode deixar de saborear os deliciosos Ovos Moles de Aveiro. Este doce típico, cuja origem remonta às tradições dos conventos femininos da cidade, é um dos mais emblemáticos doces de toda a região Centro, podendo ser encontrado envolto em massa de hóstia ou mesmo em barricas de madeira ou porcelana, decoradas com motivos alusivos à Ria de Aveiro.

Para além dos ovos moles, não pode perder o Pão de Ló de Ovar, uma das principais iguarias da região. Ainda em Aveiro, torne a sua experiência ainda mais inesquecível e visite a Oficina do Doce, uma das principais atrações da cidade.

Em Coimbra, um dos doces de consumo obrigatório é indubitavelmente os Pastéis de Tentúgal, os quais foram criados pelas freiras do Carmelo de Tentúgal, sendo confecionados desde os finais do século XIX. Todavia, as Queijadas de Pereira, delícias ancestrais, são também recomendadas.

Se passar por Leiria, poderá constatar que a sua gastronomia é fortemente dominada pela doçaria e, nesse sentido, o seu doce mais representativo é, sem dúvida, as Brisas do Lis.

Do interior para a fronteira

No interior centro do país, em Viseu, devido à escassez de determinados ingredientes, desenvolveu-se uma doçaria com grandes raízes populares, em que os Filhós, Papas de Milho, o Leite-creme e o Arroz Doce assumem um lugar predominante mas, ainda assim, fazendo as delícias que todos os que visitam esta região.

Mais a leste, passando pela Serra da Estrela, poderá saborear os Esquecidos do Fundão, peculiares bolinhos, bem como o Bolo de Azeite do Fundão, de paladar único, ambos doces típicos e de tradição quaresmal, sendo por isso uma presença obrigatória à mesa pela altura da Páscoa.

Por fim, em Castelo Branco, entre a riqueza gastronómica da região, poderá encontrar e provar sobremesas tradicionais, como é o caso da Tigelada Beirã, cozida em forno de lenha, ou ainda o Arroz Doce, decorado com canela em pó.

No Centro de Portugal, receitas tradicionais são reinventadas para fazer as delicias das novas gerações, desde biscoitos a compotas.

Uma viagem pelo Centro de Portugal é, assim, a desculpa perfeita para saborear os doces tão típicos do nosso país e que prometem levá-lo ao céu.

Onde ficar

Contactos Úteis

Encontre toda a emoção
do Centro de Portugal

Descubra tudo o que pode fazer, os locais incríveis que pode visitar e transforme a sua viagem numa experiência inesquecível.

Gastronomia & Vinhos

Produtos Regionais Típicos do Centro de Portugal

explorar
Gastronomia & Vinhos

Vinhos do Centro de Portugal

explorar