Feira de São Simão, Alcobaça – @Município de Alcobaça
O verão já acabou?
Se o verão já acabou, no Centro de Portugal a animação e a boa disposição continuam. Para todos e todas as idades. O ano inteiro!
Venha descobrir o encantamento do outono e do inverno no Centro de Portugal e deixe-se envolver pela alegria contagiante das suas festas e celebrações.
O Centro de Portugal, independentemente da estação, mantém-se um destino imperdível ao longo de todo o ano.
O outono e o inverno trazem uma atmosfera mágica ao Centro de Portugal, onde festivais, feiras, festas e romarias continuam a encher a região de alegria e celebração. Estas estações, igualmente vibrantes, proporcionam momentos únicos de convívio e tradição entre os mais jovens e os menos novos.
Durante o outono, as cores quentes das folhas caídas servem de deslumbrantes cenários para eventos que exaltam a cultura local. As feiras e festivais oferecem uma oportunidade perfeita para saborear produtos sazonais e desfrutar de espetáculos culturais que aquecem a alma e o coração.
No inverno, a região transforma-se num lugar de encanto, onde as festas e romarias iluminam as noites frias com luzes e música. As celebrações tradicionais, repletas de simbolismo e devoção, reúnem comunidades e visitantes num ambiente acolhedor e festivo.
Centro de Portugal, um destino e tanto!
.
. MÉDIO TEJO
Projeto “Caminhos-um Território em Movimento”
OUTUBRO E NOVEMBRO
O projeto “Caminhos do Médio Tejo” é uma iniciativa cultural que abrange os concelhos do Médio Tejo. Com um intenso programa cultural, este projeto visa promover a diversidade cultural, a integração e a identidade regional através de uma programação rica e variada
Sob o lema “Caminhos – Um território em movimento”, o projeto oferece uma série de atividades culturais, incluindo teatro, circo, concertos e entre muitas outras atividades.
Congresso do Desporto 2024
27 SETEMBRO a 05 OUTUBRO
O Médio Tejo promove o Congresso do Desporto, iniciativa que visa reunir dezenas de especialistas dos mais diversos ramos da área desportiva. Aos municípios de Abrantes, Alcanena, Constância, Entroncamento, Mação, Torres Novas e Vila Nova da Barquinha, juntam-se em 2024 Ferreira do Zêzere, Ourém e Tomar, num total de 11 concelhos.
O evento, de participação gratuita, pretende proporcionar uma geografia de troca de saberes para a valorização de competências na área, O programa inclui a participação de oradores especialistas de diferentes disciplinas, que cruzam experiências e exemplos em áreas como a justiça, a ética, a saúde e o bem-estar, a sociedade ou o movimento associativo no contexto desportivo, proporcionando momentos de debate e partilha de conhecimento.
. CONSTÂNCIA
5.º Festival Gastronómico do Javali
NOVEMBRO (Data a confirmar)
Vários restaurantes do concelho de Constância irão acolher em novembro, a quinta edição do Festival Gastronómico do Javali, evento que apresenta muitas receitas diferentes e que visa promover a potencialidade deste produto ligado à identidade cultural e gastronómica do concelho.
Feira do Outono | Aromas e Sabores da Natureza
NOVEMBRO (Data a confirmar)
Os aromas e sabores da natureza voltam a ser motivo para a realização de mais uma exposição-venda de produtos da terra (plantas aromáticas e medicinais, frutos silvestres, cogumelos e mel, entre outros de produção em pequena escala). Um evento que vai decorrer no Parque Ambiental de Santa Margarida, freguesia de Santa Margarida da Coutada, concelho de Constância, em novembro. Fique atento às datas!
. ENTRONCAMENTO
Festival Vapor
27 a 29 SETEMBRO
De 27 a 29 de setembro, o Museu Nacional Ferroviário transforma-se num palco de criatividade e inovação. Vem aí o Festival Vapor!
Com o tema “Fantasiar o Futuro”, esta edição convida-nos a todos a imaginar um mundo mais inclusivo, diverso e sustentável, onde a arte, a tecnologia e a ciência abrem portas para novas possibilidades.
Prepare-se para desfrutar de uma programação diversificada com atuações musicais como Ana Lua Caiano, Linda Martini e Scúru Fitchádu, além de performances, oficinas, cinema Sci-Fi e Steampunk, atividades que se adaptam a todas as idades!
Adquira os seus bilhetes a partir de 1 de setembro na Ticketline, BOL, ou diretamente no Museu Nacional Ferroviário e outros pontos de venda locais, a partir de 8€ (bilhete diário) ou 20€ (passe de 3 dias)! A entrada é gratuita para menores de 12 anos.
Street Food
11 a 13 OUTUBRO
O Município do Entroncamento convida à participação de todos na 7ª edição do Street Food Entroncamento, que terá lugar no Largo José Duarte Coelho!
Este evento reúne o melhor da Street Food nacional, com uma variedade de conceitos gastronómicos de excelência que vão deliciar todos os presentes.
Para além da comida deliciosa, o evento contará com música, entretenimento e uma mostra de artesanato, dinamizando a nossa cidade e proporcionando momentos de convívio e diversão. Não perca esta experiência única!
. FERREIRA DO ZÊZERE
Festival Z
4 a 6 OUTUBRO
De 4 a 6 de outubro, Ferreira do Zêzere transforma-se no epicentro da cultura, música e entretenimento com a estreia do Festival Z. Organizado pelo Município, o evento convida pessoas de todas as idades e origens a participar numa experiência única e inclusiva, no Parque Verde da Casa do Adro. Com entrada gratuita, o festival promete três dias repletos de atividades imperdíveis e novas sonoridades. Sob o mote “Sentir de A a Zêzere”, o Festival Z oferece uma programação variada e repleta de energia, capaz de agradar a todos os gostos. Os visitantes poderão embarcar numa viagem sonora que vai desde os sons tradicionais da música popular portuguesa até a contagiante cumbia argentina, passando pelo ritmo vibrante do samba.
1º Festival Gastronómico do Ovo
11 e 13 OUTUBRO
O Município de Ferreira do Zêzere vai organizar durante o fim de semana de 11 a 13 de outubro, o 1º Festival Gastronómico do Ovo.
Durante este período, o Ovo será o protagonista nas ementas dos cafés, pastelarias e restaurantes aderentes, que criaram uma variedade de receitas tradicionais e/ou inovadoras, onde este ingrediente assume o papel principal.
XIII Festival do Acordeão
12 e 13 OUTUBRO
O Município de Ferreira do Zêzere, com a colaboração da Audioarte, do Atelier do Acordeon e da Academia Artística do Zêzere, ai promover, nos dias 12 e 13 de outubro, o XIII Festival Internacional de Acordeão, com dois concertos, um em Ferreira do Zêzere e outro em Lisboa.
. MAÇÃO
01 NOVEMBRO
Mação – Tradicional Feira dos Santos
Há 225 anos que Mação recebe, a 1 de novembro, por toda a Vila uma grande Feira.
A Feira dos Santos é uma tradição com 225anos. Foi criada em 1800 sendo, por isso, a mais antiga do Concelho e uma das mais conhecidas da região, sobretudo pela variedade de produtos que oferece. Foi criada por provada falta que fazia a Mação e aos concelhos vizinhos. Afirmou-se de tal forma que, mais de dois séculos depois, continua a ser uma das maiores da região.
Caracteriza-se pela variedade na oferta contando com espaços distintos e específicos de venda ao longo das ruas. Mação ganha, neste dia, uma dimensão, um movimento e um colorido únicos.
ROTEIRO
Junto ao Jardim Municipal vendem-se os cereais, os frutos secos e os cestos de vimes; no centro histórico, as latoarias, as árvores de frutos, as flores, os queijos, os oleados, os panos para a apanha da azeitona e outros utensílios para fins agrícolas.
Na parte mais nova da Vila, no denominado Largo da Feira, tem lugar a feira como a conhecemos hoje em dia, a jeito de mercado.
No Largo dos Bombeiros Voluntários de Mação há oferta de utensílios agrícolas, tratores e outros acessórios. Haverá também uma pequena Feira de Artesanato no Quartel dos Bombeiros.
Destaque para a recriação de um mercado à moda antiga, numa tenda montada para o efeito, junto ao Largo dos Combatentes, onde Associações, Instituições de Solidariedade Social e Escolas apresentam bancas recheadas de produtos caseiros, artesanais e agrícolas, fazendo a ponte entre os vários pontos da Vila por onde se estende a Feira. Neste espaço há muita procura dos tradicionais Bolos dos Santos, broinhas, pão caseiro, legumes, ervas aromáticas e muito mais.
. OURÉM
Cenourém
O Cenourém, Festival de teatro amador do concelho de Ourém, conta já com 24 edições.
O CENOURÉM 2024 vai contar com vários espetáculos de teatro apresentados por grupos de teatro amador do concelho.
- 19 de outubro – 21H30 | Grupo de Teatro da ASPAS – Associação de Pintores Anti-Stress de Fátima
- 25 e 26 de outubro- 21H30 | Grupo de Teatro PÉPÉTOS do Grupo Desportivo Sobralense 21:30h
- 15 de novembro | Grupo de Teatro ALCATEIA, da AMBO Academia de Música Banda de Ourém
- 17 de novembro – 16H00 | Grupo de Teatro Meia Rota, do Grupo Desportivo e Cultural de Seiça
- 06 de dezembro – 21H30 | Grupo de Teatro APOLLO, Centro Cultural e Recreativo de Peras Ruivas
- 07 de dezembro – 21H30 | Grupo da Teatro da Associação Sénior de Ourém
- 15 de dezembro – 16H00 | Grupo de Teatro Movimento P´ró Palco da Associação dos Andrés
Feira Nova de Santa Iria
OUTUBRO
A Feira Nova de Santa Iria é uma feira centenária que se realiza todos os anos em outubro, no Parque da Cidade António Teixeira, em Ourém. A Feira dispõe de diversos espaços desde espaços de caráter lúdico até espaços dedicados à restauração e exposições, criando uma grande dinâmica social.
Esta feira garante muito divertimento e animação, com a presença de carrosséis, carrinhos de choque, postos de venda de farturas, pipocas, entre outros, e também oferece aos visitantes uma vertente de exposição de atividades económicas, certame onde os visitantes encontrarão os mais variados produtos e serviços, além de espaços de restauração dinamizados por associações locais.
43.ª edição do Festival de Folclore e Desfile Etnográfico – Fátima
29 SETEMBRO
A 43.ª edição do Festival de Folclore e Desfile Etnográfico terá lugar em Fátima no dia 29 de setembro, celebrando as tradições e a riqueza cultural da região.
O evento reúne grupos de folclore de várias partes do país, oferecendo um espetáculo vibrante de música, dança e trajes tradicionais. O Desfile Etnográfico, que percorre as ruas de Fátima, é um momento alto do festival, onde as raízes culturais são vividas e partilhadas com a comunidade e os visitantes.
. TOMAR
23ª Edição do Evento . . . Todos com o Feijão
OUTUBRO – FINS DE SEMANA
A 23º Edição do evento: o Feijão com todos . . . do Ciclo Gastronómico 2024, a realizar nos restaurantes aderentes durante o mês de outubro.
. TORRES NOVAS E VILA NOVA DA BARQUINHA
VOLver – Programação Cultural em Rede
Até 15 DEZEMBRO
Até 15 de dezembro de 2024, não perca o Festival VOLver – Programação Cultural em Rede. Um programa recheado de espetáculos de dança, debates, exposições, magia, música, teatro e stand-up comedy.
. TORRES NOVAS
37.ª Edição da Feira Nacional dos Frutos Secos
04 a 08 OUTUBRO
A 37.ª Edição da Feira Nacional dos Frutos Secos decorre de 4 a 8 de outubro, na Praça 5 de Outubro e Praça dos Claras, em Torres Novas.
Com entrada gratuita, o evento oferece uma variedade de frutos secos, produtos regionais e atividades culturais, celebrando a tradição e a gastronomia local.
. Praça 5 de Outubro
Quinta e sexta . 18h-23h | Sábado . 12h-23h | Domingo . 12h-21h
. Praça dos Claras
Quinta e sexta . 18h-24h | Sábado . 12h-24h | Domingos . 12h-21h
. SARDOAL
Festas do Concelho de Sardoal
20 a 22 SETEMBRO
As Festas do Concelho de Sardoal, à semelhança de anos anteriores, irão integrar uma Mostra de Saberes e Sabores, que dará a conhecer o que de melhor se produz neste concelho situado em pleno Médio Tejo. O evento contempla ainda o XX Festival Hípico de Sardoal.
. VILA DE REI
Encontro de Concertinas 2024
5 OUTUBRO
Vila de Rei vai receber a 15ª edição do Encontro de Concertinas com a presença de Grupos de Concertinas de diversos pontos do país. O evento realiza-se no Parque de Feiras de Vila de Rei, com as atuações dos grupos presentes a terem início pelas 15h00.
Festival Gastronómico do Achigã 2024
19 a 27 OUTUBRO
Organizado pelo Município de Vila de Rei, o 17º Festival Gastronómico do Achigã promete voltar a deliciar os visitantes e a preencher os restaurantes aderentes com estes sabores e aromas já tradicionais.
. REGIÃO DE AVEIRO
. ALBERGARIA-A-VELHA
Agenda de Eventos de Albergaria-a-Velha
SETEMBRO a DEZEMBRO
De setembro a dezembro, Albergaria-a-Velha oferece uma agenda repleta de atividades culturais, desportivas e recreativas que prometem animar toda a gente!
As celebrações começam com festivais de música e eventos de folclore, que trazem à cidade o melhor das tradições locais. À medida que o outono avança, destacam-se as feiras gastronómicas, onde os produtos regionais ganham protagonismo, e as caminhadas pelos trilhos naturais, perfeitas para aproveitar o clima ameno. Em dezembro, o espírito natalício toma conta da cidade com mercados de Natal, concertos e atividades para as famílias, encerrando o ano com alegria e partilha.
Visite Albergaria-a-Velha!
. ANADIA
Festival Anadia Jovem
27 e 28 SETEMBRO
Com um cartaz repleto de atividades e atuações de bandas locais e nacionais, o Festival Jovem deste ano promete ser uma celebração vibrante da energia e criatividade da juventude. Para além dos concertos, o evento contará com workshops, sessões de DJ, áreas de food trucks e zonas de lazer, oferecendo uma experiência completa e diversificada para os jovens.
À semelhança de anos anteriores, o festival terá lugar no anfiteatro do Vale Santo (recinto da Feira da Vinha e do Vinho), em Anadia.
Feiras e Romarias
– Feira da Moita – Moita – dia 25 de cada mês
– Feira de Velharias – Curia – 2º e 3º domingo de cada mês; No verão todas as terças-feiras
– São Simão – Boialvo, Avelãs de Cima – Setembro
– São Miguel – Mata, Avelãs de Cima – Setembro
– Nossa Senhora dos Remédios – Pereiro, Avelãs de Cima – Setembro
– Festa das Vindimas – São Lourenço do Bairro – Setembro
– Imaculado Coração de Maria – Amoreira da Gândara – Setembro
– Feira Seiscentista – Mogofores – Setembro
– Nossa Senhora das Febres – Arcos – Setembro
– Nossa Senhora da Boa Sorte – Azenha – Setembro
– São Miguel – Vilarinho do Bairro – Setembro
– Nossa Senhora – Avelãs de Cima – Outubro
– Bairrada Metalfest – Ancas – Outubro
– Festa do Bunho e do Junco – Torres, Vilarinho do Bairro – Outubro
– Santa Marta – Levira, Vilarinho do Bairro – Outubro
– Nossa Senhora da Nazaré – Vale de Boi – Novembro
– Nossa Senhora dos Remédios – Quintela da Lapa – Novembro
– São Martinho – Amieiro – Novembro
– Nossa Senhora dos Milagres – Carvalhais – Novembro
– Festa de Santo André – Sá, Sangalhos – Novembro
– São Martinho – Amoreira da Gândara – Novembro
– São Martinho – Ancas – Novembro
– Nossa Senhora da Conceição – Ferreiros, Moita – Dezembro
– S. Conceição – Vendas de Samel – Dezembro
. AVEIRO
Aveiro 2024
A viagem do Aveiro 2024 – Capital Portuguesa da Cultura que pretendeu projetar a cultura do Município de Aveiro no futuro, vai entrar no seu 4º trimestre com uma programação ligada à tecnologia e inovação. A cultura, como campo de ação transversal na sociedade, é o elemento agregador de um conjunto de ações que iremos continuar a propor até a final do ano, aprofundando uma reflexão sobre o nosso lugar no mundo.
Aveiro Teck Week
TECHDAYS | 30 de setembro a 06 de Outubro
Prisma Art Light Tech | 02 a 05 Outubro
Aveiro acolhe, durante sete dias, através de exposições, instalações e performances artísticas e tecnológicas, conferências, hackathons, área gaming e outras experiências, a 5.ª edição da Aveiro Tech Week com um vasto programa de atividades exclusivamente dedicadas à promoção da tecnologia, arte e cultura.
A Aveiro Tech Week integra os eventos TECHDAYS Aveiro e PRISMA / Art Light Tech e pretende reforçar o posicionamento de Aveiro como epicentro da rota tecnológica, num processo em crescente afirmação enquanto atração para as indústrias tecnológicas e criativas.
O festival de luz PRISMA / Art Light Tech, também inserido nesta semana tecnológica, enriquece o património material de Aveiro, colorindo e dinamizando a fachada e o interior dos edifícios e lugares icónicos da cidade.
Nova Agrovouga
15 a 24 NOVEMBRO
Esta é considerada a maior feira agrícola e pecuária da Região que promove o que melhor se produz na zona centro do País, e valoriza os produtos locais e serviços do ecossistema do setor primário.
A gastronomia e os produtos distintivos da Região, desde a carne Marinhoa ao leitão, vinhos e espumantes da Região da Bairrada, dos produtos do Mar e da Ria de Aveiro, estarão em destaque a par de um conjunto de atividades lúdico/pedagógicas destinadas a várias idades. De 15 a 24 de novembro, venha até ao Parque de Exposições de Aveiro.
Os mercados e as feiras prestam um relevante serviço de interesse público, pelo que o investimento que o Município de Aveiro faz, ou o apoio que concede, em parceria com outras entidades, se reveste de absoluta importância social.
A compra e a venda de produtos nos mercados e feiras exprimem a vocação económica que diretamente se lhes associa. Mas, recorde-se, que muitos dos comerciantes e feirantes são produtores, criadores ou artesãos locais, ou seja, são já agentes económicos antes de chegarem aos mercados e às feiras.
Os Mercados e as Feiras refletem uma boa parte do que a terra, a ria e o mar de Aveiro oferecem. São bem o espelho da forma de amanhar a terra e o reflexo dos ofícios marítimos e artesanais que caracterizam as gentes aveirenses.
Essas características configuram alguns dos traços identitários da comunidade aveirense que, por certo, não deixarão de interessar os visitantes de Aveiro, em especial os turistas que procurem conhecer mais de perto os frutos da terra, da ria e do mar locais, bem como os que surtem da imaginação e da criatividade dos aveirenses.
Os mercados e as feiras são lugares de excelência da interação humana, de convívio interpessoal, de ponto de encontro e, compreendendo tal dimensão social, a edilidade tem procurado complementá-los com programas de animação, que atraem e fidelizam o público. Não admira, em consequência, que mais gente, de diferentes gerações, procure, e encontre, nos mercados e feiras de Aveiro o elo com a natureza cordial das relações humanas.
Os mercados e feiras de Aveiro estão sinalizados nos mapas de acessibilidade pedonal e ciclável, e, em certos casos, oferecem a comodidade de arrumar o carro nos parques de estacionamento próprios. Os mercados e feiras de Aveiro estão transformados em espaços modernos que podem ser usufruídos todo o dia, dispondo de espaços de restauração e bar, alguns com serviço de esplanada, e, complementarmente, são locais em que o movimento associativo local desenvolve a sua atividade.
Artes no Canal
Todos os 2ª sábados de cada Mês
Local: Desde a Rua de Homem Cristo, pelo canal do Côjo até Praça do Mercado Manuel Firmino.
Horário: 09h30 – 18h30 [horário de verão] | 09h30 – 17h00 [horário de inverno]
“Artes no Canal” é uma iniciativa de carácter cultural, económico e de promoção territorial que pretende fomentar a participação e envolvimento da população num evento de rua sustentado num cariz eminentemente cultural, que potencia o saber-fazer ao mesmo tempo que valoriza a tradição, a identidade, o património, a criatividade e a expressão artística, colaborando para a divulgação e promoção de artistas e artesãos
Feira das Velharias
4º Domingo de cada mês
Local: Desde a Rua de Homem Cristo, ao longo Canal do Côjo, junto ao Fórum Aveiro até Largo do Mercado Manuel Firmino.
Horário: 08h00 – 19h00 [horário de verão] | 08h00 – 17h00 [horário de inverno]
A Feira das Velharias realiza-se ao quarto domingo de cada mês e promove a venda e troca de velharias, antiguidades, artigos colecionáveis e similares [inclui artigos de cerâmica decorativa, móveis em madeira, brinquedos, filatelia, numismática, entre muitos outros].
FEIRA DOS 28
Todos os dias 28 de cada mês
Local: Parque de Feiras e Exposições
Horário: 08h00 – 18h00
Vestuário, calçado, materiais de construção e para a agricultura, utensílios domésticos e produtos alimentares podem ser encontrados nesta Feira.
. ÍLHAVO
Festival Cabelos Brancos
20 e 21 SETEMBRO
Este festival promove um envelhecimento mais ativo e mais participado, com melhor qualidade de vida, e com o reconhecimento do valor intrínseco das vivências e experiências que a vida proporciona, e proporcionou, a cada um. Vamos desejar ter Cabelos Brancos durante muito tempo!
A edição de 2024 tem por tema o “Desassossego”! Podem imaginar? E vai incluir, além de um concerto com Adelaide Ferreira, uma homenagem musical ao Marco Paulo, e de uma comédia com João Baião, atividades com animais, cinema, Dj’s a tricotar, ginástica, feirinha de artesanato, desfile de concertinas, etc, etc, etc… Tudo um bom… desassossegado, na verdade…Um programa para qualquer idade!
Agenda de Eventos | Facebook
Nossa Senhora da Saúde – Costa Nova do Prado
26 a 30 SETEMBRO
“Todos os anos, desde a sua fundação, é celebrada a festa à sua excelsa Padroeira, no último domingo de Setembro, atraindo à Praia multidões de devotos e forasteiros. (…) A devoção para com Nossa Senhora da Saúde foi e é muito fervorosa. Cordões, libras, ligas, anéis, crucifixos, medalhas, (tudo de oiro), velas, ex-votos de cêra, outros ex-votos, azeite, novenas, orações, tudo ali era levado pelos verdadeiros devotos em agradecimento à SS. Virgem, pelas graças recebidas” (Rezende, J.V..(1944)).
Terá tido as suas origens em 1837 na recém-formada aldeia piscatória da Costa Nova, na capela e na igreja matriz, em sua honra. As cerimónias religiosas incluem a procissão de velas (a Nossa Senhora de Fátima), a eucaristia, com a bênção dos doentes e dos profissionais de saúde, a procissão solene e a saudação a Nossa Senhora da Saúde, a celebração mariana do akathistos, o acolhimento dos peregrinos doentes, a sua unção, a oração do terço, e ainda das “vésperas”. Além disto, a festa tem também contornos mais populares, incluindo bandas musicais, arraiais, fogos de artifício e diversões infantis.
Agenda de Eventos
Nossa Senhora do Rosário – Ermida e Carvalheira
05 e 06 OUTUBRO
Nossa Senhora do Rosário é o título recebido pela aparição mariana a São Domingos de Gusmão, em 1208, em que Maria lhe entrega o seu rosário. Fundou a ordem dominicana e por sua intensa propagação e devoção, a Igreja conferiu-lhe o título de “Apóstolo do Santo Rosário”.
Na Ermida e na Carvalheira, em Ílhavo, a capela da Ermida está devotada a Nossa Senhora do Rosário, e, anualmente, no primeiro fim-de-semana de outubro, realiza-se a festa em sua honra, que inclui uma procissão de velas, a eucaristia, e uma ainda procissão diurna. Está também associada a festejos populares na localidade, incluindo convívios e bailaricos, entre os residentes e os “filhos da terra”.
A Ermida (“Vila e Couto da Ermida”) é uma localidade que terá sido, até meados do século XIX, um pequeno concelho, independente de Ílhavo, e onde existiria uma capela devotada, inicialmente, a São Cristóvão, padroeiro dos viajantes e peregrinos. Mais recentemente, nos censos de 1721 o orago referido é São Tiago (ou Santiago). A capela foi construída em 1904 e fazia parte do Solar do Paço da Ermida. Porque o solar pertenceu, durante cerca de dois séculos, à família Pinto Basto, fundadora da fábrica de porcelana Vista Alegre, tendo aí residido alguns notáveis de finais do século XIX e inícios do século XX, a história da capela está também ligada à desta família… Por exemplo em 1891 Alberto Ferreira Pinto Basto (1861 ~ 1929), que foi presidente da Câmara Municipal de Ílhavo (por duas vezes), e vereador da Câmara Municipal de Aveiro, apadrinhou um filho (ilegítimo) do seu amigo António Tomás da Maia Mendonça, chamado Alberto da Maia Mendonça. A madrinha terá sido Nossa Senhora do Rosário.
Há muito para ver e conhecer a propósito desta singela, mas sentida festa, em honra de Nossa Senhora do Rosário. Atreva-se a descobri-la!
Agenda de Eventos
Milha – Festa da Música e dos Músicos de Ílhavo – Casa Cultura Ílhavo
01 a 03 NOVEMBRO
Os grupos e artistas que integram a Milha são transversais a todas as áreas da música, do popular ao erudito. Bandas filarmónicas, grupos corais, ranchos e grupos de cantares, bandas e músicos profissionais – todos estes grupos coexistem em Ílhavo. Na Milha, são desafiados a interagir, partilhar e criar, dinamizando a produção musical do concelho, fazendo pontes entre os vários agentes e criando, a partir daqui, um desafio anual que vai constituir uma plataforma permanente de contacto entre os pares. Paralelamente, a “Milha” também pretende ser um espaço para o desenvolvimento da cena musical ilhavense, apoiando na formação em áreas como a comunicação, o agenciamento e a edição.
E todos os anos, os resultados são surpreendentemente belos, e inovadores! Desafiamos-te a fazer parte desta festa, onde descobrirás que há beleza no que julgas que irás detestar, e como nos enriquecemos, e como nos elevamos, quando colocamos a alma na nossa música. Tens dúvidas sobre onde a Milha te pode levar? Espreita aqui o Projecto 2415, gravado na Costa Nova (Sílvio Rosado – “Música para os Ilhavenses do Futuro, início”)…
Agenda de Eventos | Instagram
Gastronomia de Bordo – Ílhavo
28 NOVEMBRO a 08 DEZEMBRO
Restaurantes do Município de Ílhavo
Ao enigmático hábito português do consumo de bacalhau associou-se desde logo uma problemática invisível para muitos, mas deveras pragmática na sua essência – a logística da pesca, tratamento e distribuição de um peixe de difícil alcance, já que se pesca no Atlântico Norte e no Círculo Ártico…
Os pescadores e marinheiros do Município de Ílhavo, ao longo dos tempos, viajaram (e viajam ainda) em navios, primeiro à vela e depois a motor, para pescar bacalhau nos mares do Atlântico Norte. A culinária dos navios bacalhoeiros esteve sempre condicionada pela tecnologia disponível a bordo (e desde logo com a introdução do frigorífico, apenas na década de 30 do século XX) e as técnicas de conservação dos alimentos que, em cada época, era possível ter a bordo.
Para melhor valorizar o património desta culinária, e também a das comunidades piscatórias “do largo”, preparamos para si mais uma edição desta iniciativa em torno das memórias, mas também da evolução e da inovação, da gastronomia bacalhoeira. Aproveite estas Experiências da Gastronomia de Bordo que os restaurantes locais nos vão dar a conhecer.
Agenda de Eventos
LEME Festival de Circo Contemporâneo e Criação Artística em Espaços não Convencionais
05 a 08 DEZEMBRO
Este festival explora as linguagens do circo contemporâneo e da criação artística para espaços não convencionais, em busca de novas abordagens e em confronto com a experimentação. Abrem-se a novas perspetivas artísticas, com foco na multidisciplinaridade e na diferença.
O Leme também surge da vontade de criar uma plataforma de contacto entre os criadores portugueses e a massa crítica internacional, respondendo aos desejos de um sector em manifesta evolução. Por um lado, o festival pretende representar um espaço de oportunidade para a criação artística contemporânea portuguesa nestes domínios e, por outro, promove o contraponto e o encontro com as tendências internacionais, oferecendo ao público uma programação ousada e plena de novidade.
O LEME é um lugar/tempo para ser tudo, sobretudo livre!
Agenda de Eventos
. OVAR
A cidade de Ovar recebe uma agenda repleta de emocionantes eventos, de setembro a dezembro de 2024. Ao longo destes meses, moradores e visitantes poderão desfrutar de um vasto leque de atividades culturais, desportivas e gastronómicas, que prometem animar a cidade e reforçar o seu espírito comunitário. Desde festivais tradicionais, concertos ao ar livre e exposições artísticas, até feiras de artesanato e degustações de produtos locais, haverá opções para todas as idades e gostos.
Vivencie o melhor de Ovar neste final de ano! Aqui, a cultura, tradição e inovação proporcionam momentos inesquecíveis.
OVAR EXPANDE
17 a 19 de outubro
A 5ª edição do Ovar Expande explora a ligação da música e da palavra (escrita e cantada) na sua dimensão cinematográfica. Entre concertos, oficinas de experimentação, formação técnica e masterclasses, durante três dias, a Escola de Artes e Ofícios é o palco deste ecossistema criativo, onde a “arte e o ofício” de pensar, fazer e trabalhar a música, pode ser vista, ouvida e viajada num espaço único e diferenciador e com uma programação com bons predicados. O Ovar Expande promete criar momentos memoráveis, de comunhão entre artistas, público e equipas de produção.
. SEVER DO VOUGA
ROTA DO CABRITO
Sever do Vouga acolhe, em 2024, a XIII Edição da Rota do Cabrito. O mês de outubro traz consigo a tradição de várias gerações, durante os dois primeiros fins de semana, nos dias 05, 06, 12 e 13, os restaurantes locais irão promover um dos sabores regionais característicos de Sever do Vouga.
Espera-se que o evento continue a estimular a economia local através da divulgação da cozinha tradicional, destacando-se o cabrito como a especialidade desta Rota Gastronómica.
Poderá experimentar o cabrito assado em forno ou em chanfana, integrando esta iguaria o património gastronómico do concelho de Sever do Vouga, que a par de outras, criam uma referência cultural e gastronómica severense, que leva à deslocação de muitos visitantes a este território das Montanhas Mágicas e da Ria de Aveiro.
Faça uma escapadinha gastronómica por Terras de SeVer!
A Rota da Lampreia e da Vitela realiza-se, em 2025, de 1 a 2 de março, dando destaque à cozinha tradicional severense. Conta com a adesão de vários restaurantes locais onde se pode saborear o arroz de lampreia, lampreia à bordalesa ou a famosa vitela assada no forno à moda de Sever do Vouga.
O município de Sever do Vouga é amplamente reconhecido como destino turístico gastronómico, sendo, deste modo um estímulo à economia local e à partilha de sabores únicos.
Nos dias 8 e 9 de março, a Câmara Municipal de Sever do Vouga promove o IV FESTIVAL DAS CAMÉLIAS destacando esta flor como ícone natural, cultural e patrimonial da região.
Neste contexto, os produtores locais e outros expositores nacionais, são chamados a participar na exposição anual das camélias contando com a presença das pastelarias que confecionam doçaria variada tendo como principal ingrediente esta flor. A floristas locais são também participantes ativas, embelezando ainda mais os espaços expositivos com as suas decorações artísticas, não esquecendo o comércio local que decora as suas montras com esta flor do inverno.
O programa inclui, também, a Rota das Camélias, que é um dos atrativos mais procurados pelos aficionados da camélia, tratando-se de uma visita aos principais campos de cultivo de camélias no território concelhio.
. OESTE
. ALCOBAÇA
Feira de São Simão
26 OUTUBRO a 01 NOVEMBRO
No século XX, a Feira de São Simão realizava-se no Rossio de Alcobaça, que normalmente estava “apinhado de gente”. “O povo circulava vagaroso e pasmado, entre as cores e os reflexos dos estendais, estonteado e encantado com a música estridentes (…). Os homens de Minde amontoavam as pesadas mantas listradas, os alforges de riscadinho e a lãzinha azul para as saias (…). Defronte das antigas hospedarias do convento, luziam artigos de cutelaria; os queijos pequenos de cabra e de ovelha enchiam os poceiros arrendados cobertos por alvíssimas toalhas.” in Virgínia de Castro e Almeida (do romance “A Praga”, 1917)
Uma Feira que conta já com mais de um século de tradição, onde os visitantes poderão encontrar deliciosas passas, castanhas, pinhões, nozes, entre muitos outros produtos típicos da época, que estarão expostos em vários stands. Tendo em consideração os novos padrões de consumo, a Feira de São Simão refresca-se, e destina um toque de inovação na apresentação dos produtos da terra.
O evento assinala ainda a celebração de datas religiosas como o Dia de São Simão (28 de outubro) e o Dia de Todos os Santos (1 de novembro), uma data que a Igreja Católica, através do Papa Bonifácio IV, escolheu para honrar todos os Santos.
. ALENQUER
Festa em Honra do Mártir São Sebastião
JANEIRO
São Sebastião é o santo padroeiro da aldeia de Atouguia das Cabras, Abrigada, e por ele cumprem-se três dias de festa todos os anos. O convívio reina e com ele a música e a devoção ao mártir nascido em Milão no século III.
. ARRUDA DOS VINHOS
27.ª Festa da Vinha e do Vinho
30 OUTUBRO a 03 NOVEMBRO
A 27ª Festa da Vinha e do Vinho realiza-se nos dias 30 de outubro a 03 de novembro de 2024, no Pavilhão Multiusos de Arruda dos Vinhos.
Este evento criado em 1998, promove não só a gastronomia regional através de espaços característicos que apresentam tradicionais e inovadoras receitas, como valoriza uma das mais importantes atividades agrícolas e económicas do concelho: o cultivo da vinha e a produção vinícola.
Por esta ocasião, dão-se a conhecer os novos vinhos produzidos nesse ano, através de provas e mostras de vinhos, visitas às vinhas e adegas e da realização de colóquios que ajudam os conhecedores da matéria e alguns curiosos, a «discutir» em torno desta atividade que constitui um importante polo económico no Concelho.
É ainda objetivo a promoção e divulgação de produtos locais e regionais, com especial enfoque aos relacionados com a vinha e o vinho.
. ÓBIDOS
FOLIO – Festival Literário de Óbidos
10 a 20 OUTUBRO
O programa completo do FOLIO – Festival Literário Internacional de Óbidos, edição 2024, estará brevemente disponível em foliofestival.com
Fique atento!
Campeonato Mundial de HIP HOP
24 a 27 OUTUBRO
Óbidos vai ser palco do World Championships – Hip Hop Unite Official entre os dias 24 e 27 de Outubro. O evento, que decorre no Complexo Desportivo de Óbidos, espera a presença de centenas de atletas, com equipas oriundas de vários países.
. TORRES VEDRAS
Feira Rural de Torres Vedras
05 OUTUBRO
A cultura e a arte juntam-se, assim, à frescura dos produtos da região. Na Feira Rural de Torres Vedras não faltam hortícolas, frutícolas, flores, plantas aromáticas, doçaria, pão, queijo, vinho, licores, artesanato, antiguidades e muito mais. Visite as várias bancas onde poderá adquirir alguns dos produtos da Região.
A Feira Rural de Torres Vedras realiza-se no primeiro sábado de cada mês, entre abril e outubro (exceto os meses de agosto e setembro).
Festival da Sapateira
13 SETEMBRO a 13 OUTUBRO
O Festival da Sapateira constitui um festival gastronómico em que a sapateira é rainha. Trata-se de uma iniciativa organizada por um conjunto de restaurantes aderentes à iniciativa, que se realizada em Santa Cruz. Venha deliciar-se!
Festas de Torres Vedras
25 OUTUBRO a 11 de NOVEMBRO
Torres Vedras estará em festa de 25 de outubro a 11 de novembro!
Na edição de 2024, as Festas de Torres Vedras vêm uma vez mais celebrar o outono, o São Martinho, a vinha e o vinho. Por todo o território, a cultura, o desporto e a gastronomia destacam-se como principais ingredientes.
. REGIÃO DE COIMBRA
. COIMBRA
Street Food
04 a 06 OUTUBRO
2ª edição do StreetFood Coimbra oferece uma experiência gastronómica diversificada, num festival repleto de cor e animação no encantador Jardim da Sereia. Este evento destaca-se pela presença de uma ampla variedade de carrinhas de comida, que vão desde as deliciosas sobremesas até às cervejas artesanais de Coimbra. Além disso, estão previstos momentos de diversão para as crianças, incluindo jogos e insufláveis
XII Ciclo Requiem Coimbra 2024
02 NOVEMBRO
O Coro Sinfónico Inês de Castro está de volta ao XII Ciclo de Requiem de Coimbra. O cartaz culturalmente forte e atrativo, garante que grandes obras musicais e grandes compositores clássico estejam presentes.
Festival de Cerveja Artesanal – Stong Beers
Janeiro/Fevereiro (Datas a confirmar) O Strong Beers – Festival de Cerveja Artesanal de Inverno, organizado pela Brew!, em parceria com a Câmara Municipal (CM) de Coimbra e com a Renasceia, Lda, é um evento que pretende promover e dar a conhecer as mais diversificadas opções de cervejas artesanais, especialmente as chamadas cervejas de inverno.
. GÓIS
Feira dos Santos do Mel e da Castanha
01 a 03 NOVEMBRO
Este ano, a Feira dos Santos, do Mel e da Castanha decorre no dia 01 de novembro, um certame com história no concelho e com um programa de muita animação com mercadinho, música, magusto e muito mais!
. LOUSÃ
Festival Gastronómico Sabores de Outono
18 a 27 OUTUBRO
Decorre de 18 a 27 de outubro, em vários restaurantes aderentes, o festival gastronómico “Sabores de Outono”.
Sabe mesmo ao outono!
Feira do Mel e da Castanha da Lousã
22 a 24 NOVEMBRO
Este doce evento, que já vai na sua 33ª edição, ocorre de 22 a 24 de novembro e apresenta um programa de diversão e animação diversificado com atividades promovidas e dinamizadas por instituições e artistas locais, e, também, por artistas de dimensão nacional.
A aposta no Mel DOP Serra da Lousã, na castanha e outros produtos endógenos como enchidos, licores, vinhos e cervejas artesanais, reforça o posicionamento do evento como marcante no calendário local e regional.
. MEALHADA
Rally Legends Luso- Bussaco 2024
25 a 27 OUTUBRO
Nesta 8ª edição, vamos reavivar os belos momentos do famoso Rali de Portugal e antigas classificativas da Serra do Bussaco, que promete trazer o espetáculo dos míticos ralis dos anos 80 às encostas da Serra do Bussaco, com provas previstas para os concelhos da Mealhada, de Mortágua e de Penacova.
. MIRA
Campeonato da Europa de Aquabike / Campeonato Nacional
27 a 29 SETEMBRO
O Município de Mira, a Federação Portuguesa de Motonáutica e a Union Internationale Motonautique (U.I.M) irão realizar, na Barrinha da Praia de Mira, a prova do “Campeonato Europeu de Aquabike Class Pro Circuit – U.I.M. AQUABIKE CLASS PRO European Championship – Mira 2024.”
. MORTÁGUA
Rally Legends Luso- Bussaco 2024
25 a 27 OUTUBRO
Nesta 8ª edição, vamos reavivar os belos momentos do famoso Rali de Portugal e antigas classificativas da Serra do Bussaco, que promete trazer o espetáculo dos míticos ralis dos anos 80 às encostas da Serra do Bussaco, com provas previstas para os concelhos da Mealhada, de Mortágua e de Penacova.
. OLIVEIRA DO HOSPITAL
Da Nossa Terra – Mostra de Produtos Biológicos e Agrícolas em Modo de Produção Tradicional
TODOS OS 2ºs SÁBADOS DE CADA MÊS
Promovido no 2º sábado de cada mês, no Mercado Municipal de Oliveira do Hospital, é no Natal que esta mostra ganha outra cor, com uma mostra especial dedicada a esta quadra e venda e degustação de produtos locais de qualidade e de época, diretamente da terra para as bancas do Mercado Municipal.
Festa das Vindimas de Lagares da Beira
28 e 29 SETEMBRO
Setembro é mês de vindimar e em Lagares da Beira o Rancho Folclórico Cultural daquela vila do concelho de Oliveira do Hospital faz uma homenagem sincera a esta prática agrícola ancestral. Tudo acontece no ‘Largo da Feira’, como é popularmente conhecido, com a plantação de uma vinha e a consequente vindima, animada com música tradicional portuguesa, exposições temáticas, gastronomia local e regional ou espaços onde as associações de lagares da Beira mostram as suas valências.
Feriado Municipal de Oliveira do Hospital
07 OUTUBRO
Anualmente, a 7 de outubro, comemora-se o Feriado Municipal de Oliveira do Hospital. Este ano, para além da Cerimónia Solene, este dia contará ainda com exposições temáticas, concertos ou teatro.
Festa da Castanha de Aldeia das Dez
12 e 13 OUTUBRO
A Festa da Castanha de Aldeia das Dez, promovida pela Junta de Freguesia em parceria com o Município de Oliveira do Hospital, é o evento mais importante da região dedicado ao universo castanícola, com a venda de castanha e produtos associados, animação musical e teatral, recriações etnográficas e o tradicional magusto à moda antiga.
Feira do Porco e do Enchido
09 e 10 de novembro de 2024
A Festa do Porco e do Enchido, realizada anualmente no 2º fim de semana de novembro, no afloramento granítico conhecido por “Lage Grande”, organizada pela Junta de Freguesia de meruge em parceria com o Município de Oliveira do Hospital, é o maior certame da região dedicado ao porco bísaro, sempre com vasta e multidisciplinar animação de rua, recriações, gastronomia local, feira animal ou passeios pedestres interpretativos.
. PENACOVA
Mostra de Doçaria Conventual de Lorvão
12 e 13 OUTUBRO
A 3ª edição da Mostra Nacional de Doçaria Conventual de Lorvão, vai decorrer, nos claustros do Mosteiro de Lorvão, no concelho de Penacova.
Estarão representados duas dezenas de doceiros de várias regiões. Tudo isto acontece a par da 2ª Bienal de Música do Mosteiro de Lorvão, que conta com Rão Kyao como cabeça de cartaz.
A 3ª Mostra Nacional de Doçaria Conventual de Lorvão, de entradas gratuitas, terá um vasto programa cultural associado, também ele de acesso livre, com concertos de música clássica – com especial enfoque no órgão de tubos -, recriação do fabrico de palitos de Lorvão, declamação de poesia, workshops de doçaria conventual e palestras.
Recorde-se que a mostra de doçaria conventual, que decorrerá num monumento nacional que foi um importante mosteiro e centro de produção de manuscritos iluminados no século XII, servindo depois como mosteiro feminino, estará aberta ao público no dia 12 de outubro, sábado, entre as 15h e as 21h, e no dia 13, domingo, entre as 10h30 e as 18h.Quanto ao programa de concertos da 2ª bienal de música, ele começa no dia 5 de outubro, às 21h30, com Bachteto (órgão de tubos, flauta transversal, soprano e barítono). Prossegue, dia 11, às 21h30, com Rão Kyao.
No dia 12, às 17h, será a vez do Colectivo declAMAR Poesia (poesia com viola de arco) e, às 21h30, o Encontro de Coros Divo Canto. Dia 13, às 18h, concerto do Conselho Consultivo da Escola de Artes de Penacova.
No dia 19, às 21h30, atuará Marina Pacheco & Ana Aroso (soprano e harpa).
No dia 26, às 21h, Rui Soares dará um concerto de órgão de tubos, seguindo-se o grupo Gaudium Vocis (harpa, órgão portativo, tambor de cordas, flauta, alaúde medieval, saz, percussões e voz).
O programa da bienal encerra, dia 27, às 17h, com a Filarmónica Boa Vontade Lorvanense.
Rally Legends Luso- Bussaco 2024
25 a 27 OUTUBRO
Nesta 8ª edição, vamos reavivar os belos momentos do famoso Rali de Portugal e antigas classificativas da Serra do Bussaco, que promete trazer o espetáculo dos míticos ralis dos anos 80 às encostas da Serra do Bussaco, com provas previstas para os concelhos da Mealhada, de Mortágua e de Penacova.
. PENELA
Mercado Municipal de Penela
Todas as quintas feiras – 09h00 às 13h00
Mercado agrícola e artesanal
Mercado Glocal
Último domingo de cada mês – 09h00 às 13h00
Artesanato, gastronomia e cultura nacional e internacional
Home Made Market – A Nossa Feira
Primeiro sábado de cada mês – 09h00 às 13h00
Artesanato, gastronomia e cultura nacional e internacional
Feira de São Miguel – Feira das Nozes
27 a 29 SETEMBRO
Com origem em 1433, o São Miguel, ou Feira das Nozes, inclui hoje a FAGRIP: Feira Agrícola e Industrial de Penela. As atividades incluem espetáculos musicais, desfiles de moda, provas desportivas, degustações gastronómicas, folclore, tasquinhas e muito mais, numa reafirmação da vitalidade social, económica e cultural.
Apareça de 27 a 29 de setembro, das 08h00 às 00h00, no Parque das Águas Romanas!
. SOURE
São Mateus | FATACIS
19 a 24 SETEMBRO
A Festa de São Mateus é das maiores a nível concelhio, conjuntamente com a FATACIS – Feira de Artesanato, Turismo, Agricultura, Comércio e Industria de Soure, um certame fundamental para a promoção e divulgação dos mais variados ramos da atividade económica que o Concelho tem para oferecer.
. REGIÃO DE LEIRIA
. ALVAIÁZERE
Festas, Feiras e Romarias no concelho
Alvaiázere, vila e concelho, deve o seu nome aos árabes. Com efeito, quando esses povos invadiram a Península Ibérica, no ano de 711, logo se apoderaram de grande parte do atual território nacional. Foi o caso de Alvaiázere, a quem batizaram de Al-Bai-Zir ou Alva-Varze, de acordo com as diferentes opiniões expressas.
O calendário das Festas, Feiras e Romarias é vasto, privilegiando as diversas freguesias do concelho.
20ª Edição do Festival Gastronómico “Alvaiázere Capital do Chícharo”
4 e 6 OUTUBRO
“Alvaiázere Capital do Chícharo” é um evento de referência no panorama gastronómico e cultural nacional, que decorrerá entre os dias 4 e 6 de outubro. O cartaz deste ano contará com nomes sonantes da música portuguesa: Bárbara Bandeira, Wilson Honrado, Karetus e GNR.
. BATALHA
Festa Nossa Senhora do Fetal
28 SETEMBRO A 2 0UTUBRO
A Festa em honra da Senhora do Fetal é uma celebração religiosa que ocorre, anualmente, na freguesia de Reguengo do Fetal, no concelho da Batalha. Esta festa é conhecida pela sua procissão noturna, onde todas as luzes da aldeia se apagam e o caminho é iluminado por cascas de caracóis recolhidas pela população.
Durante a festa, há duas procissões principais: uma no último sábado de setembro, quando a imagem de Nossa Senhora é levada da ermida para a igreja paroquial, e outra no sábado seguinte, quando a imagem retorna ao santuário.
. CASTANHEIRA DE PERA
“Viva Castanheira de Pera TODO O ANO”
Confira todas as atividades programadas para o outono/inverno no concelho de Castanheira de Pera.
𝖢𝖺𝗌𝗍𝖺𝗇𝗁𝖾𝗂𝗋𝖺 𝖽𝖾 𝖯𝖾𝗋𝖺, “𝗆𝖺𝗂𝗌 𝗊𝗎𝖾 𝗎𝗆 𝗅𝗎𝗀𝖺𝗋 𝗊𝗎𝖾 𝗏ê𝗌, é 𝗎𝗆 𝗅𝗎𝗀𝖺𝗋 𝗊𝗎𝖾 𝗌𝖾𝗇𝗍𝖾𝗌!”
. FIGUEIRÓ DOS VINHOS
Festa das Nozes
27 OUTUBRO
A tradicional Feira das Nozes em Honra de São Simão, decorre na Aldeia do Xisto do Casal de São Simão, no concelho de Figueiró dos Vinhos, no próximo dia 27 de outubro.
A festa, organizada pela Junta de Freguesia de Aguda, decorre no espaço envolvente da Ermida de S. Simão, e conta com a celebração eucarística, os tradicionais vendedores de nozes, castanhas, produtos agrícolas e artesanato e um serviço de bar e petiscos.
Feira de Doçaria Conventual
1 a 3 NOVEMBRO
A Feira de Doçaria Conventual de Figueiró dos Vinhos é um evento anual que celebra a rica tradição da doçaria conventual. Realizada no Convento de Nossa Senhora do Carmo dos Carmelitas Descalços, a feira atrai visitantes de todo o país, oferecendo uma oportunidade única para degustar uma variedade de doces conventuais.
. LEIRIA
Leiria Fun Run
21 SETEMBRO
Para além da corrida principal, o evento inclui várias atividades paralelas como aulas de fitness, animação musical, zonas de alimentação com comida saudável e áreas de lazer para crianças. A Leiria Fun Run é uma verdadeira festa para toda a família, onde o espírito de comunidade e a alegria de correr se encontram, proporcionando uma experiência inesquecível para todos os participantes.
Ágora – Cultura no Castelo de Leiria
07 e 08 SETEMBRO | 05 e 06 OUTUBRO
A iniciativa ÁGORA, visa a dinamização cultural e artística do Castelo de Leiria, e volta a ocupar este espaço histórico até outubro. Este evento destaca-se pela programação diversificada que inclui concertos, exposições e outras propostas artísticas.
A não perder na Cidade de Leiria!
Leiria Sobre Rodas – 11ª edição do Leiria Sobre Rodas!
27 a 29 SETEMBRO
Após o incrível sucesso da última edição, que atraiu cerca de 70 mil visitantes, o Leiria sobre Rodas está de volta de 27 a 29 de setembro (sexta-feira a domingo), junto ao
Estádio Dr. Magalhães Pessoa, em Leiria.
O evento organizado pelo Município de Leiria promete reunir, mais uma vez, o que há de melhor na cultura automóvel e da moto, com a presença de verdadeiras estrelas dos ralis nacionais e internacionais.
Ao longo de dez edições, o Leiria sobre Rodas consolidou-se como um dos melhores eventos da Península Ibérica para os apaixonados por automóveis, motos e desporto motorizado.
Com desfiles e exposições temáticas ligadas à cultura automobilística, da moto e da bicicleta, o programa cativa entusiastas de todas as idades, para um fim de semana
repleto de animação e atrações para toda a família.
Um dos momentos mais esperados é o já famoso Motorshow, e o cobiçado prize money do Leiria Rally2 Gold Challenge. No ano passado, contamos com a presença de
estrelas do automobilismo mundial, como como Kris Meeke, piloto oficial do Team Hyundai Portugal no Campeonato de Portugal de Ralis (CPR), François Delecor, vice-campeão do mundo de ralis em 1993, Gerard de Rooy, bicampeão do Paris-Dakar na categoria de camiões em 2012 e 2015, Adruzilo Lopes, tricampeão Português de Ralis, e Pedro Lamy, um dos melhores pilotos português de todos os tempos. Em 2024 estarão presentes os Leirienses, João Ferreira, campeão da Europa de Bajas e atual campeão nacional de TT, que venceu etapas no Rally Dakar e Ricardo Porém, campeão nacional de TT, bem como, Bruno Magalhães.
Visite o Instagram, Facebook ou no website do Município de Leiria para conhecer as novidades desta edição. Vamos acelerar juntos nesta celebração sobre rodas!
Prove Leiria Doçaria
11 a 13 OUTUBRO
O evento mais guloso do ano acontece no Mercado de Sant’Ana, onde as pastelarias de Leiria apresentam as suas especialidades, capazes de deixar qualquer um com água na boca.
Além da irresistível mostra de doces, durante o Prove Leiria Doçaria acontece, também, o concurso Escolha Doce dos Leirienses, que elege, todos os anos, o doce favorito do público.
Para além de tudo isto, este doce evento ofercee, também, showcookings conduzidos por Chefs de renome, animação musical e muitas surpresas. Razões mais do que suficientes para visitar o Mercado Sant’Ana nestes dias.
Acompanha todas as novidades sobre o Prove Leiria Doçaria na página oficial de facebook e instagram do É DE LEIRIA!
Meia Maratona de Leiria
20 OUTUBRO
A Meia Maratona de Leiria é um evento desportivo de destaque que atrai corredores de todo o país e do estrangeiro, oferecendo um percurso desafiador e pitoresco pelas ruas históricas da cidade. Realizada anualmente, esta prova promove não só a prática do desporto e um estilo de vida saudável, mas também a interação com a rica cultura e património de Leiria.
Mercadito de Palmo e Meio
27 OUTUBRO
O Mercadito terá lugar no Mercado de Sant’Ana, em Leiria, e aqui poderá encontrar aquela peça especial, aquele mimo, para oferecer à sua criança.
Ciclo de Música Medieval de Leiria
01 NOVEMBRO e 21 DEZEMBRO
Workshop “V: Janela para a vida medieval – Cantigas de Santa Maria”
01 novembro, sexta-feira
Horário: 15h00
Concerto Colheita de Melodias
01 novembro, sexta-feira
Horário: 16h00
Workshop “VI: Práticas Sazonais das Cantigas de Santa Maria”
21 dezembro, sábado
Horário: 15h00
Concerto “Um Natal Medieval”
21 dezembro, sábado
Horário: 16h00
. MARINHA GRANDE
Rallye Vidreiro – Centro de Portugal
11 e 12 OUTUBRO
Os municípios de Pombal, Alcobaça e Marinha Grande, vão ser o palco da disputa pelo título de Campeão Nacional Absoluto de Ralis, com a presença dos grandes nomes nacionais do automobilismo.
. PEDRÓGÃO GRANDE
Festas, feiras e festivais em Pedrogão Grande
Festa em honra de Senhora do Rosário
A Festa em honra de Senhora do Rosário decorre no lugar de Derreada Cimeira, no último domingo de setembro.
Festa em honra de São Vicente dos Pinheirais
A Festa em honra de São Vicente dos Pinheirais acontece em Mó Grande, no primeiro domingo de outubro.
Festival Gastronómico do Bucho Recheado de Pedrógão Grande
O Festival Gastronómico do Bucho Recheado de Pedrógão Grande realiza-se de 18 a 20 de outubro. O festival tem como objetivo maior preservar e estimular a gastronomia local, destacando a elevada qualidade das unidades de restauração locais e a forma como honram os sabores do concelho e respetivos produtos endógenos, com especial destaque para o Bucho Recheado de Pedrógão Grande.
Feira Mensal de Pedrógão Grande
Realiza-se todas as primeiras segundas-feiras de cada mês com feira de levante e mercado.
Feira de Santa Catarina
Ocorre no dia 25 de novembro, na sede da freguesia de Vila Facaia. É uma feira típica, muito concorrida por pessoas da região e onde tradicionalmente se come sardinha assada e se prova o primeiro vinho novo.
PED’Arte: Feira de Saberes e Sabores
Tem lugar habitualmente, no Jardim da Devesa, nos últimos domingos de cada mês. Aqui, produtores locais expõem e vendem os seus produtos, maioritariamente artesanais. Esta feira realiza-se com o objetivo de divulgar e promover os produtos/vendedores locais e de atrair pessoas alavancando, assim, o turismo no território.
. POMBAL
XXXVI Encontro de Bandas do Concelho de Pombal
5 OUTUBRO
O XXXVI Encontro de Bandas do Concelho de Pombal é um evento musical que celebra a tradição e a cultura das bandas filarmónicas locais. Este encontro reúne cerca de 250 músicos, proporcionando um espetáculo vibrante e diversificado. O evento é realizado na Escola Secundária de Pombal e é uma oportunidade para as bandas do concelho mostrarem o seu talento e repertório variado.
Rallye Vidreiro – Centro de Portugal
11 e 12 OUTUBRO
Os municípios de Pombal, Alcobaça e Marinha Grande, vão ser o palco da disputa pelo título de Campeão Nacional Absoluto de Ralis, com a presença dos grandes nomes nacionais do automobilismo.
. PORTO DE MÓS
Mercado de Produtos Locais
1º DOMINGO DE CADA MÊS
O Mercado de Produtos Locais realiza-se no primeiro domingo de cada mês, no Jardim Municipal, em Porto de Mós. O horário de funcionamento é das 9h00 às 13h00. Aqui, poderá encontrar uma variedade de produtos frescos, desde frutas e legumes da época, a queijos, enchidos, mel, compotas caseiras, artesanato local, e muito mais.
Feira de Velharias e Artesanato
1º DOMINGO DE CADA MÊS
A Feira de Velharias e Artesanato de Porto de Mós acontece no primeiro domingo de cada mês, no Jardim Municipal, das 07h30 às 18h00. Encontre e adquira peças únicas de antiguidades, pequenos móveis, livros, moedas e uma ampla variedade de artesanato local, ideal para quem aprecia cultura e tradições.
Grande Trail Serra dos Candeeiros
22 SETEMBRO
A equipa de Trail do Grupo Recreativo da Corredoura organiza a 4ª edição do Grande Trail Serra dos Candeeiros (G.T.S. Candeeiros), composto por duas provas e uma caminhada. O percurso do G.T.S. Candeeiros é maioritariamente composto por trilhos, caminhos agrícola e estradas florestais inseridas no parque natural da Serra de Aire e Candeeiros (PNSAC) sendo a sua localização não revelada até ao início da prova. Se a organização entender que as condições climatéricas são adversas à segurança dos atletas ou que existem outras razões de natureza diversa que se incompatibilizam com o evento, os percursos poderão sofrer alterações ou, no limite, o evento pode ser suspenso ou anulado.
G.T.S.C CAMINHADA – caminhada com a distância de aproximadamente 11km
G.T.S.C CURTO – prova com a distância de aproximadamente 16km
G.T.S.C LONGO – prova com a distância de aproximadamente 28km
23.º Encontro Nacional de Tocadores de Concertina da Barrenta
28 SETEMBRO
Um Encontro que já se realiza há 23 anos na Barrenta, concelho de Porto de Mós.
São esperadas milhares de pessoas, e centenas de tocadores e cantadores ao desafio, que irão proporcionar uma tarde inesquecível. Não falte!
Festival Gastronómico do Bacalhau, Azeite e Broa
DEZEMBRO (data a confirmar)
Em dezembro, o Município de Porto de Mós promove a 4ª edição do Festival Gastronómico do Bacalhau, Azeite e Broa, com o objetivo de divulgar a gastronomia e restauração local.
Ingredientes típicos da quadra natalícia, o bacalhau, o azeite e a broa são, também, iguarias que fazem parte da gastronomia da cultura portuguesas, com especial destaque para o azeite, produzido localmente e da broa, cuja farinha foi durante séculos, moída nos moinhos de vento do concelho.
Hoje, os restaurantes locais honram a história, os costumes e as tradições, com um traço de contemporaneidade! Não perca e delicie-se!
. BEIRAS E SERRA DA ESTRELA
. ALMEIDA
Sabores, Sons e Cores de Outono
NOVEMBRO
Atividade turística onde restaurantes, pastelarias e agentes locais dão as boas-vindas aos apreciadores dos sabores de outono, com iguarias de fazer crescer água na boca. Aliando os produtos endógenos da época à criatividade e às novas técnicas culinárias, criam-se ementas onde ressaltaram ingredientes como a castanha, a abóbora, o mel, a noz, o marmelo, os cogumelos, o vinho, jeropiga, ginja, entre outros. Muitos destes produtos também poderão ser apreciados e adquiridos nos Turismos Municipais de Almeida, Castelo Mendo e Vilar Formoso e que estarão, ainda, disponíveis, até ao final do mês de novembro, nos três espaços.
Feira de Caça, Pesca e Desenvolvimento Rural
31 JANEIRO, 01 e 02 FEVEREIRO
De 31 de janeiro a 02 de fevereiro de 2025, realiza-se no Pavilhão Multiusos de Vilar Formoso a 16ª Feira de Caça, Pesca e Desenvolvimento Rural. Um evento que continua a promover o gosto pela caça, pesca, natureza, gastronomia e divulgar as potencialidades turísticas e económicas do concelho. O evento que integra várias áreas de exposição será novamente um ponto de encontro, não só para apreciadores da caça e da pesca, mas também da natureza, do mundo rural, do artesanato e da gastronomia. Do programa fazem parte uma diversidade de atividades ligadas à cinegética. Ao longo dos 3 dias, os mais jovens, também, poderão desfrutar de várias atividades. Destaque para o espaço da Expo Gastronomia onde para além de serem apresentados os produtos endógenos do concelho, haverá uma série de showcookings dando a conhecer os melhores sabores do território. As tasquinhas irão fazer as delícias de todos os visitantes com a apresentação de pratos confecionados sobretudo à base de caça e pesca. Haverá ainda o tão esperado concurso da “Melhor Tasquinha”. Poderão ainda desfrutar da rota gastronómica pelos restaurantes e pastelarias do concelho. O certame será ainda contemplado com momentos de muita animação e espetáculos musicais com grupos locais e do panorama nacional.
Mercado à Moda Antiga
FEVEREIRO/MARÇO
O Antigo Quartel das Esquadras será novamente palco do Mercado à Moda Antiga. O certame incluirá expositores de produtos endógenos, objetos de colecionismo, antiguidades e velharias. Os visitantes poderão, assim, adquirir os produtos endógenos locais (mel, compotas, doces, bolos, pão, azeite, licores, frutos secos, hortaliça, entre outros…) e conhecer os seus produtores. Para além da gastronomia estarão em exposição artigos de coleção, antiguidades e velharias como balanças, porcelana, móveis, objetos de decoração, moedas antigas, máquinas de escrever, livros antigos, entre muitos outros.
FESTIVIDADES NO CONCELHO DE ALMEIDA
Freguesia da Ade
Festa de S. João (27 de dezembro)
Freguesia de Castelo Bom
Sebastião (fim de semana próximo a 20 janeiro)
Freguesia da Freineda
Festa do Bucho (março)
Freguesia da Malhada Sorda
Festa de S. Sebastião (20 janeiro)
Freguesia de Mesquitela
S. Sebastião (20 de janeiro)
Freguesia de Mido
Nossa Senhora de Fátima (Outubro)
Freguesia de Monteperobolso
S. Brás (3 de Fevereiro)
Festa do S. Martinho (Magusto comunitário)
Freguesia de Nave de Haver
Santa Bárbara (4 de Dezembro)
Imaculada Conceição (8 Dezembro)
Freguesia de Parada
Festa das Roscas (25 e 26 de Dezembro)
Freguesia de S. Pedro do Rio Seco
Festa do Menino (Dia 1 de Janeiro)
Freguesia de Senouras
Santa Catarina (25 de Novembro)
Santa Luzia (13 Dezembro)
Freguesia de Vale da Mula
Nossa Senhora de Lurdes (2.º Domingo de Fevereiro)
Freguesia de Vilar Formoso
Imaculada Conceição (8 Dezembro)
FEIRAS NO CONCELHO DE ALMEIDA
Almeida
Feira Nova (1 setembro)
Mercado mensal (dias 8 e último Sábado de cada mês)
Freineda
Mercado mensal (dia 16 de cada mês)
Malhada Sorda
Mercado mensal (dia 04 de cada mês)
Miuzela
Mercado mensal (entre 22 e 28 de cada mês)
Monteperobolso
Feira Franca de S. Brás (3 de fevereiro)
Nave de Haver
Mercado mensal (1ª quarta-feira de cada mês)
Vilar Formoso
Mercado mensal (1.º Sábado do mês)
. CELORICO DA BEIRA
Festival do Borrego Serra da Estrela DOP
26 e 27 de OUTUBRO
Decorre na Carrapichana, Celorico da Beira, o Festival conta com muita animação, concertos, artesanato, showcookings e degustações de borrego.
Paralelamente, ao Festival do Borrego DOP, decorre o Roteiro Gastronómico nos restaurantes aderentes da região.
. COVILHÃ
Setembro no Teatro Municipal da Covilhã
12 a 28 SETEMBRO
A Semana do Teatro Municipal da Covilhã que decorre de 12 a 28 de setembro, é um evento imperdível para os amantes das artes cénicas. Durante este período, o Teatro Municipal da Covilhã abre as suas portas para uma série de espetáculos que vão desde o teatro clássico ao contemporâneo, envolvendo companhias locais e nacionais. É uma celebração da cultura e da criatividade que enriquece a vida cultural da Covilhã e atrai espectadores de todas as idades.
Feira de S. Miguel
28 e 29 SETEMBRO
Nos dias 28 e 29 de setembro, no Parque S. Miguel, mantem-se a tradição da secular Feira de S. Miguel e o Tortosendo será a capital das sardinhas assadas, das cebolas e das nozes. E não faltará também animação musical.
Festa das Sopas
05 OUTUBRO
No próximo dia 5 de outubro a Avenida Viriato e a Praça da Liberdade vão acolher a edição deste ano do festival das Sopas do Tortosendo. Tasquinhas de comes e bebes com sopas para todos os gostos. A partir das 15h00!
ContraDança
19 SETEMBRO a 14 NOVEMBRO
Festival de Dança e Movimento contemporâneo em Seia, Fornos de Algodres, Gouveia, Covilhã e Fundão. Mais informações em
Pastores
04 a 06 OUTUBRO
Homenagem à história e tradição de um povo. Animação de rua. Abrigos de comes e bebes. Desfile de chocalhos e caminhada. Nas Cortes do Meio!
Rampa da Serra da Estrela
12 e 13 OUTUBRO
Rampa da Serra da Estrela/Covilhã, uma prova do agrado dos pilotos do Campeonato de Portugal de Montanha, desafiados a competir nas curvas da mais alta serra de Portugal Continental.
Tindersticks
08 NOVEMBRO
A banda britânica Tindersticks vai voltar a Portugal em novembro para cinco concertos, um dos quais na Covilhã. A mini digressão do grupo liderado por Stuart Staples vai começar no dia 8 de novembro, no Teatro Municipal da Covilhã, seguindo-se, um dia depois, o Teatro José Lúcio da Silva, em Leiria, o Teatro Aveirense (dia 10), a Casa da Música, no Porto, (dia 11) e a Aula Magna, em Lisboa (dia 12).
Os Tindersticks foram fundados em 1992 e já editaram 13 discos de estúdio, tendo também trabalhado em bandas sonoras, com destaque para a colaboração com a realizadora francesa Claire Denis.
Entre os dias 8 e 14 de novembro decorre a terceira edição da Covilhã Creative Week (Semana Criativa). Um evento no âmbito do Plano de Ação da Covilhã Cidade do Design.
Glenn Miller Orchestra
05 DEZEMBRO
Caso de sucesso em Portugal, onde esgotam sempre as salas por onde passam, a Glenn Miller Orchestra, dirigida pelo Maestro Ray McVay, regressa a Portugal em 2024 para mais espetáculos. A Glenn Miller Orchestra continua a encantar nos seus espetáculos com grandes sucessos como “Moonlight Serenade”, “In The Mood”, “Tuxedo Junction” ou “Chattanooga Choo Choo”. Ray McVay dirige cerca de 20 talentosos músicos e cantores nesta big band numa hora e trinta de espetáculo, como num estalar de dedos, nos faz recuar até aos anos trinta. No Teatro Municipal da Covilhã!
. FORNOS DE ALGODRES
Festival ContraDança 2024
19 SETEMBRO a 14 NOVEMBRO
A 15ª edição do Festival ContraDança, organizado pela ASTA – Teatro e outras Danças, terá passagem pela Guarda, com o apoio do Município da Guarda, nos dias 19 e 20 de setembro e nos dias 3 e 4 de outubro de 2024.
. GOUVEIA
Festival ContraDança 2024
19 SETEMBRO a 14 NOVEMBRO
A 15ª edição do Festival ContraDança, organizado pela ASTA – Teatro e outras Danças, terá passagem pela Guarda, com o apoio do Município da Guarda, nos dias 19 e 20 de setembro e nos dias 3 e 4 de outubro de 2024.
“Em Nome da Terra” – Festival Literário
2 a 6 OUTUBRO
A 3.ª edição do Festival Literário “Em Nome da Terra” está de regresso à aldeia de Melo, de 2 a 6 de outubro, com um programa que celebra o passado, o presente e o futuro da literatura, desenvolvido a partir do legado literário de Vergílio Ferreira que marca de forma ímpar esta aldeia levantada no sopé da Serra da Estrela.
. GUARDA
Festival ContraDança 2024
19 SETEMBRO a 14 NOVEMBRO
A 15ª edição do Festival ContraDança, organizado pela ASTA – Teatro e outras Danças, terá passagem pela Guarda, com o apoio do Município da Guarda, nos dias 19 e 20 de setembro e nos dias 3 e 4 de outubro de 2024.
. MANTEIGAS
Festival da Montanha
27 a 29 SETEMBRO
O Festival da Montanha, o maior evento de montanha em Portugal, está de volta para mais uma edição, prometendo uma experiência única no coração da Serra da Estrela, em Manteigas. O evento, que se realizará entre os dias 27 a 29 de setembro de 2024, trará uma programação ainda mais rica e diversificada para celebrar a natureza, a grandeza das montanhas e a cultura vibrante destes territórios.
. SEIA
CineEco – Festival Internacional de Cinema Ambiental da Serra da Estrela
30.ª edição CineEco. 30 edições. 30 rostos.
Um dos mais importantes festivais de cinema ambiental da Europa não acontece em Munique. Não acontece em Barcelona ou em Paris. Acontece em outubro, no sopé da mais alta montanha de Portugal continental: na pequena cidade de Seia. Aconteceu e acontece há 30 anos de forma ininterrupta, desde o dia que um grupo de senenses apaixonados pelo cinema e pela serra da Estrela, em 1995, fundaram o festival.
Mas haverá alguma razão para o CineEco ser em Seia? Acredita-se que não é pela geografia, pelo solo ou pelo clima, mas sim pelas pessoas. Há qualquer coisa nas gentes de Seia. Possuem uma relação particular com a natureza, com os seus ritmos e com a geografia da sua região. São as pessoas que fazem o CineEco. Que o criaram e que o fizeram perdurar.
O CineEco, evento pioneiro na sensibilização para as questões ambientais, é um festival de cinema, mas é também a essência de gente singular. A 30.ª edição do CineEco será por isso uma homenagem às pessoas de Seia e à sua ligação especial à natureza, representada na comunicação do festival, onde são apresentados 30 rostos locais para representar essa comunhão.
. TRANCOSO
Feira da Castanha e Paladares de Outono
01, 02 e 03 NOVEMBRO
Com o objetivo de promover um produto endógeno de grande importância no concelho – a castanha – quer no que respeita a quantidades produzidas, quer em termos de volume de negócios inerentes, o Município de Trancoso apostou na criação da Feira da Castanha e Paladares de Outono.
Neste certame, como forma de potenciar este recurso endógeno de extrema qualidade, são realizadas diversas atividades como showcookings onde, através de várias receitas, é dando a conhecer novas formas de confecionar este produto, provando que a castanha pode ser verdadeira rainha de diversos pratos, evidenciando as suas características nutricionais e versatilidade.
O certame conta ainda com conferências alusivas à castanha e castanheiro, e com diversos concursos onde a criatividade dos concorrentes é posta à prova, no que concerne a novos produtos, como doces e compotas, em que a castanha é o ingrediente principal.
Mercado Semanal
Todas as 6ªs feiras do ano
No mercado semanal de Trancoso que decorre todas as sextas feiras do ano, poderá encontrar um pouco de tudo: cestaria, confeções, árvores e flores, aves vivas, ferragens, calçado, frutaria, charcutaria, tapeçarias, mobiliário, louças e plásticos, artesanato, peixarias, padarias, alfaiates, quinquilharias, restauração, produção própria (produtos agrícolas).
. BEIRA BAIXA
. CASTELO BRANCO
Festival Sabores de Perdição 2024 – Castelo Branco
06, 07 e 08 SETEMBRO
Semana Europeia da Mobilidade – Castelo Branco
16 a 29 SETEMBRO
Semana Municipal da Juventude – Castelo Branco
20 a 29 SETEMBRO
VII Festival Rock Remember – Castelo Branco
30 SETEMBRO
Feira do Feijão Frade – Lardosa
04, 05 e 06 OUTUBRO
Patas e Patudos | Parque da Cidade
05 e 06 OUTUBRO
01, 2 0e 03 NOVEMBRO
Feira do Azeite e da Azeitona | Malpica do Tejo
. PROENÇA-A-NOVA
Agenda cultural de Proença-a-Nova
SETEMBRO
Em Proença-a-Nova, o mês de setembro é marcado por uma série de atividades culturais, desportivas e recreativas que celebram a rica tradição e o espírito comunitário da região. Durante este período, ocorrem eventos como feiras e mercados tradicionais, onde os produtores locais exibem e vendem seus produtos artesanais e agrícolas. Além disso, há festivais de música e dança que trazem vida e cor à cidade, promovendo a cultura regional. Os visitantes e residentes também podem participar em caminhadas e passeios de bicicleta pelos belos trilhos naturais da região, aproveitando o clima ameno de setembro. Essas atividades fazem de Proença-a-Nova um destino vibrante e acolhedor durante todo este mês.
. VILA DE REI
Restaurantes Vilarregenses recebem o 17º Festival Gastronómico do Achigã
19 e 27 OUTUBRO
Vila de Rei volta a celebrar a gastronomia regional com mais uma edição do Festival Gastronómico do Achigã. Organizado pelo Município de Vila de Rei, o Festival Gastronómico do Achigã vai realizar-se entre os dias 19 e 27 de outubro e promete voltar a deliciar os visitantes e a preencher os restaurantes aderentes com estes sabores e aromas já tradicionais. O Achigã volta assim a ser o rei das ementas de seis restaurantes Vilarregenses que aderiram àquela que é a décima sétima edição do Festival. Os estabelecimentos aderentes são os seguintes: Churrasqueira Central, Fifty-Fifty, O Cobra, Tasco d’el Rei, Tasquinha da Vila e Dom Cardeal II (este último apenas sob marcação).
. VILA VELHA DE RÓDÃO
Campeonato Nacional de Aquabike
12 e 13 OUTUBRO
Nos dias 12 e 13 de outubro, a pitoresca cidade de Vila Velha de Rodão será o cenário do emocionante Campeonato Nacional de Aquabike, (JetSki e Motas Água).
Este evento promete reunir os melhores atletas da modalidade, proporcionando um espetáculo de velocidade e habilidade nas águas do rio Tejo.
. VISEU DÃO LAFÕES
. AGUIAR DA BEIRA
Certame Gastronómico do Míscaro de Aguiar da Beira
Último fim de semana NOVEMBRO
O certame realiza-se em Aguiar da Beira onde o Míscaro é REI, no espaço gastronómico do certame e nos restaurantes locais aderentes, no último fim de semana de novembro.
O Certame Gastronómico do Míscaro é promovido pela câmara municipal, desde 2013, para divulgação desta excecional iguaria e promoção da gastronomia local, contando com a preciosa colaboração de restaurantes do concelho. Para além do Roteiro Gastronómico, há, ainda, outras atratividades, como o Mercadinho Agrícola, com exposição e venda de apreciados produtos locais, como a castanha, o queijo, a maçã, os enchidos, o mel, entre outros, dinamizado pelas juntas de freguesia e instituições de solidariedade do concelho; palestras, live-cooking, workshops temáticos, exposições e muita animação.
Festa do Pastor e do Queijo da Serra de Aguiar da Beira
Primeiro Domingo MARÇO
Aguiar da Beira faz parte da região demarcada de produção do Queijo Serra da Estrela que abrange 18 municípios. Com o objetivo de degustar e divulgar este produto D.O.P e homenagear os homens e as mulheres pastores e produtores de queijo, que fazem destas atividades o sem modo de vida, o Município de Aguiar da Beira organiza anualmente, no primeiro domingo de março, a Festa do Pastor e do Queijo da Serra, na localidade de Mosteiro/Pena Verde, atraindo ao evento concelhio largas centenas de pessoas. A Festa do Pastor e do Queijo da Serra inclui exposição e concurso pecuários de ovinos da raça bordaleira (nas categorias: ovelhas adultas, carneiros, malatos e malatas) nos quais participam habitualmente cerca de 40 produtores locais.
No concelho existem, atualmente, entre 80 a 90 criadores de gado ovino, que cuidam diariamente de mais de 4 000 animais e produzem entre 20 a 25 toneladas de queijo por ano. São cinco as queijarias artesanais licenciadas e duas as unidades de transformação industrial que certificam o nosso Queijo Serra da Estrela. Para além da mostra e prova do nosso melhor queijo e de um almoço regional abertos a toda a comunidade, a Festa do Pastor e do Queijo da Serra oferece, ainda, programa de animação variado com atuação de grupos locais e de um artista de projeção nacional.
. CARREGAL DO SAL
Festival do Leitão
11 a 13 OUTUBRO
A 10.ª edição do Festival do Leitão acontece de 11 a 13 de outubro, numa organização da Associação Recreativa e Desportiva de Fiais da Telha, da Junta de Freguesia de Oliveira do Conde e do Município de Carregal do Sal.
Os visitantes espalham-se pelo Terreiro de Santo António e ruas adjacentes da localidade, visitam expositores, degustam a iguaria Rei em prato e em sandes, e desfrutam da animação em palco. Junte-se à festa!
. CASTRO DAIRE
Festas e Romarias de Castro Daire
Freguesia de Cabril
S. Silvestre – Tulha Nova | 2º domingo de fevereiro
N. Sra. De Fátima – Pereiró | 13 de maio e 13 de outubro
N. Sra da Guia – Tulha Velha | 2º domingo de novembro
Santa Luzia – Castro | Domingo seguinte a 8 de dezembro
Cantares das Janeiras – Igreja Matriz | 3º sábado de janeiro
Freguesia de Castro Daire
S. Silvestre – Vale de Matos | 31 de dezembro
Freguesia de Ermida
Sra. Da Conceição – Ermida | 8 de dezembro
Freguesia de Ester
Senhora do Rosário – Ester de Baixo | 3º domingo de outubro
Senhora do Rosário – Ester de Cima | 8 de dezembro
Freguesia de Mamouros
S. Miguel – Mamouros | 29 de setembro
Sra. da Conceição – Mamouros | 8 de dezembro
Freguesia de Mões
Santo Amaro – Vila Franca | 15 de janeiro
S. Gonçalo – Codeçais | 19 de janeiro
S. Braz – Granja | 1º domingo de fevereiro
Freguesia de Moledo
Srª da Conceição – Coura | 8 de dezembro
Freguesia de Monteiras
S. Martinho – Monteiras | 2º fim de semana de novembro
Santa Luzia – Carvalhas | 13 de dezembro
Freguesia de Parada de Ester
Festival do Folclore – Eiriz | 3º domingo de setembro
S. Silvestre – Eiriz | 31 de dezembro
Freguesia de Pinheiro
S. Sebastião – Vila Seca | domingo próximo ao dia 19 de janeiro
S. José – Pereira | 19 de março
Freguesia de Reriz
S. Sebastião – Reriz | Domingo a seguir ao dia 20 de janeiro
N. Senhora de Rodes – Reriz | último domingo de maio
S. Martinho – Reriz | Fim-de-Semana a seguir ao dia 11 de novembro
Freguesia de Ribolhos
Santo André | último domingo de novembro
Freguesia de S. Joaninho
S. Antão | 3º domingo de janeiro
. MANGUALDE
Festa do Borrego
5 OUTUBRO
A 2ª edição do Festival do Borrego, promovido pela União de Freguesias de Santiago de Cassurrães e Póvoa de Cervães, com o apoio do município de Mangualde, realiza-se anualmente, no primeiro fim de semana de outubro, coincidente com a época alta de nascimento de borregos. Neste evento, que tem como objetivo manter viva a atividade pastorícia, vão ser degustados vários pratos de borrego, cuja confeção será supervisionada pelo chef João Soares.
. NELAS
XXXII Feira Medieval de Canas de Senhorim
4 a 6 OUTUBRO
Está de volta mais uma edição da histórica e inigualável Feira Medieval que decorre na Vila de Canas de Senhorim, este ano nos dias 4, 5 e 6 de outubro de 2024.
Um verdadeiro salto no tempo através do qual poderá reviver o passado num ambiente repleto de animação, cortejos medievais, música, exposições e tasquinhas. Para além disso, na Feira Medieval poderá encontrar todo o tipo de artigos da época, desde artesanato, joalharia, produtos agrícolas, tradicionais bebidas e comidas, e muito mais!
Carnaval no coração do Dão – Nelas e Canas de Senhorim
1ª semana MARÇO
Em Canas de Senhorim, a rivalidade entre o Paço e o Rossio é uma tradição que enche as ruas de cor e música, com marchas compostas por numerosos grupos de foliões, que dão vida a esta “rivalidade” e que culmina com o tradicional despique, na terça-feira de Entrudo, nas quatro esquinas da localidade, onde os foliões de cada bairro puxam pela sua música e canções. Fazem parte das tradições desta localidade, a “Segunda-feira das Velhas”, as noites, os pisões, as paneladas e as batatadas na Quarta-Feira de Cinzas com respetiva queima do entrudo.
Na Vila de Nelas, a Associação do Bairro da Igreja e do Cimo do Povo assumem o protagonismo do Carnaval, com uma grande festa carnavalesca, muita alegria e foliões, que começa na Praça do Município e se estende às ruas da vila de Nelas, ao ritmo de música brasileira, culminando em ambiente de festa e alegria, com a troca das rainhas dos dois bairros, na terça-feira de Entrudo. De salientar ainda, a queima do Entrudo, na Quarta-Feira de Cinzas, realizada por cada uma das Associações envolvidas.
. OLIVEIRA DE FRADES
Fim de Semana Gastronómico
05 a 07 OUTUBRO
Em Oliveira de Frades, de 5 a 7 de outubro, decorre o Fim de Semana Gastronómico, no Jardim Dr. Francisco Sá Carneiro. Visa promover a preservação, valorização e promoção da cultura e gastronomia locais.
Feira da Castanha
05 NOVEMBRO
No dia 5 de novembro, Oliveira de Frades celebra a tradicional Feira da Castanha, um evento que exalta os sabores do outono e a rica cultura local. Além da venda de castanhas e produtos regionais, a feira contará com animação, música tradicional e atividades para toda a família. É uma oportunidade perfeita para apreciar a gastronomia e o artesanato da região, num ambiente festivo!
. PENALVA DO CASTELO
Festas e Feiras de Penalva do Castelo
SETEMBRO
8 – Nossa Senhora da Graça ( Sezures )
16 – Santa Eufémia ( Lisei )
Nossa Senhora da Piedade ( Maio e Setembro ) – Germil
Festa da Nossa Senhora da Assunção ( Padroeira, 1ª Quinzena ) – Lusinde
Festa das Vindimas ( 2ª Quinzena ) – Sezures
29 – Nossa Senhora do Bom Sucesso ( Antas )
29 – São Miguel ( Quinta da Ponte )
OUTUBRO
Feira da Maçã Bravo de Esmolfe ( inicio do mês )
NOVEMBRO
11 – Festa da Castanha e do Vinho / São Martinho ( Pindo )
DEZEMBRO
8 – Senhora da Conceição ( Castelo de Penalva )
13 – Santa Luzia ( Aldeia de Soito de Vide, Ribeira)
18 – Nossa Senhora do Ó ( Corga
. SATÃO
Rota do Míscaro em Sátão
29 de SETEMBRO
Nesta 2.ª edição do Pé ante Pé, da Comunidade Intermunicipal Viseu Dão Lafões, percorra Rota do Míscaro (PR1), no município de Sátão. Num percurso circular pelos pinhais de Sátão, capital do míscaro, desvendam-se os segredos do pequeno cogumelo Tricholoma equestre. Caminhos de grande beleza paisagística, onde flora e fauna se mostram exuberantes, e pontuados por interessantes marcos de arquitetura religiosa: Santuário de Nosso Senhor dos Caminhos, Convento do Sr. Sto. Cristo da Fraga e Convento de Sta. Eufémia. Faça a sua inscrição aqui
. TONDELA
Festas, Feiras e Romarias em Tondela
Tondela é um concelho conhecido pelas suas ricas tradições culturais, que se refletem nas suas festas, feiras e romarias.
Os eventos combinam devoção religiosa com festividades populares, incluindo procissões, música e bailes que reúnem a comunidade para homenagear os seus padroeiros.
As feiras anuais trazem o espírito comunitário à cidade, oferecendo produtos regionais, artesanato, e muita gastronomia. São momentos de encontro e partilha imperdíveis que enriquecem a vida cultural da região.
. VISEU
Festival Outono Quente
OUTUBRO (Datas a confirmar)
Este festival celebra o outono com uma programação diversificada para todas as idades. Inclui concertos, espetáculos de teatro, exposições de arte e atividades ao ar livre. É uma oportunidade para apreciar a beleza da estação, a cultura local e a gastronomia da região.
. VOUZELA
Festival Palcos
07 a 28 SETEMBRO
Nos dias 7, 14, 21 e 28 de setembro, o cineteatro João Ribeiro, em Vouzela, vai acolher mais uma edição do Festival Palcos, numa organização da ATEF – Associação de Teatro Experimental de Fataunços.
É um gosto partilhar convosco estes incríveis festivais, festas, feiras e romarias que agitam o outono e o inverno, no Centro de Portugal!
Se o nosso artigo não apresenta aquele festival emocionante, aquela festa imperdível, uma feira cheia de encantos ou uma romaria tradicional… queremos saber!
Ajude-nos a tornar esta divulgação tão diversificada e vibrante quanto os eventos que animam e espalham alegria pela região.
Celebre o outono e o inverno. Festeje connosco o ano inteiro!
Artigo em atualização. Agradecemos todos os contributos para comunicacao@turismodocentro.pt