Mata do Bussaco, um oásis no Centro de Portugal

Falar da floresta do Bussaco ou mata do Bussaco é entrar numa descrição quase que utópica de um local de sonho. No entanto, essa descrição é real e a prova existe bem no centro de Portugal.

A mata, que é metade floresta e metade mato, transporta todos os visitantes até um espaço de sonho. Um dos grandes responsáveis por este lugar único foi a Ordem dos Carmelitas Descalços que escolheu, no século XVI, esta região para se instalar, contribuindo para a plantação e extensão da mata.

É bastante fácil passear e explorar esta mata: não precisa de se aventurar por caminhos complicados ou difíceis de encontrar. A melhor forma de explorar este local é percorrendo os diferentes caminhos pedestres, preparados especialmente pela Fundação Mata do Bussaco.

Procure os diferentes tipos de árvores e vegetação, encontre cada ponte, lago e fonte e descubra a magia única de um dos locais mais queridos do centro de Portugal. Com seis percursos pedestres, todos eles bem sinalizados, mergulhe na magia da mata do Bussaco e descubra por si mesmo porque é que este é um lugar de sonho.

Diversidade e beleza exótica na mata do Bussaco

A mata do Bussaco é um local único em Portugal…e não só!

Esta mata é considerada como um jardim botânico, pois abriga nele mais de 700 espécies vegetais e animais, algumas delas raras e exóticas.

O Vale dos Fetos é um das zonas mais especiais desta mata: nele encontrará lagos e fontes que o vão refrescar e surpreender pela forma como casam na perfeição com o verde da vegetação.

Visitar a mata do Bussaco é sinónimo de visitar um local de verdura excepcional, desenhado e criado pelo homem para fins espirituais.

O legado da passagem da Ordem dos Carmelitas Descalços ainda é notório, não só na organização do espaço mas também por algumas das espécies presentes importadas pelos monges, como é o caso do cedro-do-buçaco.

Se for fã de vistas e paisagens maravilhosas, a mata do Bussaco tem a característica de ter em si quatro miradouros que lhe permitem ver de uma perspectiva espetacular toda a sua extensão e arredores.

Deixe-se encantar pelo misticismo da Mata Nacional do Bussaco.