O lado mágico do Parque Natural da Serra da Estrela
A Serra da Estrela é a região mais alta de Portugal Continental e com aproximadamente 43 mil habitantes é uma zona a descobrir com toda a calma e tranquilidade, deixando-se levar pelo ritmo natural dos dias.
Com um índice de precipitação superiores aos 2500 mm anuais, esta região é sobretudo visitada durante o inverno em alturas que a serra se cobre de branco e dá a oportunidade aos visitantes de usufruírem da neve e daquela que é a única pista de ski do país.
Diversidade vegetal e animal, bem vindo a esta reserva biogenética
Para além de uma área protegida e de um parque natural, a região da Serra da Estrela é também uma Reserva Biogenética. Este estatuto de natureza internacional é devido sobretudo à presença de espécies de flora e fauna únicas no país, como é o caso da raposa, do coelho-bravo-europeu ou do lobo.
Passear a pé na Serra da Estrela é ser acompanhado de uma beleza e diversidade vegetal e animal comparável a poucos outros sítios. Com caminhos pedestres bem iluminadores e indicados, um passeio a pé pela Serra torna-se uma das melhores formas de absorver cada recanto e segredo paisagístico deste parque.
A água, os rios e os lagos: deixe-se impressionar pelos contrastes naturais
Com as diferenças de altitude em toda a sua extensão, o Parque Natural da Serra da Estrela apresenta diferentes paisagens e contrastes naturais.
Nas zonas mais altas, a paisagem é mais agreste e com maiores índices de precipitação, que vão agradar os fãs de ski durante os meses de inverno.
No entanto, à medida que se vai explorando as zonas mais baixas do parque, vai-se descobrindo vales glaciares que datam de mais de 20 mil anos, lagos e formações de granito que o vão transportar para um cenário de sonho.
Os cursos de água, criados sobretudo pelas nascentes do rio Mondego, Zêzere e Alva, são omnipresentes durante todo o passeio pelo Parque Natural da Serra da Estrela, tornando esta região um casamento perfeito entre o mar e a terra.
Formações rochosas naturais que parecem ter sido esculpidas pelo homem
A paisagem na qual estará mergulhado durante a sua viagem pelo Parque Natural da Serra da Estrela irá apresentar-lhe misteriosas formações rochosas que ainda hoje fazem parte do imaginário dos locais.
Algumas dessas rochas e penhascos apresentam, de forma absolutamente natural, formas curiosas de pessoas ou animais, sendo que algumas delas têm até denominações populares, como é o caso da rocha “Cabeça da Velha”.
O Parque Natural da Serra da Estrela é mais do que um mero local de lazer durante os meses de inverno: é um local com uma beleza natural imperdível e que agradará fãs de flora, fauna e de paisagens espetaculares de lagos e cascatas de água.