A região da Beira Baixa é rica em património cultural e histórico, e possui vários museus e núcleos museológicos que permitem aos visitantes conhecer mais sobre a sua história e tradições.

Venha conhecê-los!

. CASTELO BRANCO

. Museu A Casa da Memória da Presença Judaica
GPS: 39.827131, -7.492694
A Casa da Memória da Presença Judaica em Castelo Branco conta a história de uma comunidade que muito contribuiu para o desenvolvimento da cidade no período quinhentista, as suas memórias e um legado inestimável.
www.casadamemoriajudaica.pt

. Museu Cargaleiro
GPS: 39.825070, -7.494181
O Museu tem como premissa a divulgação, estudo e conservação das peças que compõem o acervo da Coleção de Arte da Fundação Manuel Cargaleiro. Este integra dois edifícios contíguos, o Solar dos Cavaleiros (séc. XVIII) e um edifício moderno, no centro histórico de Castelo Branco.
Na exposição “Cargaleiro – Vida e Obra” podem ser apreciadas mais de três centenas de obras, destacando-se três núcleos: Manuel Cargaleiro, Cerâmica e Cerâmica Contemporânea. O espaço dispõe ainda de serviço educativo; biblioteca de arte/centro documental e loja.
www.fundacaomanuelcargaleiro.pt 

. Museu do Canteiro
GPS: 39.915227, -7.455074
O Museu, inaugurado em 2005, está instalado no Solar Ulisses Pardal, outrora denominado de Solar dos Goulões. O seu espólio é constituído por algumas peças do antigo museu de Alcains. Centra-se na profissão de canteiro, mostrando os objetos utilizados, quer nos processos de extração da pedra, quer na sua transformação. Apresenta ainda painéis fotográficos que retratam a componente socioeconómica da profissão de canteiro, para além de diversas peças em cantaria.
www.cm-castelobranco.pt

. Museu Francisco Tavares Proença Júnior
GPS: 39.82868, 7.49450
A funcionar no edifício do antigo Paço Episcopal, possui para além de uma área de exposições temporárias e uma zona de exposição permanente (parte do espólio do Paço, arqueologia, paramentos e colchas antigas), uma biblioteca especializada em Arqueologia e História da Arte.
www.cm-castelobranco.pt

. Museu da Seda – APPACDM
GPS: 39.816887 -7.489726
Tutelado pela Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental (APPACDM) de Castelo Branco, o Museu da Seda foi criado para dar a conhecer ao grande público a História da produção de Seda em Portugal, o ciclo de vida do Bicho da Seda, as aplicações convencionais e de tecnologia de ponta – nomeadamente ao nível da Biologia e da Medicina – que se podem fazer a partir da utilização deste produto mal conhecido e, ainda assim, de inestimável valor.
www.cm-castelobranco.pt

. MUTEX – Museu dos Têxteis
GPS: 39.75027, -7.57111
O Museu dos Têxteis – MUTEX de Castelo Branco é um equipamento que tem como objetivo transmitir aos visitantes conhecimentos sobre património industrial e técnico do sector têxtil. Assim como, homenagear todos aqueles que contribuíram para o desenvolvimento da Freguesia de Cebolais de Cima e Retaxo, através da atividade industrial dos têxteis.  Deste modo, é realizado o reconhecimento dos valores social, cultural e económico que o têxtil fomentou neste lugar, tendo como principal suporte o empreendedorismo desta comunidade.
www.cm-castelobranco.pt

. Núcleo Etnográfico da Lousa
GPS: 39.93752, -7.37837 
O Museu Etnográfico da Lousa surgiu a partir da recuperação de um antigo lagar de azeite. Nele é possível apreciar-se o ciclo tecnológico do azeite, bem como, uma exposição dedicada às Danças Tradicionais da Lousa, Património Nacional.
www.cm-castelobranco.pt

. IDANHA-A-NOVA

. Centro Cultural Raiano
GPS: 39.9267239, -7.244059
Neste bonito projeto de autoria do Arq. Marçal Grilo, nada foi deixado ao acaso. O jardim interior confere um toque de inovação e frescura ao edifício, permitindo uma ampla entrada de luz natural. São 2800m2 distribuídos por três esplêndidas salas de exposições: duas de exposições permanentes “Olaria de Idanha” e “A agricultura nos campos de Idanha” e uma para exposições temporárias. Espaço de excelência para a realização de congressos e reuniões ou, simplesmente, assistir a um espetáculo cultural.
www.cm-idanhanova.pt

. Complexo Moageiro de Penha Garcia / Casa dos Fósseis
GPS: 40.044413, -7.015187
Conjunto de moinhos, levadas, palheiros, fornos, entre outros, integrado no cenário natural majestoso de Penha Garcia. Percorra a história da moagem entre os séculos. XVI e XX. Não perca a Casa dos Fósseis, onde se encontram expostos centenas de fósseis únicos.
www.cm-idanhanova.pt

. Complexo Monumental de Idanha-a-Velha
GPS: 39.996314, -7.144118
Compreende vários espaços onde se destacam as muralhas romanas, o pelourinho, a Sé Catedral, a torre dos templários, o Lagar de Varas, e o Museu Epigráfico.
www.cm-idanhanova.pt

. Núcleo do Azeite – Complexo de Lagares de Proença-a-Velha
GPS: 40.024965, -7.240071
Antigo arraial beirão recuperado tendo em vista a criação de um espaço dedicado à história do azeite. Aqui poderá ver lagares movido a água, a tração animal e de tração mecânica.
O Complexo de Lagares de Proença-a-Nova – Núcleo do Azeite é um antigo arraial beirão, notável exemplo da síntese arquitetónica e funcional onde se concentravam diversos aspetos relacionados com o trabalho das grandes unidades latifundiárias. Instalado na periferia da aldeia, a sua estrutura é complexa devido à integração de diversas funções e equipamentos. Neste caso, para além do cabanal e das palheiras, incorpora dois lagares de azeite, um com duas prensas de vara e pio de três galgas de tração animal, e outro mecânico, com duas prensas hidráulicas. Tem ainda outros elementos mecânicos como uma prensa de parafuso central com dois enormes blocos de pedra como pesos suplementares e pio de fabrico industrial, mas de tração hidráulica. Uma das palheiras é uma galeria de exposição, com a síntese da problemática do azeite em Portugal; a outra é uma moderna unidade de extração de azeite. Tem ainda área para workshops e ateliers para o público escolar.

. Núcleo Museológico São Pedro de Alcântara
GPS: 40.0421688, -7.018401
O Núcleo Museológico São Pedro de Alcântara é representativo da vasta coleção de arte e documentação. Inclui pintura, imaginária, cerâmica, ourivesaria, etnografia, espólio pessoal do Padre João Pires de Campos e uma valiosa coleção de Livro Antigo (3 mil volumes), acervo ímpar de bibliografia Mariana.
www.cm-idanhanova.pt

. PENAMACOR

Penamacor

. Casa da Memória da Medicina Sefardita António Ribeiro Sanches
GPS: 40.168941, -7.168547
Homenagem ao ilustre penamacorense António Nunes Ribeiro Sanches, nascido nesta Vila da Raia Portuguesa em 1699, e que se tornou um notável embaixador de Portugal na Europa das luzes do século XVIII. No entanto, este espaço quer-se também como um espaço onde a memória deste e tantos outros nomes ligados à medicina, como cirurgiões, boticários, físicos e outros possam ter a sua importância reconhecida, tendo por base todo um processo de levantamento de indivíduos que aparecem representados nas listagens dos tribunais do Santo Ofício.
O visitante pode ainda deambular pela vida de Ribeiro Sanches enquanto escritor nas diversas áreas do conhecimento e as importantes ligações espalhadas pelo mundo que o fizeram tornar-se o homem que foi.
www.cm-penamacor.pt

. Museu Dr. Mário Bento
GPS: 40.227764, -7.188341
Um antigo lagar adaptado a museu. Em termos museográficos a exposição desenvolve-se em torno da produção do azeite, do pão e do vinho. Dispõe de um espaço dedicado à presença romana no território da freguesia da Meimoa.
www.cm-penamacor.pt

. Museu Municipal de Penamacor
GPS: 40.166590, -7.170700
Criado em 1949 por iniciativa da Câmara Municipal, o Museu viria a ser instalado no antigo edifício da Domus Municipalis, sob o impulso de Mário Pires Bento, estudioso e investigador do passado local.
Espaço museológico dotado de um valioso património arqueológico, bem como, notáveis exemplares de arte sacra. De destacar coleções de numismática e ferramentas de ofícios. No museu encontra-se exposto um lince ibérico embalsamado, doado por um particular.
www.cm-penamacor.pt

. Museu Paroquial da Aldeia de João Pires
GPS: 40.103959, -7.151669
O Museu acolhe coleções de Arte Sacra, Arqueologia e Etnografia.
(Fechado, visitas por marcação, entrada gratuita)
www.cm-penamacor.pt

. Núcleo Museológico da Bemposta
GPS: 40.069153, -7.211637
O acervo expositivo deste núcleo museológico integra um conjunto de artefactos – fundamentalmente aras com inscrições romanas e estelas funerárias – cuja proveniência se desconhece, mas que se revestem de relevante importância histórica, constituindo indicadores cronológicos interessantes no que respeita às diferentes fases de ocupação humana do território que hoje compreende a freguesia da Bemposta, bem como no contexto regional do concelho de Penamacor e da Beira Interior.
www.cm-penamacor.pt

. PROENÇA-A-NOVA

. Centro Ciência Viva da Floresta
GPS: 39.733624, -7.876563
Visitar o Centro Ciência Viva da Floresta é um convite para tocar, sentir os cheiros e os materiais da floresta, imaginar e aprender experimentando. Há desafios para todas as idades, onde se dá a conhecer a floresta como fonte de bem-estar, fonte de vida e fonte de riqueza. Para além da exposição permanente, existem módulos no exterior que convidam a descobrir a Floresta de Ciência, os seus charcos, o posto de vigia, o plantário e a Casa da Floresta.
www.ccvfloresta.com

. Espaço Museológico Manuel Ribeiro
GPS: 39.761748, -7.759683
A 13 de agosto de 2016, resultante de uma parceria entre o Município de Proença-a-Nova e a Fundação Joaquim Lourenço – uma Instituição Particular de Solidariedade Social com sede nos Carregais – foi recuperada uma sala para albergar o espólio doado por Manuel Ribeiro, dando origem ao Espaço Museológico com o seu nome. Manuel Lameira, como é conhecido, apresenta aqui obras de arte, telas e esculturas, onde retrata os seus afetos, experiências de vida, tarefas da vida rural e costumes da região.
www.cm-proencanova.pt

. Espaço Ribeiro Farinha
GPS: 39.771271, -7.852994
O edifício onde está instalado o núcleo museológico foi no passado escola primária. Naquelas mesmas salas Ribeiro Farinha esteve sentado como aluno, ganhando as primeiras bases da sua formação. Hoje deixa ali alguns dos seus “filhos” – termo com que carinhosamente se refere às suas obras. No total são 75 peças, entre pintura, painéis de cerâmica e escultura, que percorrem diferentes períodos cronológicos, temáticas e técnicas. Avesso a texturas lisas, uma das suas marcas é a utilização de papel ou sarapilheira para dar espessura às telas.
www.cm-proencanova.pt

. Museu Isilda Martins
GPS: 39.773583 -7.85038
Três dos sete núcleos em que está organizado contemplam atividades ligadas à agricultura e floresta, enquanto nos restantes quatro são recordados espaços centrais da casa e ofícios tradicionais – como o sapateiro, o ferreiro ou a modista. Existe ainda um módulo expositivo que contempla o vestuário e algumas peças que se destacam pela antiguidade ou pela curiosidade. Exemplo disso são a meada galega, que servia para curar o “estrepasso” das crianças, as ventosas usadas para tratamento de pneumonias ou dois relógios de sol de bolso com mais de um século.
www.cm-proencanova.pt

. SERTÃ

NuMOAS – Núcleo Museológico e Oficina de Artesanato da Sertã
O NuMOAS – Núcleo Museológico e Oficina de Artesanato da Sertã localiza-se na antiga Escola Primária Conde Ferreira e surgiu como resposta à necessidade de um local de exposição/oficina de artesanato sertaginense. Encontra-se dividido em espaços distintos de manuseamento de materiais: Madeira, Têxteis, Linho e Artes Diferenciadas. Este núcleo, com entrada gratuita, contempla um local de exposição assim como um espaço de vendas exclusivamente reservado às peças elaboradas pelos artesãos sertaginenses.
Largo S. Sebastião – Sertã
GPS: 39.801879, -8.098436
T (+351) 274 600 306
associacaoaproser@gmail.com | https://cm-serta.pt

CIAR – Centro de Interpretação de Arte Rupestre
Localizado na antiga Escola Primária do Figueiredo, o CIAR – Centro de Interpretação de Arte Rupestre interpreta, valoriza e divulga as Estações Arqueológicas da Lajeira e Fechadura.
Antiga Escola Primária | Figueiredo
GPS: 39.843100, -7.947197
T (+351) 274 600 360
postoturismo@cm-serta.pt | https://cm-serta.pt
Visitas sob marcação prévia 

Espaço da Memória da Freguesia do Troviscal
O Espaço da Memória da Freguesia do Troviscal, situado na aldeia com o mesmo nome, no concelho da Sertã, é um espaço dedicado à história e à cultura local. Apresenta uma exposição onde é possível apreciar uma variedade de objetos, fotografias e documentos alusivos às tradições e costumes, os quais ajudam a compreender a evolução da freguesia ao longo dos tempos.
Edifício da Junta de Freguesia do Troviscal
GPS: 39.862431, -8.020618
T (+351) 274 664 300 | https://cm-serta.pt
Visitas sob marcação prévia 

. VILA DE REI

Miradouro de Fernando Aires em Vila de Rei
Miradouro de Fernando Aires – Vila de Rei

. Museu de Geodesia
Ao lado do Picoto da Melriça, no Centro Geodésico de Portugal, encontra-se o Museu da Geodesia, único no país.
Inaugurado em 2002 no âmbito de uma parceria entre a Direção Geral do Território e a Câmara Municipal de Vila de Rei, veio preencher uma lacuna relacionada com o importante legado histórico e científico deixado por grandes nomes de cientistas portugueses que trabalharam em prol da modernização geodésica nacional.
Centro Geodésico de Portugal
GPS: 39.694886, -8.130318
cultura@cm-viladerei.pt | http://cm-viladerei.pt

. Museu do Fogo e da Resina
GPS: 39.675733, -8.146958
cultura@cm-viladerei.pt | http://cm-viladerei.pt

. Museu Municipal de Vila de Rei
GPS: 39.675725, -8.148557
cultura@cm-viladerei.pt | http://cm-viladerei.pt

. Museu da Escola Fundada
GPS: 39.724769, -8.166888
jffundada@gmail.com | cultura@cm-viladerei.pt | http://cm-viladerei.pt
Visitas sob marcação prévia

. VILA VELHA DE RÓDÃO

. Centro de  Interpretação de Arte Rupestre do Vale do Tejo e Espaço Museológico de Arqueologia
GPS: 39.658870, -7.677596
O Complexo de Arte Rupestre do Vale do Tejo é um dos mais importantes conjuntos de arte pós-paleolítico da Europa, constituído por mais de 20 mil gravuras dispersas ao longo de 40 Km de ambas as margens do rio Tejo. O Centro de Interpretação de Arte Rupestre do Vale do Tejo tem como principal missão apoiar o estudo e a preservação deste vasto património arqueológico divulgando-o ao público através de uma exposição permanente onde se interpretam as diversas expressões culturais dos habitantes pré-históricos do vale do Tejo.
http://tejo-rupestre.com | www.facebook.com/ciartvvr

. Espaço Museológico do Azeite
GPS: 39.746542, -7.624760
O Núcleo Museológico do Azeite, em Sarnadas de Ródão, complementa o Lagar de Varas, em Vila Velha de Ródão, documentando todas as frases do fabrico de azeite, desde a entrada da azeitona até à saída do líquido dourado.
www.cm-vvrodao.pt

. Lagar de Varas – Uma Herança de Oiro
GPS: 39.654331, -7.669399
O Lagar de Varas é um espaço museológico, que relata a história da moagem da azeitona ao longo dos tempos.
www.cm-vvrodao.pt

. Núcleo Museológico História de uma Comunidade Rural
GPS: 39.6274452, -7.7466778
Trata-se de um espaço onde se apresenta a história de uma comunidade rural, situada na bacia do rio Ocreza e na margem direita do Tejo, distribuída por quinze povoações – Fratel, Gardete, Silveira, Riscada, Juncal, Vermum, Carepa, Peroledo, Vilar do Boi, Vale da Bezerra, Montinho, Marmelal, Vale da Figueira, Ladeira e Perdigão -, que possuem um património cultural com testemunhos muito variados, desde a pré-história até à atualidade.
www.cm-vvrodao.pt
Visitas sob marcação prévia

. Núcleo Museológico do Linho e Tecelagem 
GPS: 39.7306845, -7.7601942
Localiza-se no Centro de Interpretação da Aldeia de Xisto da Foz do Cobrão, no concelho de Vila Velha de Ródão. No Núcleo Museológico do Linho e da Tecelagem encontramos uma abordagem da história do linho e da tecelagem, atividades que marcam a identidade desta freguesia e são uma herança de épocas muito antigas, como provam os vestígios encontrados e que apontam para a prática destas atividades durante a presença romana na região.
www.cm-vvrodao.pt

. Núcleo Museológico O Contrabando
GPS: 39.6665048, -7.5758699
Localizado na sede da Junta de Freguesia de Perais, no concelho de Vila Velha de Ródão, aborda a história de uma freguesia da raia e a importância que o contrabando teve no relacionamento entre a comunidade portuguesa e espanhola, seja a nível económico, social ou cultural.
www.cm-vvrodao.pt

Veja, aprenda, descubra: os Museus do Centro de Portugal esperam por si!


Verificação de horários antes de uma visita aos Museus

Para garantir uma experiência agradável e sem contratempos nos museus, núcleos museológicos ou centros de interpretação do Centro de Portugal, verifique os horários de funcionamento antes da sua visita, bem como, a disponibilidade de visitas guiadas ou atividades especiais.
Confirme, ainda, se é necessário fazer uma marcação prévia para visitar o(s) espaço(s) que pretende conhecer.
Para evitar qualquer inconveniente, recomendamos um contato direto junto dos museus.
Boas e memoráveis visitas aos Museus do Centro de Portugal!


Informação em constante atualização.
Detetou algum erro ou tem sugestões para melhorar este conteúdo? Ficaríamos imensamente gratos se as partilhasse connosco!
A colaboração de todos é fundamental para a nossa missão de partilhar a beleza, singularidade e diversidade do Centro de Portugal.
Por favor, não hesite em entrar em contactar-nos através de comunicacao@turismodocentro.pt
Obrigada por fazer parte deste esforço contínuo em proporcionar o melhor conhecimento aos visitantes desta magnífica região.