Aqui, ninguém leva a mal!

E atividades para o Carnaval? São muitas e não param de chegar.
O Carnaval vem do Antigo Egito, Gregos, Babilónicos ou Romanos?
Seja como for, no Centro de Portugal este tempo é tempo de divertimento, de máscaras e disfarces, de bailes e foliões, de corsos e desfiles.
E no dia 3 de fevereiro cumpriu-se mais uma vez a tradição! Na Nazaré, todos rumaram ao Monte de S. Bartolomeu invocar a bênção de S. Brás, de que se espera proteção para todos os males. Este é um dia de festa rija em que os tradicionais petiscos e a animação marcam anualmente o início da época carnavalesca nesta magnífica vila piscatória.
Mas não é só a Nazaré que se apronta a viver dias de alegria marcada pelos sons, ritmos e cores que nos trazem estas festividades. Em toda a região, a época é de brincadeira e fantasia, algazarra e folia.
As ruas fervilham de boa disposição em Alcobaça, Buarcos-Figueira da Foz, Ovar, Mealhada, Torres Vedras, Canas de Senhorim, Cabanas de Viriato, Oliveira do Bairro, Estarreja…. e por aí fora!
Divirta-se a valer no Centro de Portugal!

ALBERGARIA-A-VELHA
Carnaval de Albergaria-a-Velha
21 a 24 de fevereiro, segunda a sexta-feira
“Banda Desenhada” é o tema de uma semana repleta de atividades carnavalescas que não vai querer perder!

ALCOBAÇA
Carnaval Alcobaça Folia&Algazarra 2020 
20 a 26 de fevereiro, quinta a quarta-feira | Tenda em frente ao Mosteiro de Alcobaça
A seguir à Passagem do Ano, começam os preparativos do Carnaval! Preparam-se as máscaras e as farpelas, os grupos organizam-se, gravam-se novas músicas e começa assim a contagem decrescente para o CARNAVAL DE ALCOBAÇA!
Este ano, sob o tema a ÓPERA, a Câmara Municipal de Alcobaça promove, com imensa “Folia & Algazarra”, um programa dedicado a todos os públicos, que atrai anualmente milhares de foliões na TENDA junto ao Mosteiro de Alcobaça.
No Carnaval…Passe por Alcobaça!

ALENQUER
Serão de Carnaval
21 de fevereiro, sexta-feira – 21h00 | Biblioteca Municipal de Alenquer
Afigura-se um serão fantástico para crianças dos 4 aos 12 anos (limitado a 25 participantes),com Conto, Ateliê, Desfile de Máscaras e Baile da Pinhata.
Os pais estão convidados a assistir ao desfile de máscaras, pelas 22h30.
Informações e inscrições: 263 730 940 | biblioteca@cm-alenquer.pt

AVEIRO
Entrudo Infantil
21 de fevereiro, sexta-feira – 10h00 | Diversas artérias da cidade
Centenas de crianças do Município de Aveiro irão desfilar em Aveiro. O desfile terá início na Praça Marquês de Pombal, seguindo pela Avenida Dr. Lourenço Peixinho, Largo do Mercado Manuel Firmino e terminando no Cais da Fonte Nova.

BATALHA
Carnaval na Batalha
21 de fevereiro, sexta-feira
23 de fevereiro, domingo
A Vila da Batalha prepara-se para acolher o divertido Desfile Infanto-Juvenil, na sexta-feira e o colorido Corso de Carnaval, no domingo à tarde. Venha daí!

BOMBARRAL
Folia no Bombarral | Carnaval 2020
21 a 24 de fevereiro, sexta a domingo
Desfile de Carnaval Escolar – 21/02 (sex 9:30) | Pelas ruas da vila com passagem pela Praça do Município
DJ Y.A.M.A. – 21/02 (sex 21:30) | Claustros do Palácio Gorjão
DJ PMário – 22/02 (sex 21:30) | Claustros do Palácio Gorjão
Corso de Carnaval (com a participação do Move Associativismo e do grupo de percursão “Probatuka”, de Almada) – 23/02 (dom 15:00) | Pelas ruas da vila com paragem pela Praça do Município
DJ Joel Simão – 23/02 (dom 16:00) | Claustros do Palácio Gorjão
DJ BOSS – 24/02 (21:30) | Claustros do Palácio Gorjão

CASTELO BRANCO
Carnaval Bordado a Folia
23 de fevereiro, Domingo | 14h00 – 18h00
No dia 23 de fevereiro, com início pelas 14h00, irá decorrer o Desfile de Carnaval em Castelo Branco, com a participação de várias associações e freguesias do concelho.
Junte-se ao Carnaval Bordado a Folia para uma tarde plena de diversão!

CADAVAL
Carnaval 2020
21 a 25 de fevereiro | Ruas da Vila
O Carnaval do Cadaval sai à rua trazendo, uma vez mais, um desfile escolar, corsos entrudescos e baile de máscaras, numa organização da Câmara Municipal. Como é hábito, o Grupo Gente Gira, associação teatral cadavalense, junta-se à festividade e estreia mais uma hilariante revista à portuguesa.

CALDAS DA RAINHA
Carnaval 2020
20 a 25, quarta a terça-feira
As festividades de Carnaval iniciam com o Carnaval Sénior, no dia 20 de fevereiro, na Expoeste, continuando com o Carnaval infantil, no dia 21 de fevereiro, de manhã, onde participam as escolas do concelho, na Avenida 1º de Maio.
No sábado, dia 22 de fevereiro, pelas 21h30, irá para a rua o desfile das associações, na Avenida 1º de Maio, onde se irá repetir dias 23 e 25, pelas 15h00.
Para complementar as festividades na cidade, os famosos Bailes do Casino irão realizar-se dias 22 e 24, pelas 23h00, no Céu de Vidro, no Parque D. Carlos I.

CANAS DE SENHORIM
Carnaval de Canas de Senhorim – “Uma vida inteira”
22 a 25 de fevereiro
O Carnaval de Canas de Senhorim é singular por vários motivos. Assim que começa o ano começam também os preparativos para aqueles que são os três dias mais importantes da Freguesia que em tempo de Entrudo abre as portas às terras vizinhas, aos amigos e familiares que há muito reservaram esses dias para regressar e se juntar a esta festa que sempre os entusiasma. O que marca a diferença no Carnaval de Canas de Senhorim é a existência de dois bairros: Paço e Rossio (por ordem alfabética, porque não convém colocar um bairro à frente do outro até mesmo em textos).
Independentemente de se chegar a uma certeza se são 300 ou 400 anos de tradição, em Canas de Senhorim o Carnaval é uma vida inteira!

CASTANHEIRA DE PERA
Carnaval em Castanheira de Pera
21 de fevereiro, sexta-feira | Ruas do centro da Vila
Inspirados na folia e diversão que caracteriza o Carnaval, no dia 21 de fevereiro os Castanheirenses estão prontos para sair à rua e divertir-se com o cortejo organizado pelas diferentes Instituições do Concelho. Participe!

ENTRONCAMENTO
Carnaval no Entroncamento
21 a 24 de fevereiro
A alegria e folia animam a noite de carnaval no centro da cidade, porque Carnaval também é cultura e tradição!
Desfile de Carnaval das Escolas – 21/02 (sex 09:00 – 12:00) | Largo José Duarte Coelho
Desfile de Carnaval do Programa Reviver (idosos) – 21/02 (15:00) |  Largo José Duarte Coelho
Viver o Comércio – Especial Carnaval – 22/02 (sáb 9:30 – 17:00) | Praça Salgueiro Maia
Baile de Carnaval – 24/02 (seg 22:00 – 04:00) | Sede dos Fenómenos Motoclube os Fenómenos
Noite Carnavalesca e Concurso de Mascarados –  24/02 (seg 21:30) | Centro Cultural

ESTARREJA
Carnaval de Estarreja – O Teatro a Céu Aberto
14 a 25 de fevereiro | Vários locais
Longe vão os tempos das antigas Batalhas das Flores, no início do século XX, que deram início à história de um dos maiores e mais antigos cortejos carnavalescos do país que envolve atualmente, mais de 2000 figurantes.
A alegria e o ritmo, num ambiente contagiante de folia, trazem todos os anos a Estarreja dezenas de milhares de visitantes. Faça parte deste carnaval brasileiro, o carnaval da folia, o carnaval de e para as famílias e o carnaval da comunidade!

FIGUEIRA DA FOZ
Carnaval Buarcos.Figueira da Foz
22 a 25 de fevereiro – Buarcos
Organizado pela Associação de Carnaval Buarcos com apoio da Câmara Municipal, realiza-se de 21 a 25 de fevereiro, com muita alegria, música, samba, folia e mascarados, com um programa diversificado.
Desfile de Carnaval Infantil – 21.02 (sex 10:00) | Vários locais da cidade
As várias escolas infantis do concelho formam um corso de carnaval por várias artérias da cidade, onde os mais pequenotes são as estrelas do desfile.
Regata de Carnaval – 22.02 (sáb) | Marina da Figueira da Foz
Desfile Noturno das Escolas de Samba – 22.02 (sáb 22:00) | Avenida do Brasil
Desfile de Carnaval  – 23.02 e 25.02 (dom e ter 15:00) | Avenida do Brasil

FIGUEIRÓ DOS VINHOS
‘Tio Jel’ No Carnaval 2020
21 a 26 de fevereiro
‘Tio Jel’ vai ser o Rei do Carnaval 2020 em terras figueiroenses.
O humorista e artista dos “Homens da Luta” faz parte de um cartaz que promete muita folia e diversão!

GÓIS
Corrida do Entrudo das Aldeias do Xisto de Góis 2020

23 de fevereiro, domingo – 08h00/17h30 | Aldeia de Aigra Nova
Este festejo assenta numa “corrida” pelas Aldeias do Xisto de Góis de um grupo de foliões trajados a rigor com as típicas máscaras de cortiça acompanhados de muita folia e animação.
Nestas aldeias o Entrudo vivia-se de forma simples. Procuravam-se roupa e objetos velhos, algo que ocultasse o rosto e de seguida brincava-se…
No Entrudo eram realizadas “corridas” às aldeias vizinhas, onde tudo era permitido, nomeadamente, declamar quadras jocosas sobre esses habitantes, registadas durante o ano.

GUARDA
Guardafolia
21 a 25 de fevereiro, sexta a terça-feira | Vários locais da cidade
Trata-se de um Carnaval genuinamente português que tem no Domingo Gordo o seu auge de festejo com o Desfile e Julgamento do Galo do Entrudo.
Do diversificado cartaz constam ainda o Desfile Infantil, com início na Praça Luís de Camões, as Tabernas do Entrudo, instaladas na Alameda de Santo André, a Fun Run  que tem a partida na Praça do Município e ainda o espetáculo Casal da Treta com Ana Bola e José Pedro Gomes, no Teatro Municipal da Guarda.

ÍLHAVO
Carnaval Tradicional de Vale de Ílhavo 2020
22, 23 e 25 de fevereiro, sábado, domingo e terça-feira | Vale de Ílhavo
Todos os anos, em Vale de Ílhavo, no primeiro no Domingo Gordo e depois no dia de Carnaval, sai à rua um grupo de mascarados, conhecido como Cardadores – icónicas figuras desta localidade.
Os Cardadores são um grupo exclusivamente masculino, na sua maioria solteiros e de origem perdida nas raízes do tempo, utilizando cardas – objetos tradicionalmente utilizado para o tratamento, na fiação e tecelagem, de lã ou linho. A sua preparação, que é efetuada através de um sigiloso processo de iniciação juvenil, inclui desde a execução das máscaras à aprendizagem dos rituais a ter durante os festejos, sobretudo a cardação das raparigas e as danças e urros que lhes são característicos.
O Carnaval tradicional de Vale de Ílhavo envolve, além dos Cardadores, desde crianças a idosos, organizados em associações, e muitos visitantes, que assistem ao desfile ou participam dos bailes populares.
Venha conhecer e divertir-se neste desfile genuinamente português!

MEALHADA
Carnaval Luso Brasileiro da Bairrada
21 a 25 de fevereiro, sexta a terça-feira | Ruas da Cidade
O Carnaval Luso Brasileiro da Bairrada volta a sair à rua, este ano, com três desfiles principais nos dias 23, 24 (noturno) e 25 de fevereiro e com muita festa nas noites da tenda que começam a 21 de fevereiro.
Nesta edição, os reis serão Luciana Abreu, conhecida cantora e atriz portuguesa, e Leonardo Vieira, ator brasileiro. Os dois vão “reinar” num desfile repleto de cor, música e dança que as escolas de samba e os grupos convidados trarão às ruas da Mealhada.

MIRA E PRAIA DE MIRA
O Mundo do Cinema – Carnaval 2020
21 de fevereiro, sexta-feira – 10h30 | Mira23 de fevereiro, domingo – 14h30 | Praia de Mira
25 de fevereiro, terça-feira – 14h30 | Mira
Os desfiles de Carnaval no concelho de Mira irão realizar-se este ano sob o mote “O Mundo do Cinema”. Participe! Venha divertir-se!

NAZARÉ
“Carnaval 2020” – “Beu Áuga da Fontinha”
21 a 26 de fevereiro, sexta a quarta-feira | Desfiles na Marginal
Carnaval da Criança – dia 21, 6.ª feira
Desfiles no sábado à noite, domingo e na 3.ª feira à tarde.
A maior festa dos nazarenos é vivida com música própria, marchas, muita alegria, muita folia e animação nos bailes nas várias associações e coletividades do concelho, com cegadas, bandas infernais e muito mais!

OLEIROS
Oleiros Anima Carnaval
23 de fevereiro, Domingo | 12h00 – 15h00
Prepare-se para viver um Carnaval animado no Jardim Municipal de Oleiros!

OLIVEIRA DO BAIRRO
“O Carnaval dos Instrumentos”
21 e 24 de fevereiro, sexta e segunda-feira | Museu de Etnomúsica da Bairrada
O Museu de Etnomúsica da Bairrada vai celebrar o Carnaval, junto dos mais pequenos com a atividade “O Carnaval dos Instrumentos”.
A atividade tem o objetivo de proporcionar a visita ao Museu num período festivo e despertar o gosto dos mais pequenos para as expressões plásticas, através da construção de máscaras de Carnaval, com o formato de alguns dos instrumentos musicais que irão ver na visita.

OURÉM
Ourém também é diversão
23 e 24 de fevereiro
A folia do Carnaval está de regresso a Ourém e conta com a participação de todos para tornar este evento novamente grandioso e importante na promoção do concelho e das suas tradições.
Cortejo de Carnaval – 23/02 (dom 15:00) | Parque da Cidade António Teixeira -> Jardim de Le Pléssis-Trévise -> Centro Municipal de Exposições
Baile de Carnaval – 23/02 (dom 18:00) que terá animação musical de “Foka Energie”, no Centro Municipal de Exposições.

PAMPILHOSA DA SERRA
Carnaval é no Caminho de Xisto de Porto de Vacas
22 de fevereiro, sábado | Porto de Vacas
A 9.ª edição do evento percorre o Caminho do Xisto de Porto de Vacas, um dos nove da rede de Percursos Pedestres do concelho de Pampilhosa da Serra. O percurso é marcado pela natureza em estado puro, em que o rio Zêzere proporciona um espelho de água de tirar a respiração.

PEDRÓGÃO GRANDE
Carnaval em Vila Facaia
23 de fevereiro, domingo – 14h00
Com apresentação de Ana Arrebentinha e Zé Manel, o desfile de Carnaval em Vila Facaia, conta com a presença da Fanfarra dos Bombeiros Voluntários de Marinha Grande, a Fanfarra dos Bombeiros Voluntários da Maceira e o Grupo de Bombos de Viana do Castelo.
Pelas 20h00 haverá Baile de Carnaval com entrega de prémios, no Salão da Casa da Cultura com o Teclista 3G – Luís Henriques e até um colorido Fogo de artifício pelas 00h00.Inscreva-se, mascara-se e participe! São muitos os prémios à sua espera!

PENICHE
Carnaval Peniche 2020
21 de fevereiro, sexta-feira – 10h00
23 e 25 de fevereiro, domingo e terça-feira – 15h00
Diversão e folia voltam a sair à rua para mais um fantástico Carnaval de Peniche 2020. Este ano com novos grupos e um novo percurso. O Corso Carnavalesco contará com divertidos foliões, distribuídos por vários grupos, numa verdadeira composição de samba, cor e alegria.

PORTO DE MÓS
Warm up Carnaval
15 de fevereiro, Sábado – 22h30 | Grupo Desportivo do Tojal
Baile de Carnaval
22 de fevereiro, sábado – 22h30 | Sede da Associação de Serviço Voluntário e Socorro de São Jorge

PROENÇA-A-NOVA
Cortejo de Carnaval das Escolas
21 de fevereiro, Sexta-feira | 10h00
Há animação garantida em Sobreira Formosa e Proença-a-Nova!

TOMAR
Carnaval de Tomar
21 e 25 de fevereiro, seta e terça-feira
A alegria invade as ruas da cidade templária. Participe!. Desfile infantil com festa – 21/02 (sex 09:00 – 12:00) | Praça da República
. Corso de Carnaval – 25/02 (ter) | Ruas da cidade

TORRES VEDRAS
Carnaval de Torres Vedras | Magia & Fantasia
21 a 26 de fevereiro, sexta a quarta-feira | Ruas da Cidade
Este ano, seja com ou sem varinha mágica, a magia vai, mais do que nunca, dominar a cidade de Torres Vedras…
Soltem os pozinhos de perlimpimpim, afaguem os unicórnios, esfreguem as lâmpadas e tirem os coelhos da cartola, que todos os truques serão aceites, para fazer acontecer o melhor e mais Português Carnaval de Portugal.
E no final, limpem o perlimpimpim, devolvam os unicórnios, reciclem as lâmpadas e soltem os coelhos no campo… porque o Carnaval de Torres Vedras, é o mais verde do planeta e a Magia & Fantasia faz-se… mas reutiliza-se!

VILA DE REI
Cortejo de Carnaval
23 de fevereiro, domingo | Ruas da Vila
O evento tem sido marcado por grandes momentos de folia e diversão, com centenas de participantes no corso carnavalesco e muito público espalhado pelas ruas. Participe! Inscreva-se até dia 14 de fevereiro e ganhe prémios!

VILA VELHA DE RÓDÃO
Reviver Tradições – Contradanças de Carnaval
23 de fevereiro, Domingo – 17h00
Feira de Domingo Gordo
Evento realizado no âmbito do projeto BEIRA BAIXA CULTURAL (programação cultural em rede, mobilizado pelos Municípios de Castelo Branco, Idanha-a-Nova, Oleiros, Penamacor, Proença-a-Nova e Vila Velha de Ródão, sob coordenação da Comunidade Intermunicipal da Beira Baixa).
A Feira de Domingo Gordo decorre ao longo do dia no Campo de Feiras.

VILA NOVA DE POIARES
Carnaval em Vila nova de Poiares
21 de fevereiro, sexta-feira | Centro da Vila
Cortejo de Carnaval da Comunidade Educativa
23 de fevereiro, domingo | Centro da Vila
Cortejo de Carnaval da Associações e Instituições do Concelho
“Povos do Mundo” é o tema escolhido para o Carnaval 2020, em Poiares.
Contempla ainda um concurso infanto-juvenil de mascarados, que premiará os três melhores mascarados. A iniciativa terminará com um baile de convívio, no Salão de Festas do Centro Cultural de Poiares.