Património/Oeste/Alcobaça

Mosteiros e Conventos, riquezas consagradas ao Centro de Portugal

Hábitos simples e muita dedicação à paz no mundo em forma de orações, tornaram mais rica a História do vasto património do Centro de Portugal. Mosteiros e conventos onde se orava e acolhia preces e pedidos de recolhimento, passaram a ter diferentes usos, desde a extinção das Ordens Religiosas em 1834.

Museus, pousadas, hotéis, colégios ou até hospitais mantiveram a arquitetura, restauraram detalhes e modernizaram estes lindíssimos lugares de interesse, alguns considerados Monumento Nacional, outros classificados como Património Mundial da UNESCO.

Mosteiro da Batalha - Da Independência de Portugal

Na cidade da Batalha, região Oeste, o Mosteiro de Santa Maria da Vitória, mais conhecido por Mosteiro da Batalha, está na lista do Património Mundial desde 1983 mas foi mandado erguer muitos séculos antes, por D. João I, como promessa e agradecimento pela vitória na Batalha de Aljubarrota, na qual os portugueses garantiram a independência do trono.

É um monumento do Gótico com belíssimos vitrais, claustros, as Capelas Inacabadas de estilo manuelino e mistura a arquitetura portuguesa e europeia. Visite de dia e fique a admirar por fora, de noite, pois a beleza da sua pedra rendilhada é realçada com as luzes.

Mosteiro de Santa Maria de Lorvão – Particularidades únicas

Situado em Penacova (Coimbra), foi inicialmente masculino (sendo fundado pelos monges de Cluny) e mais tarde ocupado por monjas da Ordem de Cister, por indicação de D. Teresa (filha do rei D. Sancho I), chegando a funcionar, até 2012, como Hospital Psiquiátrico.

O mosteiro tem hoje um museu de espólio variado: peças de ourivesaria das quais se destaca a custódia de 1760, paramentos, cerâmicas, tapeçarias, telas, esculturas e objetos litúrgicos. Foi alvo de diversas atualizações, tem particularidades únicas em Portugal, como o grandioso cadeiral num dos altares do coro, uma grade de ferro forjado em bronze dourado de estilo rococó, a separar a Igreja do Coro (das melhores obras do género do país), varandas de estilo barroco e uma longa história, começada no século VI.

Mosteiro de Alcobaça – Fundado pelo 1º Rei

O Mosteiro de Alcobaça foi a primeira obra inteiramente gótica erguida em Portugal e está revestida de uma aura de espiritualidade e amor eterno, devido à presença dos túmulos de Pedro e Inês, frente a frente, um no braço norte do transepto da Igreja, outro no braço sul, de modo a que, quando ressuscitarem, se levantem e encontrem de imediato. Os túmulos são autênticas obras de arte, com os corpos e simbologias que os acompanham esculpidos em altos relevos que chegam aos 15 cm de profundidade.

Património Mundial da UNESCO desde 1989, é dos monumentos mais antigos de Portugal, tendo sido fundado por D. Afonso Henriques. Foi erguido nas terras que haviam sido concedidas à Ordem de Cister.

Convento de São Francisco – O Primeiro de Portugal

Situado em Alenquer, este foi o primeiro convento franciscano fundado no país, a mando do rei D. Sancho I. Composto por uma igreja com pórtico gótico, um portal de estilo manuelino decorrente de ter sido no reinado de D. Manuel que se lavrou o pórtico da casa do capítulo (classificado como Monumento Nacional desde 1910) e um claustro com um relógio de sol do século XVI, foi também o lugar onde o Prior do Crato, D. António, foi aclamado rei de Portugal – história não incluída nos programas escolares mas documentada. Programe a sua visita para um domingo e terá acesso a todas as áreas.

Estes são apenas alguns exemplos do vasto e rico património religioso que pode encontrar na região centro.

Visite o Centro de Portugal e descubra como a história dos conventos e mosteiros se confunde com a história do nosso país.

Explore a região

Pontos de Interesse

Onde ficar

Contactos Úteis

Encontre toda a emoção
do Centro de Portugal

Descubra tudo o que pode fazer, os locais incríveis que pode visitar e transforme a sua viagem numa experiência inesquecível.

Rotas Temáticas

Uma viagem pelo Património Mundial do Centro de Portugal

explorar
Turismo Religioso

Fátima - Altar do Mundo

explorar