Não sendo possível a realização de espetáculos presenciais, as artes e os espectáculos reinventam-se. A transformação digital, em streaming, é agora uma realidade e uma solução a manter pelos artistas, através da transmissão das suas artes numa vertente totalmente digital.

Confinados, mas culturalmente ativos! É assim que propomos que ultrapasse este confinamento. A atividade cultural continua com concertos, espetáculos, festivais, literatura, dança e teatro, para nos encher e preencher de vida.

Sem sair do sofá, assista a grandes espetáculos online, no Centro de Portugal!

RIA DE AVEIRO

/// OLIVEIRA DO BAIRRO

De 9 a 18 de abril acontece a 8ª edição do MOB – Festa da Música e dos Músicos de Oliveira do Bairro, em formato online, com transmissão nas redes sociais do Quartel das Artes. Nesta edição surge a oportunidade de ouvir a voz dos músicos e membros de associações culturais do concelho, que nos abriram a porta das suas casas para nos darem o seu ponto de vista sobre a situação atípica que vivemos.
ASSISTA AQUI

/// OVAR – Centro de Arte de Ovar

Com o intuite de divulgar artes e cultura em ovar, o Centro de Artes de Ovar criou eventos musicais a serem transmitidos em streaming, durante todo o mês de março. Para fechar este ciclo musical, Cátia Gonçalves, uma jovem ovarense, estará no palco do Centro de Arte de Ovar no dia 26, pelas 22 horas, para uma viagem musical pelos seus temas originais. Tendo o Neo-Soul como a sua maior referência, o Jazz, o R & B, o Funk e a contemporaneidade do hip-hop, são também marcas dominantes do seu som.
ASSISTA ONLINE.

VISEU DÃO LAFÕES

/// MANGUALDE

A tradição de “Amentar as almas” é uma das atividades que assinala o período de Páscoa. A tradição secular de “Amentar as Almas” consiste em orações cantadas em louvor aos que já partiram. Este ano a ação é desenvolvida nos Municípios de Mangualde, Nelas e Penalva do Castelo, numa iniciativa em conjunto, no âmbito do projeto “Cultura no Dão” e o evento será online.
Mangualde | ASSISTA AQUI
Nelas | ASSISTA AQUI
Penalva do Castelo | ASSISTA AQUI

/// VISEU

O grupo Teatral Off apresenta Cal do Amor e Outras Enfermidades e Peer Gynt,incluídas no ciclo Teatro online, nos dias 26 e 28 de março, respetivamente. A inscrição é gratuita mas obrigatória para poder assistir através da plataforma zoom às sessões de teatro de 60 minutos.
INSCRIÇÕES

REGIÃO DE COIMBRA

/// CANTANHEDE

O ciclo de concertos 30 Minutos de Música é organizado pelo Município de Cantanhede para apoiar os músicos e grupos locais a fazerem face às dificuldades decorrentes da situação pandémica causada pela COVID-19. Esta iniciativa pretende promover e divulgar a qualidade artística dos intérpretes do concelho e a diversidade musical que caracteriza a sua atividade. Desta forma, foram convidados compositores, cantores ou grupos locais de diferentes géneros, para atuarem às sextas-feiras e sábados com transmissão em live streaming através de página do Facebook do município.
ASSISTA AQUI

/// COIMBRA

Mais uma iniciativa de características únicas no panorama nacional da música coral sinfónica, que pretende diversificar e reforçar a oferta cultural da cidade, através do IX ciclo de Requiem em Coimbra. Começa já esta sexta-feira Santa, dia 2 de abril, com uma emissão em streaming do concerto de abertura do Ciclo, dando assim início a uma série de cinco concertos dedicados “ÀS VIRTUDES DA HUMANIDADE”: a Bondade, a Excelência, a Gratidão, a Coragem e a Esperança. Os dois primeiros concertos serão exclusivamente online, para que o público possa assistir a partir das suas casas em total proteção e conforto. Entre os dias 2 e 4 de abril, o concerto de abertura do Ciclo de Requiem apresenta a obra STABAT MATER, de Pergolesi, uma obra para orquestra e duas solistas que é uma prece que expressa o sofrimento de Maria, Nossa Senhora, aos pés de Jesus, na Cruz. Este Concerto de Páscoa, de Tributo à Bondade da Humanidade, está disponível em 9 sessões online, dias 2, 3 e 4 de abril (sessões às 18h, 20h e 21h30) e estreia a sala virtual do Coro Sinfónico Inês de Castro na plataforma BOL. Mais informações aqui. Toda a programação abaixo.


/// CONDEIXA-A-NOVA

O Festival Metamorfose, em Condeixa-a-Nova, procurará através de um concurso dinamizar projetos musicais, a solo ou em grupo, num formato totalmente online. Com um júri nacional, o concurso será transmitido através das plataformas de redes sociais do Festival e conta com o público para escolher os vencedores.
+INFO

SERRA DA ESTRELA

/// ALDEIAS HISTÓRICAS DE PORTUGAL

As Aldeias Históricas de Portugal voltam a estar em festa mas com eventos adaptados ao contexto atual. A cultura, a gastronomia, a tradição, os costumes, o património, as lendas e os mitos das Aldeias Históricas de Portugal voltam a ser o mote para mais uma edição do Ciclo “12 em Rede – Aldeias em Festa”: 12 eventos, realizados em outras tantas aldeias, que proporcionam a visitantes e habitantes momentos verdadeiramente inesquecíveis.

. As Aldeias Históricas de Portugal começam por retransmitir os eventos o Ciclo de Eventos 12 em rede – Aldeias em Festa 2020 através da RTP PALCO, de 20 de março a 15 de maio.
ASSISTA AQUI

. As Aldeias Históricas de Portugal marca o início do evento de 2021 a partir de 05 de junho até 6 de novembro, onde as 12 em Rede, Aldeia em Festa 2021 reinicia mais um ciclo de eventos, via streaming.
ASSISTA AQUI

MÉDIO TEJO

/// TORRES NOVAS

O Teatro Virgínia, em Torres Novas, vai transmitir online, no seu canal de YouTube vários espetáculos gravados no âmbito da programação que decorreu entre setembro e dezembro 2020. Serão eles a performance Por Um Fio (Erva Daninha), o concerto de homenagem a Pedro Barroso, a peça de teatro A Cantora Careca e o
concerto Método, de Rodrigo Leão, realizado no âmbito do Misty Fest. Não vai querer perder.
Não vai ao Teatro mas o Teatro vai até si.
ASSISTA AQUI

OESTE

/// LOURINHÃ

O Festival “Sons na minha Terra” conta com a segunda edição, após o sucesso da primeira, em 2020. Estão previstos novos concertos a decorrer em locais inusitados da Lourinhã, sendo transmitidos na página de Facebook do município . O cartaz propõe a descoberta de novos artistas e/ou projetos de distinta qualidade e pertinência da cena musical emergente, dando palco à Música Popular Brasileira, ao Rock e à Música Tradicional e de Cantautor. A garota não, Jameiratron, Leo Middea e Fado & Acordeão, com voz de Mónica Severino e Rodrigo Maurício, no acordeão, estarão assim, este abril, todas as 2ªs feiras às 21h30, consigo, em sua casa.
ASSISTA AQUI

///ÓBIDOS

O que os chefs dizem sobre chocolate. Chefs Chocolatiers conversam em tertúlias do Chocolate. O Festival de Chocolate de Óbidos apresenta um ciclo de 5 conversas online intitulado “Tertúlia do Chocolate”. De 11 de Março e até 6 de Maio, quinzenalmente, os verdadeiros amantes e curiosos do fruto do cacau poderão assistir, em formato digital, a um encontro em direto onde 10 chefs chocolatiers partilharão experiências, técnicas, pontos de vista e até inconfidências pessoais sobre este produto e onde a substância, que move mundos, será explorada até à molécula.
ASSISTA AQUI

Tendo como mote o Dia Mundial da Poesia, o Município de Óbidos pretende levar a cabo uma programação temática, online, que resulta num conjunto de atividades a serem transmitidas sob o chapéu – Óbidos Poetry Sessions. Vão ser apresentados momentos, compostos por vídeos curtos, com a duração aproximada de 5 minutos, e que estarão disponíveis, em streaming, no canal Óbidos TV (YouTube) e Facebook da Óbidos Vila Literária.

/// PENICHE

O Município de Peniche promove e convida a assistir ao Concerto de Páscoa deste ano que será transmitido online, em direto, na sua página do Facebook, que contará com a atuação do projeto Ensemble Agitato, sob a direção de Gerardo Rodrigues. O concerto irá decorrer no próximo dia 4 de abril, Domingo de Páscoa, com transmissão prevista para as 17h00, a partir da Igreja de São José (CIAB – Centro Interpretativo de Atouguia da Baleia), sem público na assistência. Após o enorme sucesso e o feedback obtidos aquando do lançamento deste projeto, em janeiro passado, este segundo concerto apresenta-se nesta quadra festiva com um repertório essencialmente Pascal. O projeto Ensemble Agitato, formado em finais de 2020, sob a direção de Gerardo Rodrigues, é constituído por jovens instrumentistas da zona Oeste, que se juntam regularmente para partilhar o gosto e o amor pela música. O projeto tem a sua sede na cidade de Peniche.
ASSISTA AQUI

/// TORRES VEDRAS

O programa “Sentir Cultura“, dinamizado pelo município de Torres Vedras, apresenta uma selecção de conteúdos online nas áreas do teatro, música, dança, leitura, cinema de qualidade artística e relevância cultural, que pretende contribuir para a resiliência cultural e artística do concelho.
ASSISTA AQUI

BEIRA BAIXA


/// CORTIÇADA ART FEST

O Cortiçada Art Fest e o Cortiçada Week, é um festival criativo de oficinas na paisagem, reagendado para o verão de 2021, com o acolhimento da aldeia de Cunqueiros, junto à praia fluvial, participando do carácter genuíno das suas quelhas e adegas de xisto.
+ INFO

Mantenha o espírito.
O Centro de Portugal continua aqui, à sua espera.

(Artigo em permanente atualização. Agradecemos todos os contributos ou sugestões para: comunicacao@turismodocentro.pt)