Passe um Natal diferente e mágico no Centro de Portugal
“Ó meu Natal! Natal da minha terra!
No adro, arde o cepo da fogueira,
A geada, qual manto, cobre a serra
E comem-se as filhoses à lareira!”
Anos atrás, quando terminava a Missa do Galo, bailava-se à volta do coreto, ao toque da banda, mostrando os vestidos do Natal acabados de estrear. Comiam-se «filhoses» e bebia-se café de cafeteira. Um café muito apreciado que se fazia pondo um litro de água numa cafeteira (esmalte) e quando esta estivesse a ferver juntavam-se-lhe duas colheres de sopa de café e mexia-se muito bem. Em seguida, deitava-se-lhe um golo de água fria ou uma brasa do lume para ele assentar.Hoje em dia, na véspera de Natal, come-se o bacalhau cozido com couves e as tradicionais «filhoses». No aconchego do lar, toda a família está reunida junto ao presépio, que se encontra geralmente debaixo do pinheiro de Natal. E depois da Missa do Galo servem-se os doces e abrem-se os presentes.
E se este ano, o Natal fosse vivido de forma igualmente saborosa?
ALDEIAS DE ENCANTAR
Procure o aconchego, a serenidade e o charme irresistível das Aldeias do Centro de Portugal. Cada uma com a sua identidade e o seu encanto.
Em redor do maciço central da Serra da Estrela existem deslumbrantes Aldeias de Montanha, todas com as suas tradições e costumes genuínos.
Envoltas pelas Serras da Lousã e do Açor e pelos rios Tejo e Zêzere, as Aldeias do Xisto apaixonam o nosso olhar assim que se avistam à distância.
E, nas Beiras, as Aldeias históricas feitas de granito e xisto, conservam histórias de conquistas e tradições antigas e deslumbram pelas suas majestosas paisagens.
Pequenos paraísos rurais que vão fazê-lo sentir-se relaxado, seguro e revigorado.
// Aldeias de Montanha
// Aldeias do Xisto
// Aldeias Históricas
A Aldeia de Cabeça, no concelho de Seia, por exemplo, é uma “Uma aldeia genuína. Por mãos de gente genuína”. Aqui vive-se de forma simples e autêntica. A “Aldeia Natal” convida-o a percorrer as pitorescas ruas da aldeia, que ostentam uma decoração criativa e ecológica. Os enfeites são concebidos em exclusivo pelos seus moradores, usando materiais retirados da natureza provenientes de debastes e limpezas florestais, os quais também abrem as portas das suas casas, transformando a aldeia e as suas ruas num verdadeiro mercado de Natal. Desfrute desta quadra natalícia em pleno e partilhe-a com as gentes da aldeia.
+ INFO
Desfrute desta quadra natalícia em pleno. Aceite as nossas sugestões
FAUNA E FLORA EM TODO O SEU ESPLENDOR
Uma família dentro de um jipe, a explorar as estradas de montanha que serpenteiam pela encantadora Serra da Lousã e a ver veados no seu habitat natural? Conseguem imaginar o quanto divertido e memorável seria esse plano? Não imaginem, vivam-no ao vivo e a cores. Aproveitem esta época de Natal! Depois podem verificar-se avistamentos bónus, como raposas, javalis, ginetas ou esquilos.
Na região, muitos são os locais onde poderão passar uma tarde a passear por um mundo cheio de verde, com milhares de espécies de flora) e a ver inúmeros animais selvagens, como os ursos, muflões, lobos e linces, que vivem tranquilamente num ambiente protegido e o mais próximo possível do seu habitat natural.
Consulte os Agentes de Animação Turística detentoras do Selo Clean & Safe atribuído pelo Turismo de Portugal, que poderão ajudar na prática de atividades Turismo. Não hesite em contactá-los!
MUSEUS QUE CONTAM HISTÓRIAS
E que tal aproveitar a quadra natalícia para viajar pelos salões de um museu? Há tantas viagens que nos esperam lá: viagens pelo tempo, pela memória, pela cultura, pela inspiração e pelo espanto. Há museus que nos oferecem bilhetes para todas elas. Como o Museu do Caramulo, onde pode andar, lado a lado, com pinturas de Picasso e automóveis clássicos, desde modelos caricatos de meados do século XIX, a carros de corrida dos anos 30 e 40, incluindo o primeiro modelo da Ferrari que surgiu em Portugal, o 166 MM.
Caso tenha predileção por outros meios de transporte, arranque, a todo o vapor, até ao Entroncamento, ao Museu Nacional Ferroviário, onde tem à sua disposição uma das melhores coleções de património ferroviário da Europa. E já que falamos nisso e estamos no Natal, lembra-se daquele embrulho colorido debaixo da árvore, num dos Natais da sua infância, que escondia uma pistas de comboios elétricos? Então mantenha essa recordação bem acesa durante a viagem até Vagos, ao Museu do Brincar, e prepare-se para viver momentos de grande nostalgia perante a extraordinária coleção de brinquedos de antigamente. Não vai apenas para ver, não faltam atividades interativas, como explorar castelos, mansões vitorianas e acampamentos de índios, “beber chás” em casas de bonecas e, claro, ver locomotivas a percorrer linhas intermináveis. Para acentuar ainda mais a viagem nostálgica, vai encontrar lá o único Pai Natal certificado da Península Ibérica.
UMA SERRA CHAMADA ESTRELA
Haverá algo mais divertido do que as brincadeiras na neve? Vistam os quispos, os gorros, as luvas e os cachecóis e rumem à montanha mais alta de Portugal continental, onde vos espera um manto branco que é tanto um deleite para os olhos como um palco para inúmeras brincadeiras. Descidas em trenós, corridas com tobogãs, lutas com bolas de neve; e, caso sejam todos principiantes, porque não uma aula de ski ou snowboard em família? Nunca esquecerão a partilha dos momentos divertidos dessa estreia, trambolhões incluídos. No final de uma tarde de alegre azáfama, deliciem-se com as iguarias da região, visitem as lojas recheadas de produtos artesanais incríveis e, claro, usufruam de uma estadia maravilhosa nesta montanha única.
BALOIÇOS DE DIVERSÃO
Traga a máquina fotográfica e o tripé e vá viver e registar momentos memoráveis nos muitos baloiços panorâmicos que estão espalhados um pouco por toda a região. Aproveite os feriados de Natal e fim de ano. Quem sabe se não encontra um alegre e divertido duende pelos bosques do Centro de Portugal?
TERMAS & SPAS RELAXANTES
Mergulhe nos oásis de paz e relaxamento que são as estâncias termais e os spas do Centro de Portugal. Há refúgios relaxantes destes espalhados um pouco por todo o nosso território e que cumprem todas as normas da DGS, permitindo-lhe um usufruto em plena segurança e livre de preocupações. Acorde cedo e sinta estas águas cheias de qualidades terapêuticas na sua pele, antes de tomar um belo pequeno-almoço. A sua mente e o seu corpo merecem este belo presente.
Festas Felizes!
ARTIGOS RELACIONADOS
»»» O Natal no Centro de Portugal
»»» O Pai Natal anda às compras no comércio local do Centro de Portugal
»»» Mantenha o espírito. Feliz Natal no Centro de Portugal
»»» Celebre o seu Natal com cabazes de produtos do Centro de Portugal
»»» 10 Sugestões de presentes de Natal originais e sustentáveis
»»» 10 Iguarias que não podem faltar à mesa de Natal, no Centro de Portugal
»»» 10 Destinos Clean & Safe para (re)visitar nas férias do Natal, no Centro de Portugal
»»» Natal nas Cidades do Centro de Portugal
»»» Converse com o Xistas no chatbot do Centro de Portugal e venha sentir a magia do Natal