Estação Náutica da Vagos (ENV), abrange o município de Vagos, na região da Ria de Aveiro e três praias que proporcionam uma vasta oferta de desportos náuticos para os visitantes, assim como a preservação cultural da pesca artesanal, através da Arte Xávega
Vamos lá descobri-las!

// PRAIA DA VAGUEIRA

A Praia da Vagueira, uma das mais procuradas na região, convida a passeios ao longo do seu paredão com uma vista elevada sobre o mar. A Vagueira, para além de ostentar a bandeira azul, é uma praia galardoada pelo programa “Praia acessível para todos”. Aqui, podemos também testemunhar, entre os meses de março a outubro, a pesca com recurso à tradicional Arte Xávega, uma arte de pesca “de arrasto” com todo um ritual de partida e de chegada, que atrai normalmente os turistas e é justamente na chegada que deve ficar atento! Os pescadores no seu barco de madeira, lançam ao mar a rede e regressam a terra, sendo a rede recolhida com a ajuda de tratores, antigamente de bois, até à praia. 
A abertura do saco da rede é um momento de grande impacto visual onde o prateado do peixe em movimento vibrante se sobrepõe ao dourado da areia. 

// PRAIA DO LABREGO

Praia do Labrego, pequenina mas muito procurada pelos surfistas, acolhe duas escolas de surf, um bar para aproveitar o sol do fim da tarde e um parque aquático que os mais novos adoram. A sua proximidade à Ria, torna-a um local interessante para observar algumas espécies de aves protegidas. 

// PRAIA DO AREÃO


Praia do Areão, situada mais a Sul, entre a ria e o mar, destaca-se pelo seu cordão dunar e pelo facto de ser uma zona de bandeira azul e também galardoada pelo programa “Praia acessível para todos”

Com a preciosa ajuda dos seus 45 parceiros, que prestam serviços de alojamento, restauração, comércio, associativismo, entre outros, o município de Vagos proporciona uma oferta de experiências complementares integradas e diversificadas. Como tal, estão reunidas todas as condições para o desenvolvimento e prática de desportos do setor náutico de Vagos.  

Sobre o mote “Vagos, onde o surf começa”, uma coisa lhe podemos garantir, a prática de Surf está mais do que assegurada, assim como a prática de outros desportos como: Stand-up Paddle, Bodyboard, Longboard, Bodysurf, Canoagem/ Caiaque, mas também muitas outras experiências, cursos e aluguer de equipamentos

Ao longo do ano, nesta Estação Náutica, são diversos os eventos ligados à prática destes desportos. O “Surf na Vila”, por sua vez, é um evento organizado no mês de maio e onde se realizam atividades dentro e fora de água como: Stand-up Paddle, Caiaque, Tiro ao Arco, Zarabatana, Body Combat e ImotionFit.  

Navegar com a Biodiversidade no Rio Boco”, outro evento gratuito, normalmente organizado no mês de junho, onde se procura criar uma dinâmica sustentável de exploração, valorização e preservação do meio natural. Isto, através da descoberta da biodiversidade do rio Boco, que passa por Vagos e Ílhavo e desagua na Ria de Aveiro, tendo ainda a oportunidade de experimentar atividades náuticas, nomeadamente a canoagem.  

A “Manhã Náutica”, manhã aberta ao público, decorre no mês de julho, com oferta de aulas de iniciação à Canoagem, Vela e Stand-up Paddle.  

O de maior relevância é o “Night Drop- Surf Noturno”, evento organizado em agosto na praia da Vagueira, cuja participação é aberta a qualquer interessado em Surf, Bodysurf, Bodyboard, Stand-up Paddle e Longboard. Não tem custos associados e, nesse dia, existem aulas de surf gratuitas, atividades de fitness e equilíbrio e uma prancha mecânica, já para não falar de boa música pela noite dentro.  

Contudo, existem ainda outros campeonatos regionais e nacionais como: a etapa do Circuito Triangular Vagos, Ílhavo e Aveiro de Surf, BodyBoard, BodySurf, Kneeboard e Longboard; uma etapa do Campeonato Nacional de Bodysurf; e o Campeonato Nacional BodyBoard e Kneeboard MASTERS. 

Certificada pelo Fórum Oceano – Associação da Economia do Mar e integrando a rede Estações Náuticas de Portugal (ENP), a Estação Náutica de Vagos faz parte das oito Estações Náuticas do Centro de Portugal certificadas e tem vindo a afirmar-se como destino balnear de excelência.  

A Associação de surfistas de Vagos é uma das grandes responsáveis pela promoção de muitos destes eventos e da prática do surf na região. Tem ainda como objetivo fazer com a praia seja para todos. 

Pela sua extensa costa marítima e zona de águas interiores, encontra-se ao dispor dos visitantes uma grande diversidade de infraestruturas náuticas. Para além disso, existem outros pontos-chave como a proximidade entre os diversos locaisbons acessos, infraestruturas e equipamentos náuticos e ainda a preocupação com as condições de acessibilidade, estando reduzidas as barreiras físicas à mobilidade. 

O desporto e a diversão esperam por si na Estação Náutica de Vagos!

Venha daí e apanhe a onda!