A Estação Náutica do Oeste passou a integrar a rede de Estações Náuticas em março de 2018, e é atualmente a maior do Centro de Portugal.

A Estação Náutica do Oeste integra os municípios da região: AlcobaçaAlenquerArruda dos VinhosBombarralCadavalCaldas da RainhaLourinhãNazaréÓbidos , PenicheSobral de Monte Agraço e Torres Vedras

Oeste tem mais de 90 km de costa, contando ainda com a Lagoa mais extensa da costa portuguesa, a Lagoa de Óbidos
Esta região, caracteriza-se por oferecer aos seus visitantes paisagens únicas, uma oferta diversificada de turismo de Natureza, paisagístico, e também cultural.  

região do Oeste é, por natureza, uma região repleta de solbom tempo e paisagens onde se encontram alguns dos melhores destinos de surf. Hoje em dia, possui a certificação internacional com o nível Ouro para 2020-2021 como destino turístico sustentável, atribuído pela Green Destinations graças à qualidade que apresenta e à gestão sustentável da Região. 

Aqui, existem muitas escolas e é garantido que se divirta a praticar, sozinho ou acompanhado, diversos desportos náuticos como surf, kitesurf, windsurf, bodyboard, vela, stand up paddle, paddleboard, canoagem, catamaran, caiaque, mergulho, pesca desportiva e ainda passeios de barco.  

Estação Náutica do Oeste

Aproveite as ondas das melhores praias de Portugal, e aproveite para saborear a típica e variada gastronomia aqui servida: ricos pratos da “matança do porco”, cabrito no forno, coelho guisado com arroz, célebres caldeiradas, suculentos e fresquíssimos pargos e robalos da costa. As enguias e as amêijoas da Lagoa de Óbidos, e os mariscos, onde, de entre outras iguarias, tal como a “Lagosta suada” da costa Atlântica, são manjares únicos. 

Alcobaça  

Em Alcobaça encontra as praias da Falca, Gralha e Vale Furado, quatro praias certificadas pela Quercus devido à sua qualidade, como é o caso das praias de Água de Madeiros, Légua, Pedra do Ouro, Polvoeira e ainda a Praia de São Martinho do Porto, bastante conhecida pela sua particular forma de concha e a Praia Paredes da Vitória, galardoadas com a Bandeira Azul. 
Nestas praias, poderá praticar modalidades como surf, vela, pesca desportiva, bodyboard, stand up paddle e asa delta e também assistir e participar em eventos náuticos como a Final da Taça de Portugal de Clubes de SUP, Circuito Remo de Mar São Martinho do Porto, Encontro de barcos tradicionais e ainda, o Campeonato Nacional de Remo de Mar. 

Estação do Oeste - São Martinho do Porto


Alenquer

Antes dos mergulhos, faça uma paragem em Alenquer, bem perto de Torres Vedras e aproveite para conhecer melhor a vida e obra do grande historiador e humanista Damião de Góis, no Museu Damião de Góis e das Vítimas da Inquisição
No interior da antiga Igreja da Nossa Senhora da Várzea, atualmente recuperada e onde terá sido batizado e sepultado Damião de Góis, poderá conhecer o espólio que conta a história da antiga Igreja, das vítimas da inquisição e ainda realizar uma visita interativa que o levará numa viagem no tempo pelo centro histórico de Alenquer. 

Museu Damião de Góis

Arruda dos Vinhos

Arruda dos Vinhos, vale encantado onde, como o próprio nome indica, se produzem muitos e bons vinhos, convidamo-lo a usufruir de uma refeição num restaurante no centro na vila, acompanhada de um brinde com os seus parceiros de guarda-sol. 
À saída, impõe-se uma passagem pelo largo do chafariz pombalino de três bicas, um dos elementos do Barroco no Centro de Portugalconstruído ainda em 1789 e mandado reconstruir em 1755, após o terramoto. 
Também no palacete setecentista do Centro Cultural do Morgado, encontrará o Jardim do Morgado, onde pode desfrutar de um agradável passeio, a Galeria Municipal, a Oficina do Artesão que mantém viva as tradições de artesanato na região e o Centro de Interpretação das Linhas de Torres uma paragem obrigatória da Rota Histórica das Linhas de Torres, grande promotor do conhecimento das estruturas militares do concelho, na época das Invasões Francesas. 

Centro de Interpretação das Linhas de Torres Arruda dos Vinhos

Bombarral

No Bombarral, bem perto de Óbidos e de Peniche, poderá aventurar-se não no mar, mas no alcatrão fazendo uma corrida no KIRO – Kartódromo Internacional da Região Oeste, considerado um dos melhores complexos de Karting em Portugal. Se preferir um programa mais calmo, sugerimos-lhe que aproveite uma tranquilizante visita ao oriental “Jardim da Paz” do Oeste, o Bacalhôa Buddha Éden Garden que conta com 35 hectares muitos budasesculturas africanaslagos e alguns coretos, ou então, à Mata Municipal do Bombarral, situada nas traseiras do edifício da Câmara Municipal, espaço que acolhe anualmente o Festival do Vinho Português e a Feira Nacional da Pera Rocha. 

Jardim Buddha Eden

Cadaval

Bem perto da Lourinhã, no Cadaval, poderá antes de pôr o pé na água, dar um passeio ao ar livre e apreciar a vista deslumbrante do Miradouro-baloiço da Serra de Todo-o-Mundo. Aqui, não dispense baloiçar e tirar umas fotografias para mais tarde recordar. Esta Serra, que tem como padroeira a Nossa Senhora de Todo-o-Mundo, está também associada a diversas lendas, sendo uma das mais conhecidas relacionada com um lago que nunca seca. 
Noutra Serra, Serra de Montejunto, deverá fazer uma visita à Real Fábrica do Gelo, monumento nacional onde durante vários anos eram produzidos os blocos de gelo que abasteciam as cortes e a baixa de Lisboa. 

Cadaval

Caldas da Rainha

Se for um grande fã de windsurf, não dispense uma visita à Praia da Foz do Arelho, onde pode ainda fazer uma caminhada pelos seus Passadiços, cerca de 800m com vista para o mar, ou então, visitar umas das maiores dunas de Portugal na praia de Salir do Porto.  
Estas dunas tornam o acesso à praia fluvial particularmente desafiante. Exigem, à volta, uma subida íngreme pelo meio de vegetação rasteira e muita areia. Têm uma extensão de cerca de 200m e 50m de altura localizando-se entre a foz do Rio Tornada e o fecho da concha da Praia de S. Martinho do Porto
Se por outro lado, a sua praia for mais vela, na margem Norte da Lagoa de Óbidos, ainda pertencente ao concelho das Caldas da Rainha, encontrará a Escola de Vela da Lagoa com todas as condições necessárias para passar um dia em cheio! 

Windsurf

Lourinhã

Esta zona oferece uma grande diversidade de praias. Aventure-se com uma experiência de surf e bodyboard na Praia da Areia BrancaPraia do Areal Sul e Praia do Valmitão, sendo estas as mais escolhidas pelos surfistas. Se é amante do mergulho ou caça submarina aproveite o mar mais tranquilo das Praias de Porto Dinheirodo Peralta, de Paimogo e Vale Frades. 
Em toda a costa é usual ver os aficionados pela pesca desportiva. Desde as praias de extensos areais, enseadas, baías a praias rodeadas de rochas, o pescador encontrará seguramente a que mais se adequa ao tipo de pesca que pratica. 
Nas praias de Porto das Barcas e de Porto Dinheiro, certamente terá oportunidade de observar como é que os pescadores nas suas pequenas embarcações se preparam para a faina da pesca tradicional. Aqui, encontrará facilmente restaurantes onde o peixe é apanhado diariamente pelos pescadores, e os mariscos dos viveiros de Porto de Barcas são reis. 
Se for com crianças, leve-as ao Dino Parque Lourinhã! Um parque temático ao ar livre dedicado aos Dinossauros, onde se encontram expostos mais de 180 espécies do período do fim do Paleozóico, o Triásico, o Jurássico e o Cretácico, tão realistas que, por vezes, até podem confundir os mais distraídos.  

Porto Dinheiro

Nazaré

Reconhecida internacionalmente pelas suas ondas gigantes, pelo surf e pelo Canhão da Nazaré, na Praia do Norte são diversos os eventos náuticos organizados ao longo do ano. Desde a Etapa do Circuito Regional de Surf do Centro, a etapa do Circuito Nacional Bodyboard Esperanças, a etapa do Circuito Nacional de SUP Waves Campeonato nacional de SUP Waves, o Campeonato nacional de SUP Race Junior e o Mundial de Bodyboard.  
Para além das atividades náuticas, neste concelho com inúmeras ligações ao mar, existem outras ofertas culturais que também merecem uma visita. Não dispense uma ida ao Museu Vivo do Peixe Seco, e aprecie o estendal de peixe seco guardado pelas simpáticas mulheres nazarenas que lhe poderão explicar todo o processo dessa tradição ancestral que há muitos anos se tenta preservar. 

Museu Vivo do Peixe Seco

Óbidos

Lagoa de Óbidos, fica entre as Caldas da Rainha (Foz do Arelho e Nadadouro) e a Vila de Óbidos (Vau e Santa Maria) e constitui o mais extenso sistema lagunar costeiro da costa portuguesa, com uma área total aproximadamente de 6.9Km2.  
De inverno ou de verão, é possível praticar diversas atividades náuticas desde vela, windsurf, canoagem, remo, kiteboard, jetski, ski náutico e stand-up paddle. Se não possuir o equipamento necessário, não se preocupe, pois existem diversas escolas náuticas que lhe disponibilizam os materiais necessários e até aulas para, por exemplo, aprender a velejar um barco.  
Óbidos é também palco de etapas do Circuito Nacional de SUP Maratona, da Regata de Windsurf, do Campeonato nacional de SUP Waves e Longboard e ainda do Encontro de Canoagem do Oeste. 
Para além disso, esta Lagoa é a maior lagoa de água salgada da Europa e fica apenas a 15 minutos da vila medieval. É também considerada um dos melhores locais junto à costa para observar aves aquáticas como o Pato-real, Guarda-rios, Frango-d’água, Borrelho-de-coleira-interrompida e Maçarico-das-rochas, entre muitas outras… Além dos chinelos e fato de banho, leve os seus binóculos para as poder observar! 
E para desfrutar com amigos ou família da beleza da Lagoa, alugue uma Gaivota.

Foz do Arelho

Peniche

Capital da Onda é o sítio indicado para os atletas de alto rendimento, já que aqui se encontra o Centro de Alto Rendimento de SurfTambém conhecida por Praia dos Supertubos, a Praia de Medão Grande acolhe uma etapa da WSL – World Surf League e o Rip Curl Pro Portugal, que trazem à zona Centro inúmeros adeptos e profissionais de surf. 
Em Peniche, poderá aproveitar para fazer um passeio de barco (cerca de 30 minutos) que o levará até ao Arquipélago da Berlenga composto pelo conjunto de ilhas e recifes, sendo as principais: a Berlenga Grande, Estelas e Farilhões-Forcadas. 
Reconhecidas pela UNESCO desde 2011, esta reserva natural possui um ecossistema único no Mundo, que atrai muitos mergulhadores a este “santuário”, os quais procuram a biodiversidade da vida marinha nas águas translúcidas, mas também exploram navios e aviões afundados na II Guerra Mundial. Em Peniche, os iniciantes da modalidade, poderão recorrer a uma das muitas escolas náuticas para um batismo de mergulho. 
A Berlenga Grande é a maior das três ilhas do arquipélago e a única que reúne condições para ser habitada. Aqui, estão localizadas duas extraordinárias grutas que apenas se podem visitar em dias de maré baixa: a Cova do Sonho e o Furado Pequeno. Não dispense uma visita à Fortaleza de S. João Baptista, onde poderá contemplar com calma a vista para a nossa costa e, quem sabe, à volta assista ao pôr do sol em pleno mar. 

Berlenga


Sobral de Monte Agraço

Bem perto de Torres Vedrasse não estiver com vontade de ir a banhos, aproveite para passear pelo centro histórico da Vila, visitar o Centro de Interpretação das Linhas de Torres, onde ficará a saber mais informações de como foi vivida a terceira invasão francesa e da importância que teve para a defesa militar de Portugal este que é o coração de um conjunto fortificado único na Europa, as Linhas de Torres. 
Também lhe sugerimos que descubra o Circuito do Alqueidão pela Serra do Olmeiro. Desta forma, poderá calcorrear a estrada militar composta por um conjunto de trilhos que ligam entre si quatro fortes da Linha de Torres: Forte do Alqueidão, Machado, Novo e Simplício, que o Duque de Wellington percorria diariamente durante o período das invasões.  

Forte do Alqueidão

Torres Vedras

20 km de costa encontram-se galardoados com o mais alto reconhecimento pela QualityCoast: Prêmio Platinum, que atesta que toda a área concelhia, enquanto zona costeira, apresenta um desempenho sustentável excelente, sendo por isso uma referência no domínio do turismo sustentável. Espalhadas pela costa, estão diversas escolas de surf conceituadas, à sua disposição para o acompanhar nos desportos de ondas. 
Também galardoadas com “Bandeira Azul”, “Praias Acessíveis para Todos”, “Qualidade de Ouro” e “Zero Poluição”, estão praias de excelência como a de Santa CruzAssenta ou Santa Rita, onde os mais novos podem divertir-se a lançar e correr atrás dos seus papagaios.  
Anualmente, são palco de diversos eventos náuticos como a etapa do Circuito Regional de Surf do Centro, a etapa do Circuito Nacional de Body Board Open, a etapa do Circuito Nacional de Skimboard, a etapa do Campeonato Nacional de Bodysurf, o World Surf League, e ainda do Festival Internacional de Desportos de Ondas. 

Na época do Carnaval, é aqui, em Torres Vedras que se vive o “Carnaval mais Português de Portugal” onde certamente poderá viver dias de folia. 
Se quiser aproveitar para respirar os bons ares da Serra, faça um desvio e aproveite para caminhar pela Serra do Socorro ou pela Serra da Archeira

Praia de Santa Cruz

Se nunca experimentou nenhuma destas modalidades, convidamo-lo a incluir nos seus planos para as férias de verão, a Estação Náutica do Oeste, uma das 8 Estações Náuticas do Centro de Portugal. Prometemos que aqui irá encontrar excelentes praias para os seus banhos de verão, onde ofertas culturais e desportos náuticos não irão faltar!