A população de Aveiro sempre teve uma ligação vital com a água. A Ria de Aveiro, o Rio Vouga e o mar conferem ao Município uma grande variedade paisagística que deleita qualquer visitante. São postais turísticos que proporcionam a realização de diversas atividades náuticas e que despertam emoções fortes a quem se atreve a descobrir o que de melhor podem oferecer!
O projeto da Estação Náutica de Aveiro pretende ser um polo agregador das atividades e dos desportos realizados no Município que perpetuam a sua conexão com este elemento natural tão importante. Tem ainda como objetivo promover o território valorizando os seus recursos náuticos, incluindo a oferta de alojamento, restauração e outras atividades e serviços relevantes para a sua atração turística.
Pronto para embarcar nesta aventura? Venha daí e deixe-se levar nesta viagem que lhe vai trazer só boas energias!
# Ria de Aveiro
Comece por disfrutar de um passeio pela Ria de Aveiro no meio de transporte mais típico e romântico: o barco moliceiro. Esta é uma forma diferente de experienciar a cidade, onde pode apreciar os seus principais locais históricos, conhecendo um pouco mais sobre as suas tradições e ainda sobre os espaços de lazer mais modernos.
Porém, a Ria de Aveiro tem muito mais para oferecer! Pode aproveitar para praticar diversos desportos como a vela, a canoagem, ou o remo. Temos a certeza que vai ficar em forma!
# Rio Vouga
A próxima paragem que lhe sugerimos é no Rio Vouga, mais concretamente no Rio Novo do Príncipe, onde as condições naturais são propícias à prática desportiva do Remo, da Canoagem e do Stand Up Paddle. Disfrute da tranquilidade oferecida pela paisagem agrícola envolvente, podendo observar e deixar-se embalar pelo canto melodioso de aves como o Toutinegras-de-barrete-preto ou os Chapins-carvoeiros. Este é um espaço ideal para retemperar forças e energias que permitem ultrapassar os desafios do dia a dia.
# Centro Municipal de Interpretação Ambiental
Prosseguimos viagem até ao Centro Municipal de Interpretação Ambiental constituído pelo edifício sede, pelo Cais da Ribeira de Esgueira, pelos parques ribeirinhos do Carregal e Requeixo e pelos Percursos da Natureza. Tanto no Cais da Ribeira de Esgueira, como no Parque de Requeixo, pode atrever-se com a prática de pesca desportiva, sendo que este último possui uma pista própria para a atividade e um posto de observação da avifauna. Aqui também pode apreciar a Pateira de Requeixo que possui 525 ha, sendo considerada a maior lagoa natural da Península Ibérica e a segunda maior da Europa. É possível encontrar uma grande variedade de fauna e flora capazes de encantar os amantes da natureza. Aproveite para relaxar ao som das diversas espécies de aves que aí pode encontrar.
Deixe-se envolver pela paisagem que o rodeia e boa pescaria!
# Reserva Natural de São Jacinto
Viajamos de Ferry até São Jacinto para descobrir a sua Reserva Natural. Esta possui 995,69 ha e deslumbra qualquer um com uma paisagem única que se localiza entre a Ria e o mar. Aproveite para caminhar pelo “Trilho de Descoberta da Natureza” e visitar o Centro Interpretativo.
Na Praia de São Jacinto é possível encontrar um areal extenso num estado quase selvagem. Aqui, os mais aventureiros encontram reunidas condições de excelência para a prática de surf. Aproveite para se fazer à onda e para se deixar ir ao sabor da corrente. Também pode disfrutar de uma revigorante caminhada pelo extenso areal e apreciar o seu estado quase selvagem. Esta praia recebeu diversas distinções como a atribuição da Bandeira Azul, Bandeira de Praia Acessível para todos e a denominação de qualidade de ouro pela Quercus.
# Marinhas de Aveiro
Para finalizar esta viagem não pode deixe de conhecer as várias marinhas que existem em Aveiro. Além da produção de sal, estes espaços promovem o bem-estar e contribuem para o tratamento de diversas doenças. Aqui, pode relaxar numa piscina salgada, observar várias espécies de aves ou visitar o Ecomuseu da Troncalhada onde pode aprender mais sobre os métodos de produção artesanal do Sal.
Assim termina a nossa sugestão de roteiro pela Estação Náutica de Aveiro que de certeza o deixou com muita vontade de se aventurar água dentro e descobrir de outra maneira este Município que tanto tem para oferecer!
Para saber mais sobre esta Estação Náutica de Aveiro, aceda AQUI e AQUI.