Sabia que o Centro de Portugal preparou 12 Propostas de Escapadinhas para 2024 a pensar nos 12 feriados nacionais?
No Centro de Portugal cada pausa é uma oportunidade para passear, conhecer novos lugares, saborear a deliciosa gastronomia regional e descansar nas melhores unidades de alojamento.
Este ano, aproveite a companhia da família, convide os amigos e venha celebrar a vida. Traga alegria, boa disposição e energia positiva, nós sugerimos as 12 escapadinhas para 2024.
As escapadinhas são a maneira perfeita para explorar novos lugares, descobrir novos roteiros ou apenas desligar da agitação do dia a dia.
Independentemente da distância e da velocidade, em janeiro, comece a caminhar, em fevereiro a pedalar e em março a guiar. Em abril a conhecer e em maio a relaxar. Junho a mergulhar e julho a explorar. Agosto a provar e setembro a degustar. Outubro a visitar, novembro a imaginar e dezembro a sonhar.
Venha dai conhecer as nossas propostas!
1 | JANEIRO – CAMINHAR NOS MELHORES PERCURSOS
No Centro de Portugal valorizamos a saúde e o bem estar como prioridade para 2024. Calce as botas, coloque a mochila às costas e venha descobrir as centenas de percursos pedestres à sua espera neste imenso território. A correr ou andar, em lazer ou em competição, venha descobrir as paisagens deslumbrantes, aldeias pitorescas, animais raros e um povo cheio de histórias para contar ao mesmo tempo que pratica exercício físico.
2 | FEVEREIRO – NA ESTRADA OU NA MONTANHA PEDALAR … MUITO
Com as adaptações específicas às diferentes geografias deste imenso território, e a pensar num futuro mais sustentável, o centro de Portugal oferece um conjunto de rotas e infraestruturas cicláveis, com forte vocação turística. Nestes circuitos, os ciclistas vão percorrer lugares de beleza natural ímpar e descobrir um impressionante património histórico, cultural e gastronómico de cada região.
3 | MARÇO – PREPARAR O CARRO, A MOTO OU A AUTOCARAVANA PARA UMA ROAD TRIP
Março é o mês da Primavera e até ao verão a paisagem ganha vida e cor, os dias ficam mais longos e as noites mais amenas. É a estação da renovação da natureza mas é também a época do renascimento daquilo que deve florescer e crescer dentro de nós. De carro, de moto ou de autocaravana, propomos brindar à primavera com uma road trip pelo Centro de Portugal.
4 | ABRIL – DESCOBRIR ROTEIROS LITERÁRIOS
O Turismo Literário é uma forma de viajar e explorar um destino através da literatura. No Centro de Portugal existem muitas propostas para os amantes da literatura – e dos seus autores – desfrutarem de experiências únicas e inspiradoras.
Mas, se a literatura transporta o leitor para locais longínquos sem sair do mesmo lugar, os roteiros literários transformam o mundo da literatura numa experiência real.
Ao percorrer os Roteiros Literários do Centro de Portugal vai ficar a conhecer os locais e os espaços mencionados nas obras literárias de Aquilino Ribeiro, Eça de Queiroz, Miguel Torga, José Saramago, António Lobo Antunes e tantos outros.
5 | MAIO – RELAXAR O CORPO E A MENTE
Descubra os melhores locais para revitalizar o corpo e a mente, com águas termais que vão ao encontro das suas necessidades. De tradição milenar, as qualidades terapêuticas das águas termais eram já conhecidas pelas antigas civilizações enquanto elemento de cura física e psicológico. Diz a história que o estudo da água, como agente terapêutico, teve início no ano 2 400 a.C. Mas, hoje, nas Termas do Centro vai encontrar muitas propostas.
6 | JUNHO – MERGULHAR NAS PRAIAS DO CENTRO DE PORTUGAL
De Ovar a Torres Vedras, as praias da faixa atlântica do Centro de Portugal são caracterizadas por grandes areais, onde há muito espaço para estender a toalha. Estas praias são muito procuradas pela abundância do iodo presente nas suas águas.
Já no interior, a tranquilidade, a serenidade e o sossego das aldeias – aliada à beleza da paisagem – atraem turistas e visitantes às Praias Fluviais das Aldeias de Xisto, mas há mais propostas.
7 | JULHO – EXPLORAR AS ESTAÇÕES NÁUTICAS
Do wakeboard ao ski aquático e ao canyoning passando pelo rafting, kitesurf, surf, windsurf, bodyboard, stand-up paddle, vela até aos passeios de barco, mergulho, remo, canoagem ou caiaque são imensas as atividades que podem ser praticadas nas Estações Náuticas do Centro de Portugal. Mas estes são apenas alguns dos motivos pelos quais vale a pena uma visita.
8 | AGOSTO – FAZER UM ROTEIRO GASTRONÓMICO
Venha deliciar-se com os sabores genuínos do Centro de Portugal numa região onde a diversidade do seu território, do mar à serra, deu origem às iguarias singulares que fazem parte do roteiro gastronómico português. Um património de práticas culinárias ancestrais transmitidas de geração em geração, sempre acompanhado de um bom vinho regional.
9 | SETEMBRO – UMA EXPERIÊNCIA DE ENOTURISMO
No mês do recomeço da escola, brindamos à vida, à saúde e à esperança. O Centro de Portugal é reconhecido como uma região de referência na produção de vinhos, espumantes e aguardente – Aguardente DOC da Lourinhã – conhecida à escala internacional. Em setembro, propomos-lhe um roteiro pelas cinco Regiões vitivinícolas do Centro de Portugal, com início na Rota da Bairrada, seguindo até à Rota dos Vinhos da Beira Interior. Daqui partimos para a Rota dos Vinhos do Dão, em direção à Rota do Vinhos do Tejo e terminamos o nosso percurso na Rota dos Vinhos de Lisboa.
10 | OUTUBRO – VISITAR AS SEIS CIDADES CRIATIVAS
Muitos séculos antes de ter sido criada a Rede de Cidades Criativas da UNESCO, já a cidade de Leiria respirava música. Foi em Leiria que D. Dinis, o rei trovador, compôs as cantigas de amigo que marcam o cancioneiro galaico português. Muitos séculos passaram, mas esta herança não foi esquecida e a música continua a ter um papel predominante na vida da cidade e dos seus habitantes. Da música ao design, passando pelo artesanato, artes populares e pela literatura, há muita criatividade para descobrir no Centro de Portugal.
11 | NOVEMBRO – TURISMO INDUSTRIAL
Na Região Centro do País, uma recente rota turística dá a conhecer o seu património industrial. Da arte de soprar o vidro à lã, da ferrovia à porcelana, damos a conhecer histórias de vida, memórias e muito saber-fazer. Em Mira D’Aire, o MIATT Museu Industrial e Artesanal ou na Covilhã o Museu dos Lanifícios da Universidade da Beira Interior e o laboratório criativo New Hand Lab integram também o roteiro dedicado ao Património Industrial no Centro de Portugal.
12 | DEZEMBRO – ATIVIDADES EM FAMÍLIA
Na maior e mais diversa região turística nacional, une-se o melhor do património histórico e natural da região para oferecer momentos de aprendizagem, contacto com a natureza e muita diversão. Conheça aqui as melhores atividades para fazer em família.
ARTIGO EM CONSTRUÇÃO ….