Connosco, a sua lista de Natal está pronta. Não temos renas que voam, mas pouco falta!

Temos pinheiros enfeitados, presépios animados, pais natais e reis magos, pistas de gelo, fogueiras gigantes, duendes divertidos e mercados cintilantes.
Temos trenós repletos de estrelas brilhantes que enchem os corações de alegria e esperança.
Propostas de luz que iluminam a quadra natalícia e a entrada no novo ano.
Verdadeiros e genuínos presentes feitos de gargalhadas, mãos dadas e abraços apertados.
E temos a mais inspiradora música que conta a verdadeira e aconchegante história de Natal.

Sinta a magia do Natal no Centro de Portugal!

. ABRANTES

Natal em Abrantes | 01 de dezembro a 06 de janeiro
O espírito de Natal está a chegar e este ano em Abrantes a grande novidade é a pista de gelo e o mercadinho de natal, no Jardim da República, para fazer as delícias de miúdos e graúdos. O Sorteio de Natal vai ser alargado a todas as Freguesias do Concelho.

+ INFORMAÇÕES


. ÁGUEDA

“Águeda é Natal” | 18 NOV a 08 JAN 2024
O Maior e Menor Pai Natal do Mundo, espaços encantados e iluminações natalícias estão de regresso para mais uma edição do “Águeda é Natal” que transforma a cidade num palco gigante de luz e sonhos.
O evento arranca a 18 de novembro, com a cerimónia simbólica do acender das luzes por toda a cidade, às 18 horas, no Largo 1.º de Maio, junto ao Maior Pai Natal do Mundo.

+ INFORMAÇÕES

Descubra a Magia do Natal no Comboio Histórico do Vouga
Embarque numa viagem encantada com a CP – Comboios de Portugal.
O Comboio Histórico do Vouga Especial de Natal, leva-o de Aveiro a Macinhata do Vouga onde poderá visitar o Museu Ferroviário de Macinhata do Vouga e, na viagem de regresso, desfrutar da oportunidade de visitar o centro histórico de Águeda.
Surpreenda toda a família. Viva um Natal sobre carris!

+ INFORMAÇÕES


. ALBERGARIA-A-VELHA

Natal “Lugar das Cores”
O “Lugar das Cores” volta a animar a quadra natalícia em Albergaria-a-Velha entre 1 de dezembro e 6 de janeiro. Com atividades nos vários equipamentos municipais, as famílias podem contar com oficinas criativas, concertos, promoção da leitura, cinema, animação de rua, circo, sem esquecer a tão aguardada chegada do Pai Natal que, este ano, vai partir da Piscina Municipal de Albergaria-a-Velha.

Com as ruas e os diversos espaços municipais iluminados a partir de 1 de dezembro, as atividades começam na tarde de 2 de dezembro, pelas 15h00, com um workshop de macramé – Árvore de Natal no Centro de Interpretação da Pateira de Frossos. No dia seguinte, pelas 17h00, a Banda Recreativa União Pinheirense sobe ao palco do Cineteatro Alba. Já a 7, pelas 18h00, véspera de feriado, inaugura-se a mostra “Presépios: a arte no nascimento de Jesus em exposição”, de Conceição Alvim Ferraz e Miguel Ferraz, na Biblioteca Municipal e, à noite, pelas 22h00, há café-concerto no Cineteatro Alba com o Conservatório de Música da Jobra e art’J.

No segundo fim de semana de atividades, durante a manhã de 9 de dezembro, vai haver música, dança e canto a animar vários locais do centro urbano com a participação das associações locais. À tarde, pelas 15h00, terá lugar a abertura do “Presépio de Natal”, de Fausto Oliveira, na Junta de Freguesia de Albergaria-a-Velha e Valmaior. À mesma hora, mas no Centro de Interpretação da Pateira de Frossos, vai ser dinamizado o workshop Natal Sustentável. A Chegada do Pai Natal, cujo passeio vai ter início junto da Piscina Municipal de Albergaria-a-Velha, vai ser às 17h30. Nos dias 16 e 17, o velhinho de barbas brancas terá dois poisos especiais no Mercado Municipal – A Praça (manhã de 16) e no Cineteatro Alba (tardes de 16 e 17) para receber as crianças e descobrir se foram bem-comportadas ao longo do ano. A encerrar o segundo fim de semana, no domingo, o já tradicional Concerto de Natal da Orquestra Filarmonia das Beiras na Igreja Matriz de Albergaria-a-Velha pelas 18h00.

Na quinta-feira, 14, há mais um café-concerto no Cineteatro Alba com a Big Band e Combo do DeCA – Universidade de Aveiro, com início às 22h00. No sábado, 16, de manhã, regressa a animação de rua com as associações locais e, no Mercado Municipal, destaca-se o workshop Embrulhos Sustentáveis, com início às 9h00. Já na Biblioteca Municipal, pelas 10h30, as famílias podem contar com uma sessão Gatinhar de Leituras dinamizada por Isabel Peixeiro intitulada “Contaconta lengalengas e outras histórias: leituras ao colo”. Meia hora mais tarde, há uma “Cestinha de Histórias” na sessão de conto.oficina “Aos Sábados, Conto Contigo”. À tarde, pelas 17h00, os mais novos podem desfrutar de cinema de animação no Cineteatro Alba com a longa-metragem “Wish”. À mesma hora, mas no domingo, o palco vai encher-se de magia com a Gala de Circo. Nas duas tardes, o Pai Natal estará à espera dos mais novos uma hora antes dos espetáculos. Destaca-se, ainda, no domingo, a partir das 15h30, música itinerante no centro urbano com os Elfos de Natal.

De 18 a 30 de dezembro, as piscinas municipais de Albergaria-a-Velha, Branca e São de Loure vão celebrar o AquaNatal, onde os munícipes podem desfrutar de entradas gratuitas na modalidade de regime livre. Nesta semana, a partir do dia 21, as crianças com idades entre os 6 e os 10 anos, têm ao seu dispor oficinas criativas e bem natalícias nos Ateliers de Natal (21, 22, 27 e 28 de dezembro) mediante inscrição prévia.

 Até ao dia do Natal, o público pode ainda assistir ao espetáculo de Ballet “O Sonho – de uma Noite de Natal” da aCAdemia de Dança do Clube de Albergaria a 22 de dezembro, pelas 21h30, no Cineteatro Alba e, na manhã de 23, a partir das 9h00, há mais um workshop no Mercado Municipal – A Praça, desta vez, para ensinar a fazer um Pai Natal em tronco de madeira.

Ao longo de todo o mês, os munícipes e visitantes podem apoiar o comércio local com a Campanha de Natal Cheques-Prave, constituída por cheques-oferta, que podem ser descontados nos estabelecimentos do Concelho. Esta é uma iniciativa conjunta da Prave – Associação de Promoção de Albergaria-a-Velha e da Câmara Municipal.

A saudar o ano novo, haverá o Concerto de Reis no Cineteatro Alba na noite de 6 de janeiro (21h30). Mas, antes do espetáculo, a comunidade poderá participar na Corrida/ Caminhada Noturna de Reis, uma iniciativa dinamizada pela Junta de Freguesia de Albergaria-a-Velha e Valmaior, que irá percorrer as principais ruas do centro urbano.

Um Natal mais solidário
Além da festa e da diversão, a quadra natalícia também convida à solidariedade, especialmente com as faixas da população mais vulneráveis, como as pessoas idosas ou com deficiência. Em Albergaria-a-Velha, a época de Natal proporciona algumas iniciativas especialmente dirigidas às IPSS do Concelho. Na ação “Postal de Natal”, as crianças dos jardins de infância e escolas do 1.º CEB do Concelho são desafiadas a criarem postais de Natal, com mensagens carinhosas, que serão depois distribuídos pelos seniores das várias IPSS do Concelho, promovendo o encontro intergeracional, mesmo à distância.

Já no Mercado Municipal – A Praça, terá lugar a campanha “Aqui, Fruta Feia não vai para o Lixo”. Os operadores são convidados a colocarem, em cestos próprios, a fruta que já não está em condições de ser vendida, mas que ainda está boa para ser consumida. Esta fruta é depois reencaminhada para as instituições para ser utilizada em saladas, compotas, bolos ou outras receitas.

+INFORMAÇÕES ,


. ALCOBAÇA

É Natal em Alcobaça
Este Natal, o Rossio de Alcobaça (Praça 25 de Abril) será o ponto de encontro para toda a família. Depois do sucesso dos anos anteriores, a Câmara Municipal de Alcobaça irá organizar o programa “É Natal em Alcobaça”, em parceria com a União de Freguesias de Alcobaça e Vestiaria (UFAV), a Associação Comercial, de Serviços e Industrial de Alcobaça e Região de Leiria (ACSIA) e com as freguesias do concelho.

Até 31 de dezembro, visite a Casinha do Pai Natal (org. CMA e ACSIA), as animações e os carrosséis de Natal (org. CMA) e o Mercado de Natal (dinamizado pelas Freguesias do Concelho de Alcobaça).

“O Rossio será, como sempre, a casa da família alcobacense durante a quadra natalícia. Visite-nos e celebre o verdadeiro espírito do Natal, em ambiente de convívio e de partilha. Apoie o comércio local e valorize o que é nosso”, apela o Presidente da Câmara Municipal de Alcobaça, Hermínio Rodrigues.

HORÁRIOS*
Mercado de Natal e carrosséis: 1 a 23 e 26 a 30 dez – 14h30 às 19h  |  24 e 31 dez – 10h às 12h
Casinha do Pai Natal e carrosséis: 1 dez -14h30 às 19h  |  2 a 3, 8 a 10, 15 a 24 DEZ – 10h às 19h

*ENCERRA a 25 DEZ

Organização: Câmara Municipal de Alcobaça, ACSIA e União das Freguesias de Alcobaça e Vestiaria

+ INFORMAÇÕES


. ALENQUER

Alenquer, Presépio de Portugal
De 1 a 30 de dezembro, regressa a Alenquer o Natal mais autêntico do país.

Partindo de uma tradição com muitos anos, Alenquer reforça o seu nome enquanto Presépio de Portugal, trazendo uma nova edição do evento mais mágico do ano, que envolve a vila num ambiente de alegria e esperança.

Na encosta surge o imponente presépio que desde 1968 é ali colocado em homenagem às vítimas das grandes cheias de 1967.

É nessa mesma encosta que a vila assiste a um espetáculo piromusical que ilumina o céu de Alenquer, sob a forma de chuva incandescente e cores brilhantes, captando a atenção de todos para esta beleza cativante.

No ‘Alenquer, Presépio de Portugal’ há ainda para descobrir o circo de Natalpeças de teatro, a rampa de gelo ecológica, o mercadinho, o carrosselexposiçõespresépios e muito, muito mais!

A verdade é que depois de se divertir em família e segurança ainda pode ganhar grandes prémios, fazendo compras com qualidade garantida no comércio local. Com apenas 10 euros, arrisca-se a ganhar uma viagem de sonho à Tanzânia, de 9 dias e 7 noites, com um safari inesquecível incluído! E não se esqueça de pedir um último desejo ao Pai Natal… Ele vai estar em Alenquer!

De 1 a 30 de dezembro, o Parque Urbano da Romeira tem tudo o que quer encontrar sobre o Natal.

Programa | Atrações natalícias (parque temático) | Concursos de Natal | Horários | Bilhetes


. ALMEIDA

Almeida, Estrela de Natal
Almeida e o seu concelho preparam-se para receber muitas atividades, em tempo de Natal. Festa felizes em Almeida!
O Município de Almeida irá promover a atividade “Dinamizar para Aproximar_ Natal 2023”, de 06 de dezembro de 2023 a 06 de janeiro de 2024 com o objetivo de incentivar à compra no comércio tradicional: Natal no Comercio Tradicional; Neste Natal, Valorize a Gastronomia Local e Natal no Alojamento Local.
Para além desta iniciativa, o Município irá ainda organizar o evento para toda a Família “Almeida, Sua Estrela de Natal” que irá decorre de 14 de dezembro de 2023 a 07 de janeiro de 2024 com as seguintes iniciativas: Almeida_ Vila Natal e Vilar Formoso- Estação de Natal. No mesmo período e em colaboração com as Juntas/ Uniões de Freguesia e Associações do Concelho irá decorrer uma exposição de Presépios de Rua, no centro histórico de Almeida.
De 06 de Dezembro de 2023 a 06 de janeiro de 2024, os Turismos Municipais de Almeida, Castelo Mendo e Vilar Formoso irão acolher exposições de presépios e outras peças alusivas ao Natal.

Em Almeida, O Natal é uma época cheia de costumes familiares, convívio, partilha, que desperta todos os sentimentos de solidariedade e fraternidade. No Município de Almeida, ainda prevalecem várias tradições, histórias e costumes que se vão adaptando com a evolução da sociedade e passagem dos anos.
Vejamos algumas dessas tradições:

Missa do Galo
No concelho de Almeida, ainda hoje se celebra o Natal de uma forma mais religiosa assistindo à Missa do Galo, que se celebra apenas nesta quadra do ano. A missa é celebrada à meia-noite na passagem do dia 24 para 25 de dezembro, tendo já algumas freguesias antecipado a hora para as 23h00 ou mesmo 22h00, uma vez que nesta participação, a grande maioria é de uma população mais envelhecida. Nesta celebração religiosa o pároco celebra a missa enquanto o povo entoa cânticos de Natal. Por fim o pároco dá a imagem do Menino Jesus a beijar aos fiéis que pedem proteção e saúde.

Madeiro de Natal
Em algumas das aldeias que compõem o concelho, o Natal é marcado pela cerimónia da queima do madeiro, durante a noite de 24 de dezembro. O madeiro consiste numa grande fogueira que é feita no adro da igreja ou na praça/largo da freguesia, onde a população se reúne, em ambiente de convívio, depois da Missa do Galo. A queima é antecedida pelo ritual da apanha do madeiro e do seu transporte até à localidade. O madeiro continua a ser um momento alto da expressão colectiva desta região beirã.

As Janeiras
As Janeiras são uma tradição que ainda está enraizada em algumas das freguesias do nosso concelho. No ancestral cantar das Janeiras está contido todo o espírito popular e a criatividade. É comum a composição de pequenos grupos corais, normalmente acompanhados de instrumentos musicais que percorrem os mais variados lugares da sua freguesia, batendo às portas e entoando versos religiosos, à mistura com quadras de fino gosto popular.

+ INFORMAÇÕES


. ALVAIÁZERE

O FICA- Festival de Inverno no Concelho de Alvaiázere
Decorre nesta edição entre os dias 15 de dezembro de 2023 e 7 de janeiro de 2024. Este que é um festival que celebra a magia do Natal e os valores que esta quadra representa foi estruturado de forma a ser possível visitar, de forma gratuita, o recinto todos os dias da semana durante aproximadamente 1 mês, contribuindo para fortalecer os laços na comunidade e na família.
+INFORMAÇÕES


. ANADIA

Anadia – Paixão pelo Natal
São muitas as atividades programadas para o Natal, em Anadia, de 01 de dezembro a 05 de janeiro.
Parada de Natal, pista de gelo sintético, comboio de Natal, Mercadinho de Natal, Casa do Pai Natal, Fábrica do Pai Natal, máquina de neve, carrossel, Gala de Natal, Passeio Cicloturístico de Pais Natais e Concerto de Ano Novo são algumas das atividades que animarão o concelho de Anadia nesta quadra natalícia.
A iluminação alusiva ao Natal, que embelezará as principais artérias da cidade, será inaugurada, no dia 2 de dezembro, pelas 18h00.

+ INFORMAÇÕES e + INFORMAÇÕES


. ANSIÃO

Viva o Natal em Ansião
Celebre a Magia do Natal em Ansião com Exposições, Animação de rua, Espetáculos, Jogos de Natal, Diversões infantis, Mercadinho de Natal e a Casa do Pai Natal!
Prepare-se para mergulhar na época mais encantadora do ano em Ansião. O Natal está a chegar e traz consigo um mar de luzes cintilantes, momentos inesquecíveis e alegria contagiante para toda a família.
Descubra as ruas iluminadas que emanam o espírito natalício e contemple a beleza dos enfeites que enchem a nossa praça.
Viva momentos inesquecíveis e não se esqueça de visitar a Casa do Pai Natal para tirar fotos e pedir os seus desejos nesta época mais mágica do ano!

Mercadinho de Natal – Dias 10 e 17 de dezembro

Disfrute da magia da tradição e dos Sabores de Ansião
A Praça Municipal de Ansião será palco do Mercadinho de Natal, organizado pela Câmara Municipal. Neste evento, estarão reunidos produtores e artesãos locais, apresentando uma variedade de sabores e tradições característicos da região. É uma pequena amostra do que Ansião e a sub-região de Sicó têm de mais autêntico, criando um ambiente verdadeiramente natalício para os moradores e visitantes.
É uma excelente oportunidade para encontrar presentes especiais, enquanto desfruta da atmosfera festiva e acolhedora que Ansião tem para oferecer.

Natal é no Comércio Local
O Município de Ansião, através do GADE (Gabinete de Apoio ao Desenvolvimento Económico) e do pelouro do Turismo, em colaboração com a AEDA (Associação Empresarial do Concelho de Ansião), ADILCAN (Associação de Desenvolvimento e Iniciativas Locais do Concelho de Ansião) e as Juntas de Freguesia locais, está novamente a realizar a iniciativa “Natal é no Comércio Local” e o “Concurso de Montras”. Durante o período entre 24 de novembro de 2023 e 7 de janeiro de 2024, ao efetuar compras no comércio local em estabelecimentos aderentes, por cada vinte euros em compras, os clientes receberão um cupão e estarão automaticamente habilitados a concorrer aos prémios estipulados no regulamento. O sorteio dos cupões ocorrerá em 12 de janeiro de 2023 e contemplará vales de compras, válidos nos estabelecimentos aderentes, com valores variando entre 100 e 600 euros.
Compre em Ansião Coração de Sicó e faça deste Natal um momento ainda mais especial.

+ INFORMAÇÕES


. ARGANIL

Magia de Natal em Arganil
O Natal já chegou a Arganil, conheça todos os eventos que estão a decorrer!

Entre 20 de novembro 2023 a 6 de janeiro de 2024 | Sorteio “Este Natal compre CÁ”
Iniciativa de dinamização do comércio local do concelho organizada pelo Município de Arganil e que, anualmente, premeia com vales de compras no comércio local quem nestes estabelecimentos realiza as suas compras, durante o período identificado. A sorteio estão 750€ em vales de compras para o 1º premiado, 500€ em vales para o segundo premiado e 250€ para o 3º premiado. Por cada 10€ de compras nos estabelecimentos locais aderentes, o cliente vai receber um cupão que deve guardar até ao dia do sorteio, assim como os respetivos talões de compra que lho conferiram. O sorteio far-se-á em janeiro, no edifício da Câmara Municipal, através de extração direta dos destacáveis desses cupões, entregues pelo comércio aderente.

Nos dias 1, 2 e 12 de dezembro 2023 | Biblioteca Municipal e Núcleo Museológico de Arqueologia de Arganil | Workshops de Natal
A Biblioteca Municipal e o Núcleo Museológico de Arqueologia de Arganil recebem alguns workshops de Natal. Com início logo no primeiro dia do mês de dezembro, decorre no Núcelo Museológico um interessante workshop: “Decorações sustentáveis para a árvore de Natal”, orientado por Vanda Andrés Silva. Seguem-se-lhe, no dia 2 de dezembro, um Workshop de “Macramé em época de Natal” com Fátima Pais, para crianças, a realizar na Biblioteca Municipal e, no dia 18 de dezembro, direcionado para adultos e a realizar no Núcleo Museológico.

Nos dias 7, 8, 9 e 10 de dezembro de 2023 | Praça Simões Dias e Rua Oliveira Matos | Mercado de Natal de Arganil
A magia do Natal está de volta a Arganil! Entre os dias 7 e 10 de dezembro, o centro da vila vai viver dias únicos, num cenário de luz, fantasia e partilha, símbolos que tão bem caracterizam a quadra. A oportunidade perfeita para celebrar esta festividade com a família e amigos, está no Mercado de Natal de Arganil. Como vem sendo hábito o programa conta com showcookings, atuações musicais, jogos, contos à fogueira, dramatizações e outras surpresas que vão encantar miúdos e graúdos. Estará representado nas diversas barraquinhas, o Clube de Produtores do Concelho de Arganil, com os já conhecidos e deliciosos produtos endógenos que serão com certeza um excelente presente para colocar no sapatinho este Natal.

Dias 14 e 21 de dezembro 2023 | Mercado Municipal de Arganil | Do Mercado para o Prato – showcookings de Natal no Mercado Municipal
Esta iniciativa a levar a efeito nos dias 14 e 21 de dezembro levam um chef ao Mercado Municipal para a realização de dois showcookings com produtos regionais e que se encontram à venda no mercado, adaptados à quadra. Destes dois momentos vão com certeza surgir ideias e técnicas que podem ser aplicadas em casa, utilizando ingredientes que podem ser adquiridos diretamente naquele espaço.

Dezembro 2023 e janeiro 2024 | “Natal nas Aldeias – animação”
De forma a celebrar a quadra natalícia, descentralizando a oferta cultural, as freguesias do concelho de Arganil recebem durante o mês de dezembro e janeiro do próximo ano, cinema, música e teatro. O teatro ficará a cargo do grupo Os Gorgulhos – Teatro na Serra com a peça “O vício do Pai Natal”, a música a cargo do Coral 7 de setembro e, enquanto novidade, este ano também o cinema vai percorrer algumas freguesias, com filmes familiares. Esta iniciativa cultural promete levar alegria, boa disposição e um contacto privilegiado com a cultura às populações locais das Juntas e Uniões de Freguesias mais distantes da sede do concelho, proporcionando o seu acesso a públicos distintos e impossibilitados de se deslocar.

21, 22 e 27 de dezembro 2023 | Cerâmica Arganilense
Sessões de Cinema – especial Natal e especial Férias de Natal
A Cerâmica Arganilense recebe duas sessões especiais de Natal: na manhã do dia 17 de dezembro com o filme “Wish: o poder dos desejos” e no serão do dia 22 de dezembro, com um filme para toda a família: “Wonka”.
Em sessão especial “Férias de Natal” vão estar, no dia 21 de dezembro, o filme de animação “Corrida Maluca” e, no dia 27 de dezembro, o mais recente filme da Disney: “Wish: o poder dos desejos”, ambos no Auditório da Cerâmica Arganilense a exibir pelas 14h30.

Mercado de Natal de Arganil – Entre 7 a 10 de dezembro

Mercado de Natal de Coja – 16 e 17 de dezembro

Mercado de Natal – Sarzedo com História | 22, 23 e 24 de dezembroPreviousNext

+ INFORMAÇÕES


. ARRUDA DOS VINHOS

Em novembro e dezembro, Arruda dos Vinhos apresenta um vasto e animado programa com muitas atividades para crianças e adultos. Viva a magia do Natal em Arruda dos Vinhos!

Feira de Artesanato de Natal
01 de novembro a 07 de janeiro – 10h00 às 18h00
Sala Polivalente do Centro Cultural do Morgado

A Magia do Natal
16 e 17 de dezembro – 11h00 às 19h00
Pavilhão Multiusos de Arruda dos Vinhos

+ INFORMAÇÕES


. AVEIRO

Boas Festas em Aveiro 2023/2024

Organizado pela Câmara Municipal de Aveiro (CMA), o “Boas Festas em Aveiro” regressa esta sexta-feira, dia 01 de dezembro, com um programa para famílias que se estende até 15 de janeiro de 2024, celebrando assim, o Natal, a Passagem de Ano e a Festa de São Gonçalinho.

A abertura da edição 2023/24 do Boas Festas em Aveiro será feita, como já é tradicional, com o acender da Iluminação de Rua e da Árvore de Natal com um espetáculo piromusical, no Cais da Fonte Nova, no dia 1 de dezembro, pelas 18h30.

A ligação da iluminação de Natal da Cidade e da Árvore de Natal será acompanhada simbolicamente pelo soar natalício em simultâneo dos sinos das Torres sineiras do centro histórico. Haverá ainda o Desfile de Pais Natais em Barcos Moliceiro, que parte da Capitania em direção à Fonte Nova e integrará o espetáculo “Eis que chega o Natal!”. Este momento será coroado com um espetáculo piromusical, seguido da abertura da Casa do Pai Natal com a Parada de Natal.

+ INFORMAÇÕES e PROGRAMA COMPLETO


. BATALHA

Batalha, uma História de Natal
A Vila da Batalha voltará a brilhar nesta quadra natalícia que se aproxima. De dia 1 a 23 de dezembro, serão várias as atividades e ações alusivas ao Natal.

+ INFORMAÇÃO

Batalha_Uma_Historia_de_Natal

. BELMONTE

Natal em Belmonte
Viva a magia do Natal em Belmonte. São muitas as atividades para os mais novos e para as famílias, com destaque para o Madeiro de Natal!

+ INFORMAÇÕES

O Welcome Center de Belmonte recebe a exposição de “Árvores de Natal“, de 1 de dezembro a 7 de janeiro 2024.


. BOMBARRAL

“Um Natal e Peras” no Bombarral
Evento anual, cuja abertura é marcada pela inauguração da iluminação de Natal, na Praça do Município, “Um Natal e Peras” decorre, este ano, de 1 a 30 de dezembro.
Entre outras surpresas, a programação conta com sessões de leitura de contos e oficinas criativas de Natal para os mais novos.
Outro momento alto desta festividade é marcado pela chegada do Pai Natal.
Consulte o programa completo.

+ INFORMAÇÕES


. CADAVAL

Feira dos Pinhões
Esta feira, também designada “Feira de 8 de Dezembro” ou “Feira de N.ª Sr.ª da Conceição” é um acontecimento ímpar na região, quer pela quantidade de visitantes e de feirantes que atrai, como também pela diversidade de artigos que continua a trazer ao concelho, mais precisamente ao campo da feira do Cadaval, no arranque da época natalícia.

Natal no Cadaval
O “Natal no Cadaval” é uma iniciativa anual do Município do Cadaval, em parceria com os estabelecimentos aderentes, que agrega os concursos anteriormente existentes: “Natal é no Comércio Tradicional” e “Natal à Mesa”. Melhor dinamizar a economia local na época natalícia, assim como estimular os hábitos de consumo locais são as principais metas deste concurso, que decorre de 1 de dezembro de 2023 a 6 de janeiro de 2024, e conta com 25 estabelecimentos aderentes.

Conheça também o vasto programa de animação e magia que acontece no Cadaval. Boas Festas!

+ INFORMAÇÕES


. CALDAS DA RAINHA

Caldas, Natal Encantado
O Natal Encantado já chegou às Caldas da Rainha!
De 18 de novembro a 06 de janeiro de 2024, visite as Caldas da Rainha e divirta-se com um programa de festas recheado de atividades e animação.
Destaque vai para o anjo-árvore gigante com 30m de altura, bem como para os concertos, as exposições, a gastronomia, a animação de rua e muitas outras atividades especialmente dedicadas aos mais novos.
Esteja atento à programação no facebook da Acccro – Associação Empresarial das Caldas da Rainha e Oeste.

Surpreenda-se com o Natal nas Caldas da Rainha, onde até 06 de janeiro de 2024, “A magia é real”!

+ INFORMAÇÕES


Caldas_Rainha_do_Natal


. CANTANHEDE

Animação de Natal em Cantanhede
A atmosfera de Natal intensifica-se no concelho de Cantanhede com um programa de animação cultural especialmente associado ao espírito que caracteriza esta época do ano. Como habitualmente, a agenda do mês de dezembro é quase integralmente dominada por eventos alusivos à quadra natalícia, na maioria organizados pela Câmara Municipal ou com o apoio da autarquia, no âmbito de parcerias com outras entidades.
No primeiro dia de dezembro são inauguradas as iluminações de Natal, com destaque para o edifício dos Paços do Concelho, junto ao qual foi instalada uma árvore de Natal de grandes dimensões. 
Além da sonorização de rua e iluminação alusiva ao Natal nas ruas mais movimentadas da cidade, a Praça Marquês de Marialva transformou-se no palco principal das atividades natalícias, com exposições, concertos, presépios, mercadinho, música, jogos, ateliês criativos e pinturas faciais.
Como vê, há muitos e bons motivos para as pessoas visitarem Cantanhede durante esta quadra!

Monumental Presépio de Cortiça
Neste Natal visite o Monumental Presépio de Cortiça por Samuel Machado. 
O presépio de cortiça surgiu em 2014 e ganhou vida com as primeiras casas construídas através da reciclagem de rolhas de cortiça. A cada ano que passa as construções vão aumentando e, atualmente, a instalação conta, para além do presépio, com um número significativo de estruturas distribuídas por casas, lojas, moinhos, estábulos e castelo. 
Embora o material predominante seja a cortiça, a montagem do presépio conta também com musgo natural, areias, casca de pinheiro e outros materiais recolhidos na natureza. As figuras e animais que terminam a montagem deste grande presépio são também recicladas, na sua grande maioria brinquedos com os quais já não se brincava mais.
O presépio estará em exposição na Escola Conde Ferreira, até 7 de janeiro, de segunda a sexta feira, das 10h às 18h e ao fim de semana, das 14h das 20h. 

Concerto “A Magia do Natal”
A União de Freguesias de Vilamar e Corticeiro, com o apoio do Município de Cantanhede e da Paróquia do Corticeiro de Cima, organizam o concerto A Magia de Natal, pela Filarmónica de Covões e Coral Caetanense. Terá lugar na Igreja Paroquial do Corticeiro de Cima, no dia 9 de dezembro, pelas 21h30. Compareça! 

Concerto de Natal da Academia de Música de Cantanhede
A Academia de Música de Cantanhede preparou um espetáculo especial que promete aquecer os vossos corações nesta época tão especial. Será no próximo dia 10 de dezembro, às 17h30, no Multiusos de Febres.
Junte a família, os amigos e todos aqueles que apreciam a beleza da música natalícia. Será uma noite memorável, cheia de emoção e harmonia.O evento conta com a organização: Academia de Música de Cantanhede e o apoio do Município de Cantanhede e da GiraSol.
A Câmara Municipal de Cantanhede ilumina esta quadra com um programa recheado de espirito natalício para todas as idades: Carrossel, Parada de Natal, Tenda de Natal, Pai Natal, Presépios, Vídeo Mapping, Fogueira de Natal, Concertos, Tômbola de Natal.

Festa de Natal Sénior
A Câmara Municipal de Cantanhede organiza uma Festa de Natal dirigida à população idosa integrada nas diversas respostas sociais das Instituições Particulares de Solidariedade Social e nos diferentes programas comunitários dinamizados pelo Município, que decorrerá no próximo dia 13 de dezembro de 2023, no Pavilhão Multiusos de Febres, com o seguinte programa:
13h30 –Acolhimento dos participantes
14h30 – Eucaristia de Natal
15h30 – Mensagem de Natal da Senhora Presidente da Câmara Municipal de Cantanhede, Dr.ª Helena Teodósio
15h35 – Animação de Natal e Lanche Natalício
16h30 – Encerramento da atividade

+INFORMAÇÕES


. CARREGAL DO SAL

𝗠𝗲𝗿𝗰𝗮𝗱𝗶𝗻𝗵𝗼 𝗱𝗲 𝗡𝗮𝘁𝗮𝗹
O Natal chegará em breve ao Parque Alzira Cláudio!No dia 17 de dezembro, tendas com artesanato, onde terá a possibilidade de encontrar artigos originais e diversificados, comes e bebes e animação, que irão dinamizar aquele espaço na realização de mais um Mercadinho de Natal.
Em simultâneo, será inaugurada a exposição “Há Luz no Parque”, já na sua 4.ª edição. Este concurso apresenta motivos alusivos à época natalícia feitos com o recurso a resíduos, numa clara aposta na sustentabilidade ambiental apresentada pelas Associações/Instituições que se mobilizaram com entusiasmo para participar ativamente em mais esta edição.
Para os mais pequenos, um insuflável de 8 metros, a presença do velho barbudo disponível para a ansiada fotografia, sendo que pontualmente a neve artificial poderá vir a cair, acrescentando ainda mais magia ao espaço.
A música ambiente vai-se ouvir ao longo de todo o dia e, durante a tarde, irá ouvir-se a atuação do Grupo de Cavaquinhos da Associação Cultural do Rancho Infantil Cravos e Rosas de Vila Meã.
Quando, verificando-se essa grande probabilidade, a temperatura descer um pouco mais, convidamo-lo a aconchegar-se junto à Fogueirinha de Natal!

+ INFORMAÇÕES


. CASTANHEIRA DE PERA

Natal na Aldeia
O Natal na Aldeia regressa às ruas de Castanheira de Pera.
Além dos concertos com os HMB, José Cid e Táxi, o entretenimento será garantido com animação de rua, teatro, mercadinho, barraquinhas de produtos endógenos, pista de gelo natural, comboio de natal, casa do pai natal, o madeiro de natal e o encantador carrossel.

+ INFORMAÇÕES e + INFORMAÇÕES


. CASTELO BRANCO

Natal em Castelo Branco
Este ano o Natal em Castelo Branco é fácil gostar, começa mais cedo. Entre 1 e 31 de dezembro de 2023, venha visitar Castelo Branco e entre neste mundo mágico com um programa que, movido pelo espírito de união e partilha, característicos desta quadra, abrange todos os públicos e idades, e inclui propostas, totalmente gratuitas, para que todos possam celebrar esta época festiva.

Programa completo: Natal em Castelo Branco

+ INFORMAÇÕES


. CELORICO DA BEIRA

Natal em Celorico da Beira
O Município de Celorico da Beira promove um programa recheado de animação, para assinalar o Natal.
Sendo o Natal uma festa por excelência de, e para a família, o Município procura disponibilizar atividades para os diversos públicos e que envolvam a comunidade, em especial, as forças vivas locais, como as instituições de solidariedade social e o Agrupamento de Escolas.
O Espaço Natal oferece a oportunidade aos celoricenses e visitantes de vivenciarem o espírito desta quadra festiva: cheiros, sabores característicos, mercadinho de Natal, luz, cor, brilho, Pai Natal, música e, obviamente, muita, muita animação.
De 17 a 23 de dezembro…não perca!

+ INFORMAÇÕES


. COIMBRA

Natal em Coimbra
O Natal em Coimbra está de volta! As atividades têm inicio no dia 10 de novembro e prolongam-se até dia 06 de janeiro.

O programa 𝗖𝗼𝗶𝗺𝗯𝗿𝗮 𝗡𝗮𝘁𝗮𝗹’𝟮𝟯 conta com muita música, atividades performativas no espaço público, vídeo mapping, uma feira do livro, iniciativas dirigidas ao público infantil, a Coimbra Magic Land, entre tantas outras atrações culturais que pretendem dinamizar quatro espaços de centralidade económica, cultural e social localizados em vários locais da cidade: 𝗕𝗮𝗶𝘅𝗮 𝗱𝗲 𝗖𝗼𝗶𝗺𝗯𝗿𝗮, o 𝗠𝗲𝗿𝗰𝗮𝗱𝗼 𝗠𝘂𝗻𝗶𝗰𝗶𝗽𝗮𝗹 𝗗. 𝗣𝗲𝗱𝗿𝗼 𝗩 e o 𝗣𝗮𝗿𝗾𝘂𝗲 𝗩𝗲𝗿𝗱𝗲 𝗱𝗼 𝗠𝗼𝗻𝗱𝗲𝗴𝗼.

Venha daí, um programa recheado de muita animação espera por si!

𝗕𝗮𝗶𝘅𝗮 𝗱𝗲 𝗖𝗼𝗶𝗺𝗯𝗿𝗮
Vídeo Mapping | 21, 22 e 23 de dezembro
Concerto de Reis | 5 de janeiro de 2024

𝗠𝗲𝗿𝗰𝗮𝗱𝗼 𝗠𝘂𝗻𝗶𝗰𝗶𝗽𝗮𝗹 𝗗. 𝗣𝗲𝗱𝗿𝗼 𝗩
Chegada do Pai Natal ao Mercado | 8 de dezembro
Hype Market de Natal | 8, 9 e 10 de dezembro

𝗣𝗮𝗿𝗾𝘂𝗲 𝗩𝗲𝗿𝗱𝗲 𝗱𝗼 𝗠𝗼𝗻𝗱𝗲𝗴𝗼
Coimbra Magic Land | 18 de novembro a 25 de dezembro

Coimbra Magic Land, é um evento exclusivo, inteiramente dedicado ao Natal, que proporciona uma experiência inédita à comunidade local e vai ser de acesso livre, incluindo um conjunto de equipamentos e de atrações alusivas ao Natal. A iniciativa resulta de uma coorganização entre a Câmara Municipal de Coimbra e a empresa Vertente Versátil, Unipessoal Lda. Entre as várias atrações que serão disponibilizadas para fruição do público (algumas delas gratuitas e outras com um valor que varia entre 2 € e 3€), estão incluídas: pista de gelo, carrossel parisiense, comboiosnow slide, hospital infantil, insufláveis, baloiços, trampolim, Fábrica dos Brinquedos, com destaque para a Casinha do Pai-Natal e o próprio Pai Natal, animadores circenses e personagens da Disney. Para além de tudo isto, a Coimbra Magic Land vai incluir também um mercadinho de Natal, com tasquinhas de Food truck, uma parada de Natal (agendada para o dia da inauguração, 18 de novembro, às 18h00), bem como outros espetáculos alusivos a esta época festiva.

+ INFORMAÇÕES

Cantares ao Menino
Os Cantares ao Menino ou Cantares do Ciclo Natalício são quadros do ponto de vista etnomusicológico pouco estudados. No entanto, sabe-se que para as comunidades do século XX eram importantes, pois era através deles que se expressava a devoção à religião cristã:  cânticos ao Menino Jesus no dia de Natal ou vésperas; no Dia de Reis, os Cantares dos Reis; e o Cântico das Janeiras, onde grupos de pessoas pediam aquilo que as famílias podiam dar.
Os cânticos mais conhecidos em Coimbra: “Acalento, ó infante suavíssimo”, “Pequenino estás deitado”, “Ao Menino Deus”, “Cantar ao Menino”, “Ó anjos cantai comigo”, “Na fria lapinha”, “Pastorinhos no deserto”, “Entrai pastorinhos”, “Cantar as Janeiras”, “Ó que noite tão serena”.

Cânticos de Natal
2 dezembro – Igreja de Santiago
Grupo Folclórico e Etnográfico do Brinca – Eiras

Cantares ao Menino
8 dezembro – Igreja de Santo António dos Olivais
Associação Recreativa e Cultural da Cova do Ouro e Serra da Rocha

Cânticos de Natal
10 dezembro – Igreja de Santiago
Grupo Etnográfico da Região de Coimbra

Cantares ao Menino
10 dezembro – Capela do Loreto
Grupo Folclórico e Etnográfico do Brinca – Eiras

Cantares de Natal nos presépios expostos nas igrejas de Coimbra
17 dezembro – Presépios expostos nas igrejas de Coimbra
Grupo Folclórico de Coimbra

Cantares ao Menino
6 janeiro – Igreja de Santa Cruz
Grupo Etnográfico da Região de Coimbra

Cantares ao Menino
7 janeiro – Igreja Matriz de Arzila
Grupo Folclórico e Etnográfico de Arzila

Cantares ao Menino
13 janeiro – Capela de Vila Nova
Associação – Grupo Folclórico “Os Camponeses” de Vila Nova

Cantares ao Menino
7 janeiro – Capela de Casconha
Rancho Folclórico e Enografia “As Moleirinhas” da Casconha


. CONSTÂNCIA

Malpiqu´é Natal – Dias 8, 9 e 10 de dezembro
Malpique é um lugar da Freguesia de Santa Margarida da Coutada, rica em gente que com alguma regularidade promove iniciativas em prol do associativismo. Assim, em época de Natal nada melhor do que recriar a Aldeia do Pai Natal.
Esta iniciativa conta com uma panóplia de espetáculos, concertos, leitura de contos de Natal, workshops, pinturas faciais e venda de produtos locais e artesanato.
Já se sente o cheiro a gengibre … É o ambiente ideal – Malpiqu´é Natal! E a animação e diversão estão garantidas.
+ INFORMAÇÕES

Mercado de Natal – Dias 16 e 17 de dezembro
A Câmara Municipal de Constância vai promover nos próximos dias 16 e 17 de dezembro, o Mercado de Natal, visando atrair a Constância, e em especial ao seu Centro Histórico, visitantes e consumidores que na época natalícia procuram ofertas genuínas e diferentes.
O Mercado de Natal, como o nome indica, está subordinado ao tema do Natal, pretendendo dar a conhecer o artesanato, os produtos e doces locais/regionais, antiguidades, entre outros que possam ser excelentes ofertas durante a época festiva.
O Mercado de Natal integra um programa de atividades onde se inclui uma parada de natal, a chegada do Pai Natal, a Casa do Pai Natal, espetáculos diversos e muita…muita animação natalícia.

+ INFORMAÇÕES

Mercado_Natal_Constancia


. COVILHÃ

Natal com Arte na Covilhã
Uma tenda de Natal com uma pista de gelo natural, a Aldeia Natal com um parque de neve, ou a já tradicional partilha do “Mega Bolo Nevão” são alguns dos destaques do “Natal com Arte 2023”.
O evento é promovido pelo Município da Covilhã e decorrerá entre 01 de dezembro de 2023 e 07 de janeiro de 2024.
Inspirado na quadra festiva, o “Natal com Arte” visa não apenas celebrar o espírito natalício, como também promover a coesão e a participação ativa da comunidade nas diferentes atividades que terão lugar, em vários espaços da cidade, ao longo do mês.
Ao envolver uma variedade de estruturas municipais, associações e entidades públicas e privadas do concelho, procura-se construir uma celebração verdadeiramente inclusiva e comunitária, propondo ao público um diversificado programa que abrange diferentes artes e ofícios, sem esquecer a valorização de muitas das tradições covilhanenses associadas a esta época natalícia.

Alice no País das Maravilhas
Sábado 16 de dezembro, às 21h30, no Teatro Municipal da Covilhã – A Escola de Dança Kayzer Ballet apresenta um Bailado para toda a famílias, onde crianças, jovens e adultos celebram a dança. É o mundo mágico de “Alice no País das Maravilhas”.

Misa do Galo
A Missa do Galo a celebrar na Igreja de S. Francisco, vai contar com a participação do Coro Misto da Beira Interior (CMBI). Além da missa, com peças de Mozart e Bruckner, o Coro vai interpretar temas de Natal na igreja e à volta do madeiro.

Natal para Todos

O Coro leva ainda o projeto “Natal para todos” às freguesias de Tortosendo, Vales do Rio e Sobral de S. Miguel, no dia 16 de dezembro.
Os concertos serão todos no mesmo dia, coincidindo com o encerramento das comemorações dos 135 anos da Aldeia do Xisto do concelho da Covilhã, Sobral de S. Miguel.

Mercadinho de Natal de 1 a 24 de dezembro na Praça do Município, todos os dias das 10h00 às 18h00.
Serra da Estrela Ice Arena
A pista de gelo a 1500 metros de altitude, nas Penhas da Saúde, em pleno coração da Serra da Estrela, é diversão garantida.
De segunda a sexta das 10h00 às 17h00 e sábado e domingo das 13h00 às 19h00.

+ INFORMAÇÕES


. ENTRONCAMENTO

Natal no Entroncamento

2 a 10 de dezembro | Feira do Livro I Centro Cultural do Entroncamento
O Centro Cultural do Entroncamento recebe, entre os dias 2 e 10 de dezembro, a Feira do Livro 2023. A iniciativa, organizada pelo Município do Entroncamento em parceria com a livraria “Ao Pé das Letras”, tem como objetivo promover a leitura e o livro como um elemento de conhecimento, de aprendizagem e de lazer.
O evento é uma oportunidade para os amantes da leitura encontrarem novos livros e autores, bem como para os mais novos descobrirem o mundo da leitura.

9 de dezembro | Natal com Estátuas Vivas
O Natal com Estátuas Vivas, é uma iniciativa da Câmara Municipal do Entroncamento, no âmbito do Projeto “Viver o Comércio” e vai realizar-se no dia 9 de dezembro, sábado, das 14h30 às 17h00. O evento, vai decorrer na Rua Luís Falcão de Sommer (rua pedonal no centro da cidade) e será uma performance artística com várias Estátuas Vivas alusivas ao Natal.

16 e 17 dezembro | Mercado de Natal dinamiza comércio no centro da cidade
Nos dias 16 e 17 de dezembro, o Centro Cultural do Entroncamento recebe a IVª edição do Mercado de Natal. A iniciativa do Município do Entroncamento pretende dinamizar o comércio local e oferecer aos visitantes uma oportunidade de adquirir artigos diferenciados e originais para os presentes de Natal.

+ INFORMAÇÕES


. ESTARREJA

“Natalim – um Mundo de Sonhos que não tem fim”
01 a 23 de dezembro – Estarreja

Mercadinho de Natal
Espetáculos
Oficinas
Jogos tradicionais
Jogos de Tabuleiro
Animação de rua
Diversões infantis
Campanhas solidárias
Concurso de Montras

Estarreja transforma-se num “Mundo de Sonhos que não tem fim”. No Natalim, a Praça Francisco Barbosa veste-se a rigor, enche-se de bonecos de neve, soldadinhos de chumbo, fadas e duendes e dá as boas-vindas ao convidado mais aguardado pelas crianças, o Pai Natal. Uma oferta para toda a família com entradas livres.

A programação é baseada em eventos culturais, espetáculos, música e animação de rua, jogos tradicionais, oficinas, campanhas solidárias, concurso de montras, além do Mercadinho de Natal, do comboio de Natal e da iluminação e decoração alusivas à quadra, destacando-se a já tradicional Árvore de Natal gigante situada na Praça Francisco Barbosa, onde decorrem as atividades.

+ INFORMAÇÕES


. FERREIRA DO ZÊZERE

O Moto Clube de Ferreira do Zêzere organiza mais uma edição da sua iniciativa “Pais natal”, com a tradicional visita às instituições (IPSS) do concelho.
+INFORMAÇÕES


. FIGUEIRA DA FOZ

Natal Figueira da Foz
Em dezembro, a magia de Natal toma conta da Figueira da Foz.

Natal na Figueira da Foz | Orquestra Clássica do Centro
A Orquestra Clássica do Centro (OCC) vai estar no palco do CAE, com o Concerto de Natal, sob direção do Maestro Diogo Costa. Este concerto conta com a participação da Soprano Liliana Sebastião; Coro Essence Voices, dirigido pela Maestrina Carla Pais; e Coro das Pequenas Vozes da Figueira da Foz, sob direção da Maestrina Alexandra Curado.
O programa será constituído por “As Hébridas”, de Félix Mendelssohn; “Magnificat em Talha Dourada”, de Eurico Carrapatoso; e Canções de Natal.
M/6 | Duração: 1h15 | Entrada gratuita (mediante levantamento de ingresso na bilheteira do CAE) | Grande Auditório

+ INFORMAÇÕES


. FIGUEIRA DE CASTELO RODRIGO

“Terra Natal” volta a brilhar em Figueira de Castelo Rodrigo de 1 a 25 de dezembro 2024
O Município de Figueira de Castelo Rodrigo realiza uma vez mais, o evento natalício “Terra Natal”. Um evento que traz, anualmente, ainda mais brilho e muitas surpresas ao centro da vila de Figueira de Castelo Rodrigo. Entre 1 e 25 de dezembro, o Largo Mateus de Castro transforma-se no epicentro do espírito natalício, onde haverá animação, diversão e atividades pensadas, essencialmente, para as crianças.
A iluminação da “Figueira Terra Natal” vai também ser ligada no dia 1 de dezembro, em frente à Câmara Municipal, novamente com tecnologia LED, reduzindo assim o consumo de energia elétrica, estendendo-se por várias artérias da vila. Depois de ligada a iluminação, a festa segue para o Largo Mateus de Castro, onde vão estar atrações diversas como o Mercadinho, o Bosque Encantado, a Prenda Gigante, a Mini Roda de Natal, o Carrossel Parisiense, a Feirinha do Livro e várias personagens do imaginário Natalício.
A fogueira de Natal vai ter também um destaque especial mantendo a tradição de juntar os Figueirenses à volta da fogueira, que será acesa no dia 24 de dezembro, no Largo Serpa Pinto.

+ INFORMAÇÕES


. FIGUEIRÓ DOS VINHOS

Natal da Fantasia
De 16 a 29 de dezembro, Figueiró dos Vinhos comemora o Natal com um programa recheado de espírito natalício para todas as idades. Música, Teatro, Animação Infantil, Mercadinho de Natal, Casa do Pai Natal e Tenda da Fantasia são as propostas para pequenos e graúdos reviverem a magia e o brilho desta época e reacenderem sonhos para 2024.
O programa inicia dia 16 de dezembro, com o momento tão aguardado pelas crianças: a chegada do Pai Natal, que abrirá as portas da sua Casa e da Tenda da Fantasia até dia 29 de dezembro e onde não faltarão divertidas atividades para os mais novos: oficinas, jogos, contos e muito mais…

A nível religioso, na Igreja Matriz São João Baptista de Figueiró dos Vinhos, Monumento Nacional desde 1922, decorrerão as celebrações próprias da época: a “Celebração da Solenidade do Natal do Senhor” (Missa do Galo) no dia 24 dezembro, pelas 21h30; e o “Natal do Senhor” (Missa do Dia de Natal) no dia 25 dezembro, pelas 10h30. Os grupos de Catequese irão, igualmente, realizar atividades específicas, destacando-se a elaboração de um Presépio que será colocado no adro da Igreja Matriz.

+ INFORMAÇÕES e + INFORMAÇÕES


. FUNDÃO

Natal Fundão 2023
O Fundão promove, até dia 6 de janeiro de 2024, a iniciativa “Natal Fundão 2023” com um conjunto de atividades ligadas ao Natal:

. Casa do Pai Natal, Mercado de Natal, artesanato, produtos gastronómicos, iluminações, animação de rua;

. Comboio de Natal, concurso de melhor bolo-rei, concurso de árvores de Natal;

. Concurso de presépios, ateliers, hora do conto, concertos e uma feira do livro. 

Feliz Natal no Fundão!

+ INFORMAÇÕES


. GÓIS

Retratos de Natal
Dezembro é um mês de tradições, da família e da celebração do Natal, o Município de Góis tem preparado para si, uma programação diversa!

7 de dezembro a 6 de janeiro
Concurso de Montras de Natal | Estabelecimentos comerciais do Concelho

NATAL NO LARGO | MERCADINHO
Aqui poderá encontrar produtos de qualidade, animação, oficinas, música e muito mais… Em dezembro, o Largo Francisco Inácio Dias Nogueira será o ponto de encontro para todos aqueles que querem sentir o tradicional espírito de Natal.
Natal no Largo – Mercadinho de Artesanato [15, 16 e 17 de dezembro]
Natal no Largo – Mercadinho de Sabores [22 e 23 de dezembro]

Neste Natal, compre no comércio tradicional e habilite-se a Ganhar Prémios! 

Dezembro promete ser um mês em grande!
A iniciativa “No Natal, faça as suas compras no Comércio Tradicional! Sob o slogan Comércio Tradicional, mais do que um negócio… um rosto, um Amigo!”, da organização do Município de Góis, pretende contribuir para a promoção e desenvolvimento da economia do tecido empresarial e do concelho.
Aproxima-se a época natalícia e com ela, o aumento de afluência às lojas para as compras dos tradicionais presentes. À semelhança dos anos anteriores, a Câmara Municipal de Góis convida-o, de 6 de dezembro de 2023 a 6 de janeiro de 2024, a fazer as suas compras de Natal nas lojas aderentes, habilitando-se a ganhar excelentes prémios.

+ INFORMAÇÕES


. GOUVEIA

Natal Encantado
O Natal Encantado em Gouveia decorre de 01 de dezembro e 06 de janeiro. Haverá um conjunto de iniciativas que prometem trazer a Gouveia a magia do Natal e promover a dinâmica do comércio local.

Mercado Encantado de Natal
O Mercado Encantado de Natal de Gouveia pretende dinamizar o Mercado Municipal e o Comércio Local, de 11 a 23 de dezembro.

+ INFORMAÇÕES

Vila Natalícia de Vila de Nova Tazem 
Embarque numa viagem encantada e deixe-se envolver pelo espírito natalício que tomou conta da Vila Natalícia de Vila de Nova Tazem (Gouveia).
Descubra a magia das luzes cintilantes, os aromas deliciosos das iguarias tradicionais e o calor humano que se espalha pelas ruas.
De 1 de dezembro a 13 de janeiro de 2024. (jfreguesia.vntazem@gmail.com | T. +351 238 486 647)


. GUARDA

A magia do Natal brilha mais alto, na Guarda 
Em 2023, a magia do Natal volta a brilhar mais alto na cidade Guarda. Durante 25 dias, a Praça Luís de Camões vai transformar-se na Cidade Natal, com a Árvore de Natal Gigante, o Carrossel Parisiense, a Roda, o Comboio de Natal, a Pista de Patinagem no Gelo e os sabores tradicionais desta época natalícia no Mercadinho de Natal ou ainda a Casa do Pai Natal, onde as crianças podem fazer todos os seus pedidos para esta quadra. Tudo isto cabe na cidade Natal havendo espaço ainda para muita animação com personagens divertidas ligadas ao imaginário infantil e música ao longo de toda a iniciativa. 
A Cidade Natal abrirá portas no dia 1 de dezembro, às 17h00. O itinerário começa no Jardim José de Lemos com a parada de Natal até à entrada da Rua do Comércio. E será já na Praça Luís de Camões que serão ligadas as luzes de Natal da cidade e às 18h00 a Associação Sou Só e o Saint Dominic Gospel Choir apresentam o espetáculo de multimédia “aGuarda-me o Natal”. Um momento que convida a população guardense para um elogio à cidade e ao seu concelho.

Para além da Praça Luís de Camões, outros locais da cidade vão estar repletos de magia natalícia! Nos Jardins José de Lemos e Frei Pedro as árvores ganham outra cor nesta época natalícia com os trabalhos das IPSS, escolas públicas e privadas de 1º CEB, jardins-de-infância públicos e privados do concelho e do Conselho Municipal da Juventude, que este ano terá como tema “Raízes de Natal – Cenografias Urbanas”.

Pelas freguesias, entre 1 a 17 de dezembro, há Concertos de Natal na Aldeia. O espírito natalício vai chegar a todas as freguesias do concelho da Guarda, através das músicas de Natal com a colaboração dos grupos de cantares das Associações Culturais do Concelho da Guarda, difundindo os cantares tradicionais da quadra natalícia.

E de 2 a 17 de dezembro são as Igrejas da cidade (Misericórdia, S. Vicente, S. Miguel, S. Pedro, Bonfim, Mileu e Sequeira) que recebem os Concertos de Natal na Cidade, com atuações de Angelicus Duo; Duo Contrasti; Diamar; Cláudia Vaz; Alma Mater; Grupo de Coral de Maçainhas; Casa do Povo do Paúl e o Orfeão do Centro Cultural da Guarda.

O tradicional Madeiro de Natal volta a arder na Praça Luís de Camões, bem no coração da cidade. O ponto de encontro de centenas de guardenses na tarde de consoada, 24 de dezembro, onde ao toque dos sinos acende-se o madeiro e brinda-se às boas festas com amigos e família. O momento é acompanhado de animação musical, este ano com a atuação da Jingle Band.

Depois do Natal, no dia 26 de dezembro, a Aldeia Viçosa volta a cumprir a tradição secular do Magusto da Velha, com as castanhas a serem lançadas do cimo da torre da igreja em honra de uma benemérita da freguesia.

Nesta quadra natalícia, também a Biblioteca Municipal Eduardo Lourenço, o Teatro Municipal e o Museu da Guarda vão ter atividades alusivas a esta época do ano para ver e desfrutar em família como oficinas, encenações e workshops.

Destaque ainda para o Concurso de Montras de Natal que o Município promove entre 1 e 31 de dezembro. O objetivo da iniciativa é contribuir para a dinamização, promoção, atratividade e divulgação do comércio de proximidade. O prémio é de 1000 euros para a montra vencedora, 500 euros para a segunda classificada e 250 euros para o terceiro lugar. A votação será feita exclusivamente online, através da plataforma da Câmara da Guarda, no site.

Nos dias 3 e 4 de janeiro, o espetáculo “O Principezinho” sobe ao palco do Grande Auditório do TMG, especialmente dirigida ao público infantojuvenil do concelho.

O programa encerra no Dia de Reis, 6 de janeiro, com o espetáculo “Vamos Cantar as Janeiras!”. Num espetáculo que tem a direção artística de Jorge Pedro Narciso e que contará com a participação das coletividades e grupos de todo o concelho da Guarda.

+ INFORMAÇÕES


. IDANHA-A-NOVA

Árvore de Natal em croché e Presépio
A magia do Natal no Centro de Portugal Mesmo à entrada da aldeia de Medelim, somos recebidos com um símbolo da união e entreajuda da comunidade local.
São mais de dois mil quadrados feitos em croché que dão vida a uma das Árvores de Natal mais originais do Centro de Portugal. De dia, os tons vivos das lãs encantam, e à noitinha, com os efeitos luminosos, faz-se a magia do Natal nesta aldeia, em Idanha-a-Nova.
A Árvore de Natal, exposta na rotunda de Medelim, tem 6 metros de altura. É acompanhada por um presépio igualmente muito original! É um bom exemplo de política de proximidade, envolvendo a participação da comunidade local, familiares e amigos de Medelim.

Mercado da Bio-Região – Especial Natal, em Idanha-a-Nova
O Mercado da Bio-Região – Especial Natal é dedicado aos produtos biológicos e locais, com animação natalícia e foco na temática da sustentabilidade. Filhoses, Borrachões, Bolos de Leite, Bica de Azeite, Adufes, Marafonas e muito mais, farão as delícias de todos!
Horário:
. 16 de dezembro – 8h00 às 12h00
. 23 de dezembro – 8h00 às 19h00

Tradições e curiosidades do concelho de Idanha-a-Nova
Os Madeiros de Natal são uma das tradições natalícias do concelho de Idanha-a-Nova. Consistem em grandes fogueiras que se acendem nas vilas e aldeias do concelho, nos adros das igrejas, praças e outros espaços onde as pessoas se concentram. É costume chegarem no dia 8 de dezembro e as fogueiras são ateadas na Noite da Consoada, a 24 de dezembro, reunindo e aquecendo a população à volta do Madeiro.

+ INFORMAÇÕES


. ÍLHAVO

Mercadinho de Natal da Gafanha da Encarnação
08 a 10 de dezembro
8h00 ~ 23h00 sexta-feira, 10h00 ~ 23h00 sábado e domingo
Largo da Igreja da Gafanha da Encarnação
Organização: Junta de Freguesia da Gafanha da Encarnação 

Espaço Natal Mercado de Ílhavo
Programa completo ainda a divulgar, do espaço Natal, onde também o Pai natal chegará, haverá teatro, magia, animação infantil, dança, e, claro, uma feirinha de artesanato alusiva à quadra natalícia.
15 a 17 de dezembro
17h00 ~ 23h00 sexta-feira, 14h00 ~ 23h00 sábado e domingo
Mercado de Ílhavo
Organização: Junta de Freguesia de São Salvador

Shcoenstatt Christmas Market
Mercadinho de Natal com animações, presépios, bebidas natalícias e comida.

O Santuário de Schoenstatt, católico, é dedicado ao culto de Nossa Senhora, à semelhança do santuário original que se situa em Vallendar, na Alemanha e que significa “lugar bonito”. A partir do santuário original desenvolveu-se um movimento de apostolado, de espiritualidade e de educação, surgindo assim uma vasta obra constituída por leigos, jovens, adultos e famílias, sacerdotes e várias comunidades de vida consagrada, inicialmente impulsionada pelo Padre José Kentenich (em 1914).
01 a 03 dezembro
15h30 ~ 22h30 sexta-feira e sábado / 10h30 ~ 18h30 domingo
Recinto do Santuário de Shoenstatt, Colónia Agrícola, Gafanha da Nazaré.
Organização: Movimento Apostólico de Schoenstatt de Aveiro

Mercadinho de Natal da Praia da Barra

15 de dezembro – sexta-feira
19h00 às 24h00 – Artesanato e Aconchego
19h30 – Showcooking Bimby – como poupar para o Natal (espaço aconchego) 
21h00 – Animação espaço Aconchego por João Fradinho 

16 de dezembro – sábado 
1400h às 24h00 – Artesanato e Aconchego 
14h00 – Arruada com a Banda às riscas
15h30 – Showcooking – Restaurante Taberna Nobe – Como fazer Chora de bacalhau (espaço aconchego)
16h30 – Princesa Ariel -Mafarrica Animações de Eventos 
18h30 – Chegada do Pai Natal 
19h00 às 21h00 – Fotos na casa do Pai Natal 
21h00 – Animação espaço Aconchego por João Fradinho 

17 de dezembro – domingo 
10h00 às 19h00 – Artesanato e Aconchego 
11h00 – Showcooking – Faros – O Sabor por tradição 
16h00 às 18h00 – Fotos na casa do Pai Natal
16h30 – Animação espaço Aconchego por João Fradinho
Praia da Barra
Organização: Associação dos Amigos da Praia da Barra


. LEIRIA

Natal e magia, é em Leiria!
Em Leiria, a magia do Natal transforma a cidade! De 24 de novembro a 6 de janeiro, embarque numa jornada encantada repleta de surpresas. Visite a Casa do Pai Natal, deslize na pista de gelo, divirta-se no recreio dos duendes e encante-se com o carrossel. Saboreie delícias na Praça Rodrigues Lobo, explore os Mercadinhos e aproveite para assistir a espetáculos de teatro, dança e concertos. Dia 26 de novembro a Parada de Natal vai encantar todos os corações num desfile com personagens encantadoras e um ambiente contagiante. Leiria Natal é o destino perfeito para celebrar a época com alegria, arte e um toque de magia.
Acompanha a página do Facebook e do Instagram do evento e fica a par de todas as novidades.

+ INFORMAÇÕES

“Natal Tradicional” no Posto de Turismo de Leiria
29 de novembro a 30 de dezembro
Todos os dias – 09h30 às 13h00 e das 14h00 às 17h30

O evento “Natal Tradicional” volta à Galeria de Exposições do Posto de Turismo de Leiria, de 29 de novembro a 30 de dezembro. 
As tradições remetem-nos para outros tempos, memórias, cheiros de um passado que faz parte de nós. É tempo de recordar e manter viva essa herança como base da nossa cultura e História. Com este evento, pretende-se valorizar as tradições e o saber fazer que a região tem de único para oferecer, contribuindo para um desenvolvimento da sustentabilidade local e ambiental. 
Este ano, contamos uma vez mais, com a presença e colaboração de produtores e artistas regionais de diferentes áreas: Isabel Sousa com a cestaria, a Olaria Silva da Bajouca, os licores e compotas com a G&C Berries, as mantas tradicionais da Menizas D’Aire, o mel da AALBA – Cooperativa de Produtores de Mel, o ceramista José Luís Ramos, sabonetes artesanais da Serradas Sabão Original, os doces e compotas da Demaria, e presépios feitos à mão por Alda Costa.
Além da exposição e venda de produtos regionais, vai estar patente ao público, um Presépio Artesanal feito em Barro onde estão representados os principais edifícios da cidade de Leiria e onde não falta o próprio Castelo. 

Está ainda agendado um workshop gratuito de cestaria com Isabel Sousa na tarde de sábado, dia 9 de dezembro.
Informações e inscrições:
Posto de Turismo de Leiria – T. 244 848 770 


. LOURINHÃ

Lourinhã Natal
A magia do Natal já chegou à Lourinhã!
Até 05 de janeiro, muitas são atividades para si e para os seus onde poderão desfrutar, aos sábados, domingos e feriados, de atrações fixas, na Praça José Máximo da Costa, como a Casa do Pai Natal, a Casinha dos Doces e a Tenda de Natal, que acolherá o Mercadinho de Natal, com bancas de artesãos locais, e o Presépio.
Visite a Lourinhã, divirta-se e compre no comércio tradicional!

Lourinhã Natal também é no comércio tradicional
Durante todo o mês de dezembro, ao fazer 15€ de compras nos estabelecimentos de comércio local aderentes a esta iniciativa ganha uma senha de participação que o habilitará a ganhar prémios.
Este sorteiro é organizado pelo Município da Lourinhã em parceria com a ACIRO, a ADL Lourinhã – Associação de Desenvolvimento Local da Lourinhã e a União de Freguesias de Lourinhã e Atalaia.

Este Natal, visite a Lourinhã e compre no comércio tradicional!

+ INFORMAÇÕES


Mercado de Natal volta a Ribamar de 7 a 10 de dezembro
O Mercado de Natal em Ribamar, concelho da Lourinhã regressa dia 7 de dezembro à Praça de Santa Maria.
Esta 2.ª edição vai contar com uma diversificada oferta de artesanato, gastronomia e comércio, promovida por estabelecimentos com variados produtos, que permitirão a todos os visitantes encontrar excelentes opções de ofertas, assim como novidades gastronómicas e produtos típicos a incluir nas mesas de Natal.
Quanto à animação e programação, existem novidades!
Além da presença do Pai Natal e dos seus Duendes, haverá ainda espaço para iniciativas culturais, animação musical e atividades dedicadas às crianças.
Marque já na sua agenda!
+ INFORMAÇÕES

Esta imagem tem um texto alternativo em branco, o nome da imagem é Mercado-de-Natal-Ribamar-Lourinha.jpg

. LOUSÃ

Lousã, onde todos os caminhos se unem para celebrar o Natal
“Lousã, onde todos os caminhos se unem para celebrar o Natal” é o mote que a Câmara Municipal da Lousã usa para o Programa de Natal 2023.
Não falte!

Programa

6 de novembro a 31 de dezembro
Sorteio de Natal – “Lousã, Comércio ComVida”
Local: Nos estabelecimentos aderentes
Org: AESL – Associação Empresarial Serra da Lousã | C. M. Lousã

30 de novembro
18h – Entrada em funcionamento das iluminações de Natal
Org: C. M. Lousã

1 de dezembro a 7 de janeiro
“Natal no Candal” – Iluminação da Aldeia do Xisto de Candal e dinamização de várias iniciativas alusivas ao Natal
Local: Aldeia do Xisto de Candal
Org: ACMC – Associação de Convívio e Melhoramentos do Candal | Apoio: C. M. Lousã

2 de dezembro
16h – Workshop Funny Cook – Mafalda Teixeira apresenta receitas natalícias alusivas ao Natal
Público–alvo: crianças dos 3 aos 14 anos |Inscrições através do nº239 993 372 – Número de inscrições limitado a 30 participantes
Local: Museu Municipal Prof. Álvaro Viana de Lemos
Org: C.M. Lousã

3 de dezembro
16h – “A casa das bonecas, o violino e o burlão” – Teatro Barraca Preta
Local: Salão da Sociedade Filarmónica Lousanense
Org: Associação Efeit´Ardósia| Apoio: C. M. Lousã

8 e 9 de dezembro
16h – 20h – “O fim de semana que o roubo do sino despertou” – vídeos, conversas, contadores de histórias e concertos
Local: Espaço CURA – Serpins
Org: A Música Portuguesa a Gostar Dela Própria |Apoio: CML

9 de dezembro
10h – Estátua Viva – O Duende da Floresta
Local: Mercado Municipal da Lousã
10h – Grupo de Concertinistas da Lousã
Local: Animação pelas ruas da Vila
Org: C.M. Lousã

16 de dezembro
“O Natal da Nossa Vila”
10h – Animação pelas ruas da Vila
15h  Desfile do Pai Natal – Música e muita animação
Percurso:  Av. Dr. José Maria Cardoso (Bombeiros Municipais da Lousã) – Praça Sá Carneiro – Rua Dr. Henrique Figueiredo – Av. São Silvestre – Jardim dos Paços do Concelho
16h – 18h – Chegada do Pai Natal
Fotos com o Pai Natal e Animações variadas
Local: Jardim dos Paços do Concelho
Org: C.M. Lousã
21h – Concerto de Natal – Sociedade Filarmónica Lousanense
Local: Igreja Matriz da Lousã
Org.: Sociedade Filarmónica Lousanense

17 de dezembro
15h – Natal do Candal – Várias atividades alusivas ao Natal – Teatro de Natal e Chegada do Pai Natal
Local: Aldeia do Candal
Org: ACMC – Associação de Convívio e Melhoramentos do Candal | Apoio: C.M. Lousã

16h – Concerto de Natal – Orquestra Ligeira das Gândaras
Local: Igreja de Santa Luzia
Org: Orquestra Ligeira das Gândaras

22 de dezembro
21h – Concerto de Natal– Coro Lausus
Local:Igreja Matriz da Lousã
Org: Coro Lausus

26 a 29 de dezembro e 2 de janeiro
Férias Ativas de Natal
Informações no Balcão Único da C.M. Lousã
Org.: C.M. Lousã

7 de janeiro
16h – Concerto pela Paz – Associação Filarmónica Serpinense
Local: Igreja de Serpins
Org: Associação Filarmónica Serpinense

8 de janeiro
17h – Realização do Sorteio de Natal – “Lousã, Comércio ComVida”
Local: Átrio da Biblioteca Municipal Comendador Montenegro

12 de janeiro
21h – Concerto de Reis do Agrupamento de Escolas da Lousã
Local: Igreja Matriz da Lousã
Org: AEL – Agrupamento de Escolas da Lousã

+ INFORMAÇÕES


. MAÇÃO

Concertos de Natal
Os magníficos Concertos de Natal estão de volta. No sábado, dia 16 de dezembro, o Concerto terá lugar em Mação, na Igreja Matriz, às 18h.No dia seguinte, domingo, o Concerto terá lugar na Associação da Serra, às 16h.
A entrada é livre, não perca os Concertos de Natal, que nos envolvem sempre no espírito da época!
+INFORMAÇÕES


. MANTEIGAS

Há Natal na Vila
No Natal, Manteigas oferece muita animação!
Veja o programa «Há Natal na Vila», com várias atividades de celebração desta época natalícia, onde se inclui o «Concurso de Montras de Natal», de 08 de dezembro a 07 de janeiro e o «Mercadinho de Natal», de 16 a 31 de dezembro 2023.
Fique a par de toda a informação. Feliz Natal em Manteigas!

+ INFORMAÇÕES


. MARINHA GRANDE

Presépio Tradicional de Filipe Ferreira
Em mais um Natal, não poderia faltar na Marinha Grande o Presépio de Filipe Ferreira, que voltará a ganhar vida no Edifício da Resinagem, no centro da Marinha Grande, com entrada gratuita, poderá ser visitado de 1 de dezembro 2023 a 7 de janeiro de 2024, este que já é considerado um dos maiores Presépios tradicionais da região.

Da autoria de Filipe Ferreira, um contabilista de 34 anos que dedica parte dos seus tempos livres a criar peças para este grande Presépio Tradicional onde, contando com a colaboração de Vitor Lopes, José Paulo Ferreira e José Augusto Ferreira e José Mota para a montagem, este Presépio que retrata naturalmente o Nascimento do Jesus, mas também, tal como é característico do Presépio Tradicional Português, representa muitos usos, costumes e tradições portuguesas.

Nesta edição o Presépio ocupará uma área de cerca e 60 m2, com cerca de 2000 figuras e centenas de acessórios e outras peças criadas pelo autor, criando cenários que nos fazem recuar no tempo.

Este Presépio tem ainda a particularidade de aliar as tradicionais figuras de Presépio portuguesas ao movimento, sendo já 40 as peças com movimento neste Presépio, dando vida a mais de 200 figuras.

Entre as velas dos moinhos a rodar, o homem a tocar os sinos da igreja, a procissão em movimento, os homens a varejar as oliveiras ou a ceifar o trigo, ou os Reis Magos a aproximarem-se da gruta, as figuras em movimento dão ainda mais beleza e vida a esta obra.

Este ano, como não poderia deixar de ser, além das melhorias a peças já existentes, existe novas peças criadas pelo autor, como é o caso da Escola Primária, do camponês a tirar água com a picota de um poço entre outras novas peças que, com certeza serão do agrado dos visitantes. A água também continua a forte presença neste Presépio, com diversas cascatas, e fontes de água.

O Presépio poderá ser visitado até dia 7 de janeiro de 2024 de quarta-feira a domingo -10h00-13h00 e das 14h00-18h00, na Marinha Grande.

+ INFORMAÇÕES


. MEALHADA

A Magia do Natal da Mealhada
A Magia do Natal da Mealhada vai espalhar-se por todo o concelho!
Música, mercadinhos, exposições, oficinas, roteiros de presépios, cantares de janeiras e de reis, teatro infantil e leituras de contos, caminhadas e muito mais!
O programa de Natal tem início com a inauguração da iluminação de Natal no dia 1 de dezembro, na Mealhada e na Pampilhosa, e no Luso, a 2 de dezembro e prolonga-se até 7 de janeiro, dia em que se cantam Reis e Janeiras.
O Mercadinho de Natal da Mealhada, com a casa do Pai Natal, ficará situado junto ao Jardim Municipal, privilegiando-se a venda de artigos de artesanato e de comércio tradicional.

O Luso vai ter passeios de charrete, que recordam os tempos em que os “burriqueiros”, como eram conhecidos os habitantes da vila, faziam o uso do burro nos seus afazeres profissionais.
A figura do Pai Natal estará muito presente. Na casa que lhe é dedicada, no centro da cidade, mas também nas aldeias e vilas. No já tradicional desfile de Pais Natal Motard, este ano marcado para dia 10 de dezembro, no trenó que o levará por Ventosa do Bairro e Antes e na visita que fará a todas as freguesias.

Durante mais de um mês, são muitos os concertos, oficinas, exposições e atividades que procuram dar vida às ruas e às comunidades e criar um espírito de Natal.

+ INFORMAÇÕES

. BUSSACO

Natal na Mata de 02 dezembro a 07 de janeiro
A magia de Natal já chegou à Mata Nacional do Bussaco.
Visite-a e aprecie a maior exposição de figuras do Menino Jesus em Portugal, patente até ao dia 7 de janeiro de 2024.
A exposição integra 120 peças cedidas por pessoas da Comunidade Local, através da colaboração das Juntas de Freguesia do Concelho da Mealhada, da Unidade Pastoral da Mealhada (Grupos Sócio Caritativos) e da Casa Museu Padre Belo do Crato, pertencente à Santa Casa da Misericórdia local.
Para além da exposição, poderá proporcionar aos mais novos uma experiência deliciosa com a oficina de Natal para crianças, que irá decorrer no dia 22 de dezembro, das 9h às 17h. No final da atividade, os pequenos levam uma lembrança para se recordarem deste Natal na Mata.
No dia 23 de dezembro, das 9h30 às 13h, poderá desfrutar, em família, da oficina “Docinhos da Mata”.
A inscrição nas oficinas é obrigatória através do site ou do email setoreducativo@fmb.pt.
Celebre o Natal na Mata Nacional do Bussaco!

+ INFORMAÇÕES


. MÊDA

“Sorteio de Natal”
A iniciativa “Sorteio de Natal” visa dinamizar o comércio e a economia local da Mêda. De 8 de dezembro a 7 de janeiro 2024.
Participe!

Festa de Natal dos Idosos
A Festa de Natal dos Idosos do Concelho de Mêda decorre no dia 14 de dezembro, na Nave de Exposições.

+ INFORMAÇÕES


. MIRA

Natal em Mira
Encante-se com o brilho da Árvore de Natal, e a decoração natalícia do centro da vila, com a dinâmica presente no Jardim do Visconde com o Mercadinho de Natal, o Bosque do Pai Natal e o Carrossel infantil. Concertos, exposições, teatro, cortejo de reis, janeiras, solidariedade e muita animação esperam-no!
Anote na sua agenda as atividades e espetáculos da sua preferência e Viva a Magia do Natal em Mira!

+INFORMAÇÕES


MIRANDA DO CORVO

Mercadinho de Natal – Feira de Artesanato e Feira do Mel
De 08 a 10 de dezembro
Mercado Municipal – Praça da Liberdade, Miranda do Corvo

+ INFORMAÇÕES


. MONTEMOR-O-VELHO

“Castelo Mágico”
O Castelo Mágico, o maior parque temático de Natal do centro de Portugal está de volta em 2023 de 1 a 31 de dezembro, de quinta a domingo (incluindo feriados), em Montemor-o-Velho.
Localizado no coração de Portugal, o Castelo de Montemor-o-Velho, um dos ex-líbris da região de Coimbra, será a casa de todos os sonhos de Natal para milhares de crianças!
A magia vai invadir o Castelo Mágico e presentear miúdos e graúdos com espetáculos únicos, neve, pista de gelo, insufláveis, exposições, a casa do Pai Natal, carrossel, passeios com animais, um mercadinho de Natal e muitas outras experiências que farão deste local encantado o eleito para os seus serões em família. 

+ INFORMAÇÕES e + INFORMAÇÕES


. MORTÁGUA

Mortágua Natal – ORIGENS
Junte a família e venha assistir ao encanto e espírito da quadra natalícia, em Mortágua Natal – Origens, de 01 de dezembro a 06 de janeiro 2024.
O programa Mortágua Natal 23 – ORIGENS, é promovido pelo Município de Mortágua e apela a um Natal de aproximação com a comunidade, de regresso às origens e à tradição, aos Cheiros e Sabores de Natal, aos Presépios e à Queima do Madeiro.
Muita animação aguardam por si!

+ INFORMAÇÕES


. NELAS

Viva a Magia do Natal e agende a sua visita ao Concelho de Nelas, a partir de 1 de dezembro 2023.
O Programa vai estender-se às freguesias, e de 9 a 17 de dezembro, o Mercado Municipal abre portas para mais um Mercado de Natal pensado para todas as idades.
Artesanato inspirador, sabores autênticos, produtos diversificados, atividades desportivas, iniciativas solidárias, experiências enoturísticas, atividades especiais para miúdos e graúdos e uma animação contagiante vão compor o cartaz deste Natal no Coração do Dão.

+ INFORMAÇÕES


. ÓBIDOS

Óbidos transforma-se em Escola de Feiticeiros, em mais uma edição do Óbidos Vila Natal
Este ano o Óbidos Vila Natal decorre entre 30 de novembro a 31 de dezembro de 2023 na deslumbrante e histórica Vila de Óbidos, que volta a receber todos os pequenos e grandes aprendizes de magia.
Para esta quadra natalícia, haverá poções mágicas, vários espetáculos, vassouras voadoras, animais fantásticos, atividades radicais no gelo, bonecos de neve, receitas de herbologia, feiticeiros, animação, o Pai Natal… e muito mais.
Nesta edição, o evento Óbidos Vila de Óbidos transformar-se-á na Escola de Feiticeiros, onde todos os alunos poderão apanhar o comboio, jogar Quadball no Gelo, escorregar até às profundezas da Rampa Gelada, perder-se no Labirinto Encantado, visitar a Casa do Gigante e os seus animais estranhos, conhecer receitas no Bar Três Varinhas, aprender na sala de Herbologia e no Laboratório de Poções, sobrevoar a Vila de Óbidos no Slide Vassoura, e, até mesmo, ser aprendiz no espetáculo no Salão de Magia e no Tribunal de Feiticeiros.
Todas estas diversões, e mais algumas, serão o mote para uma aula de Natal muito divertida. E se se portarem bem, poderão visitar o Pai Natal, na Sala do Diretor desta escola, que através de um único feitiço, criará todos os presentes para este Natal.
Na época mais especial do ano, o encanto está em Óbidos.
Para não perder nada sobre o evento consulte o Facebook e o site do evento.
A Vila de Óbidos, espera por si, com muita animação e atividades para toda a família.
Consulte os bilhetes e horários e planeie uma aventura fantástica, em família a Óbidos.

E ainda... na Freguesia Santa Maria, São Pedro e Sobral da Lagoa

Rota dos Presépios panorâmicos

“O Bolo do Rei” no Tempo da Josefa “A Gulosa”

Presépios solidários



. OLEIROS

Exposição de “Pais Natais” em Oleiros
Visite a exposição de “Pais Natais”, na Galeria Municipal do Pavilhão Multiusos das Devesas Altas, em Oleiros.
De 1 a 31 de dezembro.

+ INFORMAÇÕES


. OLIVEIRA DO BAIRRO

“Um Natal mais perto de si” em Oliveira do Bairro
está de regresso ao Concelho de Oliveira do Bairro, entre 1 de dezembro e 7 de janeiro, com novidades, atividades e espetáculos gratuitos.
A edição de 2023 da Campanha de Natal, promovida pela Câmara Municipal de Oliveira do Bairro, arranca no dia 1 de dezembro, com a inauguração da pista de gelo, que vai estar localizada junto ao Edifício dos Paços do Concelho, e do presépio escultórico, à entrada de Oliveira do Bairro.

+ INFORMAÇÕES


. OLIVEIRA DO HOSPITAL

Natal em Oliveira do Hospital
O Natal chega ao Município de Oliveira do Hospital no dia 1 de dezembro, com atividades até ao dia 6 de janeiro de 2024.
Animação de Rua, pista de gelo, comboio, carrossel, Iluminação, exposições e música em ciclo de concertos pelas igrejas, são algumas iniciativas que marcam a programação do Natal de 2023.
Mercado Da Nossa Terra especial Natal e atividades desportivas no âmbito do programa MOHVE TE.
Rota dos Presépios e Cepos de Natal pelas freguesias. Celebre a quadra natalícia em Oliveira do Hospital, com o programa organizado pela Câmara Municipal, em colaboração com a ADI – Comércio Tábua l Oliveira do Hospital.
A programação é gratuita, dirigida a toda família, e integra eventos culturais e de lazer, enquanto constituintes de promoção do comércio e da atividade local.

+ INFORMAÇÕES


. OURÉM

Conheça o animado Programa Natal Ourém 2023 e a iniciativa “No Natal compre no comércio local… e ganhe prémios”
Está já a decorrer a quarta edição da campanha de apoio ao comércio local “No Natal compre no comércio local… e ganhe prémios”, iniciativa dinamizada pelo Município de Ourém e pela ACISO – Associação Empresarial de Ourém que pretende apoiar a economia local e as famílias do concelho. Esta campanha encerra a 6 de janeiro de 2024 e constitui um incentivo ao consumo nos estabelecimentos locais durante a época natalícia que vivemos. A campanha referida integra ainda outra iniciativa denominada “Este Natal a Montra também é Virtual”, concurso que vai premiar a criatividade e dedicação colocada na decoração das monstras das lojas aderentes, contribuindo para o ambiente festivo que se pretende nas ruas e praças do nosso concelho.

+ INFORMAÇÕES

Exposição de Presépios’23 | Ourém Natal | Posto de Turismo de Fátima
Até 06 de janeiro, visite a Exposição de “Presépios” no Posto de Turismo de Fátima.
A inauguração está agendada para o dia 07 de dezembro às 17h00. A visita é livre.


. OVAR

OVAR NATAL ’23
De 02 de dezembro a 07 de janeiro, a Câmara Municipal de Ovar promove um conjunto de iniciativas alusivas à quadra natalícia e aos Reis.
Concertos, ️animação de rua, oficinas, carta ao Pai Natal, concurso de montras, teatro para a infância, bazar de Natal, presépio, carrossel, iluminação/decoração de Natal… com muita alegria, luz e cor!

+ INFORMAÇÕES


. PAMPILHOSA DA SERRA

Natal Serrano
O programa do Natal mais próximo das estrelas já está completo. De 7 a 17 de dezembro, deixe-se guiar pela magia de outros tempos, em Pampilhosa da Serra. O sabor incomparável da filhó espichada com o aconchego da fogueira de natal. Mostras de artesanato, tasquinhas típicas, animação musical e entretenimento para crianças. Tudo isto e muito mais na celebração do mais autêntico espírito de Natal.

+INFORMAÇÕES


. PEDRÓGÃO GRANDE

Há Natal em Pedrógão Grande + Mercadinho de Natal
O Natal está aí à porta e Município de Pedrógão Grande prepara-se para festejar da melhor forma esta quadra natalícia!
Durante o mês de dezembro são muitas as atividades que o Município tem para lhe oferecer. De 22 a 24 de dezembro, a vila de Pedrógão Grande veste-se de acordo com a ocasião e abre o seu Mercadinho de Natal. Um mercado para miúdos e graúdos: da visita do Pai Natal e dos seus Duendes até às atividades natalícias com passeios de trenó, concertos de música, Pista de Gelo, … muitos divertimentos nestes dias se vão suceder.

+ INFORMAÇÕES


. PENACOVA

Mercadinho de Natal em Penacova
No próximo domingo, dia 17 de dezembro, entre as 10h e as 19h, não perca o Mercadinho de Natal de Penacova, no Terreiro, junto aos Paços do Município. Teremos animação de rua, Casa do Pai Natal, insuflável, caminhada pais & filhos. Aproveite a oportunidade para fazer as suas compras de Natal no mercadinho, onde estarão expositores do concelho de Penacova com produtos locais e regionais. Esperamos por si! O acesso é livre.

+ INFORMAÇÕES


. PENALVA DO CASTELO

Acender das Luzes de Natal | 08 de dezembro

Penalva Vila Encantada – Mercado de Natal
09 e 10 de dezembro | Salão dos Bombeiros Voluntários de Penalva do Castelo.
Penalva Vila Encantada é uma iniciativa que, para além do Mercado da Natal com venda de produtos endógenos, oferece um leque de atividades diversificado alusivo à época Natalícia tais como: música, teatro, workshops, artesanato e animação infantil.

+ INFORMAÇÕES e + INFORMAÇÕES

E ainda…

Fogueira de Natal e Puxar de carro de bois


. PENAMACOR

Penamacor Vila Madeiro – O Maior Madeiro de Natal de Portugal
É em Penamacor que se acende o maior madeiro de Natal de Portugal. O Madeiro consiste numa grande fogueira que é feita no adro da igreja, onde a população se reúne depois da Missa do Galo. Mais que uma grande festa, é uma tradição local que fomenta o encontro entre várias gerações de Penamacorenses, recebidos todos os anos pelos jovens que celebram 20 anos. As várias atividades, desde o abate das árvores à sua disposição no adro da igreja, passando pelo convívio no campo, pelo interminável cortejo de tratores que transportam os gigantescos troncos no dia 8 e pela festa da Imaculada Conceição, culminam no atear do Madeiro, na noite de 23 para 24 de dezembro. Além de dar a conhecer os rituais desta genuína tradição, há um caloroso acolhimento dado pela população, que abre as portas das próprias habitações ou de familiares e amigos, com tasquinhas e vendas de artesanato, onde podem encontrar lembranças da festa do Madeiro para levar. Em dezembro, Penamacor é Vila Madeiro!

Venha viver a chama da tradição em PenamacorVila Madeiro, de 7 a 25 de dezembro!

+ INFORMAÇÕES


. PENELA

Penela Presépio – Uma Viagem no Tempo
Está a chegar o Penela Presépio – Uma Viagem no Tempo, de 8 de dezembro a 7 de janeiro, envolvendo todo o concelho de Penela, com o Presépio Animado, o Presépio Tradicional do Espinhal, o Presépio da Cumeeira, visitas ao património histórico, espetáculos culturais, exposições, iluminação natalícia, Mercadinhos de Natal e muito mais.
O Município de Penela aposta num Penela Presépio diferente, com efeitos visuais de Hollywood e hologramas, no Pavilhão Multiusos.
Trata-se do maior evento do Concelho de Penela, quer em dimensão, quer em duração, quer ainda no impacto que tem em todos os setores da economia local. Contando com vários milhares de visitantes, o Penela Presépio alia a tradição e inovação, com uma oferta de atividades capaz de cativar todas as faixas etárias.

+INFORMAÇÕES


. PENICHE

“Peniche, um Mar de Natal”
De 01 de dezembro a 07 de Janeiro, o evento “Peniche, Um Mar de Natal” está cheio de atividades e surpresas que o município preparou para si.
Venha e divirta-se!

•  Festas, •  Produtos típicos, •  Venda de produtos regionais/endógenos, •  Tradições e curiosidades

Consulte toda a programação no site do município de Peniche

O Presépio da minha Rua + Informações | Natal Sénior + Informações

+ INFORMAÇÕES


. PINHEL

Pinhel celebra o Natal
De 10 a 31 de dezembro, a magia do Natal vai animar a cidade de Pinhel com atividades pensadas para todas as idades e, sobretudo, para as famílias, tanto para as que vivem por cá, como para aquelas que aproveitam a quadra para visitar a família ou, simplesmente, para conhecer novos destinos.
À semelhança de anos anteriores, o Natal em Pinhel vai ter luz, através das iluminações e decorações natalícias mas também a tradicional corrida de São Silvestre.

+ INFORMAÇÕES


. POMBAL

O Natal já chegou a Pombal! Dia a dia acontece muita luz, cor e alegria! Toda a programação e bilheteira em cultura.cm-pombal.pt
Agende e reserve os seus bilhetes! Viva a magia do Natal em Pombal!

+ INFORMAÇÕES


. PORTO DE MÓS

Natal Encantado
Por que razão o Natal Encantado, em Porto de Mós, é diferente?
Porque o conceito deste Natal se baseia na criação de um ambiente familiar, intimista e acolhedor!
Aqui, as crianças podem brincar e divertir-se, enquanto os pais bebem um chá ou café quente, sem atropelos e em segurança, ao mesmo tempo que o comércio dá lugar ao artesão, ao lojista local e aos produtos endógenos.
A Aldeia de Natal, que promove o comércio local, o Desfile de Pais Natal, com um objetivo solidário, as animações e espetáculos, são as atividades que vão tornar o Natal Encantado, em Porto de Mós, um convite irresistível para as famílias.
A gastronomia não ficou de fora e foi pensada nos pratos típicos desta época festiva. Assim, o Festival do Bacalhau, Azeite e Broa chegará a vários restaurantes do concelho para que todos possam usufruir do Natal Encantado com o espírito e o estômago aconchegados!

+ INFORMAÇÕES


. PROENÇA-A-NOVA

Mercado dos Sabores de Natal
O Mercado Sabores de Natal decorre nos dias 16 e 17 de dezembro, no Pavilhão Municipal de Proença-a-Nova.

Concertos de Natal
No dia 10 de dezembro, às 15h30, a Igreja do Pergulho, recebe um Concerto de Natal. Este conta com quatro coros:  O Grupo Coral de Proença-a-Nova, o Coro do Clube Ferroviário de Portugal, o Coro Ad Divitias do INE e o Coro da EDP.

No dia 14 de dezembro, às 20h45, a Igreja Matriz de Proença-a-Nova serve de palco ao habitual Concerto de Natal. com os alunos do 2º ciclo do Agrupamento de Escolas, acompanhados pela Christmas Orchestra.

Natal em família
O espetáculo “Natal em família” com o palhaço Mário Faísca vai andar de forma itinerante em algumas aldeias do concelho de Proença-a-Nova. De 1 a 21 de dezembro.

+INFORMAÇÕES


. SABUGAL

Sabugal Presépio 2023
‘Sabugal Presépio’ – O Maior Presépio Natural realiza-se de 8 de dezembro a 7 de janeiro, evento que se afirma como marca identitária do concelho e através do qual o Município do Sabugal convida residentes e visitantes a deixarem-se envolver pelo espírito natalício e a surpreenderem os sentidos com a recriação do Presépio de Belém. O Presépio é construído com recurso a materiais recolhidos na natureza, tais como troncos de castanheiros, heras e musgos. Esta recriação contempla diversas cenas bíblicas relacionadas com a Natividade, a uma escala em que os visitantes se sentem como parte integrante do mesmo.
Junto do “Sabugal Presépio” pode encontrar o Mercadinho de Natal, com exposição e venda de artesanato e produtos locais, atividades, e muita animação.
São inúmeras as atividades para toda a família: atelier infantil, pista de gelo, passeio de burro ou charrete, animação de rua e muita alegria.
Viva a quadra natalícia no Sabugal!

+ INFORMAÇÕES


. SANTA COMBA DÃO

O melhor do Natal em Santa Comba Dão

Journey into Christmas
Concerto com Coimbra Jazz Ensemble e Chuck Wansley (com participação de alunos do Conservatório de Música e Artes do Dão)
Data: 1 de dezembro de 2023, 21H30
Local: Casa da Cultura (C.C.) de Santa Comba Dão – Auditório
Bilhetes à venda na C.C. e na BOL

Concerto da Filarmónica de Santa Comba Dão com Berg
Data: 2 de dezembro de 2023                                                                                   
Local: Casa da Cultura (C.C.) de Santa Comba Dão – Auditório
Mais informações a divulgar brevemente   

Mercadinho de Natal
Data:  8 e 9 de dezembro de 2023
Abertura: 10H00
Local: Mercado Municipal de Santa Comba Dão
Mais informações a divulgar brevemente                                                                               

Concerto INATEL – Notas de Natal com a Banda Filarmónica de Santa Comba Dão
Data: 9 de dezembro de 2023, 21H30                                                                                       
Local: Auditório do Clube Recreativo de São Joaninho
Entrada livre

Exposição de Postais Pintados com as mãos e os pés
Data: de 10 de dezembro de 2023 a 7 de janeiro de 2024
Horário:  10H00 – 13H00 | 14H00 – 16H00                                                                             
Local: Junta de Freguesia de São Joaninho

Venda de Natal com artesãos do concelho com animação musical
Data: 16 e 17 | 22 e 23 de dezembro de 2023
Horário a divulgar
Local: Núcleo Museológico de Artes e Ofícios

Concerto da  Sociedade Filarmónica Lealdade Pinheirense
Data: 16 de dezembro de 2023
Horário a divulgar                                                                                      
Local:  Casa da Cultura (C.C.) de Santa Comba Dão – Auditório
Entrada livre            

Cantares dos Reis – São Joaninho com Grupo de Cantares Mod’Antiga, Grupo Etnográfico da Casa de Pessoal do Centro Hospitalar e  Universitário de Coimbra, Grupo da Associação Cultural Castro de Pena Alba
Data: 6 de janeiro de 2024
Horário: 21H00                                                                   
Local: Igreja Matriz de São Joaninho

+INFORMAÇÕES


. SARDOAL

Natal é no Sardoal
O Município de Sardoal promove vários eventos em tempo de Natal. Envolve comerciantes e toda a comunidade no espírito natalício, incentivando a compra no comércio tradicional.

. Árvores de Natal no Comércio Local – exposição patente entre 01 de Dezembro e 06 de Janeiro (Org: CM Sardoal)

. Presépios de Rua – Concurso / Exposição de Presépios de rua – patente entre 04 de Dezembro e 07 de Janeiro junto ao edifício da Junta de Freguesia de Sardoal (org: Junta de Freguesia Sardoal)

. Presépios do Imaginário de Barcelos – patente de 06 de Dezembro a 12 de Janeiro, Centro Cultural Gil Vicente (Coleção do Museu de Olaria de Barcelos) – (Org_ CM Sardoal)

. Feira do Livro Solidária – de 11 a 16 de dezembro. Troca de Livros por bens essenciais (alimentares e higiene pessoal), na Biblioteca Municipal de Sardoal. (Org: Biblioteca/CM Sardoal)

. Concerto de Natal pela Filarmónica União Sardoalense – dia 16/12, 16h00, Centro Cultural Gil Vicente, Sardoal. Entrada Livre (Org: FUS)

. Percurso Pedestre de Natal (PR5 – Caminho da Moura Encantada). 17/12, 09h00, Santa Clara. Sujeito a inscrição. (Org: CM Sardoal)

. Musical de Natal “Maria, a Neta de Nicolau” – dia 23/12, 16h00, Centro Cultural Gil Vicente, Companhia de Teatro Gato Escaldado. Espetáculo de teatro musical para toda a família. Entrada Livre. (Org: CM Sardoal)

+ INFORMAÇÕES


. SÁTÃO

Natal no Comércio Local – Ofereça Sátão
Com o intuito de dinamizar e revitalizar o comércio local, o Município de Sátão apresenta a 3.ª edição do concurso “Natal no comércio local – Ofereça Sátão”, iniciativa destinada aos consumidores para que durante a época natalícia façam as suas compras nas lojas do concelho.
O concurso decorre entre 1 de dezembro e 8 de janeiro e por cada 20 euros de compras nos estabelecimentos comerciais aderentes, será entregue um cupão, que o habilita a prémios em vouchers de compras cujo valor total ascende aos 1505 euros, cupão esse que deve ser colocado no recetáculo que estará disponível nas lojas aderentes.
O sorteio dos prémios decorrerá no dia 12 de janeiro de 2024, às 11h00, na Câmara Municipal, devendo ser reclamados até ao dia 31 de janeiro de 2024, no Gabinete de Atendimento ao Munícipe, através da apresentação do documento de identificação válido e do talão de compra referido no cupão sorteado. Após o levantamento dos vouchers, os vencedores terão até dia 31 de  agosto de 2024 para os utilizar nos estabelecimentos comerciais aderentes.
Para mais informações, os interessados devem consultar o Regulamento do concurso, disponível no site do Município em www.cm-satao.pt ou no Gabinete de Atendimento ao Munícipe da Câmara Municipal.
O presidente da Câmara Municipal de Sátão faz ainda um forte apelo à participação dos Satenses nesta iniciativa.

Exposição de Artesanato “Das minhas mãos” no Posto de Turismo de Sátão
O Posto de Turismo de Sátão apresenta de 06 de novembro a 31 de dezembro de 2023, a exposição de artesanato “Das minhas mãos”, da artesã Rute Sousa, natural de
Viseu.
Desde muito cedo que Rute despertou para o mundo das artes. A sua formação começou quando decidiu ingressar no curso de Artes e Ofícios, na Escola Secundária
Alves Martins. Finda esta primeira etapa de formação decidiu continuar nesta área. Tem formação académica em Ensino da disciplina Educação Visual e Tecnológica, mas
atualmente encontra-se a lecionar no 1º ciclo. Em 2006 iniciou-se nesta atividade/hobby de artesã, como forma de ocupar o tempo livre que lhe restava fora da escola. Em 2008, começou a participar em feiras de artesanato para melhor divulgar o seu trabalho até ao ano de 2017, quando interrompeu por questões profissionais. Retomou esta atividade em 2022, pois durante a pandemia aproveitou para realizar novas experiências com outros materiais.
Atualmente continua a realizar as suas peças de artesanato com origem natural, como a cortiça, o burel, materiais recolhidos na natureza, entre outros, que podemos ver
nos seus presépios. Executa ainda alguns trabalhos com pasta de moldar, pasta Fimo, Biscuit e também, com um produto parecido com massa/plasticina modeladora,
chamado JumpingClay. Para obter mais informações e conhecer melhor a artesã/artista, os interessados podem consultem a página https://www.facebook.com/RuthHandicrafts .
A exposição de artesanato estará patente no Posto de Turismo de Sátão, no seguinte horário: de segunda a sexta-feira das 09h00 às 17h30 e sábados das 08h30 às
13h00.

Oficina “Reciclagem e decoração: Arranjos Natalinos
No próximo dia 09 de dezembro de 2023, sábado, a Câmara Municipal de Sátão  promove no Parque Ambiental da Alameda Eduarda da Encarnação Rodrigues, a oficina “Reciclagem e Decoração: arranjos natalinos”, das 09h00 às 12h00, com a formadora Eng.ª Raquel Albernaz.
A reutilização de objetos é uma das formas de proteção do meio ambiente. A sustentabilidade do planeta tem sido um dos temas de debate frequente. É preciso a consciencialização e mudança de hábitos. A reciclagem e a reutilização são uma excelente forma de diminuir a quantidade de lixo descartado, criando peças lindas e úteis para as mais diversas funções. Materiais como paletes, caixotes de madeira da feira, latas, garrafas de plástico e/ou de vidro, latas de feijão, rolhas, móveis antigos… com um pouco de criatividade, podem dar um upgrade na decoração da sua casa ou mesmo no seu natal. Venha aprender connosco! Inscreva-se.
As inscrições são limitadas a 10 pessoas e decorrem até ao dia 6 de dezembro, no Gabinete de Atendimento ao Munícipe, da Câmara Municipal ou através do link https://forms.gle/zPYPemxndDpG6KPq5.

+ INFORMAÇÕES


. SÃO PEDRO DO SUL

Natal em São Pedro do Sul
SARAU DE NATAL | ASSOCIAÇÃO DE EDUCAÇÃO FÍSICA E DESPORTO”QUEM ROUBOU O NATAL?”
Domingo | 17 de dezembro – 18h00 | Pavilhão Municipal

MERCADO DE NATAL
20 a 23 de dezembro | 10h00 às 18h00
24 de Dezembro | 8h00 às 14h00
Mercado Municipal

+INFORMAÇÕES


. SEIA

A Magia do Natal em Seia
Tendo em vista a dinamização do comércio local e a melhoria da atratividade do concelho na quadra natalícia, o Município de Seia volta a apostar num programa de Natal com muita magia, de 01 de dezembro a 07 de janeiro 2024.
Seia volta a ter como principais atrativos a Pista de Gelo, um Carrossel Parisiense, o Mercado de Natal e a Casa do Pai Natal. 
O convite é para sentir o pulsar da cidade, descobrir o comércio local e as iguarias deste concelho. A iluminação natalícia, o som ambiente, a animação de rua e os equipamentos de divertimento (Pista de Gelo, Carrossel Parisiense e a Casa do Pai Natal), durante o mês de dezembro, serão um bom motivo para passear e conhecer a cidade.
+ INFORMAÇÕES

Aldeia de Cabeça – “Uma aldeia genuína, pelas mãos de gente genuína”
Os preparativos decorrem a bom ritmo e com muitas novidades para Cabeça, Aldeia Natal 2023 que decorre de 08 de dezembro a 01 de janeiro!
Durante estes dias, Cabeça será a Aldeia Natal mais ecológica do país.
Inspirada nos valores do Natal, onde se vive de forma simples e autêntica, a Aldeia Natal convida habitualmente os visitantes a percorrer as pitorescas ruas da aldeia, que ostentam uma decoração criativa e ecológica. Os enfeites são concebidos em exclusivo pelos seus moradores, usando materiais retirados da natureza, os quais também abrem as portas das suas casas, transformando a aldeia e as suas ruas num verdadeiro mercado de Natal.
Já consegue sentir o espírito de Natal que se vive no Interior? Coloque já na sua agenda uma visita a esta aldeia!

+ INFORMAÇÕES

Esta imagem tem um texto alternativo em branco, o nome da imagem é cabeca_aldeia_natal.png

Museu do Pão – Uma visita de encantar
A época de Natal no Museu do Pão, em Seia, é mágica. Além das luzes, que conferem a este espaço um encanto único, o mês de dezembro é recheado de atividades e
muita animação, no interior e no exterior do museu. Toda a família pode partir à descoberta do “Mundo Encantado dos Hérmios”, um espaço dedicado a ensinar o Ciclo do Pão de uma forma divertida e pedagógica. Aqui, os duendes da tribo dos hérmios, protetores dos primeiros habitantes dos Montes Hermínios (antiga designação da Serra da Estrela), convidam os mais novos a embarcar numa viagem mágica, cheia de movimento, luz, cor e fantasia.
No exterior, crianças e adultos são convidados a andar no carrossel do Museu do Pão. Mandado construir de propósito sobre a temática do pão, ao mesmo construtor do
carrossel da Torre Eiffel, em Paris, esta atração presta homenagem às memórias de infância dos visitantes.
Antes de terminar a visita, as crianças são convidadas a participar na atividade “Dê Cor ao Seu Natal”, onde vão criar uma peça natalícia – com massa de pão especial,
colorida – para a decoração da Árvore de Natal de sua casa.

+ INFORMAÇÕES


. SERTÃ

Sertã, Espírito de Natal
Com o tema “Sertã Espírito de Natal”, o Município da Sertã para celebrar a quadra natalícia a partir de 01 de dezembro a 06 de janeiro. Esta edição, cuja programação é para todas as idades, vai incluir concertos, concursos, teatro, cinema, ateliês, atividades literárias, iluminação de Natal, Mercado Produtos da Terra “Espírito de Natal”, trazendo algumas novidades, de onde se destaca a programação para a Passagem de Ano. 

1 a 31 de dezembro – Concurso “Natal no Comércio Tradicional”
1 de dezembro de 2023 a 6 de janeiro de 2024 – Concurso “A Melhor Montra de Natal do Comércio Tradicional”
6 de dezembro de 2023 a 8 de janeiro de 2024 – Exposição dos Presépios Concurso “Presépio de Natal”, Casa da Cultura da Sertã
2 a 31 de dezembro – 10h às 18h30 – Feira do Livro de Natal, Biblioteca Municipal Padre Manuel Antunes

1 de dezembro – 16h – Concerto The Classic, Igreja Matriz de Cernache do Bonjardim 

2 de dezembro – 15h – Apresentação do livro “A família Anjos: modelo de ascensão social e económica no século XIX”, de Alexandra de Carvalho Antunes, Biblioteca Municipal Padre Manuel Antunes
16h – Concerto da Tuna da Academia Sénior da Sertã, Igreja Matriz da Sertã

3 de dezembro
11h30 – Concerto de Rui Aziago & Pedro Bargão, Igreja Paroquial Carvalhal         
16h – Concerto do Grupo de Cavaquinhos do Clube da Sertã, Igreja Paroquial do Marmeleiro
16h –   Concerto de João Mendonza, Igreja Matriz de Pedrogão Pequeno              

8 de dezembro
15h –   Concerto do Grupo Instrumental do CCD, Igreja Paroquial da Várzea dos Cavaleiros
17h –   Concerto do Grupo de Cavaquinhos do Clube da Sertã, Igreja Paroquial do Figueiredo
21h –   Concerto “Um Charme de Natal”, Casa da Cultura da Sertã

9 de dezembro
15h – Encontro com Carmen Garcia, A mãe Imperfeita, Biblioteca Municipal Padre Manuel Antunes
16h às 22h – Mercado de Natal, Mercado Municipal da Sertã
16h – Animação da Rua com Grupo de Música Popular de Cernache do Bonjardim
19h – Animação da Rua com Rui Martins e Ricardo Barbosa

10 de dezembro – 9h às 17h – Mercado de Natal, Mercado Municipal da Sertã
11h – Animação de Rua com Rui Aziago & Pedro Bargão
15h – Animação de Rua com o Grupo de Animação “Seca Adegas”
11h – Concerto de Paloma del Pillar & Marco Figueiredo, Igreja Paroquial do Castelo
15h – Concerto do Grupo Coral do Sertanense Futebol Clube, Igreja Matriz de Cernache do Bonjardim
17h – Concerto de Rui Aziago & Pedro Bargão – Igreja Paroquial do Troviscal          

16 de dezembro
10h – Arruada pela vila da Sertã com os Brass Fusion
9h às 17h – Mercado Produtos da Terra Espírito de Natal, com animação de rua com personagens Disney, Alameda da Carvalha, Sertã
21h – Concerto “Músicas Celestiais de Natal”, Igreja Paroquial do Cabeçudo

17 de dezembro – 9h às 17h – Mercado Produtos da Terra Espírito de Natal, com animação de rua com personagens Disney, Alameda da Carvalha, Sertã
10h – “Passeio Solidário”, do Vespa Clube da Sertã, concentração junto à Casa da Cultura       
14h30 às 18h   – “Sinta a Magia do Natal” na Biblioteca Municipal, Biblioteca Municipal Padre Manuel Antunes           
17h –   Concerto com Grupo Coral do Sertanense Futebol Clube, Coro Infanto-Juvenil da Paróquia da Sertã e Coro Paroquial da Paróquia da Sertã, Igreja Matriz da Sertã

19 de dezembro
15h – Teatro Infantil “Mickey e Minnie – Uma Aventura de Natal”, Casa da Cultura da Sertã (lotação limitada, entrada gratuita sujeita à apresentação de bilhete)
17h – Celebração do aniversário de Alexandre O’Neill, com a presença de Elsa Ligeiro (Alma Azul), Biblioteca Municipal Padre Manuel Antunes
17h – Animação de Rua com Luís Carvalho, Largo de S. Sebastião – Sertã             

20 de dezembro
10h – “A luz que guia – uma história de Natal”, com Neuro’Arte, Biblioteca Municipal Padre Manuel Antunes (mediante inscrição)
17h – Animação de Rua com José Gil, Praceta Francisco Sá Carneiro, Sertã             

21 de dezembro
17h – Animação de Rua com Two Grizzly Bear, Rua Proença-a-Nova, Sertã            

22 de dezembro
11h – Animação de Rua com Lídia Cardoso e Ricardo Barbosa, Mercado Municipal da Sertã
18h –   “Uma Biblioteca com Saúde: Problemas de intestinos. E agora?”, com Vera Dias (Autora do livro “Cure o seu intestino”), Biblioteca Municipal Padre Manuel Antunes (a confirmar)
21h30  – Concerto de Coimbra Gospel Choir, Igreja Matriz da Sertã

23 de dezembro
10h – Animação de Rua com Vasco Santos e Tomás Santos, Mercado Municipal de Cernache do Bonjardim
11h30  – Animação de Rua com Rui Aziago & Pedro Bargão, Mercado Municipal de Cernache do Bonjardim
15h –   Teatro Infantil “Um Sonho de Natal”, Casa da Cultura da Sertã (entrada gratuita sujeita à apresentação de bilhete)
19h – Concerto da Sociedade Filarmónica Aurora Pedroguense, Pedrógão Pequeno

29 de dezembro
14h30 às 17h – Caça ao Ano Novo, Biblioteca Municipal Padre Manuel Antunes (mediante inscrições)

31 de dezembro – Passagem de Ano 2023/2024, Alameda da Carvalha, Sertã   
22h – Ricardo Nunes
23h30 – Marauders

00h00 – ESPECTÁCULO PIROTÉCNICO
1h – Sede Bandida
2h30m – DJ Kadiv

6 de janeiro de 2024
21h – Concerto de Reis da Filarmónica União Sertaginense, Igreja do Seminário das Missões           

+INFORMAÇÕES


. SEVER DO VOUGA

VILA NATAL DLIM DLÃO

Campanha de Natal e Mercadinho de Natal
O Dlim Dlão é a marca de distinção da época natalícia em Sever do Vouga.
Nesta quadra o município lança a campanha de Natal, que decorre de 24 de novembro a 08 de janeiro, como incentivo ao comércio local.
A Vila Natal Dlim Dlão conta com a participação das coletividades locais no Mercadinho de Natal, onde os sabores dos produtos locais alusivos à época estarão presentes, bem como o artesanato local. A animação de rua terá o seu destaque nos fins de semana em que decorre o evento.

Pode contemplar a Exposição de Presépios, criação das Juntas de Freguesias e das Coletividades Locais, junto ao edifício da Câmara Municipal.

A chegada do Pai Natal em charrete ocorrerá no dia 08 de dezembro aquando da abertura oficial da iluminação natalícia de rua. Será um momento repleto de magia com duendes, princesas, gnomos, malabaristas, soldadinhos de chumbo, transportados do imaginário para a realidade.

Em Sever do Vouga são várias as iniciativas alusivas a esta quadra natalícia:

  • Dia 02 de dezembro – 9º Passeio de Natal, Clube MG F TF
  • Dia 09 de dezembro – Workshop de sobremesas saudáveis de Natal, com Manuela Freire, na Biblioteca Municipal
  • Dia 09 de dezembro – Passeio de Natal Landmania
  • Dia 17 de dezembro – Concerto de Natal com a Banda Filarmónica Severense no Centro de Artes e Espetáculos de Sever do Vouga (CAE)
  • Dia 17 de dezembro – Caminhada de Natal
  • Dia 17 e 18 de dezembro – Circo de Natal, no Parque Urbano de Sever do Vouga
  • Dia 20 e 21 de dezembro – Teatro Infantil no Centro de Artes e Espetáculos de Sever do Vouga (CAE) para os alunos do pré-escolar e 1º ciclo
  • Dia 22, 26, 27, 28 e 29 de dezembro – Férias de Natal na “Encosta da Oliveira”
  • Postal de Natal 2023 – 3ª Edição da iniciativa “Cria o teu Postal de Natal” para os alunos do ensino secundário

Entre no Espírito Natalício e Visite Sever do Vouga!

+ INFORMAÇÕES (Facebook Dim Dlão) | + INFORMAÇÕES (Site Sever do Vouga)


. SOBRAL DE MONTE AGRAÇO

Dezembro chega com o Natal no Sobral
Fique a conhecer o programa da edição de 2023 do “Sobral no Natal”, a decorrer de 08 a 10 e de 14 a 17 de dezembro, no Pavilhão António Lopes Bogalho, em Sobral de Monte Agraço!
Não perca a magia do Natal que o Município, em parceria com as Juntas de Freguesia, traz até si!

Campanha NO SOBRAL EU COMPRO NO COMÉRCIO LOCAL
A partir de sexta-feira, dia 10 de novembro inicia-se a Campanha NO SOBRAL EU COMPRO NO COMÉRCIO LOCAL.
Esta campanha consiste numa ação de economia circular, na forma de vouchers (vales de compras), que pretende beneficiar consumidores e empresários (comércio local, serviços locais e restauração local).
Faça as suas compras no comércio local e habilite-se a participar no passatempo de Natal e ganhar um dos 15 prémios.

+ INFORMAÇÕES


. SOURE

Dezembro é um mês de tradições, da família e da celebração do Natal, o Município de Soure tem preparado para si e toda a família uma programação diversa!

+ INFORMAÇÕES


. TÁBUA

“Tábua de Natal” (realização do evento e datas a confirmar)
“Tábua de Natal”, apresenta um programa de atividades, que decorrem de 25 de novembro a 6 de janeiro, destacamos a chegada do Pai Natal, dia 2 de dezembro, os Passeios de Charrete e a Parada de Natal, no dia 10 de dezembro, com a participação ativa das Associações do Concelho. De salientar, ainda, a realização das tradicionais iniciativas direcionadas ao Comércio Local de todo o Concelho, incentivando a aquisição de produtos no comércio local.

+ INFORMAÇÕES


. TOMAR

Natal em Tomar
Todos estão convidados a vivenciar um inesquecível Natal. São muitos os eventos que não vai querer perder.
De 01 a 23 de dezembro, visite Tomar!

MERCADOS DE NATAL

. Natal na Longra | 01 de dezembro, a partir das 11h00
Natal na aldeia da Longra com vários expositores, comida e bebida.
No final da tarde haverá uma party dos anos 70 & 80, com entrada gratuita.
Organização: Lameira da Longra e Centro Social da Longra/ info@lameiradalongra.pt

. Mercado da Estrelinha | 1, 2 e 3 de dezembro – 10h00 às 18h00
Visite a Mostra de artesanato, doçaria e gourmet, na Praça da República, em Tomar
Organização: Junta de Freguesia de São João Baptista e Santa Maria dos Olivais, com parceria da CMT

. Mercado de Natal | 8 e 9 de dezembro – 14h30 às 19h30h
A Praça da República acolhe um Mercado com produtos alusivos à quadra natalícia, doçaria e produtos artesanais.
Organização: Município de Tomar e Entidades Participantes

. Santa Cita – Aldeia Natal 2023 | 15, 16 e 17 de dezembro
15 de dezembro – 10h00 às 21h00
16 e 17 de dezembro – 14h00 às 21h00
Santa Cita – Aldeia Natal está alicerçada nos valores que herdamos dos Natais dos nossos avós. É um evento agregador e inclusivo, solidário, onde queremos trazer às pessoas alegria e esperança no futuro, juntando todas as famílias.    Desde as nossas mascotes oficiais Ur’ Cita e Rapo’ Cita, ao longo do espaço, é possível apreciar um mercado de Natal, a casa do Pai Natal, espetáculos de rua e atividades para os mais pequenos, como o Pula Pula (insufláveis).
santacita.aldeianatal@gmail.com

. Mercado da Estrelinha + Street Food – Edição Natal
22 de dezembro – 14h30 às 00h
23 de dezembro – 10h30 às 18h
O Mercado da Estrelinha apresenta-se com animação cultural e street food de forma a dinamizar a parte de cima da cidade.
Amorim Rosa (mercado) e Alameda (street food)
Organização: Junta de Freguesia de São João Baptista e Santa Maria dos Olivais, com parceria da CMT


ANIMAÇÃO PARA A INFÂNCIA

. Jardim Secreto do Natal
1, 2, 8 e 9 de dezembro – 14h30 às 18h30
Este é um espaço onde crianças e pais poderão brincar, divertir-se e deslumbrar-se num clima de magia, que nos transporta para o universo fantástico do Natal, onde humanos e seres mágicos confraternizam num verdadeiro e secreto jardim de Natal.
Praça da República
Organização: Município de Tomar | Produção:  Incentiv’Art

. Santa Cita – Aldeia Natal 2023
15, 16 e 17 de dezembro
dia 15 das 10h às 21h; dia 16 e 17 das 14h00 às 21h00
Santa Cita – A Aldeia Natal está alicerçada nos valores que se herdaram dos natais dos nossos avós. É um evento agregador e inclusivo, solidário, onde queremos trazer às pessoas alegria e esperança no futuro, juntando todas as famílias. Desde as mascotes oficiais Ur’ Cita e Rapo’ Cita, ao longo do espaço, é possível apreciar um mercado de Natal, a casa do Pai Natal, espetáculos de rua e atividades para os mais pequenos, como o Pula Pula (insufláveis).
Organização: Rui Pedro Cunha, Eva Lopes, Ana Bernardo, Francisco Confraria, Ricardo Confraria, Ana Mota, Catarina Lopes, Laura Antunes, Daniel Alves / santacita.aldeianatal@gmail.com

+ INFORMAÇÕES


. TORRES NOVAS

Feira dos Produtos da Terra Especial Natal de 15 a 17 de dezembro
O Município de Torres Novas, à semelhança de anos anteriores, vai promover, nos dias 15, 16 e 17 de dezembro, uma Feira dos Produtos da Terra Especial Natal.
O evento, de entrada gratuita, decorrerá na Praça dos Claras no seguinte horário: sexta das 17h às 20h, sábado das 11h às 20h e domingo das 11h às 18h e contará com a atuação de grupos de animação e uma grande diversidade de produtos desde licores, frutas, legumes, doçaria, artesanato, entre outros.
Esta iniciativa consiste numa exposição e venda de produtos locais especialmente dedicada a esta época festiva, tendo como principais objetivos divulgar os produtos e produtores locais; promover os circuitos curtos de comercialização e a interação entre o produtor e o consumidor, bem como valorizar culturalmente os produtos e a oferta turística do concelho.

Campanha «Torres Novas – Natal Local» 2023
O Município de Torres Novas volta a promover, de 1 de dezembro a 5 de janeiro, a campanha «Torres Novas – Natal Local», que visa contribuir para a dinamização da procura ao nível local, bem como, apoiar a população em geral que, depois da pandemia de Covid-19 e mais recentemente da guerra na Ucrânia, tem vindo a sentir de forma muito prejudicial os efeitos do aumento significativo da inflação e do consequente aumento das taxas de juro.
Através da emissão de cartões de 10€ e 20€, que podem ser adquiridos pelos munícipes por metade do valor, procura-se tornar o comércio local mais atrativo, apoiar a economia local, a manutenção do emprego, bem como, apoiar a população em geral.

+ INFORMAÇÕES


. TORRES VEDRAS

Este Natal compre no Comércio Tradicional de torres Vedras
Entre 24 de novembro e 6 de janeiro de 2023, o programa de Natal de Torres Vedras leva a magia do Natal até si, com música, teatro, oficinas, dança, leitura e cinema.
Para tornar esta época ainda mais especial, a Câmara Municipal preparou um programa que convida toda a família a vivenciar o espírito natalício que se faz sentir nas ruas de Torres Vedras.
Venha admirar as decorações e aproveite para comprar aqueles presentes tão especiais no comércio tradicional, Torres Vedras é sua!
Ao cair da noite deixe-se encantar com as iluminações de Natal que enchem de luz e cor as ruas da cidade.

Consulte o vasto programa do Natal de Torres Vedras

Mercado de Natal
De 24 de novembro a 24 de dezembro visite o mercado de natal na Praça 25 de Abril e no Mercado Municipal.
O mercado alusivo à época natalícia tem como objetivo dinamizar a cidade e os agentes económicos, produtores locais, artesãos, ou estabelecimentos comerciais que aproveitem a oportunidade para se mostrar num espaço diferente.
Venha e traga a sua família!

Mercado Municipal de Torres Vedras
3ª feira a 6ºfeira: 09h00 às 20h00;
Sábados, domingos e feriados: 09h00 às 19h00;
Exceção: 24 de dezembro: 09h00 às 14h00.

Praça 25 de Abril
2ª feira a 5ª feira: 10h00 às 19h00
6ªfeira, feriados e sábados: 10h00 às 22h30
Domingos: 10h00 às 19h00
Exceção: 24 de dezembro: 09h00 às 12h00.

O Natal faz-se de partilha, emoção e magia! Visite Torres Vedras!

+ INFORMAÇÕES

Foto_Natal_Torres_Vedras


. TRANCOSO

Trancoso Magia de Natal
Trancoso Magia de Natal decorre de 10 a 31 de dezembro, nesta que é uma das 12 Aldeias Históricas de Portugal.
Venha viver a magia da quadra natalícia, em Trancoso!

+ INFORMAÇÕES


. VAGOS

“Vagos o Nosso Natal”
De 16 a 30 de dezembro de 2023, sinta a magia do Natal em “Vagos, o Nosso Natal!” que promete muita animação em vários locais da vila de Vagos

Vagos, o Nosso Natal está recheado de atividades, desde animação de rua, contos e histórias, pinturas faciais, “jogos de encantar”, carrosséis, a “Casa de Natal”, concertos de Natal, espetáculos circenses, de música e de fogo e de teatro e o Mercadinho de Natal. Venha até Vagos para se encontrar com o Pai Natal.

Consulte o programa detalhado, por áreas temáticas ou programação diária no site da Câmara Municipal.

A entrada, neste evento e nas diversas atividades, é gratuita!

+ INFORMAÇÕES


. VILA DE REI

XVI Concurso de Presépios e Montra Natalícia
A Biblioteca Municipal de Vila de Rei vai organizar a décima sexta edição do “Concurso de Presépios”, nas categorias de Presépios Tradicionais e Montra Natalícia.
Para esta edição de 2023, voltaram a concorrer candidatos particulares, associações, instituições e estabelecimentos de ensino a título individual ou em grupo, na categoria de Presépios Tradicionais.
Os presépios inscritos no XVI CONCURSO DE PRESÉPIOS, na categoria de Presépios Tradicionais, ficarão depois expostos na Biblioteca Municipal José Cardoso Pires de 4 de dezembro de 2023 a 9 de janeiro de 2024.
O Concurso volta a incentivar o uso de materiais recicláveis e a utilização de matérias-primas existentes na região para a construção dos trabalhos, ao mesmo tempo que revitaliza o simbolismo dos presépios e das tradições natalícias.

Igrejas Paroquiais de S. João do Peso e Vila de Rei vão receber Concertos de Natal 
O Município de Vila de Rei vai voltar a organizar dois concertos de Natal, este ano em São João do Peso e Vila de Rei, como forma de assinalar esta quadra natalícia.
O primeiro concerto vai ter lugar no dia 10 de dezembro, na Igreja Paroquial de S. João do Peso, e estará a cargo do Grupo Coral de Proença-a-Nova. A eucaristia está marcada para as 11h00, à qual se seguirá o espetáculo musical.
No dia 17 de dezembro, será a vez da Igreja Matriz de Vila de Rei receber o seu Concerto de Natal, da responsabilidade do Coro da Casa do Povo de Miranda do Corvo. O espetáculo será realizado igualmente após a eucaristia, que tem lugar pelas 09h00.
Os Concertos de Natal procuram apelar às tradições natalícias e à união nesta época festiva, possibilitando ao público presente escutar diversos temas clássicos da quadra Natalícia.

+ INFORMAÇÕES


. VILA NOVA DA BARQUINHA

+INFORMAÇÕES


. VILA NOVA DE PAIVA

“Ao Vivo nas Terras Mágicas”
Vila Nova de Paiva propõe para os meses de novembro, dezembro de 2023 e janeiro de 2024, a 3ª edição do programa “Ao Vivo nas Terras Mágicas”, com um cartaz de programação cultural diversificada, no Auditório Municipal Carlos Paredes, para celebrar a quadra natalícia.
O Município paivense continua a apostar na cultura, propondo-se atrair públicos com diferentes interesses e hábitos culturais, maximizando as potencialidades dos espaços ligados às artes e dinamizando a economia local.
Do programa em dezembro inicia no dia 2, com o comediante Hugo Sousa brinda-nos com uma noite dedicada ao humor, com um espetáculo de stand up comedy e no dia 10 de dezembro, uma das artistas-sensação da atualidade, a cantora e compositora Bárbara Tinoco sobe ao palco do Auditório Municipal.
No dia 16 de dezembro, João Só estreia-se em Vila Nova de Paiva em concerto, em dueto com a convidada especial Nena.
Porque localmente também se produzem grandes talentos, o Município convidou a jovem paivense Francisca Catarino para um concerto, que terá lugar a 28 de dezembro.
A encerrar as festividades e a dar as boas-vindas ao novo ano, José Cid cumpre a promessa deixada durante a sua atuação nas festas do Município VERPAIVA 2023 e dará um concerto solidário a favor dos Bombeiros Voluntários de Vila Nova de Paiva, no dia 4 de janeiro de 2023, com participação especial de Mário Mata e Rúben Portinha.

6.º Concurso de Natal  “ Natal nas Montras”
As montras ganham uma nova vida nesta quadra natalícia, com a 6ª edição do Concurso “Natal nas Montras”, promovido pelo Município de Vila Nova de Paiva.
Este concurso pretende envolver os empresários do comércio local numa tradição cultural, com o intuito de dinamizar e revitalizar o comércio numa época de festa, solidariedade e reflexão, um momento propício para os comerciantes locais alavancarem o seu negócio, se evidenciarem, mostrarem a sua criatividade e dinamismo e fortalecerem a sua imagem.
A decoração fica a cargo dos comerciantes e dos seus colaboradores, que são desafiados a usar o seu talento e imaginação e a embelezar as suas montras com motivos alusivos à quadra natalícia, através de artigos vendidos nesses estabelecimentos e recorrendo à reciclagem de materiais. O período de inscrições de estabelecimentos decorre até ao dia 4 de dezembro e a exposição das montras fica visível até dia 6 de janeiro de 2024.

Concurso de Presépios de Natal 2023
O Concurso de Presépios de Natal 2023 é uma iniciativa promovida pela Câmara Municipal de Vila Nova de Paiva. Tem como finalidade estimular a construção de presépios, despertando a criatividade, sensibilizar para a reutilização de materiais, fomentar o prazer pela expressão artística e a memória das tradições populares do Natal.
O Concurso destina-se aos alunos do Pré escolar e 1º Ciclo do Agrupamento de Escolas de VNP. Os trabalhos ficam em exposição no Auditório Municipal Carlos paredes em Vila Nova de Paiva, de 19 dezembro de 2023 a 30 janeiro 2024.

+ INFORMAÇÕES


. VILA VELHA DE RÓDÃO

Igrejas matrizes das freguesias recebem Concertos de Natal
Em dezembro, a Câmara Municipal de Vila Velha de Ródão promove mais uma edição dos Concertos de Natal nas igrejas matrizes das freguesias, uma iniciativa que convida a população a celebrar o melhor do espírito e das tradições associadas a esta época do ano, com quatro concertos pelo Coro Misto da Beira Interior.
Os concertos têm lugar no fim de semana de 9 e 10 de dezembro, com os dois primeiros a acontecerem no sábado, às 14h30, na Igreja Matriz de Vila Velha de Ródão e, às 16h00, na Igreja Matriz de Sarnadas de Ródão. No domingo, às 14h30, a Igreja Matriz de Perais acolhe o terceiro concerto, com o último a acontecer, às 16h00, na Igreja Matriz de Fratel.
A entrada nestes concertos é livre, mas sujeita à lotação de cada um dos espaços.

Mercadinho de Natal anima os feriados de dezembro em Vila Velha de Ródão
Nos dois primeiros fins de semana de dezembro, o Centro Municipal de Cultura e Desenvolvimento (CMCD) e o Município de Vila Velha de Ródão promovem um tradicional Mercadinho de Natal nas instalações do Centro Desportivo Recreativo e de Cultura de Vila Velha de Ródão e sua envolvente.
Destinado à exposição e venda de produtos artesanais ou regionais, alimentares e não alimentares, relacionados com a temática natalícia, o Mercadinho de Natal estará em funcionamento nos dias 1,2, 3 e 8, 9 e 10 de dezembro, entre as 14h00 e as 22h00. A iniciativa pretende promover e dinamizar o comércio local, contribuir para o desenvolvimento das artes, ofícios e microempresas artesanais do concelho e revitalizar e consolidar o seu tecido produtivo.
Ao longo destes dois fins de semana de dezembro e a par do Mercadinho de Natal, terão ainda lugar ateliês sobre gastronomia e artesanato típicos da quadra natalícia, animação infantil para assegurar o entretenimento dos mais novos e exposições temáticas. 

+ INFORMAÇÕES


. VISEU

“Viseu Natal” – 08 DEZ 2023 a 07 JAN 2024
De 08 de dezembro a 07 de janeiro, Viseu veste-se a rigor e abraça a quadra mais especial do ano, oferecendo um programa de iniciativas para todas as idades, do Centro Histórico às Freguesias, da Biblioteca aos Museus Municipais.
Partindo da imagem que este ano ilustra o evento natalício – um calendário do advento -, a cidade irá revelar, ao longo destes dias, um conjunto de surpresas, as quais prometem envolver todos os viseenses, visitantes e turistas no verdadeiro espírito da época.
Regressará o Mercado de Natal, ao Rossio e à Rua Direita; os Concertos de Natal e de Ano Novo e Reis; Espetáculos para os mais pequenos e oficinas na Biblioteca e Museus; e um programa de Passagem de Ano imperdível. A iluminação será, como sempre, protagonista da quadra, “aquecendo” a cidade nos dias frios de inverno.
Esta é a época em que a Cidade-Jardim mais brilha! As ruas enchem-se de cor e há uma programação especial para toda a família que não pode perder!

+INFORMAÇÕES e + INFORMAÇÕES


. VOUZELA

Vouzela Vila de Natal
De 8 a 23 de dezembro junte-se ao brilho da Vila Natal,  contará com inúmeras atrações, desde a chegada do Pai Natal e dos seus duendes em ledtrotinetes comboio fantasia, magia, animação de rua, concertos de música, mercado de Natal, oficinas, exposição de fotografia, entre muitas outras.

+INFORMAÇÕES


E ainda…

. ALDEIAS DO XISTO

Propostas de Natal nas Aldeias do Xisto
Conheça as propostas de Natal preparadas com todo o entusiamo, nas Aldeias do Xisto. Com ou sem alojamento, são várias as opções que encontra no Bookinxisto, onde o bom gosto, a elegância, o conforto e os melhores sabores de cada lugar estão sempre presentes.

+ INFORMAÇÕES

Aldeias do Xisto - Cerdeira no Natal

. TERMAS

O Grupo de Desenvolvimento das Termas de Portugal, tem disponível o programa de Natal de 2023, nas seguintes unidades hoteleiras do Centro de Portugal:
 
– “Palace Hotel & Spa Termas de São Tiago”, em Penamacor
– “Palace Hotel & Spa Termas de São Miguel”, em Fornos de Algodres
– “Palace Hotel & Spa Termas do Bicanho”, em Soure
– “Palace Hotel & Spa Astúrias”, nas Termas do Carvalhal
– “Palace Hotel & Spa Monte Rio”, em São Pedro do Sul


E não se esqueça! Faça como o Pai Natal: compre as suas prendas no comércio local… no Centro de Portugal!
Nesta região, encontra os melhores produtos para encher o sapatinho com presentes deliciosos e tradicionais. Ao fazê-lo, estará a dar uma preciosa ajuda aos pequenos produtores locais.

Alguns eventos podem ser cancelados ou ser alterada a sua programação. Aconselhamos que se informe antes de seguir viagem.
Divirta-se e …Feliz Natal no Centro de Portugal!

Artigo em permanente atualização.
Agradecemos todos os contributos ou sugestões: comunicacao@turismodocentro.pt