Ao longo de todo o litoral da região de Aveiro, a costa cobre-se de areia dourada que é lavada todos os dias pelo mar fresco do Oceano Atlântico. Aqui poderá encontrar os melhor locais para o merecido descanso e uns banhos de sol, aliado à melhor gastronomia e vinhos. Amantes de desportos aquáticos, ciclismo e natureza encontrarão inúmeros motivos para passar uns dias nas praias oceânicas do Centro de Portugal.

Isto porque, as praias desta região, assim como outras do litoral atlântico, são ideais para a prática de desportos náuticos como o surfkitesurf, o windsurfbodyboard e até o paddlesurf, reunindo várias opções ligadas à cultura das ondas, desde escolas a diversas atividades culturais e desportivas. Só na Região de Aveiro poderá encontrar 6 estações náuticas:

Estação Náutica de Aveiro

Estação Náutica de Ovar

Estação Náutica de Ílhavo

Estação Náutica de Vagos

Estação Náutica da Murtosa

Estação Náutica de Estarreja

Praia de São Jacinto I Aveiro

Praia de São Jacinto, Aveiro

A praia de S. Jacinto, com um vasto areal permite momentos de sossego junto ao mar. A povoação, ainda mantém as características de uma comunidade piscatória de grande ancestralidade.

A Praia de São Jacinto está associada à vila piscatória do mesmo nome. Localizada a norte do molhe norte da Barra de Aveiro, possui um extenso areal em estado quase selvagem e com dunas primárias em desenvolvimento, uma vez que beneficia do facto de se encontrar a barlavento das correntes, face ao molhe. O estradão com início na localidade de São Jacinto, ao longo da vedação da área militar de operação do Regimento de Infantaria n.º 10 (RI10), em área de uso público, possibilita a visita de forma aberta e livre, por terra, ao molhe norte.

Circulando ao longo do acesso a este molhe, podem-se observar as embarcações em trânsito e, na sua extremidade, é possível comparar as diferenças nos areais entre o sector a norte e a sul da barra, uma vez que este serve de barreira ao transporte dos sedimentos no litoral. As suas águas cristalinas tornam esta praia popular no período do verão, sendo ainda muito procurada por praticantes de surf e bodyboard.

Durante o período outonal, a Praia de São Jacinto torna-se num interessante ponto de observação da passagem de grande número de aves marinhas, como os Gansos-patolas (Morus bassanus), os Moleiros (Stercorarius sp.), as Cagarras (Calonectris diomedea borealis), as Tordas-mergulheiras (Alca torda), diversas espécies de Gaivotas (Larus sp.), entre outras.

Para quem vem de Aveiro, o transporte mais direto para chegar a São Jacinto é o ferry-boat que atravessa a Ria em ligações regulares. Por via terrestre é necessário ir até à Torreira ou Ovar e depois continuar para sul até São Jacinto.

Praia da Barra I Ílhavo

Praia da Barra, Ílhavo

Galardoada com a Bandeira Azul desde 1989 e com a Bandeira “Praia Acessível, Praia para Todos” desde 2002, as caraterísticas mais marcantes da Praia da Barra são o seu enquadramento paisagístico pelo Farol (o mais alto em Portugal e um dos mais altos no Mundo, com 62 metros de altura e 66 metros acima do nível do Mar), o areal dourado a perder de vista, a qualidade das suas águas e a animação estival.

Insere-se numa península que também inclui a Praia da Costa Nova, separada do continente pelo Canal de Mira da Ria de Aveiro.

Gastronomia – peixe fresco grelhado, marisco, bacalhau, petiscos – percebes, “camarão da costa”, sopas de peixe, “tripas” (doce local recheado com chocolate ou ovos moles, entre outros) e cozinha internacional – italiano, chinês, venezuelano, etc…

A visitar – Farol da Barra, Capela de São João Batista, miradouro sobre a Ria (vistas do Jardim Oudinot, do Navio Museu Santo André e da Ponte da Barra), paredão.

Festas / Eventos – 1ª Banho do Ano (1 de janeiro), S. João da Barra (último fim de semana de junho), iniciativas Marolas – Ílhavo, Festival Gastronomia de Bordo.

Praia da Costa Nova I Ílhavo

Praia da Costa Nova, Ílhavo


Constitui, sem dúvida, uma das mais marcantes imagens das praias portuguesas, com os seus coloridos “Palheiros”, atuais residências balneares pintadas com riscas coloridas e contrastantes. A Costa Nova encanta pelo seu charme, que nos recorda a segunda metade do século XIX, mas também pelas espetaculares paisagens da Ria e dos pores do sol oceânicos.

A Praia da Costa Nova está certificada com a bandeira Azul desde 1989 é também “Praia Acessível, Praia para Todos” desde 2002. Muito procurada por famílias, esta praia, de areia dourada e fundos de areia, é também muito procurada para a prática do surf e do bodyboard, sendo anualmente palco de um dos eventos femininos mais emblemáticos destas modalidades e que tem trazido uma etapa do campeonato europeu de bodyboard a Portugal – o Costa Nova Cup.

Gastronomia – peixe fresco grelhado, marisco, bacalhau, ensopados e caldeiradas de peixe (incluindo enguias), petiscos – percebes, “camarão da costa”, sopas de peixe, “tripas” (doce regional com origem nesta praia, recheado com chocolate ou ovos moles, entre outros) e pastéis de nata.

Artesanato – nós de marinheiro, miniaturas de embarcações engarrafadas, redes e cerâmica de mesa – tipo Vista Alegre e faiança tradicional portuguesa, cestaria e elementos decorativos náuticos, etc…

A visitar – conjunto arquitetónico da calçada Arrais Ançã (inclui os “palheiros” com riscas coloridas em fundo branco), Mercado do Peixe da Costa Nova, Cais dos Pescadores, Clube de Vela da Costa Nova, Avenida da Nossa Senhora da Saúde e Cais Criativo

Festas / Eventos – Ria a Gosto – Festival de Marisco da Costa Nova, Festival da Sardinha da Costa Nova, festa em honra de Nossa Senhora da Saúde (3º fim-de-semana de setembro), iniciativa Marolas, Miss Activo Cup, Festival Gastronomia de Bordo – Ílhavo, etc…

Poderá também usufruir, mediante marcação prévia, de visitas orientadas à praia da Barra e da Costa Nova.

Praia da Vagueira I Vagos

Praia da Vagueira, Vagos

A Praia da Vagueira é dona de um areal extenso e o paredão que convida a longos passeios com vista para o mar, é pela pesca com Arte Xávega que esta praia se distingue de todas as outras. Venha testemunhar a mais antiga forma de pesca no mundo, na qual pequenos barcos enfrentam as ondas da rebentação para largar as redes; e onde pode ajudar os pescadores locais a puxar as redes de volta a terra, com a ajuda de bois ou tratores. Uma tradição que não pode perder.

Assim, desde que o tempo e a maré permitam, haverá́ peixe fresco, acabado de apanhar, à sua espera no mercado ou nos restaurantes locais. Descubra o sabor e a força do Atlântico nesta praia única. É um local tão especial, que a qualidade da água garante a atribuição da bandeira azul desde 1989. Um motivo mais que suficiente para dar um revigorante mergulho no mar.

Venha ainda descobrir o cinema de verão; as aulas de ginástica; os concertos; e as feiras, que animam esta praia durante o Verão. E, no resto do ano, aproveite os fantásticos passadiços para absorver toda a energia do ar do mar.

Praia do Areão I Vagos

Praia do Areão, Vagos (Créditos: Câmara Municipal de Vagos)

A Praia do Areão fica a alguns quilómetros a sul da Vagueira, entre a ria tranquila e o poderoso oceano. Protegida por um extenso e elevado cordão dunar, esta praia é ideal para quem procura um areal mais tranquilo e recatado. Pode aceder à vasta área desta praia através dos passadiços nas dunas, que oferecem panoramas únicos e inspiradores.

Com um enorme estacionamento e bares de apoio, a Praia do Areão é preferida pelas famílias que procuram maior tranquilidade, sem perder o conforto e a conveniência de uma praia vigiada. A qualidade da água é excelente, tendo esta zona bandeira azul há́ muitos anos consecutivos.

Venha até́ à Praia do Areão, de verão ou de inverno, para apreciar a natureza no seu estado mais puro e descobrir o prazer de ter espaço, sossego e sol numa das praias mais fotogénicas do centro do país.


Praia do Labrego I Vagos

Praia do Labrego, Vagos (Créditos: Câmara Municipal de Vagos)

A Praia do Labrego é diferente das suas vizinhas, em ambiente e equipamentos. É fácil distinguir esta pequena praia, muito procurada pelos surfistas pelas boas condições do mar. Aqui encontra um parque aquático que faz as delícias dos mais pequenos; e duas escolas de surf que ensinam os mais aventureiros a fazerem- se ao mar numa prancha.

O bar oferece uns excelentes fins de tarde a ver o por do sol sobre a linha do horizonte e o areal; e a ria adjacente dá-lhe a oportunidade de ver algumas espécies de aves protegidas a pousar na zona do sapal. Apesar do nome, esta é a praia mais reservada e recatada de Vagos.

Venha conhecer esta e as outras praias de Vagos, que acompanham a extensão da ria de Aveiro e do cordão dunar que as protege e define como praias atlânticas de beleza irrepreensível.

Praia da Torreira I Murtosa

Praia da Torreira, Murtosa (Créditos: Câmara Municipal da Torreira)

Enquadrada pela magnífica paisagem dunar, a praia da Torreira, com o seu extenso areal, oferece condições de excelência para a prática balnear, sendo, por isso, o destino escolhido, anualmente, por largos milhares veraneantes.

O núcleo urbano da Torreira, como todo o concelho da Murtosa, é plano e servido por uma extensa rede de ciclovias, convidando os visitantes a descobrir, de bicicleta, a beleza deste território, situado entre a Ria e o Mar. A norte da zona balnear é ainda praticada a Arte Xávega, marca da identidade anfíbia do marinhão.

Praia do Bico I Murtosa

Praia do Bico, Murtosa (Créditos: Câmara Municipal da Murtosa)

A praia do Bico, localizada a poente do complexo de cais do Bico, junto ao canal da Murtosa da Ria de Aveiro, na Freguesia da Murtosa, ganhou, em 2016, o estatuto de zona balnear designada, tornando-se, desta forma, a terceira praia oficial do Município depois da praia oceânica da Torreira e da praia estuarina do Monte Branco.

Está integrada em pleno percurso visitável da Natureza – NaturRia, possuindo, por isso uma envolvente natural extraordinariamente bela e rica em biodiversidade.

A praia está inserida numa áreas mais relevantes do Concelho da Murtosa, também do ponto de vista histórico e cultural. Efetivamente, o Bico, com o seu complexo de cais, foi outrora um dos mais importantes locais de descarga de moliço, de sal e de materiais de construção.

Praia de Cortegaça I Ovar

Praia de Cortegaça, Ovar

A Praia de Cortegaça é uma praia urbana, que se encontra a 2,5 km do Centro da Vila e a 9 km da sede do concelho, com uma população peculiar na época balnear na ordem dos 5 000 habitantes.

A Praia de Cortegaça tem cada vez mais a presença constante de surfistas e praticantes de bodyboard, dadas as condições favoráveis à prática destas e outras modalidades náuticas.

Praia do Furadouro I Ovar

Praia do Furadouro, Ovar

A Praia do Furadouro é uma praia urbana da cidade de Ovar, encontrando-se a 4 km do centro da cidade. O aglomerado urbano adjacente é servido dos serviços básicos de saúde, com dinamismo comercial crescente e com uma população durante a época balnear na ordem dos 20 000 habitantes. O Parque de Campismo do Furadouro dispõe de uma lotação máxima de 5 000 residentes.

A Praia é envolvida por espaços naturais próximos complementares, de grande atração, como a Ria de Aveiro e a Floresta de Pinheiro Bravo integrada no Regime Florestal das Dunas de Ovar.

É uma praia de areias finas na continuidade da marginal urbana, com águas frias e mar agitado, onde a pesca desportiva e a Arte Xávega com a sua técnica ancestral são o fator de grande atração.

Praia de Esmoriz I Ovar

A Praia de Esmoriz é uma praia tipicamente urbana da cidade de Esmoriz. Encontra-se a 2 km do centro da cidade, um aglomerado marcado pelo dinamismo comercial e turístico, com uma população residente durante a época balnear na ordem dos 10 000 habitantes, com um parque de campismo com lotação máxima de aproximadamente 1750 residentes.  

É a praia mais próxima das cidades de Espinho e Santa Maria da Feira, sendo um polo de atração da região, em particular da população de concelhos vizinhos a norte da cidade de Esmoriz.

É uma praia de areias finas e extenso areal na continuidade da marginal urbana, com águas frias e mar agitado.

A Barrinha de Esmoriz constitui-se como referência do Património Natural do Concelho, complementado com a Floresta de Pinheiro Bravo integrada no Regime Florestal das Dunas de Ovar e o Parque Ambiental do Buçaquinho.