Enoturismo no Centro de Portugal – Paladares com Tradição

No Centro de Portugal, o vinho é o melhor pretexto para descobrir o património histórico e cultural de uma das regiões mais antigas do País.

Com um conjunto de vinhos reconhecidos e distinguidos internacionalmente, o Centro de Portugal oferece-lhe uma gama de oportunidades para degustar os néctares mais portugueses de Portugal.

Perca-se em adegas antigas, deixe-se levar por aromas frutados, e viva ao ritmo das estações num hotel de charme rural da região. Aqui, é o vinho que o guia pelos caminhos da memória do Centro de Portugal.

Um Paladar com Tradição

Quando as primeiras vinhas foram plantadas há cerca de 7.000 anos, ninguém poderia imaginar a forma como o vinho se enraizaria nas tradições e na cultura desta região de Portugal. Aqui, onde tanto as paisagens como o clima são tão diversos, foram criadas as condições ideais para a produção de vinhos de excelente qualidade que combinam na perfeição com a gastronomia local.

Comece a sua aventura pelo Oeste, uma das maiores regiões vinícolas do País, onde a Rota da Vinha e do Vinho do Oeste o leva por uma fantástica viagem de aromas e sabores. Aqui, cada passo que dá é uma oportunidade para descobrir vinhos brancos deliciosamente frutados, vinhos tintos encorpados, espumantes surpreendentes, os únicos “vinhos leves” de produção DOC e ainda a singular Aguardente Vínica da Lourinhã.

Já na Bairrada, descubra os melhores espumantes de Portugal, que são melhor apreciados a acompanhar o leitão típico da região. Os aromáticos vinhos brancos são também alguns dos mais afamados de Portugal. Visite a adega Campolargo e deguste aquele que já foi distinguido como o melhor vinho branco do mundo. Já no Museu do Vinho da Bairrada e no Aliança Underground Museum, o que não lhe faltam são oportunidades de homenagear esta região vinícola com exposições artísticas únicas.

Dirigindo-se para o interior, a região do Dão é uma das mais conhecidas áreas de tradição vinícola do País. Aqui, a produção de vinho remonta ao século XII, quando as vinhas eram cultivadas pelo clero. Protegidas pelas serras envolventes dos ventos frios do Atlântico, as vinhas do Dão produzem vinhos com um excelente grau de envelhecimento, mesmo engarrafados. Deguste o melhor que a região tem para oferecer no Solar do Vinho do Dão em Viseu e deixe-se envolver pelas paisagens paradisíacas do Dão.

Mais a norte, na Beira Interior, as vinhas brotam dos solos graníticos num clima agreste e robusto. A paisagem imponente das Serras da Estrela, Malcata e Marofa oferece as condições ideais para a produção de vinhos brancos frescos e vinhos tintos com aromas de especiarias e frutos silvestres.

O Charme Rural

Conhecer os paladares do Centro de Portugal é também conhecer a sua história, cultura e tradições. As cidades patrimoniais e aldeias históricas da região oferecem-lhe oportunidades infindáveis para descobrir palácios, castelos, galerias e museus fascinantes.

Em Coimbra, participe nas mais antigas tradições de Portugal numa cidade atualmente reconhecida como Património Mundial da UNESCO. Em Viseu, é tempo de redescobrir as origens do nosso País e admirar o legado marcante de Viriato. Aproveite para conhecer o Enoturismo em Viseu. Já a Cidade-Museu de Aveiro oferece-lhe a oportunidade singular de viver a arte como um modo de vida, apreciando os pormenores de Arte Nova dos seus bonitos edifícios. Para abrandar o ritmo, nada como relaxar numa das termas centenárias da região, aproveitar uns dias de sol numa praia fluvial ou perder-se por bosques encantados nos montes e serras do Centro de Portugal.

Aqui, o vinho e o melhor do Enoturismo da região Centro é o melhor pretexto para partir à descoberta de um património histórico inigualável.