Conheça algumas das melhores praias fluviais e oceânicas da Região de Coimbra.

Berço das mais queridas tradições de Portugal, a região de Coimbra é o destino perfeito para se deixar envolver pelos segredos da natureza, percorrer a memória das mais bonitas histórias do nosso País e descobrir os tesouros do Baixo Mondego.

Mira

Praias de Mira

Praia de Mira

A Praia de Mira é uma zona balnear do tipo urbana com uso intensivo e com bastante tradição. Possui o galardão da Bandeira Azul da Europa desde 1987, ano em que se iniciou essa campanha mundial e é a única praia que, desde sempre, tem esse mérito. Esta praia apresenta excelentes condições para a prática balnear e tem diversos serviços para os banhistas destacando-se: balneários, acessibilidades, chuveiros de praia, ecopontos de praia, postos de primeiros socorros, nadadores-salvadores e modernos equipamentos de bebidas e restauração.

Praia do Poço da Cruz

Praia do Poço da Cruz é uma zona balnear quase natural, do tipo não urbana de uso pouco intensivo. Tem óptimas condições para a prática balnear e desportiva, como o surfe e o parapente e apresenta diversos serviços destacando-se: chuveiros de praia, ecopontos de praia, posto de primeiros socorros, nadadores-salvadores e equipamentos de bebidas. Foi pela primeira vez galardoada com a Bandeira Azul em 2007.

Cantanhede

No areal da Praia da Tocha, no concelho de Cantanhede, ainda se encontram os típicos palheiros de madeira assentes sobre estacas, construídos pelos pescadores para guardar os seus utensílios e que, atualmente, restaurados, são simpáticas casas de férias. 

Praias de Cantanhede

Praia da Tocha

A Praia da Tocha completou, em 2015, 25 anos consecutivos de reconhecimento da sua qualidade balnear e ambiental com a Bandeira Azul, circunstância que esteve na base da atribuição de um certificado de participação internacional pela entidade que gere esse processo, a Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE), secção Portuguesa da Foundation for Environmental Education (FEE). 

Esta distinção ainda tem mais significado quando é a única praia portuguesa que faz 25 anos consecutivos de reconhecimento da sua qualidade balnear e ambiental com a Bandeira Azul. Constitui um prémio à aposta continuada e persistente do Município na valorização e qualificação das condições ambientais da Praia da Tocha e no reforço da sua atratividade. 

A Praia ostenta ainda a Bandeira das Acessibilidades – símbolo das boas condições de acesso à praia aos utentes que enfrentem problemas de mobilidade. O galardão é atribuído pelo Secretariado Nacional para a Reabilitação e Integração das Pessoas com Deficiência, na sequência de uma intervenção de requalificação urbana mandada realizar pela Câmara Municipal, no âmbito da qual foram eliminadas barreiras arquitetónicas, nomeadamente através do rebaixamento dos passeios, ao mesmo tempo que se procedeu ao prolongamento das passadeiras no areal, onde passou a existir também um tiralo (cadeira anfíbia), equipamento para transportar aí as pessoas com dificuldades de movimentação.

Praia do Palheirão

Alguns quilómetros a Norte da Praia da Tocha, resiste absolutamente intacta a Praia do Palheirão, autêntico refúgio com enquadramento ambiental de exceção, ideal para quem deseja um contacto íntimo e solitário com uma paisagem imaculada.

Oficialmente reconhecida como Praia Dourada, a Praia do Palheirão estende-se por vários quilómetros de areais intactos, entre o ondulado das dunas contíguas a uma imensa mancha florestal e o horizonte infinito do azul do mar.

Praia fluvial Olhos Fervença

Fonte de abastecimento de água do Concelho de Cantanhede e outros limítrofes, as nascentes dos Olhos da Fervença, na Freguesia de Cadima, têm atraído uma significativa afluência anual de visitantes, não só pelas suas particularidades invulgares e únicas mas também por estarem integradas numa zona natural de eleição.

Para tirar partido do potencial turístico do local, foi construída uma praia fluvial, no âmbito de uma intervenção de fundo que incluiu o correto aproveitamento do seu espaço envolvente como zona de lazer, designadamente com a criação de um pequeno areal e área de prado relvado para banhos de sol e descanso, circuitos pedonais, bar com esplanada, balneários, parque de merendas e campo de jogos.

Praia fluvial de Sete Fontes

A praia fluvial das Sete Fontes fica situada na freguesia de Ourentã, junto à N 234 a cerca de seis quilómetros da A1.

Esta infraestrutura foi construída em forma oval e com profundidade de até cerca de 1,2m de profundidade. A agua é limpa e tem vigilância de um nadador salvador durante a época balnear.

O parque possui também uma fonte, um parque infantil e um pequeno circuito de manutenção, um parque de merendas com 2 churrasqueiras, 7 mesas para 4 pessoas e 9 mesas para 8 pessoas, bem como casas de banho públicas.

Praia fluvial de Ançã

A praia fluvial de Ançã, com a sua piscina fluvial alimentada pelo caudal da Fonte de Ançã, fica inserida no centro da vila de Ançã. A piscina natural está em funcionamento nos meses de Verão, na época balnear e é vigiada todos os dias por um nadador salvador.

Figueira da Foz

Praias da Figueira da Foz

Praia da Torre do Relógio 

A Praia da Torre do Relógio ou Praia da Claridade está localizada na Avenida 25 de Abril (marginal). Os passadiços de madeira marcam o seu percurso até à beira-mar. O colorido dos toldos e as espreguiçadeiras pontuam o horizonte com todas as cores do arco-íris. Aqui, o pôr-do-sol é imperdível… 

Praia de Buarcos 

Localizada na Avenida 25 de Abril (marginal). Praia urbana que possui uma ampla oferta de estabelecimentos de restauração e bebidas, tipicamente decorados, que garantem a procura da mesma por jovens entusiastas de convívio, praticantes de inúmeras atividades desportivas. 

Praia da Tamargueira 

Localiza-se na Avenida Infante Dom Pedro (Buarcos). Localizada junto ao passeio atlântico, a praia possui, nas proximidades, um conjunto de infraestruturas comerciais. Quando a maré está baixa, as crianças podem usufruir de inúmeras piscinas naturais! A descoberta de bivalves é uma aventura imperdível.

Praia de Quiaios 

A praia localiza-se a cerca de 3 Km da Vila de Quiaios. Também conhecida como Palheiros da Tocha, esta praia caracteriza-se por um areal a perder de vista, que se funde no horizonte, com a Serra da Boa Viagem. O mar, habitualmente calmo, propicia as condições ideais para férias em família! Praia vigiada, parque de estacionamento, duches.

Praia do Cabedelo

Localizada na Avenida 25 de Abril (marginal). Praia urbana possui uma ampla oferta de estabelecimentos de restauração e bebidas, tipicamente decorados, que garantem a procura da mesma por jovens entusiastas de convívio, praticantes de inúmeras actividades desportivas. Aluguer de toldos, espreguiçadeiras, duches, instalações sanitárias, parque de estacionamento, praia vigiada, posto de primeiros socorros.

Praia da Tamargueira

Localiza-se na Avenida Infante Dom Pedro (Buarcos). Localizada junto ao passeio atlântico, a praia possui, nas proximidades, um conjunto de infra-estruturas comerciais. Quando a maré está baixa, as crianças podem usufruir de inúmeras piscinas naturais! A descoberta de bivalves é uma aventura imperdível! Aluguer de toldos, espreguiçadeiras, duches.

Praia do Alto do Viso

Localizada na Av. 25 de Abril (marginal). Uma praia só para si. Aluguer de toldos, espreguiçadeiras, duches, instalações sanitárias, parque de estacionamento, praia vigiada, acesso a deficientes

Praia do Molho Norte

Localizada na Avenida de Espanha na freguesia de Buarcos. A sua reduzida dimensão, tornam-na bastante acolhedora e familiar. Ideal para o visitante que procura uma zona balnear recatada, ausente da agitação do centro urbano.

Praia da Murtinheira 

Da Figueira da Foz siga em direcção à Serra da Boa Viagem; há vários acessos à praia. Ao passar a Serra da Boa Viagem, nada faz antever, a visão magnífica com que se deparará: a extensão do areal e a beleza do oceano contrasta, magnificamente, com as falésias do Cabo Mondego! Praia vigiada, parque de estacionamento, acesso a deficientes

Praia do Cabo Mondego 

Localizada na Avenida Dom João II. Com excelentes vistas para a Serra da Boa viagem, esta praia é ideal para quem gosta de mergulhar nas ondas e para quem sabe apreciar um magnífico pôr-do-sol. Ideal para um fim de tarde romântico. Praia vigiada, estacionamento ao longo da costa e várias escadas de acesso ao areal.

Praia do Hospital

EN 109 em direcção a Leiria. A sua localização, junto à foz do Mondego, proporciona ao visitante uma vista panorâmica privilegiada para a Cidade da Figueira da Foz. Os passadiços protegem o cordão dunar e transportam o veraneante até ao areal. O mar é o destino predilecto de praticantes de surf, bodyboard e kitesurf! Praia vigiada, duche, instalações sanitárias.

Praia da Cova Gala 

Localiza-se na proximidade do Hospital Distrital e do Parque de Campismo – Orbitur da Gala. Os bancos, estrategicamente colocados ao longo do passeio atlântico, convidam a contemplar a paisagem. O mar tranquilo, devido aos pontões existentes, incitam miúdos a graúdos a usufruir de mergulhos revigorantes! Aluguer de toldos, espreguiçadeiras, duches, instalações sanitárias, praia vigiada.

Praia da Costa de Lavos  

EN 109 em direcção a Leiria. Areia e mar a perder de vista… Destino de surfers e bodyboarders que, mesmo quando a temperatura diminui, teimam em não abandoná-lo… Aluguer de toldos, espreguiçadeiras, duches, instalações sanitárias, parque de estacionamento, praia vigiada.

Praia da Leirosa 

A Praia da Leirosa tem uma imensa extensão de areia, um local único por conseguir uma agradável combinação de mar e campo. Um pinhal frondoso, para além de nos permitir um ar refrescante, convida-nos a fazer piqueniques ou simplesmente passear. Na Leirosa pode encontrar boas ondas para praticar surf ou outros desportos náuticos. As infraestruturas da praia e mesmo do pinhal, com o parque de merendas, satisfazem as necessidades dos veraneantes, que aqui vêm a banhos.

Praia do Cabedelo

EN 109 em direcção a Leiria. A sua localização, junto à foz do Mondego, proporciona ao visitante uma vista panorâmica privilegiada para a Cidade da Figueira da Foz. Os passadiços protegem o cordão dunar e transportam o veraneante até ao areal. O mar é o destino predilecto de praticantes de surf, bodyboard e kitesurf! Praia vigiada, duche.

Praia do Cabedelinho

EN 109 em direcção a Leiria. A sua localização, junto à foz do Mondego, proporciona ao visitante uma vista panorâmica privilegiada para a Cidade da Figueira da Foz. Os passadiços protegem o cordão dunar e transportam o veraneante até ao areal. O mar é o destino predilecto de praticantes de surf, bodyboard e kitesurf! Praia vigiada, duche.

Praia do Forte

Localizada na Avenida de Espanha na freguesia de Buarcos. A sua reduzida dimensão, tornam-na bastante acolhedora e familiar. Ideal para o visitante que procura uma zona balnear recatada, ausente da agitação do centro urbano.

Coimbra

No interior da região, encontramos no concelho de Coimbra

Praias de Coimbra

Praia Fluvial de Palheiros-Zorro 

Situada a cerca de 15 kms de Coimbra, na freguesia de Torres de Mondego, a Praia fluvial de Palheiros e Zorro possui de areia clara e é uma área de lazer muito apreciada, num espaço de grande beleza natural. A praia tem infraestruturas de apoio bastante completas, que incluem bar, campos de jogos, grelhadores e parque de merendas, e oferece excelentes condições para a prática de diversas atividades como kayak, canoagem, pesca e vólei de praia.

Esta praia fluvial fica na margem esquerda do Rio Mondego com acesso principal pela aldeia de Palheiros, tendo também um acesso a partir da outra margem através de uma ponte pedonal.

Praia do Rebolim

Penacova

Praias de Penacova

A água limpida dos trechos não poluídos do Mondego e do Alva, corendo em curvas caprichosas entre montes escarpados oferece, a quem visita Penacova, a tranquilidade e harmonia de uma paisagem cénica.

Ao longo dos rios e na grandiosa albufeira da Barragem da Aguieira pode-se praticar natação, pesca, canoagem, remo, kayaking, vela, windsurf e ski aquático. 

Ao longo do Rio Alva, espaços de beleza particular, surpreendem quem pretende um contato mais próximo com a limpidez das águas e o verde da paisagem. Os espaços fluviais de lazer da Lapa, Cornicovo, Maria Delegada e Vale da Chã permitem desfrutar a Natureza e, simultaneamente, descobrir pequenos açudes, levadas, Rodas e Azenhas.

Praia Fluvial de Reconquinho 

Na margem esquerda do Mondego, em frente da Vila de Penacova, a Praia Fluvial do Reconquinho, galardoada, pela primeira vez, em 2013 com a Bandeira Azul, dispõe de Bar, Apoios de Praia, Fluvioteca e Animação garantida ao longo de toda a época balnear.

Nas suas proximidades, o rio oferece uma pista de pesca de grande qualidade, onde é possível encontrar, entre outras, espécies como a truta, a boga, o barbo ou a enguia.

Nas encostas quartzíticas que formam as margens, pode observar-se a flora e fauna autótones, onde pontuam o loureiro e o azevinho, as gralhas pretas, os gaios, os melros e os piscos de peito ruivo.

Praia Fluvial de Vimieiro

Praia Fluvial do Vimieiro destaca-se pela envolvência bucólica da paisagem e dispõe de Restaurante/Bar de apoio e zona delimitada por estacionamento,  que associados ao facto de este ano ser galardoada pela primeira vez com o galardão de “Bandeira Azul” reúne todas as condições para que possar desfrutar desta singularidade da natureza.

Lousã

Praias da Lousã

Praia Fluvial da Bogueira 

As águas do rio Ceira, na localidade de Casal de Ermio, a seis quilómetros da Lousã, acolhem os veraneantes e demais visitantes, nos seus passeios pelas Aldeias do Xisto do concelho. A praia, integrada na paisagem rural está pensada para famílias com crianças, tanto por ser vigiada, como pela piscina para os mais pequenos. Uma zona com prancha de saltos, parque de merendas, duches e bar de apoio com esplanada são algumas das valências que oferece. Um passadiço de madeira sobre o rio faz a ligação para a zona de relvado. As águas são ainda aproveitadas para uso de gaivotas e canoas alugadas no local.

Tem Bandeira “Praia Acessível – Praia para Todos!” do Instituto Nacional para a Reabilitação, Agência Portuguesa do Ambiente e Turismo de Portugal e disponibiliza cadeira anfíbia.

Tem “Bandeira Azul”  galardão desenvolvido pela Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE) com o apoio técnico da Agência Portuguesa do Ambiente.

Praia Fluvial da Senhora da Piedade

Deixar a Lousã para ir ao encontro da Praia Fluvial da Senhora da Piedade – incluída no complexo com o mesmo nome – é como iniciar uma viagem sem tempo. O lugar conhecido entre a população por “Burgo”, fascina quem chega depois de percorrer a estrada sinuosa de dois quilómetros pela serra. Além de ser um centro de peregrinações à capela da Nossa Senhora da Piedade e às Ermidas, todo o “Burgo” – e em especial o castelo de Arouce construído em xisto – transporta os visitantes através da história do concelho. Descendo o castelo, depara-se com um excelente aproveitamento das águas da Ribeira de São João, para a prática balnear. No recinto, existe um café com esplanada e, atravessando uma das passagens sobre a Ribeira, tem-se acesso à zona de solário e ao restaurante “O Burgo”, onde se podem provar pratos típicos. Todo o aproveitamento do espaço tem o xisto como referência.

Praia Fluvial de Senhora da Graça

Situada à entrada de Serpins, a praia da Senhora da Graça utiliza o rio Ceira para oferecer dias de ócio na extensa zona de relvado e banhos refrescantes, tanto no leito do rio, como na piscina para crianças. O espaço é vigiado e dispõe de sanitários, duches, parque de merendas e bar de apoio, além de Parque de Campismo. Do vale rodeado de floresta, a descoberta do património natural e construído pode ser feita por caminhadas, BTT ou corrida de montanha, experiências de voo livre ou paramotor, paintball, slide e rappel, passeios TT e canoagem.

Tem Bandeira “Praia Acessível – Praia para Todos!” do Instituto Nacional para a Reabilitação, Agência Portuguesa do Ambiente e Turismo de Portugal  e disponibiliza cadeira anfíbia.

Góis

Praias de Góis

Praia Fluvial de Peneda/Pego Escuro 

Situada em Góis e com acesso rápido ao centro histórico da vila, a Praia fluvial da Peneda/Pego escuro possui uma vasta área relvada nas margens do Rio Ceira, com boas infraestruturas de apoio. Enquadrada por uma paisagem imponente com serras majestosas, esta praia insere-se numa área de grande beleza natural onde nem falta uma ilha de areia no meio do rio a dar uma nota pitoresca.

Praia Fluvial de Alvares

A Praia Fluvial de Alvares, localizada na freguesia de Alvares no concelho de Góis, encontra-se situada nas margens da Ribeira do Sinhel é um ótimo local de descanso, tranquilo e que permite um contacto próximo com a natureza. Possui uma extensa área relvada e tem excelentes infraestruturas de apoio, nomeadamente um bar com esplanada, um parque infantil, acesso para pessoas com deficiência e uma zona de estacionamento.

Penela

Penela- Praia Fluvial

Praia Fluvial de Louçainha

A frescura, o verde das serras, a calma e a paz deste local, fazem das Represas Naturais da Louçainha um dos locais naturais mais aprazíveis do Concelho. Aqui poderá encontrar, para além, de piscinas naturais, um parque de merendas e um restaurante panorâmico.

A qualidade das águas, os excelentes equipamentos fluviais e a preocupação ambiental têm-lhe valido a atribuição regular da Bandeira Azul, que exibe a par da classificação de Praia Acessível. Exceto na zona reservada às crianças, a profundidade da área balnear, que na parte da prancha de mergulho ultrapassa os três metros, transforma-se no lugar ideal para a natação. Neste refúgio fluvial em plena montanha, existe também um restaurante/bar com vista panorâmica.

Arganil

Tendo como pano de fundo a verdura e frescura da Serra do Açor, Arganil tem-se afirmado como um destino turístico de eleição pelas suas múltiplas e variadas potencialidades.

Praias de Arganil

À riqueza natural do concelho juntam-se as aprazíveis e refrescantes praias fluviais espalhadas um pouco pelos quatro cantos do concelho, que, com as suas águas cristalinas, se tornarão nas melhores aliadas quando o calor apertar.

Praia Fluvial de Benfeita

A Praia Fluvial de Benfeita, está localizada na Aldeia do Xisto de Benfeita, local onde se unem as ribeiras da Mata e do Carcavão. A praia fluvial foi alvo de um programa de intervenção o qual proporcionou a criação de uma zona de balneários e um polidesportivo na margem esquerda da ribeira de Benfeita. É uma zona fluvial que reúne condições para a prática da atividade balnear. É constituída por um açude que criou na parte inferior, um “espelho de água”, assim como um areal que permite a permanência de banhistas junto à água. A localização privilegiada da Aldeia de Benfeita, por ser um local de passagem para a Fraga da Pena, para a Mata da Margaraça bem como para a Aldeia Histórica do Piódão, confere à Praia Fluvial de Benfeita características impares para a atração de mais visitantes a esta região do Concelho de Arganil.

Praia Fluvial de Côja

Localização em privilegiada zona beirã, Côja foi alcunhada por poetas e pintores como a “Princesa do Alva”. Rica em belezas naturais, uma das quais a sua praia fluvial. É um local de passagem para aqueles que pretendem conhecer as belezas que a zona serrana encerra.

Côja está junto à confluência da ribeira da Mata com o Rio Alva. No aspeto paisagístico, evidenciam-se os açudes do Rio Alva, com particular destaque para o existente, junto ao Parque de Campismo, que pelas suas características naturais permite a localização da praia fluvial.

É constituída por um açude que criou na parte inferior, um “espelho de água”, e cujas margens são constituídas por um areal que permite a permanência de banhistas junto à água. A parte superior é formada por um lençol de água, o que permite, além da atividade balnear, algumas atividades recreativas como, a canoagem, gaivotas e pesca desportiva.

As margens, e a área envolvente à praia fluvial são refrescantemente arborizadas por choupos e amieiros.

Na Margem direita do rio Alva existe um antigo lagar e moinho, que foram convenientemente recuperados, onde funciona um barrestaurante esplanada.

Na Margem esquerda existe um parque de campismo; Esplanada e bar que funcionam durante a época balnear.

Esta praia fluvial dispõe das seguintes infraestruturas:

  • Bar/Esplanada;
  • Parque de merendas;
  • Zona infantil;
  • Chuveiros;
  • WC Públicos/Balneários;
  • Parque de estacionamento;
  • Fonte/Ponto de água;
  • Posto/caixa de primeiros socorros;
  • Zona relvada;
  • Estacionamento para bicicletas;
  • Rampas de acesso a pessoas com mobilidade reduzida;
  • 2 Lugares estacionamento para pessoas com mobilidade reduzida;

Praia Fluvial de Peneda Cascalheira-Secarias 

A Praia Fluvial da Cascalheira, em Secarias, foi classificada como “Praia de Qualidade de Ouro 2015” e “Praia de Qualidade de Ouro 2016”, pela QUERCUS – Associação Nacional de Conservação da Natureza”, galardão atribuído às praias que nos últimos 5 anos tenham tido qualidade de água excelente.

Esta praia fluvial foi galardoada no ano 2017 como Praia Bandeira Azul e Praia Acessível, sendo este galardão atribuído anualmente, caso sejam cumpridos uma série de critérios de natureza ambiental, de segurança e de conforto dos utentes, bem como de informação e sensibilização ambiental.

A Praia Fluvial da Cascalheira, em Secarias, foi galardoada no ano de 2018 como “Praia Acessível”, mantendo ainda o galardão de Praia Bandeira Azul e Praia Qualidade de Ouro.

Esta praia possui as seguintes infraestruturas:

  • Bar/Esplanada;
  • Parque de merendas;
  • Chuveiros;
  • WC Públicos/Balneários;
  • Parque de estacionamento;
  • Fonte/Ponto de água;
  • Estacionamento para bicicletas;
  • WC para deficientes;
  • Posto/caixa de primeiros socorros;
  • Posto de vigia com nadador salvador;

Praia Fluvial do Piódão

Esta Praia Fluvial, como o nome indica, situa-se na Aldeia de Piódão, Aldeia classificada como “imóvel de interesse público”, pelo decreto-lei n.º 95/78, escondida nas encostas da Serra do Açor, pela sua maravilhosa e singular composição urbanística, pela sua bela expressão arquitetónica e pela pitoresca moldura paisagística que envolve, é, sem dúvida, uma das aldeias típicas mais visitadas.

Situada a 41 Km de Arganil, com o casario de xisto, telhado da mesma laje a estender-se qual presépio na vertente da serra.

Na ribeira de Piódão foi construída uma represa que criou uma zona fluvial que reúne condições para a prática da atividade balnear.” Esta praia fluvial é desde 2016 galardoada como Praia Bandeira Azul, sendo este galardão atribuído anualmente, caso sejam cumpridos uma série de critérios de natureza ambiental, de segurança e de conforto dos utentes, bem como de informação e sensibilização ambiental. Foi também galardoada no mesmo ano como “Praia Qualidade de Ouro 2016”, galardão atribuído pela Quercus – Associação Nacional de Conservação da Natureza – às praias que nos últimos 5 anos tenham tido qualidade de água excelente.

A Praia Fluvial de Piódão mantém ainda o galardão de Praia Bandeira Azul e Praia Qualidade de Ouro em 2020.

Esta praia possui as seguintes infraestruturas:

  • Bar/Esplanada;
  • Parque de merendas;
  • Praia infantil;
  • Chuveiros;
  • WC Públicos/Balneários;
  • Parque de Estacionamento;
  • Fonte/Ponto de água;
  • Posto/caixa de primeiros socorros;
  • Posto de vigia com nadador salvador;

Praia Fluvial de Pomares

É junto à ponte que atravessa a Ribeira da Moura, de três arcos e cantaria e que remota ao século XVIII, que se situa a zona reservada à zona balnear, na aldeia de Pomares, a 29 km da Sede de Concelho.

Dispondo de enquadramento paisagístico privilegiado junto à ponte, em que o leito da ribeira dispõe de uma represa aí construída, e que possibilita o aumento do caudal formando um extenso manto de água, é permitida assim atividade balnear.

As espécies arbóreas existentes resumem-se a Tileiras na zona de lazer e a pequenas Nogueiras junto à linha de água (Ribeira de Pomares).

Esta praia dispõe das seguintes infraestruturas:

  • Bar/Esplanada;
  • Parque de merendas;
  • Parque de campismo;
  • Parque infantil;
  • Zona infantil;
  • Chuveiros;
  • WC Públicos/Balneários;
  • Parque de estacionamento;
  • Fonte/Ponto de água;
  • Estacionamento para bicicletas;
  • WC para deficientes;
  • Rampas de acesso a pessoas com mobilidade reduzida;
  • Posto/caixa de primeiros socorros
  • Rampas de acesso a pessoas com mobilidade reduzida;
  • 2 Lugares estacionamento para pessoas com mobilidade reduzida;

Zona Balnear de Agroal

A povoação de Agroal, pertence à freguesia de Pomares e dista 30 Km da sede do Concelho.

É junto à ponte que une as duas margens, que se situa a zona balnear perto da Ribeira de Pomares, onde se pode usufruir de um “espelho de água” fantástico.

Na margem esquerda encontra-se uma zona arborizada, destinada a zona de apoio e lazer com bancos, mesas de madeira, caixotes do lixo, guardas de proteção e embelezamentos vários.

Zona Balnear de Foz d´Égua

Na serra do Açor, nas proximidades da aldeia do Piódão e após percorridos 8 Km através de Estrada, encontramos Foz d´Égua em que as Ribeiras de Piódão e Chãs d´Égua, se encontram o seu percurso se trava por uma represa, criando um espelho de água e contribuindo para um local paradisíaco em pleno Verão.

O local possui uma beleza natural, o enquadramento das duas pontes existentes, a proximidade de dois moinhos em xistos, um lagar e os blocos de pedras talhadas pela corrente das ribeiras, permite a utilização turística por muitos.

O perfil da zona envolvente ao espelho de água é pouco acidentada, pois resulta da ligação das ribeiras, o mesmo não se poderá dizer em relação aos acessos pedonais, que são bastante acidentados, ligando a estrada à praia por socalcos que se transpõem com pequenas escadas em xisto.

Zona Balnear Moinho de Alva – Côja

Situa-se a montante da zona Balnear de Côja.

É uma zona balnear constituída por um açude com um espelho de água, e cujas margens são constituídas por um areal que permite a permanência de pessoas junto à água.

Zona Balnear “Peneda Talhada” – Secarias

A 3,5 Km da sede do Concelho de Arganil dista a Freguesia das Secarias.

Não muito distante do centro da Vila, na fronteira de Secarias, encontramos a “Peneda da Talhada” – nome que possivelmente lhe advém de existir em enorme conjunto de pedra que se ergue desde o rio até cerca de 18 metros, vencendo desníveis existentes através de vários patamares esculpidos na própria pedra.

Zona Balnear “Urtigal” – Barril de Alva

A zona balnear do “Urtigal” localiza-se no Barril de Alva, freguesia do Concelho de Arganil, de que dista 15 km, está situada na margem direita do rio Alva.

No aspeto paisagístico, evidenciam-se os seus açudes com particular destaque para o existente na zona balnear do “URTIGAL”, cerca de 1 km, constituída por zonas de recreio atrativas, de águas límpidas e areias claras.

O seu açude criou um extenso “espelho de água”.

A área envolvente caracteriza-se por uma vasta zona arborizada, espaço privilegiado de repouso.

Este local já se encontra abastecido de água potável que provém de uma nascente.

O acesso viário à zona fluvial é feito à saída da povoação.

Zona de Lazer de Cartamil

Da união das serras do Açor e da Pampilhosa nasce a pequena mas acolhedora zona de lazer do Cartamil, devidamente agasalhada pela ponte com o mesmo nome.

Zona de Lazer “Poço da Cesta” – Casal Novo

Casal Novo, lugar pertencente à freguesia de Cepos e onde se situa esta zona de lazer.

Como é sabido, o Concelho é marcado em grande parte pelas margens dos rios Alva e Ceira, sendo este último o que banha esta zona de lazer.

O leito do rio movimenta-se entre enormes blocos de pedra que o desgaste do tempo esculpiu, fazendo com que grandes espaços de água permaneçam entre os regaços de pedra que mais parecem cestas embaladas pelos braços de extenso arvoredo, composto por Amieiros, Choupos e Salgueiros. O rio surge-nos com pequenas quedas de água.

É constituída por enormes arbustos que proporcionam espaços verdes que, conjuntamente com a referida flora existente na zona, criam vastas áreas de sombra que convidam ao descanso.

De águas claras e límpidas, o rio Ceira no seu trajeto proporciona aos amantes da pesca – nomeadamente da truta – grandes alegrias.

Zona de Lazer “Poço do Pojadouro” – Cepos

A 16 km de Arganil encontramos a povoação de Cepos, implantada no cimo da serra.

Já na aldeia e dirigindo-nos para junto do leito do rio Ceira – rio este que limita nesta zona o concelho de Arganil – numa descida bastante acidentada com piso em terra, encontramos a zona de lazer do Poço do Pujadouro.

Apresenta um extenso espelho de água, que uma represa natural retém em grande parte, formando assim um lago ladeado de um enorme arvoredo, constituído basicamente por amieiros, choupos e pequenas giestas que dão bastante cor em plena primavera.

No solo poderemos encontrar calhau rolado que se interpõe com xisto existente na zona.

Não possui qualquer tipo de infraestruturas.

Zona de Lazer de Barril de Alva

Esta Zona de lazer situa-se na povoação de Barril de Alva, junto à ponte e na margem direita do Rio Alva.

Existe um restaurante e um parque de merendas que ficam perto da zona de lazer, é só atravessar a estrada.

Nas suas imediações, possui um parque de autocaravanas

Zona de Lazer de Folques

A 5km da Vila de Arganil situa-se a Zona de Lazer de Folques, local bastante agradável para momentos de lazer, devido a toda a zona circundante coberta de relva, bem como o parque de merendas.

Esta Zona de lazer contempla um “espelho de água” apelativo.

É também um local de fácil estacionamento, pois a sua localização fica na periferia da Freguesia.

Zona de Lazer de Malhada Chã

Localizada na Freguesia de Piódão, a Zona de Lazer da Malhada Chã fica situada a 841m de altitude, a mais alta do Concelho de Arganil.

A proximidade do nascente do rio Ceira torna a sua água límpida e suave.

Possui parque de lazer, onde poderá observar a Serra do Açor bem como a Serra da Cebola.

Piscina de Fórnea

As águas frescas e cristalinas que dividem o casario da acolhedora aldeia da Fórnea serviram de mote para a construção da aprazível zona balnear, onde impera a tranquilidade e a doce melancolia que tão espontaneamente encontramos nas imponentes paisagens da Serra do Açor.

Zona de Lazer de Sobral Magro

A povoação de Sobral Magro, pertence à freguesia de Pomares, dista 34 Km da sede do Concelho.

Encontra-se implantada na serra do Açor, onde o casario se estende na vertente da serra.

A zona de lazer situa-se na Ribeira, o seu curso é travado por uma represa que foi aí construída e que forma um manto de água apelativo.

Oliveira do Hospital

Praias de Oliveira do Hospital

Praia Fluvial do Alvôco das Várzeas

Praia vigiada com nadador salvador, rampas de acesso para pessoas com mobilidade reduzida até à linha de água, cadeira anfíbia, parque de estacionamento com dois lugares reservados para viaturas ao serviço de pessoas com mobilidade dificultada, wc (preparado para pessoas com mobilidade condicionada), chuveiros, balneários, bar com serviço de refeições e esplanada, parque infantil, parque de merendas com churrasqueira e zona verde, posto de primeiros socorros, desportos náuticos.

Praia Fluvial Classificada de Avô

Praia vigiada com nadador salvador, piscina natural infantil, rampas de acesso para pessoas com mobilidade reduzida até à linha de água, cadeira anfíbia e andarilho, parque de estacionamento com dois lugares reservados para duas viaturas ao serviço de pessoas com mobilidade dificultada, WC, chuveiros, balneários, bar com serviço de refeições e esplanada, parque de merendas e zona verde, posto de primeiros socorros (todas as infraestruturas estão preparadas para pessoas com mobilidade reduzida), desportos náuticos.

Praia Fluvial Classificada de São Gião

Praia vigiada com nadador salvador, percursos acessível a pessoas com mobilidade reduzida no acesso à praia, parque de estacionamento com três lugares reservados a pessoas com mobilidade condicionada, WC, chuveiros, posto de primeiros socorros, bar e restaurante com serviço de refeições e esplanada, parque de merendas e zona verde (todas as infraestruturas estão preparadas para pessoas com mobilidade reduzida).

Praia Fluvial Classificada de São Sebastião da Feira

Praia vigiada com nadador salvador, rampas de acesso para pessoas com mobilidade reduzida até à linha de água, parque de estacionamento com dois lugares reservados para duas viaturas ao serviço de pessoas com mobilidade dificultada, WC, balneários, bar com serviço de refeições e esplanada, parque de merendas e zona verde, posto de primeiros socorros (todas as infraestruturas estão preparadas para pessoas com mobilidade reduzida).

Zona Balnear de Recreio e Lazer – Caldas de S. Paulo

Zona Balnear de Recreio e Lazer – Penalva de Alva

Zona Balnear de Recreio e Lazer – Ponte das Três Entradas

Zona Balnear de Recreio e Lazer – Santo António do Alva

Pampilhosa da Serra

Praias de Pampilhosa da Serra

 Praia Fluvial de Janeiro de Baixo

A aldeia do Xisto de Janeiro de Baixo faz parte de um rico e vasto património histórico e etnográfico, de que são exemplo: o “tronco de ferrar”, a casa paroquial, a barca e a igreja Matriz.

O parque de campismo rural de Janeiro de baixo está situado nas margens do secular e ancestral rio Zêzere, através do qual se fazia a ligação de pessoas e bens entre Pampilhosa da Serra e o Fundão.

Janeiro de Baixo é, pois, um postal vivo da história milenar destas gentes. Aproveite para sentir os cheiros e aromas verdejantes. Pare e inspire. Percorra o caminho do Xisto de Janeiro de Baixo.

Esta praia tem a classificação de Praia Acessível.

Praia Fluvial de Pessegueiro 

A praia fluvial de Pessegueiro está inserida numa envolvência aldeã, tipicamente serrana. Avistam-se a igreja Matriz e o rústico casario xistoso, atravessados pela ribeira de Pessegueiro.

Atravessada por uma ribeira de águas limpidas e cristalinas, Pessegueiro e a sua praia fluvial são, com toda a certeza, um postal vivo e um retrato fiel da natureza no seu estado puro.

Nesta praia, pode usufruir de momentos de lazer e diversão no antigo lagar recuperado, bem como, aproveitar o contacto próximo com a natureza percorrendo o caminho do xisto de Pessegueiro.

Prolongue a sua estadia, neste paraíso na serra, nos modernos e bem tratados bungalows situados na praia fluvial.

Esta praia tem a classificação de Praia Acessível.

 Praia Fluvial de Santa Luzia

São muitos os portugueses que relacionam o concelho de Pampilhosa da Serra à Barragem de Santa Luzia.

A altitude e as formações rochosas, junto ao dique da barragem, são dos maiores espetáculos geológicos do interior de Portugal.

É, pois, aqui que o concelho de Pampilhosa da Serra disponibiliza uma piscina fluvial, que permite aos veraneantes nadarem e divertir-se em segurança na imensidão deste lago.

Têm ainda oportunidade de usufruir da ciclovia, do circuito de manutenção, de vários caminhos pedestres, do campo polidesportivo e até de um halfpipe de skate, para os mais jovens. Para usufruir destas e de outras modalidades desportivas, consulte a empresa de animação turística concessionária do centro náutico de Santa Luzia.

Praia Fluvial de Pampilhosa da Serra

Situada na sede de concelho, a praia fluvial de Pampilhosa da Serra é, hoje, um dos seus maiores postais ilustrados.

As águas límpidas e cristalinas do rio unhais proporcionam banhos refrescantes e momentos de diversão a todos quantos nelas mergulham.

Aproveite e mergulhe na história da vila da Pampilhosa da Serra.

Esta praia tem a classificação de Praia Acessível.