Foto: Aldeia de Cabeça, Seia – @Ricardo Mendes

Connosco, a sua lista de Natal está pronta. Não temos renas que voam, mas pouco falta!

Temos pinheiros enfeitados, presépios animados, pais natais e reis magos, pistas de gelo, fogueiras gigantes, duendes divertidos e mercados cintilantes.
Temos trenós repletos de estrelas brilhantes que enchem os corações de alegria e esperança.
Propostas de luz que iluminam a quadra natalícia e a entrada no novo ano.
Verdadeiros e genuínos presentes feitos de gargalhadas, mãos dadas e abraços apertados.
E temos a mais inspiradora música que conta a verdadeira e aconchegante história de Natal.

Sinta a magia do Natal no Centro de Portugal!

// ÁGUEDA

“Águeda é Natal”
O Maior e Menor Pai Natal do Mundo, espaços encantados e iluminações natalícias estão de regresso para mais uma edição do “Águeda é Natal” que transforma a cidade num palco gigante de luz e sonhos.
O evento arranca a 18 de novembro, com a cerimónia simbólica do acender das luzes por toda a cidade, às 18 horas, no Largo 1.º de Maio, junto ao Maior Pai Natal do Mundo.

+ INFORMAÇÕES

Águeda é Natal



// ALENQUER

Alenquer, Presépio de Portugal
De 30 de novembro a 30 de dezembro, regressa a Alenquer o Natal mais autêntico do país!
Está quase a começar um mês repleto de magia e animação no concelho. É a edição de 2022 do “Alenquer, Presépio de Portugal” com muitas novidades que prometem fazer as surpresas dos mais pequenos, mas também de toda a família.
O principal destaque deste ano é o regresso do parque temático de Natal, aberto entre 01 e 30 de dezembro, que será o maior em área coberta do país, garantindo todas as condições de conforto e segurança aos visitantes, mesmo em dias frios ou chuvosos.
Neste recinto, situado no Parque Urbano da Romeira, haverá uma pista de gelo natural, também ela coberta, para criar a envolvência perfeita aos utilizadores, e um circo de Natal, outro dos regressos esperados.
Vir a Alenquer, é encontrar um mundo mágico de Natal, com fábrica de brinquedos do Pai Natal, oficinas do Presépio, exposições e mercado do presépio, um labirinto do presépio, carrosséis ou pista de kart.

A escassos metros do parque temático, existe uma outra vila de Natal, que tem no histórico Presépio Monumental a principal atração. Um trilho de iluminação natalícia vai conduzir os visitantes ao coração da vila de Alenquer, onde há igualmente atividades para todos.
Mercado de Natal, diversões, exposições, museus ou mesmo visitas guiadas ao icónico presépio da vila. Sugestões não faltam e com preços simbólicos. Destaque para as exposições de presépios, no Museu do Presépio e, sobretudo, nos Paços do Concelho, onde estará patente um espólio do Major-General Canha da Silva, maior colecionador privado do país.
O comércio local também vai aderir em força à quadra natalícia. Entre outras surpresas, estão previstos prémios para quem efetuar compras em estabelecimentos do concelho.
É no Presépio Monumental que se assinala o início das festividades, na noite de 30 de novembro, com um espetáculo piromusical com início marcado para as 22h30. Não falte!

+ INFORMAÇÕES


// ALMEIDA

Almeida, Estrela de Natal
Almeida e o seu concelho preparam-se para receber muitas atividades, em tempo de Natal. Festa felizes em Almeida!

. ALMEIDA A SUA ESTRELA DE NATAL – Centro Histórico de Almeida
. DINAMIZAR PARA APROXIMAR – Concelho de Almeida
. ROTA DO BACALHAU pelos restaurantes aderentes no Concelho de Almeida
. EXPOSIÇÕES TEMÁTICAS nos Turismo Municipais de Almeida, Castelo Mendo e Vilar Formoso
. POR UM NATAL + SOLIDÁRIO + VERDE

+ INFORMAÇÕES


// ANADIA

Paixão pelo Natal
São muitas as atividades programadas para o Natal, em Anadia, de 01 de dezembro a 07 de janeiro.
Fique também atento ao Sorteio de Natal do Comércio Local, iniciativa do Município de Anadia, em parceria com a Associação Comercial e Industrial da Bairrada (ACIB).
De 01 de dezembro a 05 de janeiro, serão atribuídos 150 prémios, cada um no valor de 100 euros. Por cada 10 euros em compras em lojas aderentes, o cliente recebe uma senha de participação que o habilitará ao sorteio.

+ INFORMAÇÕES


// ARRUDA DOS VINHOS

Magia do Natal
A 17 e 18 de dezembro, Arruda dos Vinhos apresenta o seu Presépio ao Vivo, Artesanato, Produtos Regionais, Música e atividades para crianças. Viva a magia do Natal!

+ INFORMAÇÕES


// BATALHA

Batalha, uma História de Natal
Parada de Natal, com a participação de mais de 700 crianças, Concertos, Mercadinho tradicional, Provas Desportivas, Iluminações Festivas e Animação Infantil.

+ INFORMAÇÃO

// BELMONTE

Viva a magia do Natal em Belmonte. São muitas as atividades para os mais novos e para as famílias, com destaque para o Madeiro de Natal!

+ INFORMAÇÕES

Natal em Belmonte


// CASTANHEIRA DE PERA

Natal na Aldeia

O Natal na Aldeia regressa às ruas de Castanheira de Pera e na edição deste ano a grande novidade é um balão de ar quente.
O evento, que começa no dia 16 de dezembro com o concerto do Rui Veloso, contempla muitas propostas musicais. O destaque vai para o Avô Cantigas, Syro, Dj Nuno Machado, Quim das Remixturas e a banda Magma na noite de passagem de ano.
Além dos concertos, o entretenimento será garantido com animação de rua, teatro, cinema, stand up comedy .
O Natal na Aldeia conta ainda com exposições artísticas, barraquinhas de produtos endógenos, pista de gelo natural, comboio de natal, casa do pai natal, o madeiro de natal e o encantador carrossel.

+ INFORMAÇÕES


// CASTELO BRANCO

O Natal está de volta a Castelo Branco. Nesta quadra natalícia, as ruas da cidade enchem-se de luz, alegria e muita diversão.
Do Natal em Castelo Branco, é fácil gostar!

Por enquanto, ainda não foi divulgado o programa específico para as atividades paralelas, mas as que são inerentes ao evento prendem-se com gastronomia, artesanato e outros produtos locais, com venda e degustação.

+ INFORMAÇÕES


// COIMBRA

O Mercado de Natal está de volta a Coimbra.


+INFORMAÇÕES


// COVILHÃ

Natal com Arte
“Natal com Arte” volta a animar a época natalícia na Covilhã. O evento é constituído pelas mais variadas atividades, desde espetáculos, a exposições, momentos artísticos e literários, bailados, entre outros, nesta cidade que é atualmente a Cidade Criativa da UNESCO, na área do Design.
Não perca também o Mercadinho de Natal, que decorrerá de 01 a 24 de dezembro, na Praça do Município.

+ INFORMAÇÕES

Natal com Arte - Covilhã


// FIGUEIRA DE CASTELO RODRIGO

A Magia da “Terra Natal” regressa a Figueira de Castelo Rodrigo de 01 a 25 de dezembro
Figueira de Castelo Rodrigo volta a transformar-se em “Terra Natal”, entre 01 e 25 de dezembro, colorindo o Largo Mateus de Castro, no centro da vila, com o verdadeiro espírito natalício.
A abertura da “Terra Natal” vai ter lugar no dia 01 de dezembro, às 17h00. Nesse dia irão ser ligadas as iluminações natalícias, distribuídas por diversos pontos da vila. Este ano, a Câmara Municipal decidiu apostar em tecnologias LED em todas as decorações luminosas, por forma a reduzir o consumo de energia elétrica.
Para o período natalício, a autarquia programou diversas atividades com muita animação, pensando, essencialmente, nas crianças.
O Largo Mateus de Castro é, novamente, o local escolhido para o evento, onde estarão instaladas a Casa do Pai Natal, o Mercadinho de Natal, o Carrossel Parisiense, o Comboio e onde serão concentradas todas as atividades.
A fogueira de Natal não foi esquecida e será acesa no dia 24 de dezembro, cumprindo uma tradição antiga. Ao redor da fogueira, haverá animação com uma “DJ Christmas Party”.
A iniciativa “Figueira Terra Natal” pretende também dinamizar a economia local, apelando a que se compre no comércio local e se reforce o poder de atração da terra.

+ INFORMAÇÕES


// IDANHA-A-NOVA

Árvore de Natal em croché e Presépio
A aldeia de Medelim, no concelho de Idanha-a-Nova, prepara-se para receber uma Árvore de Natal feita de 788 quadrados de croché. A iniciativa mobilizou mais de 50 mulheres de Medelim e da diáspora. A Árvore de Natal, exposta na rotunda de Medelim, tem 3,80 metros de altura e 12 metros de diâmetro. É um bom exemplo de política de proximidade, envolvendo a participação da comunidade local, familiares e amigos de Medelim.

+INFORMAÇÕES


// LEIRIA

Natal e Magia é em Leiria

De 30 de novembro a 1 de janeiro, o Leiria Natal regressa às ruas da cidade e a edição deste ano mantém a tradicional Casa do Pai, o Recreio dos Duendes – com animação para todas as idades – a pista de gelo, o carrossel, o comboio de carril, tasquinhas, teatro, música, dança, concertos, entre outras atividades, que chegam a Leiria para trazer o espírito natalício e a magia da época.

Sob o lema “Natal e magia, é em Leiria”, são 33 dias em que as ruas da cidade e os espaços culturais terão iniciativas diárias mas o destaque vai para a inauguração da iluminação – dia 30 de novembro, às 21h30 – e a chegada do Pai Natal – dia 1 de dezembro, às 16h, – na Praça Rodrigues Lobo.

+ INFORMAÇÕES

Natal e Magia é em Leiria


// MEALHADA

Magia do Natal
O Programa de Natal da Mealhada vai espalhar a sua magia por todo o concelho. Música, mercadinhos, exposições, oficinas, roteiros de presépios, cantares de janeiras e de reis, teatro infantil e leituras de contos, caminhadas e até uma festa dedicada à Juventude Zona 231.

+INFORMAÇÕES


// ÓBIDOS

Óbidos Vila Natal
De 30 de novembro a 31 de dezembro, a Vila Natal, em Óbidos regressa com toda a alegria com muita animação e espetáculos, diversões e magia. Haverá uma rampa de gelo, comboio, carrossel, muitos jogos e divertimentos, e o maravilhoso Chalet do Pai Natal.


+ INFORMAÇÕES


//OLIVEIRA DO BAIRRO

Viva a Magia de Natal em Oliveira do Bairro, são muitas as atividades nos diferentes espaços culturais do concelho, designadamente, no Quartel das Artes Dr. Alípio Sol, na Biblioteca Municipal e na Rede Concelhia de Leitura, no Museu de Etnomúsica da Bairrada e na Radiolândia – Museu do Rádio.

+ INFORMAÇÕES


// PAMPILHOSA DA SERRA

Natal Serrano
De 7 a 11 e de 16 a 18 de dezembro, no Mercado Municipal, deixe-se envolver pelo mais autêntico espírito do Natal, em Pampilhosa da Serra. Entre o céu mais estrelado e as paisagens da serra, sinta o sabor do Natal de outros tempos. Reserve uns dias para juntar a família e os amigos à volta do calor da fogueira e divirtam-se nas iniciativas para miúdos e graúdos.

Aqui, pode provar o gosto da gastronomia local, preparada com os mais deliciosos produtos da terra, encontrar mostras de artesanato, assistir a espetáculos musicais, experimentar espichar a sua filhó e deixar que o firmamento ilumine todos estes momentos, no planetário. Da luz do Natal mais próximo das estrelas, à magia da época vivida à moda antiga, celebre a genuína tradição Natalícia.

+INFORMAÇÕES


// PEDRÓGÃO GRANDE

Natal na Minha Aldeia

#NatalNaMinhaAldeia #Natal #Concurso #PedrógãoGrande
O Natal está aí à porta e município de Pedrógão Grande lançou o desafio a toda a comunidades
O concurso “Natal na Minha Aldeia” destina-se a todas as Aldeias do concelho, onde vizinhos, amigos e família são desafiados a criar um Presépio ou uma Árvore de Natal 🎄

+ INFORMAÇÕES


// PENAMACOR

Penamacor Vila Madeiro – O Maior Madeiro de Natal de Portugal

É em Penamacor que se acende o maior madeiro de Natal de Portugal. O Madeiro consiste numa grande fogueira que é feita no adro da igreja, onde a população se reúne depois da Missa do Galo. Mais que uma grande festa, é uma tradição local que fomenta o encontro entre várias gerações de Penamacorenses, recebidos todos os anos pelos jovens que celebram 20 anos. As várias atividades, desde o abate das árvores à sua disposição no adro da igreja, passando pelo convívio no campo, pelo interminável cortejo de tratores que transportam os gigantescos troncos no dia 8 e pela festa da Imaculada Conceição, culminam no atear do Madeiro, na noite de 23 para 24 de dezembro. Além de dar a conhecer os rituais desta genuína tradição, há um caloroso acolhimento dado pela população, que abre as portas das próprias habitações ou de familiares e amigos, com tasquinhas e vendas de artesanato, onde podem encontrar lembranças da festa do Madeiro para levar. Em dezembro, Penamacor é Vila Madeiro!


+ INFORMAÇÕES

Penamacor_Maior-Madeiro-de-Portugal


// PENELA

“Penela Presépio
A inauguração do Penela Presépio terá lugar no dia 8 de dezembro e o evento prolongar-se-á até dia 8 de janeiro de 2023, envolvendo todo o concelho de Penela, com o Presépio Animado, o Presépio Tradicional do Espinhal, o Presépio da Cumeeira, visitas ao património histórico, espetáculos culturais, exposições, iluminação natalícia, Mercadinhos de Natal e muito mais.

O Presépio Animado, localizado excecionalmente na Praça da República, é uma exposição imersiva com cerca de 200 bonecos impressos em plástico biodegradável, pintados, vestidos e apetrechados artesanalmente, que se movem e narram toda a história do nascimento de Jesus, desde o momento da anunciação à Virgem até à chegada dos Reis Magos à Gruta da Natividade. Uma autêntica viagem no tempo.

À sua espera, o visitante encontra ainda um conjunto de restaurantes com uma variedade gastronómica divinal, composta dos pratos típicos da região. Após a refeição, o visitante poderá percorrer os tradicionais Mercadinhos de Natal, encontrando aí todos os produtos endógenos, regionais, as iguarias típicas da quadra, bem como as obras de arte dos artesãos locais, onde ficará fácil a tarefa de completar a sua lista de presentes Natal.

+INFORMAÇÕES


// PORTO DE MÓS

Natal Encantado e o Festival Gastronómico do Bacalhau, Azeite e Alho
Aldeias temáticas, desfile de Pais Natal e um festival gastronómico são algumas das propostas do município de Porto de Mós para esta quadra do festiva.
A 2ª edição do Festival Gastronómico do Bacalhau, Azeite e Alho com o objetivo de promover, incentivar e divulgar a gastronomia e a restauração local. Uma iniciativa que conta com a participação do restaurantes aderentes. Para conhecer os restaurantes e as ementas basta digitalizar o o QRCODE.

+ INFORMAÇÕES


// PROENÇA-A-NOVA

Mercado dos Sabores de Natal
O Município de Proença-a-Nova programa várias atividades como o Mercado dos Sabores de Natal, que decorrerá a 17 e 18 de dezembro, no Pavilhão Municipal. O evento promove os produtos gastronómicos associados a esta época, em especial as filhós, e apresenta propostas de artesanato e produtos locais que podem fazer parte da mesa de Natal e dos presentes que se costumam trocar.
Paralelamente à venda de produtos, o Mercado dos Sabores de Natal conta com o programa de animação, de onde se destaca a presença do Pai Natal no espaço infantil com diversas atividades para os mais pequenos; as cozinhas ao vivo com as associações presentes que assim entenderem dinamizar uma sessão sobre um dos seus pratos típicos; e arruadas com concertinas.
Fora do Pavilhão Municipal, estão ainda previstas duas outras iniciativas: na manhã de dia 17 de dezembro uma plantação de árvores no âmbito do projeto Fôlego, resultado do projeto “Planta Party”; e na manhã do dia 18 de dezembro o tradicional passeio pedestre “NaTal Rota Gourmet”, este ano a realizar-se em redor da aldeia de Giesteiras.

+INFORMAÇÕES


// TOMAR

Tomar, O Centro Mágico do Natal

De 1 a 24 de dezembro, a Praça da República em Tomar vai transformar-se no Centro Mágico do Natal!

Neste espaço, serão recriados fantásticos ambientes natalícios, cruzando o universo do Pai Natal com o imaginário da diversão.Destinado a todos, com especial atenção para os mais pequenos, pretende-se recriar o imaginário do Natal com diversas atratividades: Uma magnífica Casa do Pai Natal, uma majestosa Árvore de Natal com um Atelier de Duendes, sem esquecer do Comboio de Natal e do Carrossel Parisiense, que vão ajudar a criar uma experiência ímpar neste natal.

Estão todos convidados para este inesquecível Natal, num evento que se assume como o Centro do Natal de 2022 e contamos consigo para aumentarmos este espírito de Natal.

Um evento onde vai querer estar!


// TORRES NOVAS

Feira dos Produtos da Terra Especial Natal de 16 a 18 de dezembro
O Município de Torres Novas vai promover, nos dias 16, 17 e 18 de dezembro uma Feira dos Produtos da Terra Especial Natal. Trata-se de uma exposição e venda de produtos locais especialmente dedicada a esta época festiva, tendo como principais objetivos divulgar os produtos e produtores locais; promover os circuitos curtos de comercialização e a interação entre o produtor e o consumidor, bem como valorizar culturalmente os produtos e a oferta turística do concelho.

O evento decorrerá na Praça dos Claras no seguinte horário: sexta das 17h às 19h, sábado das 11h às 19h e domingo das 11h às 17h e contará com uma grande diversidade de produtos desde licores, frutas, legumes, doçaria, artesanato, entre outros.

A entrada é gratuita.

Campanha «Torres Novas – Natal Local» 2022

O Município de Torres Novas volta a promover, de 2 de dezembro a 6 de janeiro, a campanha «Torres Novas – Natal Local».

Através da emissão de cartões de 10€ e 20€, que podem ser adquiridos pelos munícipes por metade do valor, procura-se tornar o comércio local mais atrativo, apoiar a economia local, a manutenção do emprego, bem como, apoiar a população em geral. 

A campanha destina-se aos estabelecimentos de comércio, restauração, alojamento e outros serviços do concelho de Torres Novas.

Saiba mais


// VISEU

“Viseu Natal”
De 8 de dezembro a 8 de janeiro, Viseu volta a viver a magia do Natal através de um programa repleto de iniciativas para viseenses e visitantes da Cidade-Jardim, durante 31 dias. Um mundo de luz à sua espera” é o mote da campanha “VISEU NATAL 2022”, que convida todos a sair à rua para usufruir da magia da quadra natalícia, optar pelo comércio local e tradicional e participar de um programa diversificado de oficinas, espetáculos e concertos para miúdos e graúdos.

+INFORMAÇÕES


// VOUZELA

Vouzela Vila de Natal
De 3 a 24 de dezembro junte-se ao brilho da Vila Natal,  contará com inúmeras atrações, desde a chegada do Pai Natal e dos seus duendes em ledtrotinetes comboio fantasia, magia, animação de rua, concertos de música, mercado de Natal, oficinas, exposição de fotografia, entre muitas outras.

+INFORMAÇÕES


SABUGAL

‘Sabugal Presépio’ – O Maior Presépio Natural

A recriação do Presépio de Belém, no Largo da Fonte, ocupando cerca de 1100 metros quadrados é o grande destaque de uma quadra com inúmeras tradições, costumes, ícones e simbolismos. Para a recriação são usados elementos recolhidos na natureza, como troncos de castanheiros, heras e musgos, que servem de base à construção efetuada a uma escala onde os visitantes têm a perceção de fazer parte do Presépio, como sendo elementos ou personagens do mesmo. A não perder!
+INFORMAÇÕES


// SÁTÃO

Concurso de Montras de Natal em Sátão
O concurso Montras de Natal promovido pelo Município de Sátão, vai já na sua quinta edição. Este ano, com o tema da sustentabilidade, os comerciantes são chamados a promover a montra do seu estabelecimento com materiais sustentáveis, repletos de criatividade. Vai dar gosto ver!

“Natal no comércio local – Ofereça Sátão”
Com o intuito de dinamizar e revitalizar o comércio local, o Município de Sátão apresenta a 2.ª edição do concurso “Natal no comércio local – Ofereça Sátão”, iniciativa destinada aos consumidores que durante a época natalícia façam as suas compras nas lojas do concelho.

+ INFORMAÇÕES


// SÃO PEDRO DO SUL

“Terra de Natal”
A Floresta Encantada regressa à Praça do Município de 17 a 24 de dezembro. Neste época mágica São Pedro do Sul volta a transformar-se em Terra Natal e a oferecer atividades para todas as idades: mercado de natal, animação de rua, workshps e ateliers.

+INFORMAÇÕES


// SEIA

Aldeia de Cabeça – “Uma aldeia genuína. Por mãos de gente genuína”
Inspirada nos valores do Natal, onde se vive de forma simples e autêntica, a Aldeia Natal convida habitualmente os visitantes a percorrer as pitorescas ruas da aldeia, que ostentam uma decoração criativa e ecológica. Os enfeites são concebidos em exclusivo pelos seus moradores, usando materiais retirados da natureza, os quais também abrem as portas das suas casas, transformando a aldeia e as suas ruas num verdadeiro mercado de Natal. Coloque já na sua agenda uma visita a esta aldeia!

+ INFORMAÇÕES

Museu do Pão – Uma visita de encantar
Nesta quadra, sugerimos-lhe uma visita ao Museu Nacional do Pão. Ao longo de todo o ano, é sempre um bom motivo para visitar este fabuloso espaço, mas nesta época, as iluminações de Natal conferem-lhe um encanto ainda mais especial.
Veja a galeria de imagens e deixe-se invadir pela magia do Natal no Museu do Pão, em Seia!


// VAGOS

De 14 a 24 de dezembro, sinta a magia do Natal em “Vagos, o nosso Natal!” 

Este evento promete muita animação e diversão com uma diversidade de atividades que permitirão criar momentos únicos que ficarão, certamente, retidos na memória de todos aqueles que as venham realizar.
Desde animação de rua, contos & histórias, pinturas faciais, jogos de encantar, carrocel e a Casa de Natal, a concertos de Natal, diversos espetáculos e teatro. O Mercadinho de Natal será uma das novidades e permitirá, a todos os que o visitem, de fazer as compras de última hora de Natal.
Estas atividades serão realizadas nos diversos largos e praças da vila – Largo da Biblioteca, Praça da Corredoura, Praça da República – e na Igreja Matriz de Vagos, Auditório CER e Pavilhão Municipal.
A entrada, neste evento, é gratuita!


E ainda…

// ALDEIAS DO XISTO

Propostas de Natal nas Aldeias do Xisto
Conheça as propostas de Natal preparadas com todo o entusiamo, nas Aldeias do Xisto. Com ou sem alojamento, são várias as opções que encontra no Bookinxisto, onde o bom gosto, a elegância, o conforto e os melhores sabores de cada lugar estão sempre presentes.
+ INFORMAÇÕES

Aldeias do Xisto - Cerdeira no Natal

E não se esqueça! Faça como o Pai Natal: compre as suas prendas no comércio local… no Centro de Portugal! Nesta região, encontra os melhores produtos para encher o sapatinho com presentes deliciosos e tradicionais. Ao fazê-lo, estará a dar uma preciosa ajuda aos pequenos produtores locais.

Alguns eventos podem ser cancelados ou ser alterada a sua programação. Aconselhamos que se informe antes de seguir viagem.
Divirta-se e …Feliz Natal no Centro de Portugal!

(Artigo em permanente atualização. Agradecemos todos os contributos ou sugestões para: comunicacao@turismodocentro.pt)