No Centro da Arte Urbana
Desde a laboriosa Estarreja à animada cidade de Leiria, a arte urbana está a revolucionar a forma como experienciamos os espaços públicos nas cidades do Centro de Portugal.
O melhor do talento nacional tem espalhado a sua criatividade pelas ruas de Estarreja, Viseu, Covilhã, Aveiro, Figueira da Foz e Leiria, colorindo os seus edifícios e respirando uma nova vida nas cidades.
Os Mestres da Arte Urbana
Em Aveiro, é VIHLS quem domina a paisagem urbana com as suas técnicas invulgares e irreverentes. Através da destruição de paredes, o artista explora as camadas do espaço com uma linguagem visual única.
Os seus retratos, que tornam visível o interior dos edifícios que utiliza como tela, revelam uma importante mensagem entre o antigo e o novo, o passado e o futuro.
Em Estarreja, a biodiversidade das espécies de aves da região foi a musa do artista Bordallo II para criar a arrebatadora instalação dedicada ao Guarda-rios. E enquanto em Leiria a inspiração dos trabalhos da artística plástica Sílvia Patrício vem da trama icónica d’O Crime do Padre Amaro, na Covilhã é a lã que serve como pretexto para um dos mais originais festivais de arte urbana.
Em Viseu, não houve mais razão senão a melhor delas todas: o vinho regional. Fique a conhecer a Arte Urbana em Viseu. E na Figueira da Foz, os murais e as esculturas, inspirados na eterna ligação desta cidade costeira ao mar e à pesca, trouxeram uma nova cor e vida à cidade.
O Centro… da Arte Urbana
Durante o ano, são vários os momentos que reúnem os grandes mestres nacionais e internacionais da arte urbana para celebrar o seu talento nas cidades que os inspiram. Para não perder um segundo da ação, tome nota dos principais festivais de arte urbana no Centro de Portugal.
Na Covilhã, o WOOLFEST promove atividades regulares que pretendem aproximar os criadores dos cidadãos.
E não perca ainda o ESTAU – Festival de Arte Urbana de Estarreja, cuja primeira edição ocorreu em setembro de 2016.
Não há dúvida que o Centro de Portugal se está a converter no Centro (da Arte Urbana) de Portugal!