Situada no Centro de Portugal, a vila de Óbidos encontra-se localizada a cerca de 80 quilómetros a norte de Lisboa. Considerada uma das principais joias do país, é um bom exemplo de arquitetura medieval bem preservada, ostentando um acervo patrimonial único.
O Castelo, as muralhas, as casas com fachadas cuidadosamente decoradas e a ruas majestosamente preservadas onde impera um bom gosto, surpreendem o visitante. Outrora foi residência da corte, hoje, é residência literária de escritores, intelectuais e artistas que aqui encontram o mundo encantado da literatura.
Óbidos Vila literária foi um projeto que teve inicio em 2011 com o objetivo de abrir caminho a uma progressiva reabilitação do centro histórico, cuja força estava mais do que provada após uma década de surpreendentes eventos como o mercado medieval ou a ópera.
DOZE CURIOSIDADES PARA DESCOBRIR NA CIDADE LITERÁRIA
Em 2015, a UNESCO considerou Óbidos como Cidade Literária, integrando assim a Rede de Cidades Criativas da UNESCO no Centro de Portugal. Velhos espaços, abandonados, encontraram a partir desse momento uma nova função, o que resultou na abertura de um conjunto considerável de livrarias temáticas.
Quando, em 2012, foi aberta a maior livraria portuguesa dentro de uma igreja, Óbidos chamou a a atenção para as novas configurações entre espaços e atividades, entre talentos locais e outros que começavam a chegar de fora.
Com esta nomeação da UNESCO, o município apostou nesta estratégia, bem como no compromisso de olhar para os livros e para a literatura como uma das principais forças de desenvolvimento económico deste território. Este projeto trouxe um posicionamento muito interessante para Óbidos, não só pela sua relevância cultural, mas também pela diferenciação turística.
Óbidos Vila Literária é um projeto único no contexto das manifestações artísticas e culturais que se realizam em Portugal. A qualidade deste projeto literário e artístico tem o reconhecimento da comunidade nacional e internacional, tanto do público, como dos seus pares a nível mundial.
1 | PROGRAMA DE RESIDÊNCIAS LITERÁRIAS
O Programa de Residências Literárias de Óbidos permite a cada autor selecionado uma estada que pode variar entre duas semanas e dois meses. O envolvimento do autor-residente na comunidade é incentivado, embora o objetivo principal da sua estadia seja a escrita.
Acolher autores de todo o mundo, permitindo-lhes mergulharem num ambiente de refúgio propício para relaxar e criar trabalhos, bem como contactarem, de forma privilegiada, com Óbidos, a sua História e Identidade é o objetivo desta iniciativa.
Numa parceria com a cidade de Granada, no Brasil – também Cidade Criativa da Literatura – Óbidos acolhe anualmente dois escritores vindos desta cidade. Neste programa, existem duas residências disponíveis: a Residência Literária Ruy Belo e a Residência Literária Josefa de Óbidos.
2 | FÓLIO – FESTIVAL LITERÁRIO INTERNACIONAL DE ÓBIDOS
O Festival Internacional de Literatura de Óbidos teve a sua primeira edição em 2015 e tornou-se num dos principais eventos de referência na área da literatura em Portugal.
Com uma programação diversificada espalhada entre onze dias intensos, o mesmo é dividido em várias linhas de programação estratégicas: Folio Autores, Folio Educa, Folia, Boémia e Folio Ilustra.
De entre as várias iniciativas, O festival contempla exposições, concertos, masterclasses, lançamentos de livros, cursos de literatura, conferências, seminários, performances, tertúlias e mesas de autores, ciclos de cinema, entre muitas outras atividades.
O Folio é um passo enorme na estratégia do desenvolvimento regional sustentável e diferenciador. É um evento com uma ambição e ousadia tão grandes como a confiança de todos aqueles que apostaram no projeto ao assumir esta vontade de criar o melhor festival literário da atualidade.
Este festival não limita a literatura ao espaço dos livros, mas cria relações improváveis de humanização, compreensão e comunidade, e torna possível a convergência entre o espaço que a literatura ocupa e o espaço que se ocupa da literatura, ampliando a conceção e a possibilidade de multiplicar a literatura e os outros setores de atividade económica numa relação exponencial, onde a criatividade dá lugar à inovação.
3 | LATITUDES – LITERATURA E VIAJANTES
O Latitudes é um evento dedicado à literatura e viajantes assumindo-se como um ponto de encontro para nomes sonantes da literatura de viagens. Viagens escritas, faladas, ilustradas, por livrarias, por terra, céu e mar até à mesa são algumas das propostas apresentadas nos quatro dias de evento, que decorre no mês de abril.
4 | PRÉMIO DE POESIA ARMANDO DA SILVA CARVALHO
O Prémio Literário Armando da Silva Carvalho destina-se a premiar, com periodicidade anual, uma obra de poesia, escrita em língua portuguesa e cuja primeira edição tenha sido publicada em qualquer país da lusofonia. Pretende promover a divulgação da cultura, do nosso património literário e contribuir para a defesa e enriquecimento da língua portuguesa. Tem, ainda, como missão homenagear um poeta natural do concelho de Óbidos.
5 | PRÉMIO LITERÁRIO FERNANDO LEITE COUTO
Este prémio Literário tem como objetivo estimular a produção de obras literárias, na língua de Camões, dando a conhecer novos e talentosos escritores.
6 | PROJETO CELA – CONNECTING EMERGING LITERARY ARTISTS
O projeto – CELA integra-se no Programa Europa Criativa e tem como objetivo contribuir para aumentar a capacidade de uma nova geração de criadores literários para trabalhar numa escala internacional e para o público europeu. Permite uma cooperação transnacional intensiva entre escritores, tradutores e profissionais literários em início de carreira.
7 | BIBLIOTECA MUNICIPAL – CASA JOSÉ SARAMAGO
A Vila de Óbidos recebe, no espaço Casa José Saramago, a Biblioteca Municipal. Este espaço integra um novo projeto cultural e educativo, desenhado a pensar nas pessoas e nas suas histórias.
A programação, assenta em quatro eixos – som, palavra, imagem e objeto – pretende possibilitar uma troca direta de conhecimentos e experiências, saberes e fazeres entre todas as gerações, numa relação direta com a comunidade.
8 | JOSEFA DE ÓBIDOS BOOKCROSSING
Tendo como ponto de partida a prática de se deixar um livro num local público (para que outros o encontrem e o leiam), o projeto #josefabookcrossing do Josefa d’Óbidos Hotel colabora para o posicionamento de Óbidos, em termos de relevância cultural e de destino com diferenciação turística.
Este projeto literário inspira-se no movimento internacional de bookcrossing e pretende estimular à criação de hábitos de turismo&leitura, associados ao destino Óbidos Creative City of Literature.
9 | LITERARY MAN HOTEL – ÓBIDOS
Em Óbidos, a Estalagem do Convento, deu lugar a um hotel temático, The Literary Man. Trata-se de uma nova oferta literária especializada por temas, com coleções internacionais em excelentes condições – Best-Sellers, Ilustração Infantil, Livros Antigos, Coffee-Table Books – e coleções editoriais da Penguin Books, Pan Books e Pelican Books. Segundo a informação mais recente, este acervo corresponde, atualmente, a 40.000 livros e metade deste espólio já se encontra disponível.
10 | MUSEU ABÍLIO DE MATTOS SILVA
O Museu Abílio de Mattos e Silva nasceu da vontade de Maria José Salavisa, há mais de dez anos.
Inicialmente previsto para a Casa do Facho, em 2002, esta ideia foi abandonada, passando-se a dispor do edifício dos antigos Paços do Concelho (que até 2004 albergaram o Museu Municipal), em articulação com a Casa do Arco onde o artista viveu.
Abílio de Mattos e Silva foi pintor, cenógrafo e figurinista, nascido no Sardoal, em 1908, e falecido, em 1985. Não sendo natural de Óbidos, esta era a sua terra de eleição, onde foi criado e onde manteve uma residência com a sua mulher, Maria José Salavisa, arquiteta de interiores.
11 | GALERIA NOVA OGIVA
Conhecida por Galeria Ogiva, este espaço foi criado em pelo escultor José Aurélio, em 1970. Atualmente a Galeria surge como um marco na História da Arte, da Arquitetura e da própria História da Vila e dos Museus em Óbidos sendo o ponto de partida para exposições e outras manifestações culturais associadas a expressões artísticas contemporâneas. Neste espaço poderá encontrar ainda uma Livraria, Projeções e performances.
12 | BARBEARIA LITERÁRIA
Localizada em Gaeiras, Óbidos, a Barbearia Literária foi inaugurada no âmbito da última edição do FÓLIO -Festival Literário Internacional de Óbidos, inserido na estratégia de Óbidos, Cidade Criativa da Literatura, distinguida pela UNESCO.
Inspirada no conceito clássico das Barbearias Europeias, a Barbearia Literária é um espaço vanguardista que, para além de cortar o cabelo, oferece um serviço inovador onde o visitante pode tomar um café, beber um bom vinho ou simplesmente desfrutar de um bom livro.
Este espaço, com uma agenda cultural própria, promove igualmente a música assim como todos os projetos projetos de valorização da língua portuguesa.
13 | LIVRARIAS LITERÁRIAS DE ÓBIDOS
(Artigo em permanente atualização. Agradecemos todos os contributos ou sugestões para: comunicacao@turismodocentro.pt)